Início Site Página 329

Rihanna apostou em beauty look Rose Gold

Indicada à categoria de Melhor Canção Original com “Lift Me Up”, de Pantera Negra: Wakanda Forever, Rihanna foi à premiação com beleza assinada por Priscilla Ono, maquiadora global da Fenty Beauty. Os tons de rose gold no rosto e corpo foram criados com produtos de sua marca própria: Fenty Beauty

Maquiagem por Priscilla Ono, maquiadora global da Fenty Beauty

“Queríamos criar uma aparência clean e fresh usando todos os tons de rose gold como uma sobreposição suave da estrutura dramática do seu vestido. Nós mantivemos o olhar minimalista e misturamos diferentes tons de rose gold em seus lábios, bochechas e corpo para um resultado brilhante.” Priscilla Ono

Aqui está um detalhamento completo dos produtos usados na beleza de Rihanna criada pela maquiadora global da marca Priscila Ono:

Preparo: Fenty Skin Pre-Show Glow Instant Retexturizing 10% AHA Treatment, Fenty Skin Fat Water Niacinamide Pore-Refining Toner Serum, Fenty Skin Hydra Vizor Invisible Moisturizer Broad Spectrum SPF 30 Sunscreen

Pele: Base Pro Filt’r Soft Matte Longwear Liquid Foundation na cor 330, CorrFenty Beauty Pro Filt’r Instant Retouch Longwear Liquid Concealer in 300, Fenty Beauty Invisimatte Instant Setting + Blotting Powder, Fenty Beauty Match Stix Contour Skinstick in Mocha and Suedish, Fenty Beauty Sun Stalk’r Instant Warmth Bronzer in Caramel Cutie, Fenty Beauty Cheeks Out Freestyle Cream Blush in Strawberry Drip

Olhos: Iluminador Killawatt Freestyle Highlighter nas cores Ginger Binge/Moscow Mule, Gloss Labial Bomb Posse Mega Mix + Paleta de Sombras Match Eyeshadow Palette, Lapis Delineador Wish You Wood Longwear Pencil Eyeliner na cor

Cuz I’m Black, Máscara de Cílios Full Frontal Volume, Lift & Curl Mascara na cor Cuz I’m Black.

Boca: Gloss Bomb Universal Lip Luminizer na cor Fu$$y, Kit Gloss Bomb Cream: Doubletake Lip Duo na cor Cupcakin’

Corpo: Iluminador Diamond Bomb All-Over Diamond Veil na cor Rosé Rave com óleo corporal Fenty Skin Butta Drop Vanilla Dream Shimmering Whipped Oil Body Cream.

Rio de Janeiro receberá o prêmio “Silvia Zorzanello in memoriam”, na Espanha

Homenagem do Grupo Excelências está na 12ª edição e acontece junto a Fitur

O Estado do Rio de Janeiro é o destino turístico ganhador do prêmio Excelências 2022 – categoria Silvia Zorzanello in memoriam. A honraria será entregue no próximo dia 18 de janeiro, durante a realização da Feira Internacional de Turismo de Madri – Fitur, na Espanha.

O prêmio é promovido pelo Grupo Excelências e existe desde 2005 com cerimônia de entrega na feira internacional. A categoria que leva o nome da co-fundadora do Festuris Gramado premia destinos ou personalidades que contribuem com o processo do turismo brasileiro. A condecoração em homenagem a Silvia existe há 12 edições. Já foram destaque Rio Grande do Norte, São Paulo, Ceará, Santa Catarina, entre outros.

A entrega do prêmio ao secretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, será pelas mãos do filho de Silvia Zorzanello, Eduardo, junto com o presidente do Grupo Excelências, José Santiago. “Muito merecido o prêmio ao Estado do Rio de Janeiro que é uma importante porta de entrada de turistas internacionais ao Brasil. Sua gente e seus atrativos são o grande destaque do bem-receber brasileiro”, destaca Eduardo Zorzanello, que também é CEO do Festuris.

O secretário Tutuca ressalta que o governo buscou retomar o protagonismo no setor do turismo pós-pandemia. “E conseguimos. Os recordes de ocupação hoteleira na capital e no interior mostram isso. O Rio de Janeiro ganhar um prêmio dessa importância só mostra que realmente fizemos um bom trabalho e que estamos no caminho certo. Temos ainda muito a fazer, e temos total apoio do governador Cláudio Castro para transformar definitivamente o turismo do nosso estado”, disse.

Otaviano Costa entra para o mundo dos jogos

O Opera GX, o primeiro navegador gamer do mundo, acaba de anunciar o lançamento do game show Hot Tab Hero, que foi gravado no Brasil pela primeira vez com grandes nomes do mundo gamer, como LubaTV, Jean Luca, Calango e Gusang. Apresentado pelo comunicador Otaviano Costa e pela streamer Gabriela Zambrozuski, o Hot Tab Hero foi gravado em dois episódios e o primeiro está disponível na janela do YouTube no Opera GX a partir de hoje.

O game show, que foi criado pelo Opera GX em parceria com a produtora global Dentsu Creative, reúne criadores de conteúdo, gamers e equipes de sua escolha para disputar o prêmio em dinheiro que será distribuído aos fãs e seguidores dos campeões, que podem ganhar muita grana por meio de um quiz especial. O objetivo é ver quem sabe mais sobre o universo dos games, com uma série de perguntas sobre esports, cultura de jogos e, claro, sobre criadores de conteúdo do YouTube e da Twitch e os seus fandoms.

Segundo o diretor de produto do Opera GX, Maciej Kocemba, o Brasil foi escolhido como o primeiro lugar da América Latina a receber o Hot Tab Hero, porque país faz parte de uma comunidade de usuários e fãs que são muito engajados. “Com a boa recepção do GX no país, era apenas uma questão de tempo para lançar a nossa própria versão brasileira do Hot Tab Hero. Com um cenário de jogos de muito destaque, a galera está mais do que pronta para esse game show e para descobrir quem são os reis e as rainhas da Twitch do Brasil”, afirma.

Para Otaviano Costa, apresentar o Hot Tab Hero foi uma oportunidade incrível, pois o comunicador é fascinado pela área gamer há muitos anos. “Poder estar ao lado de figuras tão sensacionais e talentosas deste universo, é pura diversão e “atualização de software”. É definitivamente a minha chegada (para ficar!) na arena profissional dos games e eu espero que a galera goste do que preparamos com muito carinho e qualidade. Game on!”, fala.

Já Gabriela Zambrozuski pensa que o Opera GX escolheu o lugar certo para o Hot Tab Hero. “O Brasil é um dos países que mais passam tempo na Internet. Todo mundo ama ficar online e muitas vezes para ver coisas engraçadas e acompanhar influenciadores. Nós somos conhecidos por sermos um povo “zoeiro” que faz meme de tudo, sendo assim, o Hot Tab Hero ficou muito mais animado e divertido com o nosso jeitinho brasileiro. Foi uma experiência inovadora e revolucionária, pois tive que apresentar um programa desse calibre pela primeira vez ao lado do Otaviano, um cara extremamente profissional e respeitado. Deu nervoso! Mas fiquei muito feliz e satisfeita, descobri uma nova vocação e pretendo investir nela”.

A meta do Hot Tab Hero é responder ao máximo de questões de forma correta, sendo que cada uma pontua R$ 500, garantir uma vaga nas finais e concorrer à premiação de até 40 mil reais em prêmios. No final de cada um desses jogos, apenas um time pode ser coroado o campeão e levar para casa o prêmio para distribuir aos seus seguidores através de sorteios, vouchers e descontos em games ou ainda com outras iniciativas a serem definitivas posteriormente.

Como funciona o game e qual a sua premiação?

Jogado em três rodadas de perguntas de múltipla escolha, o Hot Tab Hero tem como capitão de um dos times do primeiro episódio o streamer e vlogger LubaTV e ao seu lado estão os gamers Rolandinho e Bruno Rataque contra a equipe liderada pelo gamer, ator e influenciador digital Jean Luca e composta pela gamer e criadora de conteúdo Caputile e pela streamer de games Mands. O episódio, que foi gravado com uma plateia ao vivo, já está disponível no navegador Opera GX, e também pode ser assistido no link.

“Trazer o Hot Tab Hero para o Brasil foi um acerto em cheio. Os vídeogames são infinitamente mais divertidos quando você jogaem comunidade e fazer parte do programa, tanto como espectador quanto líder de uma das equipes, foi indescritível. O Opera GX já está presente no meu dia a dia como o melhor navegador para a comunidade gamer, então foi muito gratificante marcar presença no game show”, diz LubaTV.

“Achei muito incrível algo assim feito no Brasil. Sempre acompanhei muitas ações desse tipo fora do país, mas a Opera mandou muito bem fazendo algo 100% original e para a galera daqui que, com certeza, vai se divertir demais com os episódios. Vi o game show como um desafio e eu não posso ver um desafio que já quero participar. Foi diversão garantida e já espero ser chamado para os próximos”, projeta Jean Luca.

O segundo episódio, que será lançado em breve, vai contar com o time liderado pelo streamer Calango e composto pela gamer Multi e pelo vlogger e gamer Renan que enfrentam a equipe do YouTuber e gamer Gusang com o streamer de PS2 Venão e o “influenciador das antigas” de games, Core.

Kombi elétrica supera as expectativas de vendas

A Volkswagen continua a fazer rápidos progressos com a transformação para a mobilidade elétrica, com cerca de 330 mil unidades

O ano de 2022 foi dominado pela Kombi elétrica. O modelo, que já circula em testes de engenharia pelo Brasil, iniciou sua pré-venda na Europa em maio do ano passado. Mas antes mesmo de o veículo chegar às concessionárias por lá, 21 mil unidades já haviam sido encomendadas, superando as previsões da marca para o ano. Até dezembro, os pedidos para o ID. Buzz somavam 26.600 unidades e 10 mil unidades estão a caminho das concessionárias.

“Estamos muito felizes com o lançamento da nossa primeira Kombi totalmente elétrica. Agora, nossa tarefa é aumentar ainda mais a produção e entregar os veículos aos nossos clientes e fãs (…) Nos últimos meses, já conseguimos fazer isso e, desde setembro, aumentamos significativamente as entregas”, disse Lars Krause, membro do Conselho de Administração da VWCV para Vendas e Marketing.

2022 foi dominado pela Kombi elétrica. O modelo, que já circula em testes de engenharia pelo Brasil Foto: Volkswagen

A Volkswagen continua a fazer rápidos progressos com a transformação para a mobilidade elétrica, com cerca de 330 mil unidades, as entregas mundiais de veículos totalmente elétricos cresceram 23,6% em relação ao ano anterior. O ID. Buzz é parte importante da estratégia de eletrificação da Volkswagen, que prevê atingir a meta de 55% de veículos elétricos até o início da próxima década.

Os modelos da família ID. encontraram uma resposta positiva nos mercados automotivos globais. Com cerca de 170 mil unidades entregues aos clientes em 2022, o ID é o principal carro elétrico do mundo do Grupo Volkswagen. Na China, o maior mercado de vendas da empresa, a Volkswagen mais do que dobrou as entregas dos modelos totalmente elétricos da família ID..

ID.Buzz mede 4,71m de comprimento, com 1,99m de altura e 2,98m de entre eixos Foto: Marcos Camargo Jr.

Desde que o primeiro ID. foi entregue em setembro de 2020, a Volkswagen comercializou mais de 580 mil modelos da família ID. em todo o mundo. Na semana passada, durante a Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas, nos Estados Unidos, a Volkswagen apresentou o mais novo membro da família ID, O sedã apareceu com camuflagem digital, que usa tecnologia exclusiva e pintura de várias camadas para criar efeitos de luz em partes do veículo. O recurso interativo simboliza o próximo passo na digitalização do futuro modelo da família de elétricos da marca.

Hábitos para proteger seus olhos

O mês de janeiro é propício para iniciar algumas mudanças e traçar metas para o ano novo. Certamente, os cuidados com a saúde é uma meta muito importante que deve estar na lista de resoluções de 2023.

Embora o foco da maioria das pessoas seja na alimentação, nos exercícios físicos e na saúde cardiovascular, é preciso também cuidar da saúde ocular por meio de exames preventivos, além da mudança de certos hábitos que podem prejudicar a visão.

Com a ajuda da Dra. Maria Beatriz Guerios, oftalmologista geral e especialista em glaucoma, elencamos 7 hábitos que você deve eliminar em 2023 para manter sua visão saudável e proteger seus olhos.

Usar colírios sem prescrição de um oftalmologista

Uma das principais causas de problemas oculares, alguns graves como o glaucoma, é o uso de colírios sem prescrição médica. Os mais perigosos são os colírios à base de corticoides, que podem levar ao aumento da pressão intraocular e causar danos no nervo óptico, condição chamada de glaucoma.

Além do glaucoma, alguns colírios podem causar ou agravar infecções, levar a quadros alérgicos e irritativos.

Portanto, para proteger seus olhos só use colírios com prescrição médica. Não compartilhe com outras pessoas e saiba que a dose de qualquer colírio prescrito é de uma gota em cada olho.

Coçar demais os olhos e de forma frequente

Quem nunca teve um ataque de coceira nos olhos, levante a mão! Porém, há pessoas que têm o hábito de coçar os olhos de forma frequente, sem que haja um motivo para isso. Ou ainda àquelas que são alérgicas e têm crises frequentes de coceira ocular.

Contudo, saiba que o hábito de esfregar os olhos com frequência é muito prejudicial. Além do risco de causar infecções, já que em geral ninguém lava as mãos para coçar os olhos, a fricção constante pode causar danos na córnea e queda da pálpebra, chamada de ptose palpebral.

A consequência mais grave de coçar os olhos de forma frequente é o desenvolvimento do ceratocone, doença que altera o formato da córnea e pode causar perda da visão.

Usar óculos de sol sem lentes de proteção contra os raios solares

Não é só a pele que sofre com os efeitos nocivos dos raios solares. Os olhos são extremamente sensíveis aos raios ultravioletas do sol, como o UVA e UVB. O único modo de proteger os olhos do sol é usar óculos de sol com lentes que tenham a proteção UVA/UVB.

Ou seja, aqueles óculos vendidos em comércios populares não possuem essas lentes. Outro ponto negativo é quando usamos óculos de sol, as pupilas aumentam de tamanho para que entre mais luz, algo parecido com o que acontece quando entramos em um ambiente escuro, por exemplo.

Portanto, os óculos sem proteção permitem uma quantidade ainda maior de raios solares nocivos. Conclusão: invista em óculos de sol com lentes que tenham a proteção UVA/UVB.

Não seguir as boas práticas do uso de lentes de contato

As lentes de contato podem ser muito práticas para quem não se acostuma com os óculos de grau. Contudo, nem todos as pessoas seguem as recomendações do uso consciente e responsável das lentes de contato.

As lentes de contato não foram feitas para serem usadas de forma contínua, nem por tempo indeterminado. Pelo contrário, são dispositivos que devem ser colocados e tirados diariamente, especialmente para dormir e para praticar esportes aquáticos.

As lentes devem ser trocadas com frequência, especialmente as gelatinosas. Isso porque o material é propício para a aderência de micro-organismos.

Além disso, a limpeza minuciosa das lentes é imprescindível para prevenir infecções graves, como a ceratite por Acanthamoeba.

As recomendações são: tirar as lentes para dormir ou para praticar esportes aquáticos; realizar a higienização das lentes com os produtos adequados, bem como limpar o estojo das lentes. Seguir as orientações do uso de lentes descartáveis e trocar as lentes com frequência.

Usar de forma excessiva e prolongada dispositivos eletrônicos

O uso prolongado e demasiado de celulares, computadores e tablets pode prejudicar o sistema visual de várias maneiras.

A primeira delas é que durante o uso dos dispositivos eletrônicos piscamos menos. O ato de piscar é imprescindível para a lubrificação da superfície ocular. Portanto, quanto maior o tempo gasto nos eletrônicos, maior o risco de apresentar sintomas do olho seco. Também podem surgir manifestações como dor de cabeça, cansaço visual e sensibilidade à luz.

Outro problema relacionado ao uso excessivo das telas é o desenvolvimento da miopia ou ainda o aumento do grau desse erro refrativo.

A dica para evitar esses problemas é reduzir o tempo em frente às telas. Procure piscar mais vezes durante o uso dos dispositivos. A cada 20 minutos de uso, procure descansar os olhos. Você deve olhar para o horizonte para descansar a visão de perto.

Usar maquiagem e cosméticos vencidos ou de má qualidade

Os olhos e a pele das pálpebras são extremamente sensíveis à produtos químicos presentes em maquiagens e cosméticos em geral.

Por isso, é sempre importante comprar produtos de boa procedência, com compostos menos agressivos para a pele. Outro hábito é checar a validade dos produtos, além de remover a maquiagem antes de dormir. Lembrando ainda que maquiagens não devem ser compartilhadas.

Não realizar check up oftalmológico anual

Poucas pessoas se preocupam com a saúde ocular. Mas deveriam! Para começar, o ideal é procurar um oftalmologista todos os anos para avaliar de forma geral como está a saúde dos olhos.

O check up anual é ainda mais importante após os 40 anos devido às doenças oculares relacionadas ao envelhecimento ou ainda às doenças. Nessa fase da vida, o risco de desenvolver glaucoma, catarata e doenças da retina, como retinopatia diabética e degeneração macular relacionada à idade (DMRI) aumenta.

Dessa forma, procurar o oftalmologista para um check up de forma regular é fundamental para prevenir ou ainda para diagnosticar e tratar essas doenças de forma precoce.

Aproveite o início do ano para realizar um check up oftalmológico e aposte na mudança dos hábitos que são nocivos para a saúde dos seus olhos!

Receitas para fazer com as crianças

O período de férias escolares é o momento de aproveitar o tempo para atividades diferentes. E nada mais gostoso do que experimentar pratos fáceis e saborosos que vão fazer a alegria da casa. Por isso, a marca Galo, apresenta sugestões de receitas que podem ser feitas com a ajuda das crianças (sempre com a supervisão de um adulto). Confira as dicas e aproveite!

Alfajor de Rosquinhas

Ingredientes:

  • ½ pacote de Rosquinhas sabor Leite
  • ½ xícara (chá) de doce de leite cremoso
  • 2 xícaras (chá) de chocolate meio amargo derretido

Modo de preparo:

Pegue as rosquinhas e recheie com o doce de leite.

Banhe com cuidado no chocolate derretido.

Coloque sobre um papel toalha e leve para gelar por 2 minutos

Tempo de preparo: 15 minutos                      Rende: 12 porções

Paleta de Biscoito Recheado

Ingredientes:

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 1 pacote de Biscoito Recheado Show Morango
  • 1 xícara (chá) de morangos picados

Modo de preparo:

Bata no liquidificador o leite condensado, o leite e os morangos. Bata bem. Acrescente os biscoitos e bata levemente para quebrar os biscoitos em pedaços menores.

Coloque na forminha para picolé e leve para o freezer por pelo menos 2 horas até ficar firme.

Tempo de preparo: 2 horas e 10 minutos                    Rende: 12 porções

Quiche de Queijo

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de creme de leite
  • 3 ovos
  • 1 colher (café) de sal
  • 2 xícaras (chá) de queijo parmesão ralado
  • Pacote queijo parmesão ralado para finalizar

Massa:

  • 1 pacote de Biscoito Cream Cracker  360g
  • 1 ovo
  • 4 colheres (sopa) de azeite

Modo de preparo:

Triture os biscoitos e misture o ovo e o azeite. Forre uma forma de fundo falso e leve para assar em forno preaquecido a 180° C por 10 minutos.

Para o recheio, misture os ingredientes.

Coloque sobre a massa, finalize com mais queijo parmesão e leve para assar por 20 minutos.

Tempo de preparo: 1 hora e 30 minutos                        Rende: 8 porções

Transações de veículos usados registra recorde

Segundo informações da Fenabrave – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, as transações de veículos usados, registradas pela Senatran – Secretaria Nacional de Trânsito encerraram o mês de dezembro com alta de 19,3% sobre o mês anterior, o que fez com que o volume total de 2022 atingisse 13.809.678 unidades, incluindo todos os segmentos automotivos. No entanto, em relação ao fechamento de 2021, houve queda de 10,1%.

“O ano de 2021, em que as transações de usados estabeleceram recorde histórico, foi atípico, já que havia escassez de novos para comercialização e muitos consumidores acabaram realizando as trocas de seus veículos no mercado de seminovos e usados. Entendo que, em 2022, houve um ajuste de mercado, mas ainda em um bom patamar de transações”, analisa o Presidente da Fenabrave, Andreta Jr.

Desempenhos por segmento

As transações de automóveis e comerciais leves tiveram alta em dezembro (+21,1%), e o total acumulado em 2022 foi de quase 10,2 milhões de unidades. Os modelos com até 3 anos de fabricação corresponderam a 14% do total transacionado no mês. Em 2022, a participação desses veículos foi de 12,2%.

O segmento de caminhões também registrou recuperação no último mês de 2022 (+12,9%). No ano, porém, a retração foi de 15,3%.

Os implementos rodoviários fecharam 2022 com queda de 12,2%, atingindo um volume de 90.248 unidades.

Os ônibus encerraram o ano passado com crescimento de 5,7%, impulsionados pela alta de 39,3% de dezembro, em relação a novembro.

Já o mercado de motocicletas, apesar de ter registrado alta (+13,7%) no mês, encerrou 2022 com queda de 7,5%.

Acompanhe, na tabela, o desempenho de cada segmento

Land Rover anuncia o novo Defender 130

Ao lado dos aclamados Defender 90 e Defender 110, a Land Rover anuncia a chegada do novo Defender 130, o veículo mais capaz, sofisticado e espaçoso de todos os tempos já criado pela marca. O modelo chega ao país neste mês de dezembro e adiciona mais uma opção à família de utilitários esportivos da Land Rover. Entre os destaques da nova versão está a opção para até oito adultos em três fileiras de assentos em tamanho real, o que o caracteriza como um dos veículos com maior espaço interno disponível no mercado. O veículo permite que os clientes transportem com conforto até oito pessoas por qualquer terreno, desfrutando de toda a robustez e a versatilidade da linha Defender.

O novo Defender 130 também apresenta uma série de novidades em seu design exterior e a introdução de novas tecnologias no interior do veículo, equilibrando todo o conforto exclusivo da linha com a habitual durabilidade e capacidade do Defender. Disponível inicialmente na versão “X”, o mais novo integrante da família Defender chega equipado com a poderosa motorização Diesel D300 MHEV 3.0L de 6 cilindros em linha, que entrega 300 cv e impressionantes 650 Nm de torque.

“O novo Defender 130 chega para completar a família Defender como uma nova opção, com muito mais espaço interno, novo design e novas tecnologias, tudo isso sem perder a capacidade e a robustez características do modelo. Seu espaçoso interior transporta até oito pessoas com um nível de conforto absoluto, permitindo que nossos clientes desfrutem de aventuras sofisticadas e incomparáveis ao lado de suas famílias”, explica Tiago Yoshitake, gerente de produto da Land Rover.

 

Design moderno e luxuoso

A chegada do Defender 130 escreve um novo capítulo para a Land Rover no Brasil. Seu design moderno e luxuoso é complementado por uma nova e exclusiva paleta de cores, que realçam suas linhas com beleza e sofisticação. Entre os destaques, está a opção em Vermelho Sedona, que confere ao veículo um visual robusto e dinâmico. O belíssimo exterior também exibe o lindo capô contrastante na cor preta na versão “X”, com acabamentos em preto high-gloss.

No interior, o veículo oferece uma série de soluções de conveniência aos ocupantes, com atenção especial para cada passageiro. Isso garante que o Defender 130 ofereça praticidade e acesso sem esforço à espaçosa terceira fileira de três lugares, combinado a um ambiente mais amplo e arejado. Seu interior também traz novas opções de cores e materiais, proporcionando uma experiência única em todos os sentidos. Ele chega em sua nova geração com as mais recentes tecnologias conectadas e um inovador sistema de chassi incluindo uma nova tela sensível ao toque Pivi Pro de 11,4 polegadas, suspensão a ar eletrônica e purificação de ar da cabine pelo sistema Cabin Air Purification Plus  entregando versatilidade e máximo conforto para excursões off-road .

O novo Defender 130 está disponível inicialmente na especificação “X”, versão que entrega um alto nível em termos de equipamentos de série. Entre os itens, destacam-se suspensão a ar, Terrain Response 2 configurável, faróis matrix LED, rodas aro 20 (com opção de rodas aro 22) e pneus off-road all-terrain, que garantem maior aderência ao veículo em terrenos escorregadios.

Entre as tecnologias exclusivas de assistência ao motorista, destacam-se o retrovisor com sistema Clearsight Mirror, sensor de profundidade e a função capô transparente, que entrega ao motorista uma vista impressionante da parte de baixo do veículo através de uma câmera que transmite a filmagem em tempo real em uma belíssima tela de 11,4 polegadas de alta definição.

Entre os diferenciais de conforto, o Defender 130 entrega o mais alto grau de refinamento e facilidade aos ocupantes. O sistema premium de luzes da cabine dá a possibilidade de ampla personalização ao veículo, aliado ao avançado sistema de som premium Meridian Surround, já conhecido da linha Land Rover. Carregador de celular por indução, console central com refrigeração e controle de cruzeiro adaptativo completam o pacote de equipamentos.

 

Motorização poderosa e eficiente

Para entregar a melhor performance de todos os tempos na linha Defender, o 130 foi equipado com a poderosa e eficiente motorização diesel D300 MHEV 3.0L de seis cilindros em linha, que fornece 300 cv e 650 Nm de torque.

O motor MHEV combina um motor de 300 cv com um alternador que também tem a capacidade de funcionar como motor elétrico. O alternador usa a rotação do motor para gerar corrente elétrica e recupera energia quando o carro desacelera, carregando uma bateria de lítio de 48 volts instalada no veículo. Ao operar como um motor elétrico, ele utiliza essa energia da bateria para dar partida no motor pelo start/stop e fornece a assistência de torque necessária para reduzir o consumo de combustível e a emissão de CO2.

 

A linha de motores diesel Ingenium também proporciona uma entrega de torque aprimorada, com respostas suaves e uma economia de combustível impressionante. Mesmo sendo um mais veículo longo, o Defender 130 chega de 0-100 km/h em apenas 7,5 segundos.

Capacidade incomparável

Toda a linha Defender 130 é equipada de série com o sistema Intelligent All-Wheel Drive (iAWD) da Land Rover e transmissão automática ZF de oito velocidades. A tecnologia iAWD gerencia de forma eficiente e eficaz o powertrain e a distribuição de energia entre os eixos dianteiro e traseiro, otimizando a eficiência na estrada e a capacidade em todo terreno, conforme necessário.

O veículo também é equipado com suspensão eletrônica a ar com Adaptive Dynamics e o avançado sistema Terrain Response 2 da Land Rover, para uma capacidade incomparável em qualquer terreno, aumentando a confiança do motorista em todos os ambientes. A combinação desses sistemas avançados garante um progresso confortável e sem esforço em superfícies difíceis, proporcionando desempenho mais ágil.

O sistema de suspensão eletrônica permite até 430 mm de articulação, com 75 mm de elevação adicional na frente e traseira na altura da estrada para enfrentar obstáculos e auxiliar na hora de frear. A capacidade off-road do Defender é gerenciada pelo sistema Terrain Response da Land Rover, que permite ao motorista ajustar a experiência de condução através da tela Pivi Pro.

As bases para a capacidade do Defender são reforçadas pela arquitetura D7x intensiva em alumínio da Land Rover. Com uma rigidez torcional de 25 kNm/grau, o Defender 130 é três vezes mais rígido do que os veículos tradicionais, apresentando a base para a suspensão a ar totalmente independente.

O Defender 130 oferece ainda capacidade de reboque para até 3,000 kg, com engate ajustado com o sistema de suspensão eletrônica a ar controlada através de um painel interruptor dentro da tampa traseira.

Preço e data de lançamento

O novo Defender 130 está disponível em toda a rede de concessionárias Land Rover a partir deste mês de dezembro, com preço inicial de R$ R$ 899.950,00.

A cultura certa para a transformação digital

*Por Filipe Bento

Por que muitas empresas estão falhando ao tentar fazer a transformação digital?

Durante uma roda de conversa num evento de tecnologia em Santa Catarina, onde muitos gestores compartilharam os principais desafios da transformação digital dentro de suas empresas, essa foi uma pergunta que me fez parar para pensar.

As empresas entenderam que precisam se transformar, estão revisando e reinventando processos, adquirindo tecnologia, pensando em novos negócios digitais.

E ao contrário do que muita gente pensa, a transformação digital não tem a ver apenas com tecnologia. É preciso adotar a cultura certa para ter sucesso no digital.

Como a transformação digital passa por alguns pilares fundamentais que vão desde a otimização dos seus recursos de TI, passando por digitalização de processos, adoção de canais digitais para marketing e vendas, e até novos produtos e negócios digitais, segundo a consultoria McKinsey os três passos fundamentais para ultrapassar as barreiras culturais são:

1 – O envolvimento da alta direção

O CEO precisa estar envolvido, não tem para onde correr. A visão sobre a transformação digital do negócio precisa estar clara desde a alta direção, até a ponta da linha. Para isso, as intenções e objetivos precisam ser claramente definidos e comunicados. E a alta gestão precisa fazer parte destes dois passos: definição e comunicação.

Isso não significa que tudo precisa ser top-down, afinal, quem conhece as necessidades dos clientes e os desafios operacionais são os membros da equipe que estão na linha de frente.

Isso exige da alta direção e todos os líderes da empresa uma postura muito mais de um coach, aquele que treina, que apoia e aconselha, ao invés de mandar e tomar todas as decisões.

Dependendo do tamanho e estrutura da empresa, criar uma posição de liderança para ser responsável por toda essa agenda de transformação digital pode ser uma excelente ideia. É daí que surge o termo CDO, ou Chief Digital Officer.

2 – Removendo silos

Criar um comitê de inovação que fica isolado no alto de uma torre não é nada eficiente, pois eles estão muito longe da ponta que está em contato direto com o cliente.

Além disso, a estrutura hierárquica de vários níveis torna toda essa comunicação morosa, com interesses muitas vezes conflitantes e com pouco foco no cliente.

É preciso remover os silos.

As empresas vencedoras no digital são as que adotam time multidisciplinares, sem hierarquia definida, com muito contexto e empoderamento com foco total na jornada de ponta a ponta do cliente. Esses times são geralmente chamados de squads e tornam todo o processo de transformação mais ágil e próximo do cliente.

3 – Rompendo com a aversão ao risco

No mundo digital, um dos maiores riscos é não tomar riscos. As empresas que não tomam riscos e não mudam são as que geralmente morrem por falta de inovação, perdendo o mercado concorrentes que participaram da disrupção daquele mercado, obviamente tomando riscos.

As empresas que têm maturidade digital maior tendem a abraçar líderes que estão abertos a novas iniciativas e tomada de riscos.

É claro que tomar riscos não significa tomar qualquer risco. O tamanho do risco depende do tamanho do investimento em jogo. Provavelmente apostar a estratégia da empresa numa hipótese não testada pode colocar tudo a perder.

Por outro lado, as apostas nas iniciativas da média liderança, ou na linha de frente, tem baixo risco, por exemplo, testar algumas faixas de preços para ver se aumentam a conversão, ou se processos de atendimento diferentes aumentam a satisfação do cliente.

O digital abre portas para que as empresas planejem e executem pequenos experimentos em série, que custam muito pouco, mas podem trazer aprendizados valiosos.

Sem a cultura certa, reinventar seu negócio para a era digital provavelmente vai falhar.

Ainda segundo a McKinsey, comparando empresas do mesmo setor, em que uma tem a capacidade de abraçar e sustentar a cultura certa para as iniciativas digitais e outra não, têm uma performance 30% maior que as outras empresas.