Início Site Página 544

IHP promove campanha de arrecadação de água para brigadistas

O Instituto Homem Pantaneiro (IHP) está promovendo uma campanha de arrecadação de água potável para os brigadistas que atuam no controle do fogo na região pantaneira. As doações podem ser feitas diretamente na sede do IHP, em Corumbá, ou por PIX, transferência bancária, PayPal ou cartão de crédito.

Porto Sucuri

Os brigadistas do Ibama/PREVFogo estão atuando na região do Porto Sucuri, na Baía Vermelha. A atuação é para não deixar o fogo subir e adentrar mais áreas da região. Para isso, eles estão construindo aceiros. No local, um avião com capacidade para transportar 2,4 mil litros de água, o Air Tractor, do ICMBio, ajuda no combate direto do fogo.

Patrimônio Natural (RPPN)

Já os brigadistas da Alto Pantanal estão focados na proteção da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Eliezer Batista. Eles também vão fazer o monitoramento da situação na Mandiore/Bolívia, com a ajuda de um pipa, de 5 mil litros de água. As equipes do Corpo de Bombeiros estão presentes na Escola Jatobazinho.

Doações

Nesta semana, o Projeto Ilumina Pantanal, da Energisa, doou para IHP e Brigada Alto Pantanal 400 litros de água. As doações serão entregues às equipes que estão no combate ao fogo. Além disso, a concessionária doou cestas básicas, roupas e brinquedos para as famílias que foram afetadas pelos incêndios nos últimos dias.

Como doar

Já doações financeiras podem ser feitas por meio de PIX, transferência bancária, PayPal ou cartão de crédito.  PIX  Chave: [email protected]   Transferência bancária- Banco do Brasil – Agência 0014-0, Conta 70312-5  Instituto Homem Pantaneiro – CNPJ 16.575.853/0001-91

Ilhas das Bahamas

As Ilhas das Bahamas tiveram êxito em diferentes categorias na prestigiosa premiação ” World’s Best Awards ” da Travel + Leisure. As mais amadas ilhas das Bahamas, incluindo Harbour Island, Eleuthera, Abaco e Exuma, ganharam nas categorias “25 melhores ilhas do mundo” e “25 melhores ilhas do Caribe, Bermudas e Bahamas”.

Melhores ilhas do mundo

Entre as melhores ilhas do mundo não é surpresa que duas das mais preciosas das Bahamas tenham entrado na lista das ” 25 melhores ilhas do mundo “. Harbour Island, lar de praias de areia rosa e chalés em tons pastel, ficou em 17º lugar, enquanto sua ilha irmã, Eleuthera conquistou a 23ª posição.

Harbour Island

Já entre as ” 25 melhores ilhas do Caribe, Bermudas e Bahamas “, Harbour Island garantiu a vice-liderança, enquanto Eleuthera ficou em sexto, Abaco em 10º e Exuma em 12º lugar no ranking.

Kamalame Cay

Por fim, vale destacar que, o luxuoso resort de praia, Kamalame Cay, ganhou dois “World’s Best Awards”, ficando com a sétima colocação entre ” Os 100 melhores hotéis do mundo “. Kamalame Cay também foi classificado como o resort número 1 no Caribe, nas Bermudas e nas Bahamas.

Querida que só, a empresária Sidney Volpe comemorando hoje mais um aniversário. Happy birthday!

Reveillon em São Paulo

Com a aproximação do final de 2021, os preparativos para a virada do ano começam e o Tivoli Mofarrej São Paulo se torna palco de mais um Réveillon memorável na capital paulistana.O evento contará com atrações imperdíveis para brindar ao ano que chega, com menu exclusivo para a ceia, open bar premium e atrações que prometem garantir as boas vibrações para uma chegada do ano repleta de bons desejos. Seguindo todos os protocolos de saúde, o hotel se preocupa com cada detalhe para proporcionar uma experiência realmente segura e inesquecível. Assim, todos poderão compartilhar este momento único entre família e amigos com segurança e muita diversão.Os ingressos já estão disponíveis para venda com preços por lote a partir de R$ 650,00.

Semana de Moda Francesa

Parceira oficial da Paris Fashion Week, L’Oréal Paris apresenta durante a tradicional Semana de Moda Francesa a 4ª edição do desfile autoral “Le Défilé” no dia 3 de outubro, às 20h (horário de Brasília), na Esplanada dos Direitos Humanos do Homem, em Paris, aberto ao público e transmitido para mais de 30 países em todo o mundo através do canal da marca no YouTube (https://www.youtube.com/lorealparisbrasil). No ano em que são celebrados os 50 anos do famoso slogan “Você vale muito”, a marca trará como tema principal o empoderamento feminino e a diversidade, além de reforçar a importância do programa antiassédio “StandUp”, que em breve a ação será lançada também em solo brasileiro.

… Bom dia! “Não existe nada melhor que uma boa dose de alto astral para curar o mau humor”.

… Abraço aos aniversariantes de hoje: Nilton Amaral, Aldecir Prudentes Dos Santos, Iolanda Abreu Araújo, Gil Ouriveis, Celso Tabosa, Everson Moreira, Sidney Volpe, Crys Leiva Giesbrecht, José Maria Santos, Joaquim Ferreira, Bitto Pereira, Regiaine Albrecht, Francisca Bevenuto, Roseleide Brandão, Fátima Barbosa, Pamella Eifler, Áquila Guimarães Campossano e Georgina Andrade. Happy Birthday!

…  O esportivo Mini Cooper celebra 60 anos de glórias. A Versão surgiu em 1961 e foi preparada por John Cooper. Pequeno modelo se tornou um gigante nas pistas de corrida.  Foi a bordo do MINI Cooper que Pat Moss ganhou seus primeiros ralis.

Curaçao é um destino que tem recebido muitos brasileiros desde sua reabertura. A Avianca lançou mais uma promoção especial de passagens para o destino com preços a partir de USD225 (o trecho).

… A ação é exclusiva para voos partindo de São Paulo. Quem quiser viajar nos próximos meses pode aproveitar a oportunidade e reservar assentos para Curaçao, pois as tarifas são válidas para compras até o dia 26 de setembro de 2021. As viagens podem acontecer até 31 de março de 2022.

… Na última sexta-feira, dia 17 de setembro, aconteceu a 20ª edição do Concurso Vinhos e Destilados do Brasil 2021. O objetivo do concurso é enaltecer as marcas nacionais e mostrar como elas estão empenhadas na produção de vinhos e destilados de qualidade. A avaliação do concurso de degustação às cegas feita por profissionais altamente qualificados do setor tem sido um dos mais importantes referenciais para o mercado, consagrando marcas que investem em qualidade, como é o caso da cachaça Rafael Araújo, que conquistou medalha de ouro na competição.

 

Desenvolvimento urbano é mais importante que reconhecimento facial

*Por Susanna Marchionni

Susanna Marchionni

A cada novo passo que o mercado dá, podemos perceber que a relação entre empresas e consumidores vai se aprofundando e indo muito além do capital financeiro. O capital humano vem ganhando espaço e se tornando central e, com o mercado imobiliário, isso se evidencia em ritmo acelerado.

Sustentabilidade, responsabilidade social, e inovação são exemplos de pontos cruciais na hora de fechar negócio, já que apostando em uma empresa, as pessoas passam a se sentir representadas por ela nos pontos altos e baixos.

Onde quero chegar com esse pensamento? Quando se fala em cidades inteligentes, a maioria das pessoas pensam em tecnologia, reconhecimento facial, carros elétricos e empreendimentos com moradias que custam milhares de dólares por metro quadrado.

É inegável que um projeto supertech tem o poder de melhorar a qualidade de vida, mas que tipo de impacto causamos na sociedade quando escolhemos beneficiar um grupo reduzido de pessoas baseado no seu poder de compra?

Indo na contramão dessa realidade, nasceram as cidades inteligentes inclusivas, empreendimentos construídos seguindo o conceito smart city, mas abraçando um diferencial único: a inclusão social. Derrubando muros, no sentido real e literal, já que essas cidades são abertas, com serviços e equipamentos gratuitos ou de baixo custo não somente para moradores, mas para todas as pessoas.

Ao conhecer esses projetos, é comum que surjam questionamentos acerca da viabilidade da construção e da manutenção, e o segredo é: economia de escala. Executando uma obra de grande porte, é possível economizar em insumos e reverter o capital obtido para a construção de equipamentos como playground, bibliotecas, coworkings e até cinema.

E onde entra a tecnologia nas cidades inteligentes inclusivas? Aplicativo, IoT, energia solar, muitas são as maneiras de modernizar as smart cities e até mesmo gerar renda para a manutenção dos serviços na cidade, com uma virada de chave que considero essencial, que é considerar a tecnologia um meio, não o fim. O fim é sempre o mesmo: as pessoas.

Sempre digo que uma pessoa que pode comprar uma casa de milhões e ter uma BMW na garagem pode e deve morar ao lado de uma pessoa que precisou financiar um imóvel e se deslocar de ônibus. Uma cidade verdadeiramente inteligente acolhe pessoas de qualquer classe e proporciona uma vida de qualidade para todos.

Acredito que a inclusão social e o acesso às oportunidades mudam muito mais que vidas, transformam sociedades e mudam o mundo. Por isso, aposto com convicção que as cidades inteligentes inclusivas irão impactar muito mais do que o mercado imobiliário e serão responsáveis por um presente e um futuro mais justo para todos.

Sobre Susanna Marchionni: Susanna é a CEO da Planet Smart City no Brasil e co-fundou a empresa em 2015

Bahamas se consagra em premiação da conceituada revista Travel + Leisure

O tropical destino caribenho brilhou na prestigiosa pesquisa anual dos leitores

As Ilhas das Bahamas tiveram êxito em diferentes categorias na prestigiosa premiação ” World’s Best Awards ” da Travel + Leisure. As mais amadas ilhas das Bahamas, incluindo Harbour Island, Eleuthera, Abaco e Exuma, ganharam nas categorias “25 melhores ilhas do mundo” e “25 melhores ilhas do Caribe, Bermudas e Bahamas”.

“Estamos extasiados por estar entre os ‘Melhores do Mundo’ da Travel + Leisure. É gratificante fazer parte de uma lista tão prestigiosa que não só desperta o desejo de viajar pelas Bahamas, mas também dá aos viajantes um vislumbre do tipo de férias que viverão quando chegarem a nossas belas ilhas”, disse a diretora geral do Ministério de Turismo e Aviação das Bahamas, Joy Jibrilu.

Entre as melhores ilhas do mundo não é surpresa que duas das mais preciosas das Bahamas tenham entrado na lista das ” 25 melhores ilhas do mundo “. Harbour Island, lar de praias de areia rosa e chalés em tons pastel, ficou em 17º lugar, enquanto sua ilha irmã, Eleuthera conquistou a 23ª posição.

Já entre as ” 25 melhores ilhas do mundo, Bermudas e Bahamas “, Harbour Island garantiu a vice-liderança, enquanto Eleuthera ficou em sexto, Abaco em 10º e Exuma em 12º lugar no ranking.

Por fim, vale destacar que, o luxuoso resort de praia, Kamalame Cay, ganhou dois “World’s Best Awards”, ficando com a sétima colocação entre ” Os 100 melhores hotéis do mundo “. Kamalame Cay também foi classificado como o resort número 1 no Caribe, nas Bermudas e nas Bahamas.

Viajantes devem continuar a verificar o status de seu destino nas Bahamas antes de viajar aqui.

Sobre as Ilhas das Bahamas

Com mais de 700 ilhas, ilhotas e 16 ilhas-destinos, as Ilhas das Bahamas ficam a apenas 80,4 kms da costa da Flórida, oferecendo uma escapadela fácil que transporta os viajantes para longe de sua rotina diária. As Ilhas das Bahamas têm pesca, mergulho, passeios de barco de classe mundial e milhares de quilômetros das águas e praias mais espetaculares da Terra para famílias, casais e aventureiros.

Mostra Modernos Eternos 2021 em Belo Horizonte (MG) com muitas novidades

Projeto de Gustavo Penna e Sandra Penna para Modernos Eternos 2021 busca evidenciar a história, a possibilidade dos encontros e a conexão com a arte.

O auditório do Colégio Arnaldo, inaugurado em 1912, em Belo Horizonte, é o espaço que recebe o projeto assinado pelo arquiteto Gustavo Penna e por sua irmã, a designer de interiores e colecionadora Sandra Penna, durante a mostra Modernos Eternos 2021. O lugar escolhido já apresenta em sua história um clima fora do tempo e do lugar comum, misturando características que trafegam entre o solene e o cênico, revelando uma arquitetura eclética marcada pelos detalhes.

Essa atmosfera intangível, comum aos teatros, é que foi responsável por despertar nos criadores o interesse em ressignificar este espaço, mantendo a arte, especialmente a música, como a grande protagonista. Desde o início, o foco do projeto concentrou-se no teto, com forro original pintado, trazendo à cena grandes compositores clássicos como Bach, Beethoven, Mozart e Chopin, além de alguns instrumentos musicais. “Quando vimos esse trabalho, ficamos inspirados para criar o restaurante O Concerto, uma proposta de união entre a música e os prazeres da mesa”, comenta Gustavo. Para dar a ideia de continuidade do teto, a proposta foi a instalação de um espelho em uma das laterais criando um percurso infinito.

 

Para ter a exata noção do espaço, a equipe da Gustavo Penna Arquiteto & Associados, a GPA&A, retirou todas as cadeiras da plateia, bem como todos os equipamentos, como caixas de som, ventiladores, luminárias, além de toda a fiação aparente. Vazio, o piso foi nivelado de forma flutuante, sem encostar nas paredes nos acessos laterais, que ficaram livres para a passagem dos funcionários e dos músicos.

Um dos pontos altos do projeto é a iluminação, com destaque para uma luminária em formato de um zepelin, com 6m de comprimento, que sobrevoa o balcão do bar. Desenhada pelo arquiteto, ela foi produzida pela VettroLucci especialmente para o ambiente. Feita em estrutura metálica ultraleve, ela possui forro em lycra branca, permitindo que a iluminação embutida possa ser alterada por meio de um aplicativo de celular, criando uma luz opaca.

Tanto no mobiliário, assinado pela Líder Interiores, quanto nas paredes, a predominância dos tons terrosos ressalta a sintonia do lugar. A opção foi criar uma série de pequenos espaços com sofás em arco, mesas e poltronas compondo conjuntos para o público que estará à espera das iguarias assinadas pelo chef Leo Paixão enquanto apreciam apresentações musicais.

Na cortina do palco, o veludo deu lugar a uma intervenção em painéis metálicos, fornecidos pela Gerdau, que foram perfurados em círculos com corte a laser de tamanhos variados, criando um efeito tridimensional. Em tom mais escuro que a parede, a passadeira central, assinada pela artista Rita Lessa atravessa todo o ambiente, que possui cerca de 26m de comprimento. Nivelados, o piso do tablado e do palco tem a mesma altura, exceto as duas áreas destinadas às apresentações musicais, onde estão dispostos os instrumentos fornecidos pela Serenata que serão utilizados nas apresentações, como piano, violoncelo e saxofone, presentes no ambiente, justificando o nome ao restaurante.

Por fim, uma licença poética, na entrada, em um trecho da parede conformado como as janelas, um violão ilustre puxa o olhar do visitante. Iluminado de baixo para cima, trata-se do instrumento do músico Toninho Horta. Reconhecido e venerado por suas composições, sua técnica e seu talento mundialmente, ele é ex-aluno do Colégio Arnaldo e foi escolhido pelo arquiteto Gustavo Penna para receber essa sensível homenagem.

Parceiros:

Construtora Sudoeste, Docol, Gerdau, Líder Interiores, Rita Lessa, Tecai, Templuz, Varejão das Tintas + Sherwin Willians, Inovar Cortinas, VettroLucci, Andrea Duarte, Marcenaria Floresta,  Construtora Bruna, MG Mármores e Serenata

Serviço:

Modernos Eternos 2021

De 21 de setembro a 07 de outubro 2021

Colégio e Faculdade Arnaldo – Praça João Pessoa, 200, Funcionários, Belo Horizonte, MG
Horários de funcionamento:
terça a sexta: das 15h às 22h
sábados: das 13h às 22h
domingos: das 13h às 19h

Informações e ingressos: https://modernoseternosbh.com/

Marca de luxo lança novos canivetes

Com o tema No, a nova coleção de canivetes Classic Limited Edition traz 10 designs diferentes que representam as estampas do mundo: Ocean Life, Alpine Edelweiss, Cubic Illusion, Lucky Cat, Dynamic Floral, Porcelain Elegance, Retro TV, Eagle Flight, Mexican Zarape e Tie Dye.

Criados e escolhidos por fãs da Victorinox do mundo inteiro, suas talas são cheias de estilo.
Os canivetes de bolso possuem 7 funções (lâmina pequena, tesoura, lixa de unha, chave de fenda de 2,5 mm, argola, palito e pinça) e são encontrados no site www.victorinoxstore.com.br (entregas para todo o Brasil) por R$ 250,00.

 

Conheça os alimentos da estação primavera

Nutricionista da Superbom destaca os principais legumes e verduras do período e seus benefícios

A primavera é marcada pelo período de floração e aumento das temperaturas, que chegam acompanhadas de maiores índices de chuva. A época também propicia o plantio de diversos tipos de alimentos que se tornam tendência durante toda a estação. Pensando nisso, Cyntia Maureen, nutricionista da Superbom, empresa pioneira na produção de alimentos saudáveis, aponta as principais frutas e legumes que ajudam a manter o cardápio equilibrado com os melhores preços nos próximos três meses.

Maracujá

O maracujá é uma ótima fonte de vitamina C e possui propriedades calmantes e analgésicas. De acordo com Maureen, a fruta é uma aliada no controle e prevenção de doenças. “Ele auxilia no combate do estresse e, aliado a uma dieta equilibrada, contribui para a redução da glicemia, sendo uma boa opção para pessoas diabéticas”, afirma.

Abacaxi

Em alta durante a primavera, o abacaxi é ideal para as épocas mais quentes. A especialista da Superbom explica que a alta quantidade de água presente no alimento contribui para a maior hidratação do corpo. “Além de ter cerca de 80% de água em sua composição, a fruta é rica em vitaminas A, C e do complexo B. Outro benefício é a melhora da digestão pela ação da bromelina, enzina que também ajuda na saúde pulmonar e tem ação anti-inflamatória”, diz.

Manga

Popular pelo sabor doce, a manga proporciona uma série de benefícios, como a prevenção do envelhecimento precoce, a produção de colágeno e prevenção contra determinados tipos de cânceres. “Estudos apontam que os chamados polifenóis, presentes no alimento, diminuem o estresse oxidativo do corpo e reduzem as chances de câncer de mama, próstata e intestino. A fruta pode ser consumida tanto in natura, quanto em bebidas como smoothies e sucos. Quando falamos em sucos, só é importante se atentar as opções do mercado que são 100% fruta, como os da Superbom”, relata Cyntia.

Abobrinha

O legume de baixa caloria é uma das melhores opções para a época. Segundo a nutricionista, além de possuir um ótimo custo-benefício, a abobrinha dispõe de uma composição nutricional equilibrada. “Ela possui variadas vitaminas e minerais que fortalecem os ossos, melhoram a visão e ajudam na saúde cardíaca”.

Beterraba

Com propriedades que estimulam o sistema imunológico e ajudam no emagrecimento, a beterraba é uma alternativa para as refeições durante a estação. “A raiz contém vitaminas A, B e C, e minerais como o zinco, potássio e ferro, que atuam contra infecções e o envelhecimento. Além disso, possui ação vasodilatadora, que causa aumento do rendimento durante os exercícios”, pontua a especialista.
Berinjela
Por último, rica em fibras e substâncias antioxidantes, a berinjela é um dos legumes do momento. Maureen afirma que o alimento contribui positivamente para a saúde, reduzindo o colesterol e estimulando a perda de peso. A nutricionista destaca que as fibras e fitoquímicos presentes nela ajudam a diminuir as taxas de glicose no sangue, prevenindo a diabetes.

Moda masculina para a primavera

Desde estampas, até acessórios: saiba o que vai estar em alta no vestuário masculino nesta estação

Com a chegada da primavera, além das temperaturas mais elevadas e dias mais claros, surgem também as tendências para a estação. E no caso do vestuário masculino, o consultor de estilo e fundador do MachoModa, Coloral, traz cinco dicas do que vai estar em alta nos próximos meses.

Estampa Smile

Os emojis invadiram as camisetas! O símbolo do “sorriso amarelo” tão usado como forma de comunicação virtual, passa a ser tendência também como estampa, principalmente nas camisetas. “A moda chega tendo como forte base a marca Drew House, que vem sendo alavancada pelo cantor Justin Bieber nos últimos anos. Essa estampa também é como um resgate das camisetas do Nirvana, que fizeram sucesso nos anos 90”, explica Coloral.

Tonalidade

A cor goiaba ganha destaque na primavera/verão 2022, principalmente nos tons mais pasteis, que são a cara das estações mais quentes e dias mais abertos. “Camisetas, bermudas, shorts, bonés, meias: todos os itens serão muito bem recebidos com a tonalidade goiaba nos próximos meses”, conta Coloral.

Coloral, consultor de estilo e fundador do MachoModa

Acessórios

As correntes já estão aparecendo com mais frequência há algum tempo e, nesta primavera, o acessório continua com uma forte tendência. De acordo com Coloral, as correntes podem ser usadas no pescoço ou como pulseira e, também, como detalhes no look. “Além disso, combinar diferentes estilos de correntes também está em alta, podendo ser uma mais fina e outra mais grossa, por exemplo”, diz.

Ainda em acessórios, os bonés estilos dad hat liso também ganham força na estação e trazem destaque para os looks mais streetwear. “Com um estilo mais raso, aba curvada e regulagem em fivela, os bonés dad hat têm aparecido com frequência na cabeça de fashionistas e celebridades, o que faz com que a moda se popularize também nas lojas e se torne tendência nas ruas”, explica Coloral.

Foto de MART PRODUCTION no Pexels

Camisa oversized

As peças no estilo oversized, ou seja, com modelagem mais ampla e solta, já estão em alta há algum tempo nos looks masculinos, como calças e camisetas. Mas agora é a vez das camisas ganharem força novamente com esse estilo, principalmente, como sobreposição de looks. “Camisas abertas com regatas por baixo, por exemplo, estão muito em alta e aparecem bastante em visuais mais urbanos e casuais. Além disso, as camisas oversized com estampas, como listras, florais, xadrez, entre outras, também poderão ser usadas à vontade nesta estação”, finaliza Coloral.

“O câncer de mama no alvo da moda” uma campanha que salva vidas

Projeto tem auxiliado milhares de mulheres a prevenir o câncer de mama, e também, proporcionado tratamento àquelas que necessitam

Considerado um dos líderes mundiais da campanha “O Câncer de Mama no Alvo da Moda” administrada pelo CFDA Foundation (Fundação do Conselho de Designers de Moda), o Brasil já soma 26 anos de ações de sucesso em prol da causa, sendo representado pelo São Camilo Oncologia como licenciado exclusivo da marca. A unidade, que possui uma trajetória de mais de 50 anos na Mooca oferecendo serviços especializados no tratamento do câncer, integra a Rede de Hospitais São Camilo São Paulo.

A campanha já formou inúmeras parcerias ao longo desses anos, que ajudaram a propagar o famoso alvo azul criado pelo estilista Ralph Lauren em 1994, nos EUA. Tendo como principal objetivo a conscientização da população sobre os cuidados com o câncer de mama, o projeto ganha ainda mais força em meio à pandemia da Covid-19, reforçando a importância de continuar realizando os exames preventivos periodicamente.

De acordo com um levantamento realizado pela Revista de Saúde Pública, entre 2019 e 2020, o número de mamografias realizadas por mulheres entre 50 e 69 anos teve queda em torno de 42%, indicando que uma importante parcela da população pode ter deixado de diagnosticar a doença neste período.

Em todos esses anos, a campanha “O Câncer de Mama no Alvo da Moda” já teve mais de 100 parceiros e cerca de 250 produtos licenciados, além da realização de eventos que ampliam a visibilidade do tema, como desfiles, palestras, workshops e exposições de fotos.

Dra. Aline Thomaz, CEO da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo relembra a chegada da campanha no Brasil. A instituição já arrecadou mais de R$ 82 milhões, com mais de 8 milhões de camisetas vendidas e outros produtos. A Corrida e Caminhada contra o Câncer de Mama, um dos eventos anuais mais conhecidos da campanha, já contou com mais de 190 mil participantes em 12 cidades brasileiras.

Foto de Klaus Nielsen no Pexels

“A Rede São Camilo reforça a necessidade do autocuidado e trabalha na conscientização sobre uma das doenças que mais mata mulheres no mundo. É uma campanha honrosa e que faz toda a diferença em seu importante papel social. Estamos muito felizes com o sucesso desse trabalho ao longo de mais de duas décadas, isso nos impulsiona a seguir em frente”, comemora.

Para o Outubro Rosa de 2021, a campanha terá a participação ativa das marcas parceiras Hering, Cacau Show, Chamex, Lindoya Verão, Boni Natural e Jorge Bischoff com o lançamento de produtos licenciados, além de ações promocionais e de conscientização nos pontos de venda, redes sociais e outras mídias.

Em Busca do Tempo Perdido

Onde fica o crescimento educacional nesse lamaçal de más notícias institucionais?

*Por Fernando Shayer

Crédito Divulgação Cloe
Já se tornou mais do que comum no País investirmos tempo e foco em assuntos que,

se as coisas estivessem bem, simplesmente não deveriam existir, tais como a briga institucional entre os Poderes, o impeachment de nossos presidentes e inúmeros escândalos de corrupção. Marcel Proust, autor de Em Busca do Tempo Perdido, disse que “o tempo passa e aos poucos todas as coisas falsas que dissemos se tornam realidade”. No caso da Educação brasileira, o tempo está sendo perdido por aquilo que as pessoas de bem, interessadas no futuro do Brasil, não estão dizendo em voz alta: precisamos mudar a realidade de nossa Educação, porque nossos resultados são desastrosos.

A cada três anos, estudantes de 15 anos em países de todas as partes do mundo participam de um exame internacional de conhecimentos e competências em leitura, matemática e ciências, chamado PISA. Em 2018, participaram 600 mil alunos de 79 países, incluído o Brasil. O exame é organizado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e inclui perguntas que medem tanto o conhecimento de conteúdos, como quanto os estudantes conseguem aplicá-los em situações com as quais não estão familiarizados. Há outros exames relevantes, como o SAEB, no Brasil. Mas pela sua abrangência internacional, vale a pena guardar esses resultados do PISA. Se você não estiver sentado, por favor, faça isso agora, para não cair para trás.

Em matemática, os estudantes brasileiros (tanto da rede pública, quanto da privada) ficaram em 70º. lugar dentre 78 países. Isso mesmo, entre os 10% piores do mundo, atrás de, por exemplo, Cazaquistão, Uruguai, Costa Rica, Peru e Jordânia. Em ciências, ficamos em 66º. lugar. E, em leitura, em 57º. lugar. Como retrato de nossa desigualdade, os 25% mais pobres teriam ficado em 73º em matemática, se fossem um país separado.

Foto de Katerina Holmes no Pexels

As Nações Unidas estabeleceram 17 objetivos de desenvolvimento sustentável para 2030, relativos aos principais problemas socioambientais mundiais. Um dos objetivos é assegurar educação inclusiva e equitativa de qualidade, e é alcançado, dentre outros índices, se todos os jovens alcançarem, no mínimo, o Nível 2 de proficiência do PISA. De acordo com a OCDE, este ainda não é um nível suficiente para se tomar decisões comuns na vida pessoal e profissional: trata-se do nível mínimo a partir do qual o estudante é capaz de usar a matemática em decisões “extremamente” básicas do cotidiano.

No PISA de 2018, em matemática, 68% dos estudantes brasileiros ficaram abaixo do Nível 2. Em ciências, 55% e em leitura, 50%. Ou seja, extrapolando-se o resultado amostral, dos cerca de 48 milhões de alunos do País, 32 milhões não sabem o mínimo em matemática. Nas minhas contas, isso é assustador.

Para complicar ainda mais o quadro, considere que estamos na Revolução Digital. Muito rapidamente, as atividades profissionais passíveis de serem realizadas por máquinas serão automatizadas. Isso inclui, especialmente, tarefas mais repetitivas, que não requerem pensamento complexo, criatividade ou habilidades sócio-emocionais, tais como aquelas correspondentes aos conhecimentos e competências demonstradas abaixo do Nível 2 do PISA. Em outras palavras, se continuarmos nesse ritmo, a automação trará um tsunami de desemprego para a maior parte dos atuais estudantes brasileiros.

Educação é um tema complexo, cujos resultados aparecem no longo prazo, por meio de ações consistentes. Ações incluem formação de professores, modernização de práticas instrucionais, profissionalização da gestão escolar e a alocação de recursos em infraestrutura física e digital, dentre outras, algumas das quais têm sido tomadas por alguns poucos estados e municípios brasileiros. De um jeito ou de outro, todas elas passam por tecnologia.

Se a Revolução Digital é uma ameaça, ela é, por outro lado, uma enorme oportunidade. A tecnologia permite uma educação inclusiva e de qualidade chegar de forma mais rápida e uniforme em todas as quase 185 mil escolas do País. Por exemplo, ela permite formação de professores e gestores escolares online em larga escala. Ela permite a obtenção de dados de gestão escolar e de aprendizagem em tempo real. Ela facilita a adoção de metodologias instrucionais que desenvolvam conhecimentos e competências demandadas neste século, incluindo-se letramento digital. E também a realização de aulas e experiências de aprendizagem muito mais engajadoras para os jovens, que são nativos digitais. É o que se chama na literatura internacional de “leapfrogging”, uma aceleração rápida na taxa de transformação baseada na inovação.

Foto de Alena Darmel no Pexels
Mas isso tudo tem de ser feito agora. O crescimento educacional é indispensável ao crescimento econômico, pelo enorme impacto na produtividade, na renda e no emprego. Não existe país desenvolvido que não tenha investido com eficiência em educação. Ainda assim, se fala pouco do crescimento educacional no Brasil, em meio a esse mar de agendas institucionais negativas. Mudar isso, cabe a nós. Por isso, se eu puder lhe fazer uma sugestão, envolva-se com esse tema. Doe tempo ou recursos às inúmeras associações do terceiro setor que apoiam a implementação de agendas educacionais junto aos governos. Cobre dos governantes ações concretas visando o crescimento educacional. Vote em governantes que colocam esse tema em primeiro lugar, e cobrem-nos ativamente por isso. No futuro, o tempo já terá sido perdido.
Fernando Shayer: Cofundador e CEO da Cloe, plataforma de aprendizagem ativa