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Por que reclamamos?

*Por Aline Rodrigues

A palavra “reclamar” vem do latim “reclamare” que significa gritar, protestar contra. Algo que pode ser bom, a depender da circunstância, mas ruim caso se trate de um comportamento vicioso, um mau hábito. Tudo dependerá da consequência após a reclamação.

Quem nunca ouviu falar naquele ditado popular: “Quem não chora, não mama?” Afinal de contas, aprendemos desde cedo que pela repetição do choro, obtemos o que é necessário, ou seja, é através da “reclamação” que conseguimos o que queremos.

Percebe quanto o ato de reclamar está impregnado em muitos de nós, e nem notamos? O comportamento de reclamar nasce na infância, quando aprendemos que pedir mais de uma vez, por vezes gritando, protestando, faz com que se tenha o que é desejado.

É como se acionássemos um mecanismo de “recompensa” sempre que o modo reclamar entra em ação. Esta é uma forma explícita daqueles que possuem o hábito de reclamar. No entanto, existe também o ato de reclamar para chamar a atenção. E como é isto? São frases que tem como objetivo voltar o olhar para si, normalmente provocando um sentimento de pena, por ter como pano de fundo um pedido.

Por exemplo: “Nossa, estou tão cansada, mas tenho um tanto de roupa para passar.” Perceba que nesta frase nem parece que a pessoa está reclamando, muito menos que está pedindo algo. Mas uma frase como esta comunica um quadro de reclamação a respeito do estado de cansaço associado a um pedido implícito de “bem que você poderia passar esta roupa para mim”.

Outra maneira, que a reclamação pode ocorrer é pelo vício de linguagem, quando a pessoa fala, fala, fala, reclama, reclama, reclama, sem saber a causa exata da reclamação. Isto é, o faz apenas por ter adquirido esse mau hábito.

Nesse caso, independente do que aconteça, da resposta que se obtenha após uma reclamação, ela não cessa. Pode ser que a pessoa encontre alguém que venha a “cortar” sua fala reclamatória, que diga: “Ah, pare de reclamar” ou, “Você reclama de barriga cheia” ou coisas nesse sentido. Pode ser que ela concorde e até pare de reclamar naquele momento. Mas tão logo encontre um novo par de ouvidos, a reclamação volta para os seus lábios, pois é essa repetição que configura o que é a reclamação.

Porém, viver ao lado de uma pessoa reclamona é muito ruim, pois desgasta qualquer relacionamento. Pensando nisso, lanço aqui um desafio: tentarmos ficar trinta dias sem reclamar, murmurar, ou ficar se lamentando. Assim perceberemos que somos capazes de mudar esse comportamento, que parece inofensivo, mas mata aos poucos, pois desgasta demais. Dominar a má inclinação da murmuração, da lamentação, ajuda a criar resiliência e enxergar para além dos próprios problemas.

Bom desafio pra você!

Aline Rodrigues é psicóloga, especialista em saúde mental, e missionária da Comunidade Canção Nova.

Artistas apostam em jóias Cartier em eventos pelo mundo

Dos Estados Unidos à Austrália, Cartier foi a Maison escolhida por celebridades Critics Choice Awards e na première de Babylon

O 28th Critics Choice Awards, conhecido como o “termômetro” do Oscar, aconteceu na noite de domingo (15) em Los Angeles. Cartier fez parte deste momento especial de participantes e premiados.

Austin Butler, vencedor da categoria de Melhor Ator, escolheu uma joia de bolso Panthère de Cartier, um colar Cartier e um bracelete Juste un Clou, todos em ouro amarelo 18k. Já o anel Love traz diamantes no ouro amarelo 18k enquanto o Panthère de Cartier complementa o ouro amarelo 18k com ônix e tsavoritas.

Amanda Seyfried, vencedora na categoria Melhor Atriz, apostou em brincos e colar Cartier Collection, de 1986, ambos em ouro, diamantes e safiras. Para completar a produção, um anel Panthère de Cartier em ouro amarelo 18k, ônix e tsavorita.

Stephanie Hsu, indicada à melhor atriz coadjuvante, preferiu brincos Cartier Trinity e colar Reflection de Cartier, ambos em ouro branco 18k e diamantes.

Tyler James Williams, também indicado à melhor ator coadjuvante, optou por um pin de gravata Juste un Clou em ouro rosa 18k e diamantes, colar Trinity em ouro amarelo, rosa e branco em 18k, relógio Santos de Cartier em ouro amarelo 18k, bracelete Love em ouro amarelo 18k e os anéis Love, em ouro amarelo 18k e diamantes, Panthère de Cartier, em ouro amarelo 18k, esmeraldas, ônix e diamantes, e Cartier, também em ouro amarelo 18k, com tsavorita e ônix.

Jay Ellis, indicado a melhor filme por Top Gun: Maverick, incorporou à sua produção de moda um broche da alta joalheria Cartier em ouro branco 18k e diamantes e um modelo grande do relógio Santos-Dumont em ouro rosa 18k e couro.

Zoe Kazan fecha a lista de celebridades que vestiram jóias Cartier no Critics Choice Awards. A atriz compôs seu look com brincos Pluie de Cartier em ouro amarelo 18k e diamantes, pulseira Reflection de Cartier em ouro branco 18k e diamantes e anéis Étincelle de Cartier em ouro branco e diamantes, além de outro anel Panthère de Cartier também em ouro branco 18k e diamantes com detalhes em esmeralda e ônix.

Já do outro lado do globo, na Austrália, Margot Robbie combinou seu vestido com brincos C de Cartier em ouro brando 18k e diamantes e aliança Étincelle também em ouro branco e diamantes. Fotos das celebridades:

Sobremesa refrescante: Creme de Banana com Granola

Sobremesa refrescante e de três ingredientes? Aprenda o creme de banana com granola do Divino Fogão

Creme de Banana com Granola

Ingredientes:

  • 1 dúzia de banana nanica
  • Granola à vontade para acompanhamento
  • Canela em pó a gosto

Preparo:

Primeiramente, corte as bananas em rodelas e congele. Depois de congeladas, bata a fruta no processador até virar um purê consistente. Na hora de servir, polvilhe canela e utilize a granola para acompanhar.

Artistas apostam em jóias Cartier em eventos pelo mundo

Dos Estados Unidos à Austrália, Cartier foi a Maison escolhida por celebridades Critics Choice Awards e na première de Babylon

O 28th Critics Choice Awards, conhecido como o “termômetro” do Oscar, aconteceu na noite de domingo (15) em Los Angeles. Cartier fez parte deste momento especial de participantes e premiados.

Austin Butler, vencedor da categoria de Melhor Ator, escolheu uma joia de bolso Panthère de Cartier, um colar Cartier e um bracelete Juste un Clou, todos em ouro amarelo 18k. Já o anel Love traz diamantes no ouro amarelo 18k enquanto o Panthère de Cartier complementa o ouro amarelo 18k com ônix e tsavoritas.

 Amanda Seyfried, vencedora na categoria Melhor Atriz, apostou em brincos e colar Cartier Collection, de 1986, ambos em ouro, diamantes e safiras. Para completar a produção, um anel Panthère de Cartier em ouro amarelo 18k, ônix e tsavorita.

Stephanie Hsu, indicada à melhor atriz coadjuvante, preferiu brincos Cartier Trinity e colar Reflection de Cartier, ambos em ouro branco 18k e diamantes.

Tyler James Williams, também indicado à melhor ator coadjuvante, optou por um pin de gravata Juste un Clou em ouro rosa 18k e diamantes, colar Trinity em ouro amarelo, rosa e branco em 18k, relógio Santos de Cartier em ouro amarelo 18k, bracelete Love em ouro amarelo 18k e os anéis Love, em ouro amarelo 18k e diamantes, Panthère de Cartier, em ouro amarelo 18k, esmeraldas, ônix e diamantes, e Cartier, também em ouro amarelo 18k, com tsavorita e ônix.

Jay Ellis, indicado a melhor filme por Top Gun: Maverick, incorporou à sua produção de moda um broche da alta joalheria Cartier em ouro branco 18k e diamantes e um modelo grande do relógio Santos-Dumont em ouro rosa 18k e couro.

Zoe Kazan fecha a lista de celebridades que vestiram jóias Cartier no Critics Choice Awards. A atriz compôs seu look com brincos Pluie de Cartier em ouro amarelo 18k e diamantes, pulseira Reflection de Cartier em ouro branco 18k e diamantes e anéis Étincelle de Cartier em ouro branco e diamantes, além de outro anel Panthère de Cartier também em ouro branco 18k e diamantes com detalhes em esmeralda e ônix.

Já do outro lado do globo, na Austrália, Margot Robbie combinou seu vestido com brincos C de Cartier em ouro brando 18k e diamantes e aliança Étincelle também em ouro branco e diamantes. Fotos das celebridades:

Fashion Week Milão 2023: The Oasi of Cashmere

A inovação na confecção de roupas começa com as fibras e só é realmente eficaz quando é considerado como elas são preparadas e como os tecidos resultantes são manuseados. Nossa estrutura integrada verticalmente se origina no Oasi Zegna o lar histórico dos valores da ZEGNA e garante que um nível excepcional de cuidado seja colocado no centro de tudo o que fazemos. O Oasi Zegna nos permite simultaneamente olhar para trás, mantendo o foco no futuro.

Oasi Zegna representa uma busca por excelência e beleza que é capturada no Oasi Cashmere, a expressão máxima de excelência em alfaiataria. Oasi Cashmere é fundamental na Estrada para Traçabilidade da marca, que se comprometeu a tornar suas fibras totalmente rastreáveis até 2024. Ao trabalhar com prestigiosas fábricas de propriedade direta incluindo Bonotto, Dondi, Filati Biagioli Modesto, Lanificio Zegna e Tessitura Ubertino  a posição da ZEGNA como um nome líder mundial na criação de tecidos sofisticados é mantida com o Oasi Cashmere, que encapsula um tesouro do artesanato italiano.

As pessoas presentes no desfile são convidadas a experimentarem a variedade de processos que fazem parte da produção do tecido Oasi Cashmere. As fibras flutuam e precipitam em uma câmara de ar – um processo chave para sua transformação final em tecido sofisticado. A magia deste processo, muitas vezes invisível, é uma parte intrínseca dos tecidos usados na Coleção Oasi of Cashmere.

O diretor artístico Alessandro Sartori continua expandindo a ideia da redefinição da alfaiataria da empresa, combinando formas, silhuetas e texturas. Materialidade é a chave de sua visão: “Na empresa, tenho a oportunidade de criar tecidos, desde a tecelagem até o acabamento, desafiando nossos fabricantes, levando-os a navegar em águas desconhecidas. Isso me permite moldar nossas silhuetas desde o início, garantindo que nosso compromisso com a inovação e a excelência esteja enraizado em cada etapa do processo. O resultado é uma linguagem abrangente que é verdadeiramente progressiva”.

Peças cuidadosamente desenhadas mostram uma noção de precisão suave, que está em toda a coleção: Jaquetas Bomber mais curtas, casacos alongados, anoraques, blusões, camisas polo, cardigãs e blazers que dispensam golas. As novas jaquetas apresentam mangas curtas enquanto as calças tem uma aparência mais cheia. Dobras retocadas e desenhos geométricos sobre os blusões, com veludo cotelê e camurça plissada completam a coleção com um ritmo vertical.

O espaço entre as roupas e o corpo é tão importante quanto a textura, em toda a coleção, que vê a praticidade e o forte senso de design andando de mãos dadas. Ajustes amplos são aumentados por jacquards 3D, enquanto estampas geométricas são impressas nos casacos. Os tecidos da camisa são processados como se fossem maleáveis, permitindo que as roupas de lazer sob medida tenham presença e desempenho.

Texturas substanciais adicionam profundidade a uma variedade de tecidos Oasi Cashmere, que incluem jacquard de dupla face, bouclès revestidos e não revestidos, frisè-jacquards, malhas e tecidos com acabamentos escovados. A coleção também apresenta materiais com efeito de granito criados a partir de fontes #UseTheExisitingTM: alpaca, veludo cotelê de mistura de algodão e sarja de lã tátil.

Alessandro Sartori Diretor artístico da Zegna

A paleta de cores é pontuada por tons vívidos: cinzas serenos encontram o amarelo aurora, enquanto a o marrom é pontilhado com vermelho bacca e vermelho vinho. Os looks são finalizados com bolsas estruturadas, e botas como Vetta Triple StitchTM.

Alguns looks da próxima parceria com a marca de lifestyle de Los Angeles, The Elder Statesman, também são apresentados cujos detalhes serão totalmente divulgados no final de fevereiro durante a Paris Fashion Week, por meio do segundo capítulo da plataforma THE OASI OF CASHMERE. O diálogo por trás da coleção decorre da ideia de oferecer a experiência da ZEGNA na fabricação de tecidos a um colega que compartilha nosso valor e devoção ao artesanato. A coleção expande horizontes para assumir novos caminhos estilísticos.

O oasi of cashmere afirma-se como um lugar de pensamento artesanal, experimento e progressos. Fotos de convidados no evento:

Novo Polo GTS é o hatch referência em tecnologia e desempenho

Único em seu segmento, compacto apimentado é equipado com motor 250TSI, 1.4l turbo, com 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque;  Completando a linha Polo, o modelo recebe, pela primeira vez, a tecnologia de faróis IQ.Light com iluminação em LED Matrix. Tecnologia e esportividade dominam a cabine: agora com carregador por indução e entradas USB-C, costuras em vermelho no painel e bancos exclusivos. Versão chega completa, sem opcionais, agora com novo conceito de design da linha Polo, rodas de 18 polegadas de série, freios a disco nas quatro rodas e cinco opções de cores.

O topo da cadeia do Novo Polo chegou. A versão GTS, a mais esportiva e completa do compacto da Volkswagen, recebe as novidades para 2023, tudo às vésperas do aniversário de 40 anos de uma história de esportividade da linha GTS, inaugurada pelo Passat GTS em 1983. Hoje, o hatch apimentado é o único sobrevivente em seu segmento.

Mais imponente e agressiva, a nova dianteira é o destaque. Com a tecnologia IQ.Light, os faróis LED Matrix recebem dois canhões de luz, DRL (Daytime Running Lights) duplo e a conhecida linha de luz na grade, assim como a tecnologia presente no SUV Taos.

Ainda nos novos para-choques, o emblema GTS na grade superior acompanha o detalhe vermelho que cruza a dianteira de ponta a ponta, característica tradicional da linha GTS, já presente no Passat GTS Pointer de 1983. Na parte inferior, a tomada de ar agora conta iluminação auxiliar em LED e novo desenho mais agressivo, em estilo de colmeia.

Na traseira, os novos para-choques recebem um difusor mais imponente, com detalhe pintado na cor do carro e saída dupla de escapamento. O emblema GTS está centralizado, abaixo do novo logo da Volkswagen. As lanternas possuem assinatura exclusiva em LED para a versão esportiva.

Completando o exterior, o GTS traz aerofólio esportivo exclusivo, retrovisores em preto piano e rodas de 18 polegadas pretas com acabamento diamantado, assim como as famosas rodas “Snow Flake” do clássico Passat GTS Pointer. O dono do hot hatch possui cinco cores à disposição: as sólidas Preto Ninja e Branco Cristal; as metálicas Cinza Platinum e Prata Sirius; e a especial Vermelho Sunset.

Cockpit de um esportivo moderno

Com aspecto escurecido, a cabine do GTS transmite esportividade com teto e acabamentos em preto, costuras em vermelho no volante multifuncional, nos bancos esportivos inteiriços com emblema GTS e no novo detalhe do painel revestido em couro.

No console central, a nova manopla de cambio acompanha detalhe exclusivo em vermelho, o inédito carregador por indução, duas entradas USB-C (e outras duas no banco traseiro) e o ar-condicionado digital Climatronic Touch, com saída de ar para os ocupantes no banco de trás.

A reconhecida central multimídia VW Play, de 10,1 polegadas, recebe roupagem esportiva, com interface em vermelho. Através dela, o motorista pode alternar entre os modos de condução (Eco, Normal, Sport e Individual), exclusivo da versão GTS, além de desativar o controle de tração (ASR), abrir o porta-malas, entre outras funções.

O painel de instrumentos 100% digital de 10,25 polegadas, o Active InfoDisplay, completa a ilha tecnológica da cabine, que também recebe grafismos e design exclusivos em vermelho dos modelos esportivos da marca.

Hot hatch de verdade

Respeitando sua grife GTS, o topo da cadeira do Polo recebe motorização exclusiva à altura, o 250 TSI. São 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque, já disponíveis a 1.500 rpm, entregues pelo motor quatro cilindros, 1.4l, turbo.

O conjunto está acoplado a uma transmissão automática de seis velocidades com conversor de torque que conta com modo manual, permitindo troca de marchas pela manopla ou utilizando as aletas atrás do volante. O propulsor completa o 0 a 100 km/h em 8,3 segundos e alcança os 206 km/h.

Com pneus de medida 205/45 R18, a dianteira recebe discos ventilados de 276 mm e, na traseira, discos sólidos de 230 mm. Exclusivo no segmento, o GTS, assim como toda a linha do Novo Polo, possui sistema BSW, que atua reduzindo automaticamente a película de água nos discos dianteiros em dias de chuva, permitindo melhor desempenho de frenagem em piso molhado.

Pernod Ricard lança eLabel: rótulos digitais já chegaram nas primeiras garrafas do Brasil

Rótulo digital

Com o objetivo de trazer informação de qualidade ao consumidor de forma mais fácil e moderna, a Pernod Ricard, multinacional francesa de bebidas alcoólicas, dona das marcas Absolut, Ballantine’s, Chivas e Beefeater, acaba de lançar no Brasil o eLabel, um rótulo digital.

A partir de agora é possível localizar, nos produtos da marca, um QR Code no verso do rótulo e, ao digitalizar o código pela câmera do celular, o consumidor será direcionado para uma plataforma na qual terá os detalhes sobre o produto, como ingredientes e dados nutricionais, além de informações referentes ao consumo responsável, saúde e moderação.

… Bom dia! “Dê um “Play” na vida, um “Pause” nos momentos bons, um “Stop” nos momentos ruins e um “Repeat” nas alegrias da vida”.

… Abraço aos aniversariantes de hoje: Edir Viégas, Daniela Godoy, Carlos César Simioli Garcia, Érica Cela, Cida Duarte, Ricardo Alves, Jeferson Cristaldo, Valeria Benites, Adamo Del Pino Lino, Thiago Rech, Dalva Agrímpio, Carla Takagi, Thaty Flores Passos, Jussara Rebetchuk, Iracy Vieira de Brito, Maria Eduarda Costa, Daniel Nascimento, Betho Barber, Carolina Maimone, Karina Loureiro, Rosa Pereira e Haroldo Barros. Happy birthday!

EUA emitem 56,4 mil vistos para brasileiros

Os consulados e a Embaixada dos EUA no Brasil emitiram 56.477 vistos de visitante (B1/B2) para cidadãos brasileiros em novembro de 2022, o que representa uma queda de 3,58% em relação ao mês anterior. Os dados são de um levantamento realizado pela AG Immigration junto a base de dados oficiais do Departamento de Estado americano.

De acordo com os números, novembro registrou o segundo menor patamar de emissões de 2022 atrás apenas de junho. Além disso, os vistos B1/B2 utilizados por turistas que querem viajar aos EUA representaram 92% de todas as autorizações de entradas expedidas no mês.

“Os oficiais consulares têm feito um esforço bastante grande para acelerar o processo de emissão de vistos, principalmente no caso de novos pedidos. Trata-se de uma queda bem pequena, menor do que nos anos anteriores para o mês de novembro, e pode estar relacionada à época de fim de ano, com redimensionamento de equipes em razão de férias e licenças”, diz o advogado de imigração Felipe Alexandre, sócio-fundador da AG Immigration.

O tempo atual que uma pessoa precisa esperar para realizar a entrevista do visto B1/B2 nos consulados ou na Embaixada dos EUA é um dos mais altos já registrados. Em São Paulo, são 505 dias entre o agendamento e a data da entrevista.

Para contornar o problema, o Departamento de Estado divulgou recentemente que irá contratar treze oficiais consulares para trabalharem nos postos diplomáticos do Brasil, com o intuito de reduzir o tempo elevado.

  • São Paulo – 505 dias
  • Rio de Janeiro – 435 dias
  • Brasília – 434 dias
  • Recife – 361 dias
  • Porto Alegre – 337 dias

O Brasil é um dos países que mais recebem vistos americanos. Em novembro, foram 61.439 autorizações dadas a brasileiros, colocando-os atrás apenas de mexicanos (152 ml) e indianos (111 mil).

O ranking se mantém o mesmo quando analisadas as emissões de janeiro a novembro de 2022. No acumulado dos 11 meses, foram 742.156 vistos americanos expedidos para indivíduos com nacionalidade brasileira.

Vistos americanos mais emitidos para brasileiros em novembro de 2022

B1/B2 (negócio e turismo) – 56.477

J1 (estudo) – 1.747

C1/D (tripulação de aviões e navios) – 417

L2 (dependentes de L1) – 403

F1 (estudo) – 397

L1 (executivos e gerentes de multinacionais) – 294

A2 (diplomatas e representantes de governos) – 240

B1 (negócio) – 163

H1B (trabalhadores especializados) – 130

J2 (dependentes de J1) – 96

IR5 (pais de cidadãos americanos – green card) – 96

P1 (artistas e atletas) – 95

O1 (indivíduos com habilidades extraordinárias) – 86

EB-2 (profissionais com habilidades excepcionais – green card) – 72

H4 (dependentes de vistos H) – 66

Bluefit lança campanha especial em janeiro

Com a missão de acabar com as desculpas para não treinar, durante todo o mês de janeiro, a 1ª mensalidade do plano Gold da Bluefit será de R$ 9,90. Além da possibilidade de se exercitar em qualquer uma das mais de 120 unidades da rede em todo o país, os alunos dessa modalidade terão direito a vantagens especiais: em fevereiro, eles ganharão uma camiseta exclusiva, especialmente para os treinos. A partir de março, terão acesso a materiais digitais exclusivos de bem estar e cuidados com a saúde, como treinos e dicas de nutrição, elaborados por grandes nomes do segmento fitness.

No primeiro dia da nova campanha de abrangência nacional, em 02/01, mais de 3 mil matrículas foram realizadas na promoção do plano Gold, que também dará direito a 3 meses gratuitos do streaming Deezer Premium e um mês de Rappi Prime. O crescimento do número de alunos também caminha junto à expansão da rede. Até o fim de 2023, a perspectiva é que a academia tenha mais de 180 unidades em funcionamento.

Também neste primeiro mês do ano, a rede reforçou a parceria com a FitDance, a maior comunidade digital de dança do mundo. Desta maneira, além de todas as aulas coletivas e equipamentos modernos, os alunos da academia também poderão ter com instrutores dessa modalidade de dança, tendo mais uma opção de treino para cuidar da saúde.

“Nosso objetivo é fornecer, cada vez mais, um ecossistema completo de bem estar e cuidados com a saúde para nossos alunos. Por meio de parcerias, aberturas de unidades e modernização de nossa estrutura, caminhamos para que a Bluefit esteja cada vez mais presente no cotidiano de nossos clientes e de todos que desejam ter a atividade física como parte importante da rotina”, destaca João Paulo Maia, CEO da Bluefit.

Além dos benefícios para os alunos, a rede também aposta no treinamento dos colaboradores. Neste primeiro semestre, as lideranças da Bluefit estão passando por imersões e atualizações, a fim de que todas as unidades, sejam elas próprias ou franquias, ofereçam aos clientes uma experiência de alto padrão, permitindo que os alunos tenham o melhor ambiente possível para treinar e cuidar da saúde. Até março, o objetivo é que 300 pessoas da rede passem por essa série de workshops.

Novo Polo GTS é referência em tecnologia

O topo da cadeia do Novo Polo chegou. A versão GTS, a mais esportiva e completa do compacto da Volkswagen, recebe as novidades para 2023, tudo às vésperas do aniversário de 40 anos de uma história de esportividade da linha GTS, inaugurada pelo Passat GTS em 1983. Hoje, o hatch apimentado é o único sobrevivente em seu segmento.

Mais imponente e agressiva, a nova dianteira é o destaque. Com a tecnologia IQ. Light, os faróis LED Matrix recebem dois canhões de luz, DRL (Daytime Running Lights) duplo e a conhecida linha de luz na grade, assim como a tecnologia presente no SUV Taos.

Ainda nos novos para-choques, o emblema GTS na grade superior acompanha o detalhe vermelho que cruza a dianteira de ponta a ponta, característica tradicional da linha GTS, já presente no Passat GTS Pointer de 1983. Na parte inferior, a tomada de ar agora conta iluminação auxiliar em LED e novo desenho mais agressivo, em estilo de colmeia.

Na traseira, os novos para-choques recebem um difusor mais imponente, com detalhe pintado na cor do carro e saída dupla de escapamento. O emblema GTS está centralizado, abaixo do novo logo da Volkswagen. As lanternas possuem assinatura exclusiva em LED para a versão esportiva.

Completando o exterior, o GTS traz aerofólio esportivo exclusivo, retrovisores em preto piano e rodas de 18 polegadas pretas com acabamento diamantado, assim como as famosas rodas “Snow Flake” do clássico Passat GTS Pointer. O dono do hot hatch possui cinco cores à disposição: as sólidas Preto Ninja e Branco Cristal; as metálicas Cinza Platinum e Prata Sirius; e a especial Vermelho Sunset.

Cockpit de um esportivo moderno

Com aspecto escurecido, a cabine do GTS transmite esportividade com teto e acabamentos em preto, costuras em vermelho no volante multifuncional, nos bancos esportivos inteiriços com emblema GTS e no novo detalhe do painel revestido em couro.

No console central, a nova manopla de cambio acompanha detalhe exclusivo em vermelho, o inédito carregador por indução, duas entradas USB-C (e outras duas no banco traseiro) e o ar-condicionado digital Climatronic Touch, com saída de ar para os ocupantes no banco de trás.

A reconhecida central multimídia VW Play, de 10,1 polegadas, recebe roupagem esportiva, com interface em vermelho. Através dela, o motorista pode alternar entre os modos de condução (Eco, Normal, Sport e Individual), exclusivo da versão GTS, além de desativar o controle de tração (ASR), abrir o porta-malas, entre outras funções.

O painel de instrumentos 100% digital de 10,25 polegadas, o Active InfoDisplay, completa a ilha tecnológica da cabine, que também recebe grafismos e design exclusivos em vermelho dos modelos esportivos da marca.

Hot hatch de verdade

Respeitando sua grife GTS, o topo da cadeira do Polo recebe motorização exclusiva à altura, o 250 TSI. São 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque, já disponíveis a 1.500 rpm, entregues pelo motor quatro cilindros, 1.4l, turbo.

O conjunto está acoplado a uma transmissão automática de seis velocidades com conversor de torque que conta com modo manual, permitindo troca de marchas pela manopla ou utilizando as aletas atrás do volante. O propulsor completa o 0 a 100 km/h em 8,3 segundos e alcança os 206 km/h.

Com pneus de medida 205/45 R18, a dianteira recebe discos ventilados de 276 mm e, na traseira, discos sólidos de 230 mm. Exclusivo no segmento, o GTS, assim como toda a linha do Novo Polo, possui sistema BSW, que atua reduzindo automaticamente a película de água nos discos dianteiros em dias de chuva, permitindo melhor desempenho de frenagem em piso molhado.