Início Site Página 146

Ford Maverick, apesar dos muitos admiradores, não teve sucesso no Brasil

Lee Iacocca, que foi o poderoso presidente mundial da Ford comprovou, com a sua própria empresa, que o lançamento de um novo carro sob a coordenação da área de finanças dificilmente tem êxito. E a comprovação dessa verdade, que poderia ter ocorrido em todos os países nos quais a Ford tinha fábrica, precisaria ser no Brasil?

Realmente, a Ford brasileira foi uma das empresas que confirmaram a teoria de Lee Iacocca. E essa decisão ocorreu há exatos 50 anos, quando a montadora fez o lançamento do Maverick no Brasil, em junho de 1973.

Antes do seu lançamento no País, a empresa realizou uma pesquisa com a participação de mais de dois mil clientes que teria indicado que a maioria dos entrevistados teria escolhido o automóvel Ford Taunus, produzido na Alemanha, para o mercado brasileiro. Mas a Ford deixou de seguir a eleição dos clientes por considerar muito elevado o valor necessário para cumprir todo o programa e optou pelo Ford Maverick, dos Estados Unidos.

Essa história não foi confirmada por parte de quem conheceu a empresa, o que foi transformado no primeiro capítulo de um enredo que nunca foi perfeitamente esclarecido.

A que mais prevaleceu, mas que os admirados do automóvel não confirmam, é que, em vez de lançar o Maverick como nascera nos Estados Unidos, os homens de finanças da Ford convenceram a empresa a utilizar alguns componentes já existentes no Brasil para reduzir os custos, principalmente o motor de 6 cilindros e 3.000 cm3 de capacidade cúbica, usado no Itamaraty, versão de luxo do Aero-Willys, automóvel de tamanho médio da empresa que a Ford havia adquirido em 1967.

Esse motor era de uma geração mais antiga e oriundo da Kayser Corporation, o que desagradou alguns jornalistas especializados, que o consideraram ultrapassado e de consumo elevado, principalmente pela coincidência de após o lançamento do Maverick no Brasil ter ocorrido a primeira crise internacional do petróleo.

Na fase de comercialização do Maverick surgiram as insatisfações com o nível de desempenho e consumo do motor de 6 cilindros do modelo básico, programado para ser o de maior volume de vendas pelo menor preço. O desempenho não correspondeu às expectativas dos clientes, acrescido de itens relativos a conforto interno, desconfortável acesso ao interior do veículo e visibilidade traseira deficiente.

A estreia do Maverick no mercado brasileiro teve grande repercussão porque, em corridas o automóvel empolgou os aficionados, com vitórias nas corridas 500 Quilômetros de Interlagos, 6 Horas de Tarumã e 25 Horas de Interlagos.

Na área promocional, em outubro do ano de lançamento, o publicitário Mauro Salles acertou com o Ministério dos Transportes e o Ministério do Turismo e também com o Departamento Nacional de Rodagens – DNER, Embratur e Empresa de Correios e Telégrafos, a realização do Reide da Integração Nacional com uma viagem por todo o País.

Ao longo de quase um mês, o Reide foi idealizado como incentivo à construção de estradas percorrendo 11 mil quilômetros, com um Maverick, um Corcel cupê e uma Belina para incentivar o transporte rodoviário brasileiro.

A área de jornalismo também participou fortemente da divulgação do reide e da promoção do Maverick, com forte distribuição de notícias e, após a viagem, a entrega de automóveis para testes de jornalistas e realização de eventos que resultassem em reportagens positivas para o automóvel. Um dos participantes foi José Carlos Pace, piloto da Fórmula 1 que teve participação de um teste publicado no Jornal da Tarde.

Para reverter a má imagem do veículo, elevar as vendas e desenvolver um modelo de menor consumo, para demonstrar a preocupação com a economia de combustível, a Ford decidiu utilizar na linha Maverick uma versão de menor consumo, aproveitando a disponibilidade do motor Ford, de 2.300 cm3 produzido na fábrica de Taubaté e exportado para o Japão, para equipar a pick-up Courier; Inglaterra, para o automóvel Capri e para os Estados Unidos, aplicado no Mustang e no Thunderbird.

Com o lançamento dessa versão, a Ford promoveu o primeiro test-drive de longa distância realizado no Brasil, com a reunião de jornalistas em viagem de ida e volta entre Recife e João Pessoa, na distância de 200 quilômetros.

Essa nova versão entusiasmou parte do público, mas não fez as vendas deslancharem.

A grande atração da linha sempre foi a versão esportiva, equipada com motor V8 de 4.900 centímetros cúbicos de cilindrada. Embora com vendas limitadas pelo maior preço, fez a alegria dos clientes aficionados.

Para atender a esse público esportivo e ampliar o desempenho do novo carro nas pistas sobre o Chevrolet Opala, que lançou o motor 250-S a Ford adotou um kit de carburação quadrijet, que elevou a potência a mais de 250 cavalos que o ajudou a se impor como um carro vencedor nas pistas.

Mas com as críticas recebidas da imprensa e os aspectos que não agradaram os consumidores, as vendas perderam a intensidade e, em 1979, a Ford interrompeu a produção do Maverick que, nos seis anos de presença no mercado completou 108.000 unidades.

O modelo esportivo, pelo estilo atraente e desempenho nas pistas, ganhou a fama de mito, mantido até hoje por uma legião de admiradores, por intermédio do Clube do Maverick.

A paixão pelo Maverick foi confirmada pelos associados do Ford Clube do Maverick, com o encontro de aproximadamente 150 colecionadores, na Garage do Maverick, nos dias 3 e 4 deste mês, no bairro da Moóca, e no dia 10, em Curitiba, organizado pelo Maverick Clube do Paraná. O calendário de comemorações dos 50 anos prevê outros eventos para a Bahia, em agosto, e também para outubro, no Nordeste do País. Acesse nossos podcasts clicando aqui.

…Bom dia! “Mude seus pensamentos e você muda seu mundo” – Norman Vicent Peale

…Um abraço aos aniversariantes de hoje: Luiz Carlos Ferreira Gomes, Lucilene Santos, Eder Fabricio Carvalho Ganica, Vivianne Portugal, Ziza Pena, Marcos Rodrigues e Arthur Mário Medeiros Ramalho. Happy birthday!

Looks para usar no inverno 2024

Com a chegada do inverno, em tempos de crise climática, as opções em “looks” atemporais e versáteis são as opções mais assertivas para a época. Emmanuel Lejeune, estilista belgo-brasileiro, apresenta em sua coleção de estreia no Brasil, sugestões ideais para o início da nova estação. Peças com volumes, golas e mangas protuberantes, discorrem em bases regulares e elegantes.

Nos tecidos destaque para o algodão presente em belas camisas e o crepe acetinado. Composto por uma cartela de cores sóbrias, liderada pelo preto e branco. Uma estampa única dourada confeccionada com bordado em azul, fecha o “mood” da coleção

Emmanuel sugere algumas opções dentro de seu universo criativo, são elas:

Jaqueta Noir:

Jaqueta de alfaiataria forrada abotoada com botões bombês forrados, manga raglan e gola chalé em sarja de algodão preta. Manga com punho abotoado nas costas.

Jaqueta Noir

Camisa Carmen e calça Barbara:

Camisa ajustada de popeline de algodão com gola de alfaiataria e manga pé-de-carneiro com carcela abotoada nas costas. Recorte princesa na frente e costas. Pantalona de crepe patou preto com zíper e cós.

Camisa Carmen e calça Barbara

Jaqueta Dorée e Saia Suzy:

Jaqueta, forrada , abotoada com gola chaminé descobrindo o pescoço e manga raglan em tecido Jacquard Imperiale. Saia de alfaiataria até o joelho em tecido Jacquard Imperiale.

Jaqueta Dorée e Saia Suzy

Jaqueta Corolle:

Jaqueta estilo New Look 1947 em shantung de seda pura abotoada, forrada com gola chalé. Manga com bufantes multiples e quadril arredondado sujeitado por meio de uma estrutura de barbatanas costuráveis. Essa jaqueta pose ser reproduzida em sarja de algodão off-while para dar um toque mais invernal.

Todas as criações de Emmanuel Lejeune, estão disponíveis, exclusivamente, pelo e-commerce da marca.

Cozinhando para o Jeff: massa com frutos do mar para curtir o inverno

O inverno começou no último dia 20 de junho, mas o frio já chegou em várias cidades do Brasil. Pensando em uma opção para aquecer o corpo nos dias de temperaturas mais baixas, o chef Fabio Andrade, do Trattoria Alloro, novo restaurante localizado no hotel Windsor Tower, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, ensina no Cozinhando para o Jeff, uma deliciosa receita que é destaque do cardápio atual: o espaguete de frutos do mar cozido com polvo, lula, camarão, filé de peixe e vinho branco.

Com o intuito de oferecer boa comida e a confraternização para os lares durante o inverno, o chef responsável pelo restaurante acredita que a receita com frutos do mar é uma opção que foge do comum e, diferente do que muitos pensam, pode ser facilmente feita em casa.

“É um dos pratos mais sofisticados e pedidos no Trattoria Alloro. Muito disso tem a ver com a paixão do brasileiro pelos frutos do mar, especialmente o camarão e o peixe. Com toda certeza essa é uma excelente opção para fazer em casa e aproveitar um jantar de inverno acompanhado de um bom vinho”, destaca Andrade.

Prato é a dica de Fabio Andrade, comandante do mais novo restaurante italiano da Rede Windsor Hoteis na Barra da Tijuca. Foto:Alexander Landau

Espaguete de frutos do mar  

Porção para 4 pessoas:

Chef Fabio Andrade – Restaurante Trattoria Alloro – Hotel Windsor Tower

Chef Fabio Andrade. Crédito: Alexander Landau

Ingredientes:

400g de espaguete grano duro

200g de lula nacional limpa

200g de camarão médio

200g de polvo cozido

200g de filé de peixe

150g de tomate cereja

200g de tomate pelati

20g de alho

100ml de vinho branco

Salsa picada a gosto

Sal refinado a gosto

 Modo de preparo:

Cozinhe o polvo inteiro até que esteja macio em uma panela com água fervendo e sal.

Quando o polvo estiver cozido, retire e deixe esfriar. Em seguida, corte os tentáculos em pedaços pequenos. Reservar

Corte a lula em anéis e reserve.

Limpe bem os camarões e separe as cascas para fazer o caldo. Corte em pedaços pequenos o peixe e reserve.

Caldo de camarão:

Refogue um pouco de cebola, alho, cenoura e aipo em uma panela.

Acrescente as cascas e refogue bem. Coloque um pouco de vinho branco e deixe reduzir.

Cubra com água e deixe levantar fervura. Abaixe e deixe cozinhar por 40 minutos. Coar e reservar.

Molho de frutos do mar:

No momento de cozinhar a massa, em uma panela à parte, refogue o alho, coloque os frutos do mar e acrescente o vinho branco.

Em seguida, coloque um pouco do tomate pelati e o caldo de camarão. Deixe reduzir um pouco para apurar o sabor e coloque a salsa.

Quando a massa estiver cozida, coloque ela já escorrida na panela do molho e deixe finalizar de cozinhar.

Ajuste os temperos, monte no prato e sirva.

Serviço:

Restaurante Trattoria Alloro

Endereço – Rua Martinho de Mesquita, 150 – Barra da Tijuca Telefone para reservas e informações: (21) 2195-3000

 Sobre o chef Fábio Andrade:

Natural de São Paulo, Fábio Andrade sempre gostou de gastronomia, desde criança, principalmente por conta das reuniões familiares com os parentes portugueses, mas foi durante o seu trabalho na área que se apaixonou pela culinária italiana. Formado em gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi, em 2001, foi para a Itália, em 2003 para, além de trabalhar, fazer o curso de especialização em cozinha Italiana para estrangeiros, o ICIF (Italian Culinary Institute for Foreigners). Em São Paulo, ele foi chef de renomados restaurantes, como do Hotel Transamérica, Arola e do Tivoli Mofarrej. No Rio de Janeiro, atuou como Chef Executivo das Olimpíadas 2016, do hotel Janeiro, do Grupo D.O.C, entre outros. Mais recentemente morou na Espanha por três anos, onde trabalhou em renomados restaurantes com estrelas Michelin.

… Bom dia! “Saber não é o suficiente; precisamos aplicar o conhecimento. Desejar não é o suficiente; precisamos fazer.” Johann Wolfgang Von Goethe

… Um abraço aos aniversariantes de hoje: Emanuel Soler, Marta Tomaz, Katya ocampos, João Paulo Santos, Roberta Passos, Patricia Botosso, Emilia Machado, Miriam Mendieta, Roberta Camargo, Célia Machado, Jary Castro, Odete Costa, Mariah Matos, Valmilda Alves, Luciene Lopes de Oliveira, Sarah Máximo de Castro e Elvis Amorim. Happy birthday!

Sobrancelhas de famosos que estão na moda

(Imagem: divulgação)

O mercado de beleza está sempre se reinventando, e nessa nova leva, a aparência natural está em destaque e segue evoluindo. Não seria diferente com as sobrancelhas: cada vez mais, os modelos extravagantes e fora do padrão estão sendo abandonados, dando espaço aos pelos mais naturais, apenas com alguns retoques para um destaque maior. E, claro, nesse universo, as pessoas têm suas inspirações, que muitas vezes vêm dos influenciadores e celebridades, ou seja, do que está bombando nas redes sociais.

O impacto das celebridades na moda/beleza é tão significativo, que um estudo da InStyle, revista de moda estadunidense, mostra que 60% dos entrevistados afirmam que as suas escolhas de moda são influenciadas por celebridades.

As sobrancelhas são uma das partes mais chamativas do rosto, já que elas moldam as expressões do olhar. Por isso, é importante se inspirar em um modelo de sobrancelhas que combine com o rosto da pessoa. “Recebemos diariamente em nossas lojas mulheres pedindo para que suas sobrancelhas sejam iguais às de tal celebridade, uma bem pedida no momento é da it girl, Hailey Bieber. Sempre ressaltamos que nós podemos nos inspirar nesse formato, mas igualzinho não vai ficar, porque cada um tem um formato de rosto e que pode não combinar tão bem como a expectativa”, comenta Luzia Costa, CEO da Sóbrancelhas, rede de estética facial.

Algumas celebridades são inspirações de moda e beleza, e muitas pessoas se baseiam nelas para criar seus visuais. Confira abaixo algum dos modelos de sobrancelhas das famosas que mais estão bombando no momento:

Hailey Bieber:

Ela é conhecida por suas sobrancelhas naturais e bem cuidadas. Ela adota um estilo de sobrancelhas levemente preenchidas, mantendo um aspecto espesso e bem definido, mas sem exageros.

Dua Lipa:

A cantora é conhecida por suas sobrancelhas espessas e naturalmente despenteadas, que seguem a tendência das sobrancelhas fluffy.

Bruna Marquezine:

A atriz opta por sobrancelhas naturais e levemente preenchidas e penteadas para cima (brown lamination), que complementam seu look jovem e fresco.

Malu Borges:

Influenciadora brasileira, segue a tendência das sobrancelhas naturais e levemente arqueadas. Ela prefere manter suas sobrancelhas bem cuidadas, com um preenchimento suave que realça seu formato natural, proporcionando um visual sofisticado e elegante, alinhado às últimas tendências de beleza.

Esses são alguns dos modelos de sobrancelhas que estão bombando por aí. Vale ressaltar que agora estão muito em alta os modelos mais retos e naturais, deixando para trás as sobrancelhas mais bem trabalhadas e preenchidas.

A simbologia dos charutos no cinema

Os charutos sempre foram mais do que simples objetos de prazer no cinema, muitas vezes representam poder, sofisticação e autoridade, imortalizados em personagens icônicos como o Dom Corleone da série de filmes The Godfather (O Poderoso Chefão), dirigidos por Francis Ford Coppola.

Dom Corleone, interpretado magistralmente por Marlon Brando, é um exemplo perfeito dessa simbologia. O charuto nas mãos do chefe da família Corleone é um símbolo de poder incontestável e controle absoluto.

The Godfather (O Poderoso Chefão) Foto. beta.flim.ai/

Em diversas cenas, a imagem de Don Vito Corleone degustando um charuto reforça sua posição de líder implacável e estrategista, ao mesmo tempo que exala uma aura de elegância e requinte.

Carolina Macedo, cigar sommelière e sócia da da Bulldog Tabacaria, sediada de Curitiba (PR) explica a presença do charuto no cinema serve como um dispositivo narrativo que adiciona camadas de complexidade aos personagens.

Bulldog Tabacaria Foto: Carolina Macedo

Em “O Poderoso Chefão”, o charuto de Dom Corleone é um símbolo de sua autoridade e sua habilidade em manipular e negociar em um mundo dominado por alianças e traições.

“O charuto carrega consigo uma conotação de ritual e tradição. A preparação, o acender e o degustar do charuto são ações carregadas de significado, simbolizando momentos de reflexão e decisão”, conta Carolina.

Don Vito Corleone Foto: beta.flim.ai/

Em muitos filmes, essas cenas se tornam icônicas, marcando momentos decisivos na narrativa e reforçando a personalidade dos personagens. “No bar da Bulldog, honramos essa tradição cinematográfica oferecendo uma seleção premium de charutos que evocam a mesma elegância e poder vistos na tela grande”, convida ela.

Entre nossos destaques estão os renomados charutos Romeo y Julieta Wide Churchill e Partagas D4, perfeitos para aqueles que desejam experimentar um pouco da sofisticação de Dom Corleone.

Confira a chegada dos novos BMW X2 e BMW iX2 no Brasil

A BMW, em parceria com a Ogilvy, lança a campanha “A Volta do Corredor X”, uma animação interativa baseada no universo do icônico Speed Racer, para celebrar a chegada dos novos BMW X2 e BMW iX2 no Brasil. No case, o roteiro apresenta uma nova jornada do Corredor X assumindo o volante dos mais novos lançamentos da marca, oferecendo ao público uma experiência única e imersiva para conhecer os carros.

Com criação da Ogilvy Brasil e produção da Lado Animation e A-Gandaia a campanha é uma animação digital interativa, onde o público tem a possibilidade de decidir os rumos da história. Na animação, o Corredor X embarca em um spin-off emocionante do universo do Speed Racer, pilotando um BMW X2 ou um iX2, versão com motorização 100% elétrica. Os espectadores são convidados a interagir com a narrativa, decidindo cada movimento do Corredor X e determinando os próximos passos da trama. As decisões corretas, baseadas nos recursos dos veículos BMW, são essenciais para superar os desafios apresentados. O final da animação, mantém o suspense característico da série original, com o Corredor X mantendo sua identidade em segredo.

Animação com Corredor X embarcando em um spin-off emocionante do universo do Speed Racer, pilotando um BMW X2 ou um iX2, versão com motorização 100% elétrica.

“A campanha mescla uma pegada retrô do desenho icônico do Speed Racer com o Corredor X e nossos lançamentos mais recentes, modernos e estilosos BMW X2 e iX2, demonstrando universo da fantasia com a animação em convergência o mundo real, materializado em nossos novos produtos”, diz Tatiana Biasetton, Head de Marketing e CRM BMW Brasil. “A possibilidade de deixar os espectadores decidirem a sequência da história aumenta a interatividade e a identificação com a marca, trazendo proximidade e estimulando uma relação de consumo e desejo entre os clientes e a BMW”, conclui a executiva.

A animação, veiculada no YouTube, possibilita que ao final de cada vídeo, os espectadores tenham a opção de escolher entre dois links, cada um levando a um novo vídeo e continuando a história. Esse formato se repete até a conclusão da história. Para captar o público, teasers curtos e convidativos são publicados em plataformas como META e TikTok, direcionando o público para a experiência completa no YouTube.

Novo BMW X2 2024 é o cupê do X1 e terá versão elétrica. Foto: Reprodução/BMW

A estética da animação será um dos principais elementos da campanha, combinando o estilo 2D de animes japoneses com modelos 3D dos carros, detalhando o novo design dos X2 e iX2, compondo uma animação moderna e dinâmica. Além disso, os personagens tiveram o visual atualizado, visando cativar as novas gerações.

A campanha reinventa personagens clássicos justamente para acompanhar o posicionamento inovador dos novos carros. O novo BMW X2, se reinventou com um design mais robusto, esportivo e moderno, elevando o conceito de Sports Activity Coupé do segmento compacto premium para um outro patamar. Já a versão totalmente elétrica, o BMW iX2, vem com várias tecnologias para auxiliar o motorista, reforçando a segurança dos passageiros, e novos serviços digitais com o BMW iDrive, QuickSelect e o BMW Sistema Operacional 9.

Imagem: Divulgação/BMW

“É sempre um prazer trabalhar em campanhas que levam experiências diferenciadas ao público e estar com um cliente que abraça essas ideias deixa a criação mais prazerosa. A BMW é conhecida por sua excelência em inovação, engenharia automotiva e tecnológica, então, trazer essa campanha com Speed Racer que é um ícone para diversos públicos, só reforça o compromisso da marca de oferecer conteúdos únicos para as pessoas através dos seus produtos. E para nós, como agência, criar essa história que conecta o passado do Speed Racer com o futuro em automobilismo da BMW, foi uma jornada incrível”, destacam John Bogéa e Tárik Frank, Diretores de Criação da Ogilvy Brasil.

…Bom dia! “Sorte é o que acontece quando a preparação encontra oportunidade”.

…Um abraço aos que aniversariam hoje: Luiz Felipe Oliveira, Flávia Rosa Santos, Rafaela Donadio, Sandra Freitas de Souza, Keila Priscila Lobo Cacciatori e Thalyta Santana. Happy birthday!

… O dia 11 de julho de 1899 entrou para a história da indústria automotiva. Nesta data, no Palazzo Bricherasio, em Turim, foi fundada a Società Anonima Fabbrica Italiana di Automobili – Torino, posteriormente simplificada para Fabbrica Italiana Automobili Torino – e conhecida por todos por seu acrônimo: Fiat. A marca expandiu para além das fronteiras italianas e se tornou uma das maiores do setor automotivo no mundo. Ontem, a Fiat celebrou 125 anos de história e tradição, marcados por inovação, pioneirismo e carros memoráveis.

Fiat celebra 125 anos de história e tradição

Do primeiro carro, o 4 HP, passando por ícones como o S61, S76, Topolino, Nuovo 500, 600, 127, 147, Panda, Uno, Tempra, Tipo, Palio, entre tantos outros, até chegar na gama atual, a Fiat construiu uma trajetória de sucesso baseada na inovação, acessibilidade e design.

Do primeiro carro, o 4 HP, passando por ícones como o S61, S76, Topolino, Nuovo 500, 600, 127, 147, Panda, Uno, Tempra, Tipo, Palio e etc..

… Cada um desses modelos marcou uma era distinta e contribuiu para a consolidação da marca no mercado global. Vale ressaltar que a Fiat é uma das marcas automotivas em operação há mais tempo no mundo. Só no Brasil, já produziu mais de 18 milhões de veículos e ao longo dos anos, estabelecendo fortes vínculos no país, construindo o que hoje é umas das maiores redes de concessionários, mais de 500, espalhados por todo território nacional.

Verão finlandês atrai diversos turistas

O verão começou na Finlândia e as festas e atividades no país nórdico já estão a todo vapor, assim como a chegada dos turistas. Os meses de junho a agosto oferecem dias longos e noites curtas, com temperaturas agradáveis e a natureza em pleno esplendor. Esta época é ideal para atividades ao ar livre, como caminhadas, ciclismo, pesca e explorar o vasto arquipélago. Além disso, é uma oportunidade de vivenciar o fenômeno das “noites brancas” ou “sol da meia noite”, quando o sol só se põe depois das dez horas da noite. Com dias mais longos, é possível aproveitar as diversas atividades ao ar livre e 20 horas de sol sem limites para você explorar o país.

Natural de Belo Horizonte, a produtora cultural Soraia Cabral, 34 anos, se mudou para Espoo, a oeste da capital Helsinque, há pouco mais de um ano e depois de conhecer o inverno nórdico, estava ansiosa para o verão. “Eu gosto da maneira como o verão finlandês proporciona uma luz do sol constante e suave. Essa luz prolongada é perfeita para aproveitar ao máximo as atividades ao ar livre, especialmente nas florestas. A conexão com a natureza é uma das coisas mais especiais aqui. Gosto de sair para andar pelos bosques e tirar fotos das flores. Além disso, adoro nadar no mar, explorar novos caminhos de bicicleta na floresta e ver os animais. A natureza aqui é tão acessível, rica e diversa que sempre há algo novo para descobrir”.

Turku Regiões Ruissalo Spa piquenique vertical pessoas Ruissalo otimizado. Foto: Divulgação

A brasiliense Maria de Lima Karjalainen, 41 anos, professora assistente em um Jardim de Infância de uma escola em Helsinque, se mudou para a Finlândia há um ano e meio, onde vive com o marido, que é finlandês. Este é o segundo verão dela no país nórdico e para ela, desfrutar das belezas naturais da região é realmente incrível. “Durante o verão, Helsinque ganha as “city bikes”, que são bicicletas que podemos utilizar por apenas 35 euros durante 7 meses e andar de bicicleta é uma das minhas atividades favoritas. Nós também amamos ir às praias, visitar parques e florestas, fazer picnics nos rochedos espalhados pelos bairros da cidade, se hospedar num möki, que é uma típica cabana finlandesa e aproveitar a sauna, depois nadar no lago”, conta ela, que compartilha a vida no país no canal “Uma brasileira na Finlândia”.

Brasilidade

Além de curtir as belezas naturais, o verão no país mais feliz do mundo também tem festivais de arte e música com apresentações da orquestra local, shows de música contemporânea e outros eventos culturais e gastronômicos. Um dos festivais mais aguardados pelos brasileiros será realizado no dia 27 de julho. Helsinque será preenchida com cores, ritmos e sabores do Brasil no terceiro Brazilian Day Finland, um evento dedicado à comunidade brasileira residente no país nórdico e àqueles interessados na rica cultura do país. Escolas de Samba Finlandesas (SSKL), em conjunto com o grupo de trabalho do Helsinki Samba Carnaval, que realiza o tradicional desfile desde 1991, prometem animar o público com o desfile de carnaval e músicas.

Maria está visitando a família em Brasília, e volta para a Finlândia dia 26, a tempo de curtir o Brazilian Day. “Os eventos brasileiros são muito importantes para podermos nos reconectar com a nossa cultura, principalmente quando bate aquela saudade do calor brasileiro e da nossa culinária. Eu participo sempre que posso, como no último carnaval que aconteceu em Junho. Os finlandeses adotaram nosso carnaval como algo cultural para eles também e estou ansiosa para o Brazilian Day”.

Maria de Lima-Karjalainen Foto: Divulgação

Organizado pela Associação Brasileira de Cultura e Esportes (BCS), o Brazilian Day celebra a diversidade cultural, promove a integração e fortalece os laços da comunidade brasileira na Finlândia. Nos dois primeiros anos, o evento atraiu mais de 2 mil pessoas. “O Brazilian Day Finland é uma experiência verdadeiramente imersiva. Da música, apresentando os melhores ritmos brasileiros, aos deleites da rica culinária brasileira, o programa também inclui atividades esportivas e um espaço para artistas e atletas mostrarem seus talentos”, explica Gabriela Barco, secretária da Associação Brasileiros na Finlândia (BiF).

Soraia adora participar das festas e eventos brasileiros na Finlândia, pois acredita que isso mantém a cultura viva e cria um senso de comunidade entre os brasileiros. “Espero que o Brazilian Day seja uma celebração ainda maior e mais animada, reunindo pessoas de todas as culturas para celebrar a alegria e a diversidade do Brasil. Os finlandeses são bastante receptivos e curiosos em relação às festas brasileiras. Eles gostam muito da nossa música, danças e especialmente da comida. É sempre um prazer vê-los experimentando e apreciando nossos pratos típicos e se divertindo com a energia vibrante das nossas celebrações”, afirma.

Catedral das Regiões de Turku às margens do rio Aurajoki por Timo Oksanen otimizada. Foto: Divulgação

O evento também tem um foco especial na promoção de empresários e negócios brasileiros que atuam em várias partes da Finlândia. A Work in Finland, organização governamental que apoia a comunidade brasileira no país, estará com stand no Brazilian Day. “A Work in Finland visa conectar as comunidades internacionais para proporcionar um ecossistema que gera oportunidades para quem está na Finlândia. Além da atração de talentos, temos o compromisso com a integração das pessoas no mercado de trabalho, com a cultura e com o povo finlandês e a comunidade brasileira”, Alessandra Leone, gerente de Talentos da Work in Finland.

O evento acontece no Cool Head Brew e conta com o apoio da Embaixada do Brasil em Helsinque, Business Finland, organização governamental para promoção de negócios, trabalho e turismo, e Associação de Brasileiros na Finlândia.

A comunidade brasileira na Finlândia

Considerado o país mais feliz do mundo pelo sétimo ano consecutivo, segundo o Relatório Mundial de Felicidade de 2024 da ONU, é composto por aproximadamente 5,6 milhões de habitantes no país nórdico. Fatores socioeconômicos tornam a Finlândia um destino dos sonhos para muitos. De acordo com dados de 2022 do Ministério das Relações Exteriores, cerca de 2.400 brasileiros vivem no país.

Destacada em várias pesquisas globais, a Finlândia é reconhecida como o país mais transparente, um dos mais estáveis e menos corruptos do mundo, além de ser líder em governança, liberdade política e civil. O país também se destaca na igualdade de gênero, direitos das crianças, educação e desenvolvimento sustentável.

Finlândia O Arquipélago Trail Cycling Foto: Divulgação

Coisas para fazer em Helsinque no verão

  • Passear de lancha ou barco para Helsinque
  • Passear no ônibus turístico
  • Conhecer a cidade de bicicleta
  • Visitar uma sauna
  • Aproveitar as atividades ao ar livre e a natureza
  • Participar de festivais como o Brazilian Day

Coqueluche volta e preocupa autoridades de saúde

A coqueluche, uma doença respiratória altamente contagiosa, voltou a ser motivo de preocupação para as autoridades de saúde Foto: Internet

A coqueluche, uma doença respiratória altamente contagiosa, voltou a ser motivo de preocupação para as autoridades de saúde. A Dra. Fabrizia Tavares, professora da Universidade Tiradentes (UNIT), alerta para o aumento de casos e a importância da vacinação e medidas de higiene para prevenir a doença.

A coqueluche, também conhecida como pertussis, ataca o trato respiratório e é causada pela bactéria Bordetella pertussis. A transmissão ocorre por meio de gotículas respiratórias expelidas por tosse, espirro ou fala de pessoas infectadas.

A coqueluche, também conhecida como pertussis, ataca o trato respiratório e é causada pela bactéria Bordetella pertussis. Foto: Kjpargeter/Freepik

Os sintomas variam de acordo com a idade e o estado imunológico do paciente. Em adultos, podem ser leves, incluindo tosse seca, febre baixa, coriza e mal-estar geral. Em casos mais graves, a tosse se torna intensa e persistente, podendo gerar sons agudos, vômitos, cansaço extremo e dificuldade para respirar.

As autoridades de saúde estão intensificando as campanhas de vacinação e conscientização sobre a coqueluche. A colaboração da população é fundamental para conter o surto da doença.

“A coqueluche pode ser grave, especialmente em bebês menores de 1 ano, podendo levar à pneumonia, convulsões e até mesmo à morte”, alerta a Dra. Fabrizia Tavares. “É fundamental que a população esteja ciente dos sintomas, busque atendimento médico em caso de suspeita e mantenha a vacinação em dia.”

A coqueluche pode ser grave, especialmente em bebês menores de 1 ano, podendo levar à pneumonia, convulsões e até mesmo à morte. Foto: Reprodução

Prevenção e Tratamento:

A vacinação é a principal forma de prevenção contra a coqueluche. A vacina DTPa (difteria, tétano e coqueluche) é recomendada para crianças e adultos, especialmente aqueles que têm contato com bebês.

O tratamento da coqueluche é feito com antibióticos, além de cuidados de suporte como hidratação e oxigênio, quando necessário. O isolamento da pessoa infectada também é crucial para evitar a transmissão da doença.

A vacinação é a principal forma de prevenção contra a coqueluche. Foto: Pixabay

Medidas de Controle:

Além da vacinação, outras medidas importantes para prevenir a coqueluche incluem:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabão.
  • Cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar.
  • Evitar contato com pessoas doentes.
  • Manter os ambientes ventilados.

Doenças Reemergentes:

Doenças como febre amarela, dengue, chikungunya e zika também estão reemergindo em algumas regiões do Brasil. O monitoramento constante e a adoção de medidas de controle são essenciais para prevenir a proliferação dessas doenças.

A Dra. Fabrizia Tavares também alerta para o risco de ressurgimento de outras doenças, como sarampo e poliomielite, devido à baixa cobertura vacinal e à hesitação vacinal. “É fundamental que a população se vacine de acordo com o calendário vacinal e busque informações confiáveis sobre as doenças”, reforça a médica.

Comemore o Dia da Pizza com duas receitas

No Brasil, o Dia da Pizza é celebrado no dia 10 de julho. Esse prato tão amado pelos brasileiros teve sua primeira aparição com os egípcios, porém, com o passar do tempo, os italianos aprimoraram a receita e chegaram na versão que conhecemos até hoje. Aqui no Brasil, a pizza chegou junto com os imigrantes italianos, em 1910, mas só foi cair no gosto popular, e virar essa febre que conhecemos, em meados de 1950.

Agora que você já sabe algumas curiosidades da história desse clássico italiano, a Finna, sugere duas receitas de pizza, utilizando a Farinha de Trigo para Pizza, para você reunir a família e comemorar o dia dessa massa saborosa.

Comece servindo a Pizza de Calabresa Picante, finalizada com cebola e azeitona preta, rende até 8 fatias. A próxima sugestão não é muito comum na Itália, já que eles não comem pizza doce, mas como o brasileiro sempre consegue melhorar o que já era bom, finalize o jantar com a saborosa Pizza de Chocolate e Morango, com bastante morango na finalização, também rende 8 fatias.

Lembrando que você pode escolher o recheio da sua preferência. Ah, as duas receitas rendem muita massa, então, se não for fazer tudo no mesmo dia, é só congelar e aproveitar em outra ocasião. Agora, é só reunir a família na mesa e aproveitar essa noite de pizzas.

Para saber como preparar, confira as receitas abaixo:

Pizza de Calabresa Picante

Ingredientes:

Para a Massa

  • 1 Kg de Farinha de Trigo para Pizza
  • 10g de fermento Biológico
  • 50g de mel
  • 60g de azeite
  • 20g de sal
  • 450 ml de água
  • 50 ml de cachaça

Para o Recheio

  • 400g de linguiça calabresa
  • 1 unidade de cebola em rodelas
  • Orégano a gosto
  • 8 unidades de azeitona
  • Pimenta calabresa moída a gosto

Modo de Preparo:

Massa

Misture a farinha com o fermento em uma bacia grande, faça uma cova no meio, vá acrescentando mel, azeite, sal um pouquinho da água e vá misturando com a Farinha. Coloque a cachaça e a água aos poucos. A massa tem que ficar macia, se estiver dura colocar um pouco mais de água. Depois sove durante uns 10 minutos. Deixe descansar a massa coberta com um plástico por 15 minutos.

Cortar pesos de 240 gramas, bolear e deixe descansar por mais 15 minutos. Abra, em uma mesa enfarinhada, com rolo e coloque na assadeira. Faça furinhos com garfo e deixe crescer por aproximadamente 20 minutos em lugar fechado. Para pré-assar a massa, coloque no forno a 160ºC por 4 a 5 minutos.

Depois de pré-assada, você pode congelar os discos ou já ir recheando. Leve ao forno a 220º C por 5 minutinhos.

Recheio

Corte a linguiça e a cebola em rodelas na espessura desejada. Espalhe o molho sobre a massa da pizza. Distribua a linguiça uniformemente e por cima coloque a cebola. Se preferir, pode adicionar a cebola no final. Espalhe as azeitonas e coloque no forno. Depois é só servir.

Tempo de Preparo: 1h15                                 Rendimento: 8 fatias

Pizza de Chocolate e Morango

Ingredientes:

Para a Massa

  • 1 kg de Farinha de Trigo para Pizza
  • 2 tabletes de fermento
  • 125ml de leite
  • 375ml de água
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de açúcar
  • 1 colher de sopa de azeite

Para o Recheio

  • 1 lata de leite condensado
  • 5 colheres de achocolatado
  • 1 colher de sopa de Margarina
  • Morangos lavados a gosto

Modo de Preparo:

Massa

Esfarele o fermento, adicione o sal, o açúcar e o leite, misture, coloque o azeite e parte da água, vá acrescentando aos poucos a farinha de trigo com o restante da água. Divida em 6 partes iguais e deixe crescer por mais ou menos 20 minutos. Estique a massa e asse.

Recheio

Leve tudo ao fogo mexendo sempre, até ficar no ponto de brigadeiro.

Montagem

Coloque no disco (massa) já pré-assado o brigadeiro, cubra com chocolate granulado e morango bem lavados.

Tempo de Preparo: 1h                                   Rendimento: 8 fatias