A Mega-Sena sorteia hoje, terça-feira (05/03) prêmio milionário de R$ 295 milhões. As apostas podem ser feitas até 19h, nas casas lotéricas, no site ou pelo aplicativo da Caixa Econômica Federal. E o que fazer com a quantia milionária caso você seja um ganhador? O analista de investimentos da Money Wise Research, Ivan Eugênio, dá dicas de como preservar e até multiplicar o valor arrecadado.
A poupança é um dos investimentos mais procurados pelos brasileiros, mas essa não é a melhor opção para quem quer os melhores rendimentos. Ivan Eugênio, da Money Wise Research, explica que os R$ 295 mi investidos na poupança renderiam R$ 22.980.500,00 em um ano após a aplicação, representando uma rentabilidade de 7,79%, olhando para o resultado dos últimos 12 meses.
Por outro lado, Ivan diz que se o ganhador investir a mesma quantia no Tesouro Direto o rendimento seria maior, mesmo descontando o IR.
A poupança é um dos investimentos mais procurados pelos brasileiros, mas essa não é a melhor opção para quem quer os melhores rendimentos.
Tesouro Selic 2029: rentabilidade de 12,86% em 12 meses, ou seja, R$ 37.938.112,75 valor bruto e R$ 31.298.943,32 valor líquido (após desconto do IR). O montante mensal será de R$ 2.608.245,25;
Tesouro prefixado 2026: rentabilidade de 18,91% em 12 meses, valorizando R$ 55.798.417,30 brutos e R$ 46.033.694,27 líquidos. Mensalmente, o valor renderá R$ 3.836.141,19;
Tesouro IPCA+ 2029: em 12 meses, a rentabilidade será de 14,52%, com valor bruto de R$ 42.834.553,91 e líquido de R$ 35.338.506,98. Em um mês, a quantia final será de 2.944.875,58.
Segundo o analista, o investimento do prêmio em Certificado de Depósito Bancário (CDB), que rende 100% do CDI, devolveria ao investidor o valor bruto de R$ 37.288.000,00 em 12 meses, isso equivale a rentabilidade de 12,64%.
O investidor também pode optar pela Letra de Crédito Imobiliário (LCI), que renderia o valor bruto de R$ 36.169.360,00. “É possível hoje encontrar CDB que remunera 100% do DI e LCI que remunera 97% do DI. Vale lembrar que poupança e LCI são isentos de Imposto de renda”, finaliza.
A Volkswagen do Brasil acaba de inaugurar a primeira City Store da marca em São Paulo, em parceria com o Grupo Caraigá. A City Store é um conceito inovador e uma evolução importante na modernização e digitalização da rede de concessionárias da Volkswagen no Brasil, oferecendo atendimento humanizado e premium, com uma experiência fascinante na jornada do cliente. A City Store Volkswagen Caraigá está localizada na rua Colômbia, 799, Jardim Paulista, São Paulo, SP.
As concessionárias City Store Volkswagen já são sucesso na América Latina com lojas nas cidades do Rio de Janeiro (City Store Recreio, localizada no Casa Shopping), Assunção (Paraguai), Bucaramanga (Colômbia) e Cayalá (Guatemala). Agora, chegou a vez de São Paulo, o maior mercado brasileiro, receber esse novo conceito em excelência no atendimento.
Moderna, digital e muito mais próxima das pessoas, a City Store Volkswagen atende a uma tendência de mercado de lojas mais compactas, que podem ser instaladas em locais onde o espaço físico é menor, priorizando o uso da tecnologia e digitalização para apresentar os atributos dos modelos Volkswagen.
Com o DDX (Digital Dealer eXperience), o cliente conhece todo o portfólio Volkswagen e configura os modelos em uma TV touchscreen. Essa experiência pode ser espelhada no tablet do vendedor, que guia o cliente nessa jornada digital. No DDX, também é possível conferir vídeos sobre tecnologias da marca e acessórios instalados virtualmente no veículo.
“É uma honra inaugurar a primeira City Store Volkswagen de São Paulo com o Grupo Caraigá, que se destaca pela excelência no atendimento ao cliente. Trazemos esse conceito inovador para São Paulo em um momento especial. Acabamos de anunciar investimentos de R$ 16 bilhões e 16 novos carros até 2028, com destaque para a chegada dos híbridos. A Volkswagen é a marca que mais cresce, mais investe e mais confia no Brasil e é muito bom saber que as nossas concessionárias aceleram na mesma direção. Temos uma rede forte, que investe de forma estratégica para oferecer uma experiência fascinante aos nossos clientes”, afirma Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil.
“O conceito de City Store confirma que a Volkswagen é uma empresa cada vez mais próxima das pessoas. Nessas lojas inovadoras, nos conectamos aos clientes da marca em um ambiente contemporâneo, colorido, vibrante e digital. Queremos proporcionar uma experiência inesquecível, com atendimento diferenciado, cordial e humano em toda a jornada desse novo consumidor, cada vez mais digital e conectado”, diz Roger Corassa, vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen do Brasil.
“O Grupo Caraigá tem orgulho da parceria robusta e longeva com a Volkswagen do Brasil, que já dura 59 anos. Para nós, é uma satisfação imensa inaugurar a primeira City Store da marca em São Paulo, o maior mercado do Brasil. Acreditamos na força da Volkswagen e investimos para oferecer um atendimento de excelência, humanizado e digital, garantindo a melhor experiência aos nossos clientes”, afirma Luiz Bocchio, CEO do Grupo Caraigá.
A City Store Volkswagen Caraigá está alinhada ao New Brand Design VW, uma nova atitude da marca, voltada para o futuro, com lojas modernas, digitais, conectadas, humanizadas, com cores vibrantes e pessoas em primeiro lugar.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 15% das crianças brasileiras com idade entre cinco e nove anos têm obesidade atualmente. Desse modo, observar os filhos, desde hábitos alimentares, preferências e estimular um ambiente saudável e com moderações, é essencial para promover a qualidade de vida dos pequenos.
Coordenadora de Nutrição e Dietética do São Cristóvão Saúde, Cintya Bassi ressalta os principais riscos de obesidade na infância: “Hipertensão e hipercolesterolemia, doenças já associadas à obesidade no adulto, além de resistência à insulina, têm sido cada vez mais frequentes em crianças. Outros fatores, como problemas ortopédicos, respiratórios e dermatites, também costumam se manifestar com maior frequência em crianças obesas”.
Crianças obesas podem se tornar adultos obesos – Shutterstock
Segundo a especialista, a maneira mais simples de avaliar o ganho de peso excessivo é através da observação dos pais e responsáveis. “Esse ganho de peso deve ser acompanhado de aumento de estatura e aceleração da idade óssea. Porém, quando o peso continua a aumentar e os outros fatores desaceleraram, é o momento de intervir.” Para isso, “o IMC (índice de massa corporal) é bastante eficaz para indicar o estado nutricional, lembrando que os parâmetros utilizados para crianças são diferentes dos que são utilizados para adultos”, complementa a especialista.
Educação alimentar, desde cedo
Hoje, devido ao grande número de crianças diagnosticadas como obesas, a preocupação dos pais deve iniciar durante a gestação, com a saúde da mãe, e seguir por toda a infância. “O aleitamento materno é um fator de proteção contra a obesidade; em contrapartida, o descontrole sobre a saciedade, que muitas vezes tem início com a insistência dos pais para que a criança ‘coma tudo’, mesmo demonstrando que está satisfeita, é um fator desencadeante do problema”, exemplifica Cintya.
Desse modo, alguns hábitos saudáveis devem ser instituídos, como os seguintes, destacados pela nutricionista:
Realizar ao menos 5 refeições diárias;
Evitar sobrecarga em determinada refeição, especialmente no jantar;
Adaptar-se a uma variedade grande de alimentos e preparações;
Evitar líquidos calóricos e de baixo valor nutricional, como refrigerantes e bebidas açucaradas;
Oferecer lanches e refeições saudáveis para toda a família.
Além disso, Cintya Bassi finaliza com algumas ações práticas para adequação do cardápio infantil: “Substituir leites e derivados integrais pela versão semidesnatado; preferir queijos magros; garantir o consumo de hortaliças e frutas em todas as refeições; reduzir a porção de alimentos; evitar alimentos ricos em gordura, açúcares e de alto valor calórico; evitar fast food e incentivar a atividade física”.
… Bom dia! “Acredite, existem pessoas que não procuram beleza, mas sim coração”.
… Abraço aos aniversariantes de hoje: Simone Gindri, Pâmela Félix, Claudia Figueiredo, Lu Okumoto, Mario Borges, João Henrique Pestana, Adriana Paula Candido, Maria Lyuza de Almeida, Cristian Suzano, Marcia Santana, Andreia Zanin, Flávia Tortul, Telma Santos Lima, Edna Santana, Ivetty Maydee Montanez Medrano, Christiany Rodrigues, Noel Felipe de Sousa, Elizety Mercado, Heloise Cestari, Franceschi Alessandra Marko, Lucas Villagra, Eliane Chemzariam. Happy birthday!
… A Range Rover apresenta o novo Range Rover Evoque 2024, que chega com um design reducionista mais sofisticado e aprimorado com as mais recentes tecnologias e opções de materiais luxuosos para clientes do luxo moderno.
O novo design reducionista do console central garante uma cabine serena, trabalhada com novos materiais em um espaço interno mais funcional. Os novos faróis LED Premium com gráficos de assinatura dianteira e traseira em cinza.
… A presença exterior reducionista do novo Range Rover Evoque é realçada por uma nova grade frontal e faróis LED Premium com DRLs exclusivos, que proporcionam uma aparência de joia. Novos detalhes exteriores e cores também complementam o teto flutuante, a linha de cintura e as maçanetas embutidas que definem o design do Range Rover.
O ratatouille é um clássico prato francês com legumes assados. A receita da marca Kikkoman leva tomate, abobrinha, abóbora amarela e berinjela fatiados. Para finalizar, um molho encorpado de tomate, pimentão, jalapeño e shoyu feito no forno.
Ingredientes do molho
1 pimentão vermelho
1 pimenta jalapeño
4 tomates
1 cebola roxa
1 cabeça de alho
1/2 xícara (chá) de Shoyu
Azeite a gosto
Ingredientes da montagem
2 tomates
1 abobrinha verde
1 abóbora amarela
1 berinjela
Modo de preparo
Prepare os ingredientes do molho. Retire as sementes do pimentão, da pimenta e dos tomates, descasque a cebola, corte em gomos e corte a ponta da cabeça do alho. Coloque todos os ingredientes em uma assadeira e asse por 40 min. em fogo alto.
Em seguida, coloque tudo no liquidificador, adicione o Shoyu e bata até virar um creme homogêneo.
Despeje com uma peneira em uma assadeira redonda ou panela de ferro redonda e reserve.
Rale o restante dos ingredientes em fatias de 2 mm. de espessura.
Monte os vegetais intercalados ao redor da assadeira começando de fora para dentro.
Regue com azeite e leve ao forno por 30 min. e está pronto para consumo.
Rendimento do molho: 8 porções Tempo de preparo do molho: 2 horas
Mosquito Aedes aegypti, agente transmissor da dengue. Foto: freepik
A dengue é uma das doenças virais mais preocupantes atualmente no Brasil devido à disparada de casos em 2024. Ela pode se manifestar de forma leve mas, nos casos mais graves, pode levar à morte. No Brasil, há quatro sorotipos circulando ao mesmo tempo, ou seja, quando a pessoa é infectada pela dengue, ela se torna imune a apenas um sorotipo específico, com a possibilidade de contrair a doença por mais três vezes, que também pode ser assintomática.
Um dos fatores que explica esse rápido avanço da doença são as mudanças climáticas decorrentes do aquecimento global. Elas acentuam os efeitos naturais do El Niño, resultando em ondas de calor extremo acompanhadas de chuvas ocasionais, criando condições que podem favorecer o ciclo reprodutivo do mosquito Aedes aegypti, agente transmissor da doença.
Dados do Ministério da Saúde apontam quase um milhão de casos de Dengue no Brasil. Foto: Pixabay
Dr. Josias Aragão, médico infectologista do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), principal unidade do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe), reforça a importância da atenção aos principais sintomas:
Febre alta repentina;
Dor muscular;
Dor atrás dos olhos;
Mal estar;
Manchas avermelhadas pelo corpo.
“Pessoas com algum desses sintomas devem procurar uma unidade de saúde imediatamente”, recomenda. Ele ainda reforça que pessoas com doenças preexistentes, grávidas e idosos precisam de ainda mais atenção pelo risco aumentado no caso do diagnóstico positivo para dengue.
O aparecimento de manchas vermelhas na pele é um sintoma associado à forma grave de dengue. Foto: Getty Images
O especialista pontua a importância de não se automedicar e explica que, em pessoas com dengue, há remédios que podem podem afetar a coagulação de sangue das pessoas com o vírus, o que pode levar ao aumento do risco de sangramentos e consequente agravamento da doença. São eles:
AAS, aspirina (salicitatos) e derivados de ácido acetilsalicílico;
Prednisona e hidrocortisona (corticoides);
Ibuprofeno e nimesulida (anti-inflamatórios não esteroidais).
“Pessoas que fazem o uso crônico de um desses medicamentos devem manter o uso e suspender apenas sob orientação médica”, complementa.
Não há tratamento específico para a dengue e as medicações prescritas pelos profissionais médicos para tratar as pessoas com a doença tratam apenas os sintomas. “Hidratação também é parte essencial do processo, pois a doença causa desidratação no corpo de forma acelerada e perigosa”, afirma.
A prevenção permanece como a principal estratégia e as recomendações de evitar locais com maior incidência de mosquitos, eliminação de locais em que se acumula água parada, uso de repelentes aprovados pela Anvisa, além de proteção mecânica do corpo com roupas com maior cobertura, devem ser seguidas.
O especialista pontua a importância de não se automedicar e explica que, em pessoas com dengue, há remédios que podem podem afetar o sangue.
Realizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a campanha de vacinação contra a dengue está imunizando crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações pela doença. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses e em localidades consideradas prioritárias.
O Instituto Internacional Sem Fronteiras, criado e presidido pelo psicanalista dr. Antonio Flávio Onofre, apresenta ao mercado sua linha de cosméticos inspirada nas experiências da natureza. Com ênfase nos benefícios do mel, própolis e limão siciliano, a linha traz uma abordagem terapêutica e cosmética, com benefícios hidratantes, suavizantes e antioxidantes para pele e fios.
Ingredientes de qualidade e poder terapêutico:
Linha Mel: O mel, conhecido por suas propriedades hidratantes e nutritivas, é o destaque dos cosméticos do Instituto Internacional Sem Fronteiras, oferecendo cuidados para a derme e os fios.
Linha Limão e Própolis: A combinação revigorante do limão siciliano, com suas propriedades antioxidantes e ricas em vitaminas A, B e C, associada à própolis, traz um toque de suavidade e regeneração. Ideal para cuidados específicos, como descamações do couro cabeludo, acne e pele ressecada.
Saboneteira, sabonete e hidratante de mel
Formatos de apresentação:
Galão 5L: Modelo para implantação em galões de 5L, destinados à reposição de frascos ou dispensers.
Frasco de 1L: Modelo para implantação em frascos de 1L, ideal para consumo ou revenda.
Bisnaga de 250ml: Modelo para implantação em bisnagas de 250ml, fabricadas com plástico I’m Green, adequadas para consumo ou revenda.
Pomada de Própolis
Conectando-se à natureza com responsabilidade:
São duas as linhas de cosméticos do Instituto Internacional Sem Fronteiras: Mel e Limão com Própolis que contam com shampoo, condicionador, sabonete líquido e hidratante corporal. Elas representam não apenas uma experiência de cuidado com a beleza, mas também um comprometimento com a responsabilidade social e o consumo consciente.
“Todos os nossos produtos são o fruto de muito trabalho e pesquisa. Nossas fórmulas e ingredientes garantem produtos de primeira linha”, contou o dr. Antonio Onofre, fundador do Instituto Internacional. “E a produção fica por conta de parceiros selecionados e alinhados com nossa filosofia de trabalho.”
Ao adquirir os produtos do Instituto, os clientes também contribuem ativamente para a plataforma do Silo do Alimento. A Instituição destina 15% de seu faturamento bruto para abastecer a plataforma do Silo do Alimento, que proporciona cestas de alimentos, roupas, calçados, colchões e cobertores novos para famílias em situação de vulnerabilidade. (Conheça o trabalho em https://www.instagram.com/reel/CrUWxmVO6i2/?utm_source=ig_web_options_share_sheet&igsh=c020350bdd)
Sabonete de mel com saboneteira
“O Instituto busca ir além da vida cotidiana automática, despertando um sentido mais profundo no existir, por meio do ato de servir. Sem vínculos políticos, ideológicos, religiosos ou econômicos. Cada empresa ou pessoa física que adquire os produtos do Instituto contribui diretamente para a manutenção da plataforma do Silo do Alimento”, explica o dr. Onofre.
O Silo do Alimento é dependente integralmente da doação dos produtos adquiridos com as vendas do Instituto Internacional Sem Fronteiras. Opera sem doações monetárias, recebendo apenas itens de necessidades básicas, todos novos e com Nota Fiscal. “Os 15% do faturamento do Instituto com a venda das joias que também estão disponíveis no site da entidade e cosméticos são convertidos integralmente em itens que são entregues pelo Silo para instituições e agentes de bairro, beneficiando famílias vulneráveis”.
“Para recepção, armazenamento e distribuição às novas famílias necessitadas contamos com entidades parceiras e trabalho de voluntários. Hoje o Silo está presente em São José do Rio Preto-SP e Palmas-TO. Estamos em busca de novos parceiros para chegar à nossa meta de contar com 23 centros de distribuição em todo o país”, completa
O ano de 2024 começou muito bem para o mercado de turismo argentino. Dados da Civitatis, apontam um percentual de crescimento de três dígitos em comparação a janeiro e fevereiro de 2023 para três destinos da Argentina: Bariloche, Ushuaia e Mendoza.
Desde 2023, observa-se um aumento expressivo no número de viajantes brasileiros indo para a Argentina. Entre os principais motivos estão: a conversão do Peso Argentino para o Real, o custo mais baixo das passagens aéreas em comparação a outros destinos internacionais, e o bom custo benefício de hospedagem e alimentação. Além disso, as cidades argentinas oferecem uma diversidade de atrativos para todos os gostos. Desde turismo de aventura em destinos como El Calafate, Ushuaia e Bariloche, enoturismo em Mendoza, até opções culturais e gastronômicas em Buenos Aires.
Confira o ranking da Civitatis das 5 cidades argentinas mais visitadas por brasileiros e seus respectivos aumentos no número de reservas em relação ao ano passado:
Bariloche: +368%
Bariloche está situada nas majestosas paisagens dos Andes argentinos, e é conhecida entre os brasileiros como um destino de inverno. Contudo, também vale a pena visitar a cidade nos períodos mais quentes do ano. Nos lagos deslumbrantes, como o Nahuel Huapi, é possível fazer diversas atividades ao ar livre.
Argentina, San Carlos De Bariloche
Ushuaia: +265%
A cidade no extremo sul do continente é um lugar único. Cercada por montanhas e o Canal de Beagle, é o ponto de partida para expedições à Antártida. A atmosfera polar proporciona aventuras emocionantes, como navegar entre icebergs e explorar a rica vida selvagem que habita a região.
Vista de Ushuaia do barco. Província da Terra do Fogo, na Argentina. Patagônia. Fim do mundo
Mendoza: +189%
Famosa como a terra do vinho argentino, Mendoza deslumbra os viajantes com seus vinhedos intermináveis e vinícolas renomadas. Com a Cordilheira dos Andes como pano de fundo, a região oferece não apenas degustações de vinhos excepcionais, mas também experiências gastronômicas inesquecíveis em meio a uma paisagem de tirar o fôlego.
Vinhedos orgânicos perto de Mendoza, na Argentina, com os Andes ao fundo.
El Calafate: +49%
O lar da imponente geleira Perito Moreno é perfeito para admiradores da natureza. Lá, é possível testemunhar o espetáculo natural das enormes rupturas de gelo e explorar as trilhas que contornam a geleira, vivenciando a majestosidade da paisagem patagônica.
Gelo caindo na água na geleira Perito Moreno, no Parque Nacional Los Glaciares, perto de El Calafate, Patagônia Argentina, América do Sul.
Buenos Aires: +4%
A animada capital argentina oferece cultura, arte, tango e gastronomia. Os bairros de San Telmo e La Boca contam com uma arquitetura distinta e oferecem experiências culturais únicas, enquanto a cidade pulsa com energia em seus teatros, cafés e ruas movimentadas.
Cidade Buenos Aires, capital, Argentina. Caminito, um lugar muito colorido, com casas e lojas pintadas de várias cores, ponto de referência, famoso e muito visitado por turistas.
Em um relatório divulgado pela Kaspersky, o Brasil é o país mais afetado por golpes financeiros. De acordo com o Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, os brasileiros foram submetidos a quase 4 milhões de tentativas de fraude de identidade em 2022. O Distrito Federal, seguido de São Paulo, são os estados que lideram com o maior número de vítimas.
Assim, com o grande aumento no número de usuários e serviços disponibilizados via internet, a segurança digital também passou a ser uma preocupação para pessoas e empresas. No entanto, alguns passos simples podem ser adotados para se proteger na web e evitar golpes ou ataques de hackers.
Use as senhas com sabedoria
As senhas são uma forma de proteção, por isso é necessário tomar alguns cuidados, como não usar a mesma senha para diferentes contas, criar senhas complexas que contenham uma combinação de letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais. Contar com um gerenciador de senhas, que ajuda a guardar suas senhas de forma segura, é diferente de salvá-las em seu e-mail ou em um bloco de notas.
As senhas são uma forma de proteção, por isso é necessário tomar alguns cuidados, como não usar a mesma senha. Foto: Pixabay
Use antivírus
Apesar de muitos especialistas não reconhecerem a importância do antivírus, ele pode sim ajudar a garantir a navegação segura na web, pois ajuda a identificar e eliminar possíveis ameaças. O antivírus possui recursos para detectar e analisar a autenticidade dos sites visitados.
Cartões de crédito temporários
Um dos maiores medos dos consumidores é ter o cartão de crédito clonado, e uma forma de evitar que isso aconteça, garantindo segurança online e dificultando as ações dos hackers, é optar pelo uso de cartões de crédito temporários. As empresas de cartão de crédito oferecem a opção de criar um cartão de crédito virtual para ser usado apenas em compras online, e o usuário então tem a possibilidade de excluir o cartão virtual caso ocorra uma tentativa suspeita de compra; em seguida, um novo cartão é gerado para uso.
Um dos maiores medos dos consumidores é ter o cartão de crédito clonado. Foto: Pixabay
Atualize seu telefone e computador
Atualizar os aplicativos, os programas ou os aparelhos eletrônicos é essencial quando o assunto é segurança na web. Pesquisas já mostraram que pessoas que costumam atualizar regularmente seus aparelhos estão muito mais protegidas na web do que aquelas que não costumam atualizar.
Uso de Certificado Digital
O uso de Certificado Digital para acessar órgãos do governo ou contas bancárias é uma forma de proteção online. O Certificado Digital garante validade jurídica aos documentos, permitindo a identificação segura do autor de uma mensagem ou transação feita nos meios eletrônicos.
Paula Renata Nogueira de Souza, diretora executiva da Ative e associada da Assespro-PR
Entre 14 e 24 de março, a capital paulista será novamente palco da DW! Semana de Design de São Paulo (dwsemanadedesign.com.br) maior festival do setor na América Latina e o terceiro maior do mundo. Nesta 13ª edição, que terá início com uma grande festa para convidados no D&D Shopping, em 13 de março, o evento se desdobrará em mais de 100 diferentes locais e contempla quase 200 ações espalhadas em oito distritos: um digital e sete físicos, distribuídos em diversas regiões. Com mais de mil criativos de diferentes segmentos, a expectativa de público da DW! SP 2024, que tem ações majoritariamente gratuitas, é de cerca de 50 mil visitantes.
Concebida em 2012 pelo empresário Lauro Andrade, DW! SP é um festival urbano de design que tem como propósito, através da cultura da área e de suas conexões, dialogar com o próprio movimento da cidade, com o propósito de promover uma mudança na sociedade de forma individual e coletiva. Arquitetura, arte, decoração, urbanismo, inclusão social, negócios, inovação, tecnologia e outros temas da economia criativa se unem nessa proposta plural e diversa.
Lauro Andrade Foto: Fabiano Sanches.
A cada nova edição o festival também elege uma temática que permeia a programação. Em 2024, a água será o grande destaque, uma vez que o evento ocorre durante a semana do Dia Mundial da Água (22 de abril). Inspirada no tema, a identidade visual da DW! SP 2024 foi assinada pela arquiteta, designer gráfica e educadora Maria Claudia Levy Figliolino.
Fomentando a valorização de espaços públicos emblemáticos e de bairros que concentram núcleos de renovação e reinvenção da economia criativa e do design autoral, o evento também promoverá ações especialmente segmentadas no Centro de São Paulo, onde haverá ocupação inédita de edificações históricas.
Na Galeria Metrópole, a Arena de Conteúdo, patrocinada pelo Senac-SP, promoverá intervenções nos espaços múltiplos do edifício, que também acolherá outras duas ações: a ocupação Design na Metrópole, com marcas e criadores autorais, e a exposição Um Lugar, promovida pelo Prêmio Salão Design, reunindo peças de 60 designers contemporâneos entre os melhores do Brasil. No Edifício Itália, o Circolo Italiano recebe a mostra Design 2×2, promovida pelo BOOMSPDESIGN. No Largo da Misericórdia, o Edifício Tácito de Toledo Lara terá os nove andares ocupados por criadores de economia circular, moda, design e arte. No Edifício Martinelli, Marcelo Rosenbaum e Cris Rosenbaum apresentam uma exposição derivada de ações coletivas realizadas em comunidades por meio do projeto A Gente Transforma. Além disso, A Feira Rosembaum é um evento âncora que também ocorrerá no Edifício Martinelli.
A programação completa do festival será revelada em 05/03, mas Lauro Andrade antecipa, em primeira-mão, alguns dos destaques entre as marcas e os criativos que integram a DW! SP 2024
Marcas:
Entre outros nomes de grande expressão no setor, o festival apresentará novidades de: Unilux, Docol, Eliane Revestimentos, Senac-SP, Shopping Lar Center, D&D Shopping, Shopping Cidade Jardim, Breton, Ornare, Aristeu Pires, Roca São Paulo Gallery, Lider Interiores, Interbagno, Colormix, Bontempo, Criare, Mula Preta, Tapetah, Casa Almeida, Saccaro, Lattoog, Franccino Casa e Giardini, Estúdio Bola, By Kamy, IED SP, Belas Artes, Formica, Museu A Casa, Refúgios Urbanos. Parceira do festival, a montadora Peugeot é o carro oficial da DW! e vai apresentar algumas das suas soluções em mobilidade.
Criativos:
Na DW! SP 2024 o grande público e profissionais da área terão um encontro marcado com o universo inventivo de cerca de mil criativos brasileiros que constituem o melhor do design nacional, como Patricia Anastassiadis, Jader Almeida, Mula Preta, Lattoog, Estúdio Bola, Fernanda Marques, Victor Vasconcelos, Maurício Arruda, Brunno Jahara, Suite Arquitetos, FGMF, Arthur Casas, Cité Arquitetura, Carol Gay, Marko Brajovic, Gabriela Nora, Juliana Pippi e Decornautas. Entre os convidados estrangeiros, destaque para os italianos Simone Micheli, que estará presente no Boom SP Design, e os Irmãos Adrian, que realizarão a direção criativa da Cinex.
Distritos:
Confira detalhes e um roteiro sugerido sobre os sete distritos da DW!SP2024, e saiba também quais rios e córregos serão reverenciados em cada um deles, reafirmando o compromisso do festival de propor reflexões sobre a cidade e suas demandas.
Alameda Gabriel
A Alameda Gabriel Monteiro da Silva é o endereço mais badalado da cidade e talvez do país quando o assunto é o universo arqdecor. Cortando os Jardins, a alameda concentra mais de uma centena de lojas e flagships além de cafés e restaurantes com foco em arquitetura, design e decoração. A Gabriel é um dos distritos da DW! SP mais movimentados e pulsantes, trazendo um estilo sofisticado e conceitual. Repleta de lançamentos e vitrines cada vez mais criativas, é o endereço certo para conhecer algumas das ativações mais interessantes do festival, palestras e festas.
45 locais
Rio: Córrego Verde II
D&D Shopping
O D&D Shopping é inteiramente dedicado à decoração e ao design, e um dos pioneiros ao trazer o conceito de especialização no segmento para o Brasil, em 1995. São mais de 60 lojas, além de espaço gastronômico e de serviços. Pela concentração de grandes marcas é um endereço essencial para quem quer conferir diversos lançamentos, exposições, vitrines surpreendentes e outras ações.
10 locais
Rio: Córrego Água Espraiada
Jardins, Ibirapuera, Moema e Sul
Este é um dos distritos que congrega mais de um bairro com atrações em locais próximos à Alameda Gabriel. Ao público, vale se planejar para combinar programações nestes dois distritos em um mesmo dia para otimizar a agenda. Localizados na região Sul de São Paulo, os bairros concentram alguns pontos de interesse para quem ama design e arquitetura, como o Parque do Ibirapuera, que sedia, além da Fundação Bienal, o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) e o Museu Afro Brasil.
23 locais
Rio: Córrego do Sapateiro
Centro, Barra Funda, Santa Cecília, Paulista e Higienópolis
Diversidade, cultura e arte traduzem o mood deste distrito. Nos últimos anos, o centro expandido em bairros como República, Santa Cecília, Barra Funda e Bela Vista ganhou ênfase na programação com eventos realizados em edifícios icônicos, como a Galeria Metrópole, o Edifício Virgínia e a Biblioteca Mário de Andrade. Aqui também fica a Avenida Paulista com seus arranha-céus e o bairro de Higienópolis, com construções de prestigiados arquitetos, como Vilanova Artigas, Rino Levi, Franz Heep e Artacho Jurado.
30 locais
Rio: Córrego do Anhangabaú
Pinheiros, Vila Madalena e Oeste
Este distrito, que reúne bairros da região Oeste da capital paulista, pulsa com sua oferta generosa de bares, restaurantes e cafés, como Pinheiros e Vila Madalena. Em 2023, um dos destaques foi a área do Circuito Baixo Pinheiros, repleta de lojas descoladas, ateliês, galerias de arte e estúdios que abrigam diversas novidades do design independente de mobiliário, objetos, moda e outras áreas. A cena da região ainda inclui espaços importantes, como o Instituto Tomie Ohtake.
12 locais
Rio: Córrego das Corujas
Shopping Cidade Jardim
O Shopping Cidade Jardim é um dos mais luxuosos da capital e conta com grifes nacionais e internacionais, boa gastronomia e serviços exclusivos como o ‘private shopper’. Durante a DW! SP 2023 foi inaugurado o espaço Home & Design, com mais de 10 mil m², três pisos e uma concentração de marcas de mobiliário, revestimentos, tapeçaria, iluminação e lojas que têm o design no DNA como traço em comum. O espaço tem arquitetura de Arthur Casas e luminárias do artista Artur Lescher.
5 locais
Rio: Pinheiros
Shopping Lar Center e Norte
O Lar Center, inaugurado em 1987 na zona Norte, é o primeiro shopping dedicado a decoração e design de São Paulo. Em seus 45 mil m2, concentra praticamente todos os segmentos ligados ao home design, da obra à decoração, passando por utensílios e uma infinidade de complementos em mais de uma centena de lojas. Em 2023, expandiu sua área gourmet com uma nova alameda gastronômica, o que inspirou o tema da exposição Design para Ver e Comer, na DW! SP 2023. Nesta edição, o shopping mantém a tradição de sediar grandes mostras de design durante o festival.
3 locais
Rio: Tietê
… Bom dia! “Se um olhar vale mais que mil palavras, um sorriso vale mais que mil parágrafos”.
… Abraço aos aniversariantes de hoje: Sergio Candia Scaffa, Porcia Amador Costa, Aline Ayoub, Bruno Gonçalves Cardozo, Lu Gonçalves, Moises Ramao Pedra, Filomena Goldas, Márcia Lúcia Aleixo, Luiz Almeida Dos Santos e Ana Claudia Moura. Happy birthday!