Muitos dos comentários sobre educação no meio digital, feitos por diversos especialistas, abordam direta ou indiretamente a “aula". Foto: Divulgação | Pexels
*Por Sergio Felipe Moraes
Autor Sergio Felipe Moraes. Foto: Divulgação/ Arquivo pessoal
Muitos dos comentários sobre educação no meio digital, feitos por diversos especialistas, abordam direta ou indiretamente a “aula”. Ela está no centro do debate educacional, mesmo que não seja citada ou problematizada.
Em virtude das recentes transformações do mundo, talvez não faria sentido “dar aula” ou defender esse conceito. Tecnicamente, videoaulas já podem reproduzir o modelo de “aula palestra”, podendo ser assistidas infinitas vezes pelos alunos. Nesse sentido, programas que utilizam a inteligência artificial generativa na educação tentam reproduzir o modelo da “aula expositivo-dialogada”, baseado em perguntas problematizadoras e nas “perguntas de compreensão” mobilizadas pela docência em aulas presenciais. O modelo da “aprendizagem ativa”, em muitos casos, transforma a aula em um jogo de perguntas e respostas um quiz.
O que parece estar obsoleto não é a aula, mas o conceito de aula e os modelos que tentam reproduzi-la na atualidade, seja na versão convencional ou na oriunda do mundo digital. Primeiramente, a linguagem não é um espelho que reflete automaticamente o sentido das coisas existentes neste mundo. Algo pode ser dito e não necessariamente compreendido, ou pode ser entendido de outro modo.
O que parece estar obsoleto não é a aula, mas o conceito de aula e os modelos que tentam reproduzi-la na atualidade, seja na versão convencional ou na oriunda do mundo digital. Foto: Pixabay
Outro problema é que a pergunta e o questionamento do estudante funcionam como intromissão nas formas de conduzir as aulas, restringindo o espaço para expansão do pensamento e das formas de ser. E o aspecto fundamental é o desafio de saber lidar com interesses e desinteresses dos alunos pela educação escolar, especialmente quando se leciona para a juventude.
O conceito de “aula como conversa” surge em resposta a esses desafios, sendo compreendido como “espaço para debates” que “produz entendimentos por meio da comunicação”. Ela é aberta a perguntas e a conjecturas do outro, a afetar e ser afetado. O entendimento funciona como resposta ao espaço de abertura ao contraditório, à busca por “algo a mais” que dependa do outro para existir.
O modelo da “aprendizagem ativa”, em muitos casos, transforma a aula em um jogo de perguntas e respostas um quiz. Foto: Max Fischer
Metodologicamente, a ideia é planejar como sensibilizar e despertar a curiosidade do outro para aprender algo que inicialmente não desejava, mas que pela reelaboração do conhecimento feita, passa a interessá-lo e afetá-lo. Incentivar os educandos a perguntarem o que sabem e o que não sabem para ler, escrever e desenvolver o pensamento crítico de forma integrada. E defender a necessidade de avaliar a aprendizagem conforme as professoras alfabetizadoras, que utilizam a “prática guiada” como parte do processo avaliativo.
O puro prazer de dirigir sempre fez parte do DNA da BMW. O BMW Z4 é um exemplo perfeito disso: diversão de roadster em sua forma mais pura. Desde o lançamento da primeira geração do modelo, em 2002, o esportivo conversível vem encantando clientes com sua combinação única de design inconfundível, experiência de condução purista e dinâmica esportiva. A próxima BMW Z4 Final Edition oferece aos fãs uma oportunidade por tempo limitado de adquirir uma versão muito especial do carro, com potencial para se tornar peça de colecionador. Ela traz elementos específicos de equipamento que criam destaques individuais no exterior e no interior. Ao mesmo tempo, a Final Edition representa o ápice desse icônico modelo de dois lugares.
Design marcante para uma personalidade inconfundível
A característica externa distintiva do BMW Z4 Final Edition é sua pintura exclusiva Frozen Matt Black. Esta cor, que realça o estilo individual e dinâmico do modelo, está disponível apenas na Final Edition. Ela fica ainda mais impressionante quando combinada com o acabamento externo M High-gloss Shadowline, presente em todas as versões Final Edition. Além da Frozen Matt Black, os clientes podem escolher outras cores da linha BMW Z4 sem custo adicional. O freio M Sport em vermelho brilhante também faz parte do pacote da Final Edition, oferecendo uma aparência especialmente atraente.
Detalhes vermelhos no interior
As marcantes costuras vermelhas contrastantes, desenvolvidas especialmente para a Final Edition, criam um fio condutor literal que une o painel de instrumentos, o console central, os painéis de porta e os bancos M Sport em couro Vernasca/Alcantara. Outro destaque visual é o volante M em Alcantara, com costuras contrastantes combinando. Ele reforça perfeitamente o caráter esportivo do BMW Z4 Final Edition, enquanto soleiras de porta com gravação especial elevam ainda mais sua exclusividade.
A história do BMW Z4: Lançamento da primeira geração em 2002
O BMW Z4 faz parte de uma longa tradição da BMW de esportivos conversíveis de dois lugares. Essa linhagem de sucesso inclui ícones como o BMW 328 Roadster, o BMW 507 e o BMW Z8.
O BMW Z4 fez sua estreia no outono de 2002 como sucessor direto do BMW Z3, lançado em 1995. Assim como seu antecessor, o roadster da BMW, conhecido internamente como série E85, foi produzido na planta da BMW em Spartanburg, no estado norte-americano da Carolina do Sul.
Com seu capô longo e traseira curta, o design do BMW Z4 transmitia potência e esportividade. Na cabine, a posição baixa dos assentos, logo à frente do eixo traseiro, proporcionava uma experiência de roadster inesquecível. O BMW Z4 estabeleceu novos padrões com uma rigidez torcional até então inédita no segmento de conversíveis e roadsters. Sua agilidade excepcional também se devia à distribuição de peso 50/50. O topo de linha da primeira geração foi o BMW Z4 M Roadster, equipado com o motor de seis cilindros em linha de 340 cv do BMW M3, acelerando de 0 a 100 km/h em 5,0 segundos.
Segunda geração do BMW Z4: Mesma dinâmica, teto rígido retrátil de série
Em dezembro de 2008, a BMW apresentou ao mundo a segunda geração do Z4. O novo modelo, conhecido internamente como série E89, mais uma vez combinava proporções clássicas com engenharia de ponta.
Ele trazia um teto rígido retrátil eletro-hidráulico completamente novo, composto por duas seções e com estrutura de alumínio. O teto era de série e podia ser aberto ou fechado ao toque de um botão em apenas 20 segundos. Com o teto fechado, o BMW Z4 oferecia o conforto refinado de um cupê esportivo premium. O interior também ficou mais espaçoso do que o da primeira geração, com mais espaço para a cabeça e os ombros. Além disso, essa foi a primeira vez que o roadster passou a utilizar o sistema de infoentretenimento BMW iDrive.
Terceira geração do BMW Z4: Uma interpretação moderna do clássico esportivo conversível
A BMW apresentou a terceira, e atual, geração do BMW Z4 em agosto de 2018, no Pebble Beach Golf Links, perto de Monterey, Califórnia. A estreia mundial revelou uma interpretação moderna do clássico esportivo aberto: um roadster premium com capota de tecido elétrica, comportamento dinâmico esportivo e interior purista voltado para o motorista. Isso foi complementado por recursos premium de assistência ao motorista, infotainment e conectividade.
Inigualável no segmento é o motor de seis cilindros em linha de três litros com tecnologia M TwinPower Turbo do BMW Z4 M40i, que desde 2024 passou a ser oferecido também com transmissão manual na versão Pure Impulse Edition. A Final Edition será o auge da terceira geração do BMW Z4.
Uma receita cremosa, perfeita para compartilhar nos almoços durante a semana.
Nada como uma boa massa para juntar toda a família à mesa, né? A Lasanha com Cream Cheese é aquele prato que agrada a todos.
A combinação de massa leve, do molho bem temperado e do cream cheese derretendo entre as camadas cria uma textura irresistível, perfeita para quem ama uma refeição caprichada sem complicação.
É o tipo de receita que deixa mais especial e transforma qualquer almoço em um momento de carinho.
Confira o passo a passo!
Lasanha com Cream Cheese
Ingredientes:
1 pacote de Lasanha Massa de Sêmola
1kg de molho de tomate de sua preferência
200g de creme de leite
400g de creme cheese
200g de queijo parmesão ralado
500g de bacon
1 ovo
Azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto
Lasanha Especial Foto: Divulgação Pilar
Preparo:
Cozinhe a massa por partes durante 4 minutos em água fervente.
Escorra, unte com bastante azeite e reserve.
Corte o bacon finamente e frite até ficar crocante.
Reserve com a gordura derretida.
Em um recipiente junte o creme de leite, o creamcheese, o queijo parmesão ralado, o bacon crocante, o ovo e a pimenta-do-reino.
Misture tudo e ajuste sal (se necessário). Reserve.
Estire uma folha de lasanha, forre com a mistura de queijos e bacon e enrole como um rocambole. Repita esse passo com as demais folhas de lasanha.
Forre o fundo de uma travessa refratária com o molho de tomate e coloque os “rocamboles” de lasanha, um ao lado do outro.
Cubra-os com mais uma porção de molho de tomate e polvilhe queijo parmesão ralado por cima;
Leve ao forno preaquecido a 180 graus por 20 a 30 minutos.
O luxo e o esporte se uniram em um jantar exclusivo promovido pela Stella Artois Brasil no prestigiado Taraz São Paulo, dentro do Rosewood Hotel.
O encontro celebrou a presença da atual número 1 do mundo pela WTA, Aryna Sabalenka, e os 25 anos da conquista histórica de Guga Kuerten, quando o brasileiro alcançou o topo do ranking da ATP.
Realizado na última segunda-feira (24), o evento reuniu atletas e nomes influentes do esporte e da cultura, como a tenista Bia Haddad e celebridades como Marina Ruy Barbosa, Juliana Paes, Sheron Menezzes e Junior Lima.
O ponto alto foi o encontro de Sabalenka e Guga, que juntos simbolizaram o topo do ranking mundial. A noite proporcionou momentos emblemáticos de sofisticação e reforçou a conexão da Stella Artois com experiências de alto nível. Fotos: Andy Santana e Manu Scarpa
… Bom dia! “Se um olhar vale mais que mil palavras, um sorriso vale mais que mil parágrafos”.
… Abraço aos aniversariantes de hoje: Ricardo Trad Filho, Mauro Casthi, Rogério Carlos Andreozzi, Marize Dias Ribas,Mariana Prado Hisaeda, Rosana Siqueira Teixeira, Maria Luiza Dutra, Lucineide Alexandre Francisco e Rosângela Leal. Happy birthday!
… A Casa Di Pasto Salton, espaço enogastronômico da Vinícola Salton localizado no charmoso roteiro Caminhos de Pedra, em Bento Gonçalves, foi a vencedora do Prêmio Revista Sabores do Sul na categoria ‘Melhor Gastrobar’. O título foi disputado entre representantes das cidades de Bento Gonçalves, Pinto Bandeira e Monte Belo do Sul.
Nicole Salton recebeu o prêmio em Porto Alegre. Foto: Divulgação
… Em sua 18ª edição, a premiação celebrou os principais destaques da gastronomia e hospitalidade do Sul do Brasil, reunindo chefs renomados, restaurantes, bares, produtores e grandes nomes de referência no setor.
… O reconhecimento concedido à Casa Di Pasto sublinha seu papel como uma das experiências enogastronômicas mais completas e autênticas da Serra Gaúcha. O prêmio foi recebido por Nicole Salton, Corporate e Trade Marketing da vinícola, na noite da última segunda-feira, 24, consagrando o espaço junto ao público e aos avaliadores.
Entre montanhas, lagos e bosques que parecem saídos de um filme, San Carlos de Bariloche se transforma em dezembro para celebrar um dos períodos mais mágicos do ano. A tradicional programação de Navidad en Bariloche combina natureza, cultura e gastronomia em um roteiro que encanta visitantes de todas as idades e convida a viver o espírito natalino de forma única.
A partir de 8 de dezembro, a cidade ganha vida com as luzes e a grande árvore de Natal no Centro Cívico. Shows, apresentações musicais, desfiles e uma ambientação especial tomam conta das ruas também. Entre os dias 18 e 23 de dezembro, o clima de festa se intensifica com a Casa do Papai Noel e dos Duendes, a Aldeia Natalina, desfiles e o Mercado de Natal, que reúne mais de 100 empreendimentos locais com opções gastronômicas, artesanato e produtos típicos da Patagônia. Para muitos, o destaque é a experiência de viver um Natal em meio à natureza, cercado por montanhas e pelo charme das paisagens patagônicas.
A partir de 8 de dezembro, a cidade ganha vida com as luzes e a grande árvore de Natal no Centro Cívico. Foto: Emprotur Bariloche. Divulgação
“Bariloche vive o Natal com a alma. É uma celebração que une famílias, emociona visitantes e transforma a cidade em um cenário de pura magia”, destaca Martina Gelardi, diretora de planejamento estratégico da Emprotur Bariloche.
A cidade ainda convida o visitante a explorar suas paisagens únicas, o Lago Nahuel Huapi, os bosques de arrayanes e as montanhas da Cordilheira dos Andes, que completam o cenário perfeito para um fim de ano inesquecível. Restaurantes e hotéis oferecem ceias especiais com pratos típicos da Patagônia, como cordeiro, truta e o tradicional chocolate barilochense, acompanhados pelos melhores vinhos argentinos.
Bariloche se consolida como o destino ideal para celebrar o Natal e o Ano-Novo com tranquilidade, beleza e emoção. Divulgação. Emprotur Bariloche.
Com sua atmosfera acolhedora e uma programação pensada para todas as idades, Bariloche se consolida como o destino ideal para celebrar o Natal e o Ano-Novo com tranquilidade, beleza e emoção.
Mais informações sobre pacote de viagens, Jefferson de Almeida Turismo e Eventos. 67 98425 6330
O câncer de próstata tem se tornado uma preocupação crescente entre homens mais jovens no Brasil. Dados do Ministério da Saúde mostram que os atendimentos por essa doença em pacientes com até 49 anos aumentaram 32% entre 2020 e 2024, passando de 2,5 mil para 3,3 mil procedimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde.
Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, o câncer de próstata mata 48 homens por dia no país. Em 2024, foram registrados 17.587 óbitos, o que representa uma alta de 21% em relação à década anterior. Especialistas reforçam que o diagnóstico precoce pode curar mais de 90% dos casos, mas muitos homens ainda resistem aos exames preventivos por preconceito ou falta de informação.
Nesse cenário, a alimentação aparece como uma ferramenta importante de prevenção. Uma dieta equilibrada contribui para reduzir o risco de doenças crônicas, incluindo diversos tipos de câncer, além de fortalecer o sistema imunológico e regular hormônios como a testosterona. Nutrientes adequados também são fundamentais para manter a saúde cardiovascular, prevenir diabetes e garantir o bom funcionamento do organismo masculino.
Nesse cenário, a alimentação aparece como uma ferramenta importante de prevenção. Foto: Divulgação
O cliente do Fort Atacadista, Fernando Ferreira, de 50 anos, foi diagnosticado com câncer de próstata em 2022. Ele relata que só procurou atendimento médico por causa de uma alergia na pele e, durante os exames, o problema foi identificado. Após o tratamento, afirma que alimentação, exercícios e vida espiritual foram decisivos para sua recuperação e manutenção da saúde.
Fernando explica que alimentos como tomate, rico em licopeno, ajudam a proteger a próstata. Peixes como salmão e sardinha, fontes de ômega-3, combatem inflamações. Castanhas e nozes oferecem selênio e vitamina E, enquanto brócolis e outros vegetais contêm compostos anticancerígenos. Ele acrescenta que frutas vermelhas, repletas de antioxidantes, fortalecem o sistema imunológico. “Eu não gostava de consumir muito esses alimentos, mas hoje sei que fazem parte da minha nova jornada de vida”, afirma.
Em Campo Grande, consumidores encontram nas unidades do Fort Atacadista e do Comper uma variedade de produtos indicados para uma vida saudável. Nas gôndolas de hortifrúti (FLV), estão disponíveis frutas, legumes e verduras que podem contribuir para a prevenção de doenças e para a manutenção do bem-estar. Durante o mês de Novembro Azul, a campanha nacional de conscientização sobre o câncer de próstata, a adoção de uma alimentação balanceada somada ao autocuidado é destacada como medida que pode salvar vidas. No Fort Atacadista e no Comper do Mato Grosso do Sul, os produtos de FLV ficam em promoção às quintas-feiras.
Em Campo Grande, consumidores encontram nas unidades do Fort Atacadista e do Comper uma variedade de produtos indicados para uma vida saudável. Foto: Divulgação
Sobre o Grupo Pereira
Fundado em 1962, na cidade de Itajaí, em Santa Catarina, o Grupo Pereira completa 63 anos de história em 2025. Atualmente, conta com 23 mil funcionários nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal.
O Grupo Pereira tem 179 unidades de negócio, incluindo 36 lojas da rede de supermercados Comper, 70 lojas do Fort Atacadista (atacarejo), 2 lojas Schmit, 21 unidades do restaurante Trudy’s e uma steakhouse, 3 filiais do Atacado Bate Forte (atacadista de distribuição), 28 lojas SempreFort (varejo farmacêutico), um Broker distribuidor oficial da Nestlé, 5 agências de viagens, 2 postos de combustível e um Centro de Distribuição. Além disso, o Grupo Pereira completa seu ecossistema de soluções ao incluir o braço logístico Perlog e os serviços financeiros do Vuon, que inclui o private label Vuon Card, com mais de 1,5 milhão de cartões emitidos, além de gift cards, seguros e assistência odontológica.
O Grupo Pereira é o primeiro varejista brasileiro a ser contemplado com o selo CAFE (Certified Age Friendly Employer), concedido pelo norte-americano Age Friendly Institute a empresas que promovem a contratação e retenção de funcionários 50+.
Cozinhar é afeto. Do simples som do alho dourando na frigideira ao aroma que invade a casa, nascem memórias, vínculos e momentos que ficam para sempre. Mas, em meio à correria, às telas e às demandas do dia a dia, muita gente acabou se afastando da cozinha — e, com isso, do prazer de preparar uma boa refeição. Pensando nisso, a Gallo, marca portuguesa de azeites mais premiada do mundo, lançou a websérie “Te Encontro na Cozinha”, um convite para redescobrir o sabor, a emoção e a simplicidade de cozinhar, sem pressa e com muito azeite.
Apresentado pela chef Renata Vanzetto, o projeto traz convidados que, por diferentes motivos, se distanciaram do fogão e agora iniciam uma jornada de reconexão com suas memórias, sabores e histórias. Em cada episódio, conversas leves e divertidas mostram que cozinhar não precisa ser complicado nem demorado.
A chef e influenciadora Renata Vanzetto dá vida a momentos que unem sabor, lembranças e boas conversas na cozinha (Créditos – Divulgação/ Gallo Brasil)
Um reencontro com a cozinha – e com o azeite
Ícone da dieta mediterrânea e essencial em preparos cheios de sabor, o azeite Gallo é protagonista em todos os episódios. A série reforça que ele pode — e deve — ser usado em todas as etapas das receitas, inclusive no fogo, desmistificando a ideia de que o calor prejudica suas propriedades nutricionais. Versátil e saudável, o azeite se afirma como aquele ingrediente que transforma o simples em especial, trazendo afeto e personalidade a qualquer prato.
“Cozinhar é um ato de carinho. É sobre se cuidar e cuidar de quem a gente ama. A ideia da série é mostrar que o prazer de cozinhar pode voltar à rotina de forma leve, divertida e saborosa”, destaca Renata, chef à frente de 13 empreendimentos gastronômicos em São Paulo e influenciadora reconhecida por seu estilo criativo e bem-humorado.
Estreia com Heloísa Périssé
O primeiro episódio, já disponível no Instagram, YouTube e TikTok da Gallo, tem como convidada a atriz e humorista Heloísa Périssé, que enfrenta um dilema comum: a falta de tempo. Apaixonada por comida e carregando lembranças afetivas da infância, Heloísa conta que a rotina acelerada a afastou da cozinha. Ao lado de Renata, ela redescobre o prazer de cozinhar enquanto prepara um risoto de cogumelos — prático, delicioso, feito em uma única panela e, claro, com muito azeite Gallo.
Entre risadas e dicas, as duas derrubam um dos maiores tabus da culinária brasileira: o mito de que o azeite não pode ir ao fogo. “Pode, sim! O azeite é seguro para cozinhar e é um dos ingredientes mais saborosos e saudáveis que existem”, reforça Renata.
A atriz e humorista Heloísa Périssé junto com a chef e influenciadora Renata Vanzetto. (Créditos – Divulgação/ Gallo Brasil)
Com episódios leves, cheios de humor e afeto, “Te Encontro na Cozinha” mostra que qualquer pessoa pode se reconectar com o ato de cozinhar, mesmo quem acredita que não tem tempo ou habilidade. A série também reafirma a essência da Gallo: celebrar o sabor, a memória e o prazer de estar à mesa.
Assista e descubra como cozinhar pode ser simples, rápido e cheio de boas histórias para contar.
… Bom dia! “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.”
… Um abraço aos aniversariantes de hoje: Wagner Bernardes Junior, Priscila Marinho de Oliveira, Tânia Miguel Duarte, José Audax Cesar Oliva, Diogo Alves de Oliveira, Sidleny Lima, Cristiane de Cursio Hisano e José Roberto Gomes. Happy birthday!
… A cantora Dua Lipa postou um registro nas suas redes sociais usando uma Havaianas Brasil logo branca em homenagem ao Rio de Janeiro, um dia após seu último show no Brasil.
Dua Lipa aparece de Havaianas em dump em homenagem ao Rio de Janeiro. Foto: Divulgação
… A artista caiu de amores pelo Brasil, circulou pelo Rio, sambou com Sabrina Sato, foi ao Maracanã, só faltava mesmo carimbar o passaporte, com as legítimas Havaianas nos pés! Todo mundo usa, todo mundo ama!
… A aparição da artista se soma a uma série de nomes internacionais que, recentemente, também foram vistos usando Havaianas como Kim Kardashian, Shawn Mendes, Katy Perry, Naomi Watts, Rihanna, Kylie Jenner, Alex Consani e Antoni Porowsko, reforçando o movimento de celebridades adotando o clássico chinelo brasileiro como parte de seu estilo cotidiano.
Os vestígios do Império Romano continuam vivos no Alentejo, uma das regiões mais autênticas e históricas de Portugal. Durante mais de 700 anos, do século 3 a.C. ao século 4 d.C., os romanos ocuparam o território português, construindo cidades, estradas, templos e aquedutos que até hoje influenciam a cultura, a arquitetura e o modo de vida local.
No Alentejo, essa herança pode ser vista em sítios arqueológicos de rara beleza e importância histórica, que revelam como a civilização romana prosperou e deixou marcas duradouras na paisagem portuguesa.
Templo Romano em Évora
Localizado no coração da cidade de Évora, este é o maior monumento romano do Alentejo e um dos mais emblemáticos e bem preservados de Portugal. Suas colunas de mármore de estilo coríntio estão assentadas sobre uma base elevada no centro histórico, compondo um cenário icônico reconhecido pela Unesco como Patrimônio Mundial. É a principal atração turística de Évora junto com a Capela dos Ossos.
Templo Romano de Évora – Crédito Turismo do Alentejo
Cidade Romana de Miróbriga
Perto de Santiago do Cacém, as ruínas da antiga Mirobriga Celticorum revelam uma vila romana que foi próspera entre os séculos 1 e 4. O local abriga um fórum com vestígios de templos e edifícios governamentais, além do único hipódromo remanescente em Portugal com uma planta completa intacta, uma estrada pavimentada de pedra e duas casas de banho com um sofisticado sistema de aquecimento, um testemunho notável da engenharia e do estilo de vida romano.
Ruínas romanas de Miróbriga – Santiago do Cacém – crédito Turismo do Alentejo
Vila Romana dos Pisões
Descoberta acidentalmente em 1967, esta vila foi um importante mercado fornecedor para a cidade de Beja até o século 4 e é hoje um dos sítios mais fascinantes de Portugal. Com mais de 40 cômodos, a propriedade abrigava mosaicos artísticos com motivos naturais e desenhos geométricos complexos, um banho romano privado, uma barragem de pedra, além de uma vinícola, refletindo o requinte e o poder econômico de seus antigos proprietários.
Vila Romana dos Pisões – Crédito Turismo do Alentejo
Ruínas Romanas de Tróia
Às margens do Rio Sado, bem próxima ao centro de Tróia, este sítio arqueológico é um testemunho impressionante da atividade industrial do período. Entre os séculos 1 e 6, o local abrigava o maior centro de salga de peixe do Império Romano, responsável pela produção do famoso garum, o condimento mais apreciado da época. As ruínas, que abrangem diversas construções do período, são classificadas como Monumento Nacional desde 1910.
Ruínas romanas em Tróia – crédito Turismo do Alentejo
Cidade Romana de Ammaia
Localizada no coração do Parque Natural da Serra de São Mamede, no município de Marvão, encontra-se a Cidade Romana de Ammaia, fundada no século 1 e habitada até meados do século 5. O sítio arqueológico, também Monumento Nacional desde 1949, preserva partes das muralhas, do fórum e das vias originais, além de abrigar um museu que conta a história da cidade e de sua população, bem como diversos objetos desta época encontrados nas escavações do local.
Cidade Romana de Ammaia – crédito Turismo do Alentejo
Villa Romana de São Cucufate
Em Vila de Frades, perto de Vidigueira, o sítio arqueológico impressiona pela sua conservação e grandiosidade. O complexo, composto por uma mansão, termas, templos e áreas agrícolas, foi habitado entre os séculos 1 e 5, até a invasão bárbara, quando então passou a ser ocupada por mosteiros cristãos dedicados à São Cucufate. É um dos tesouros arqueológicos romanos mais bem preservados do mundo, considerado de grande importância para o estudo da civilização romana.
Villa Romana de São Cucufate Crédito: Turismo do Alentejo
Vila ribeirinha de Mértola
Esta vila foi um importante porto romano no Alentejo que conectava a região a centros comerciais do Mediterrâneo Oriental. Vestígios do fórum foram encontrados no castelo, e as ruínas de uma casa romana, descobertas durante reformas na câmara municipal, foram transformadas em museu, com objetos que ilustram a vida na época. A vila abriga também uma necrópole romana com túmulos escavados na rocha, sobre a qual foi construída, no século 16, uma ermida que hoje funciona como museu arqueológico.
Vila ribeirinha de Mértola – Crédito Turismo do Alentejo
Outros vestígios espalhados pelo Alentejo
Além dos grandes sítios arqueológicos, há inúmeros outros vestígios romanos que podem ser explorados pelos visitantes. Entre eles, destacam-se a ponte de Vila Formosa, a calçada romana de Torrão, o mosaico romano de Alter do Chão, entre outros.
115 dias antes de sua primeira corrida na Fórmula 1, a Audi apresenta em seu Brand Experience Center, em Munique, a prévia de seu novo carro que será a base da empresa na principal competição do automobilismo. Assim como nos futuros modelos de produção, a Audi trará clareza incomparável para as pistas de corrida e muito mais.
Ao entrar no auge do automobilismo, a Audi está fazendo uma declaração clara e ambiciosa”, afirma o CEO da Audi, Gernot Döllner. “É o próximo capítulo na renovação da empresa. A Fórmula 1 será um catalisador para a mudança em direção a uma Audi mais enxuta, mais rápida e inovadora.”
Segundo Döllner, a Audi está entrando na série de corridas com um plano ambicioso, mas realista: “Não estamos entrando na Fórmula 1 apenas para estar lá. Queremos vencer. Ao mesmo tempo, sabemos que a mudança para a Fórmula 1 é um grande passo e que precisamos fazer as coisas da maneira certa. É preciso tempo, perseverança e questionamento incansável do status quo. Até 2030, queremos lutar pelo título do Campeonato Mundial.”
Audi R26 Concept
A equipe de Fórmula 1 liderará a nova identidade da marca Audi
O Audi R26 Concept é uma declaração clara e oferece uma prévia do esquema de cores e do design do primeiro carro de corrida de Fórmula 1 da marca, que será revelado em janeiro. Essa identidade visual é baseada na filosofia de design recentemente introduzida e em seus quatro princípios de design: claro, técnico, inteligente e emocional. “Estamos implementando uma linguagem de design unificadora que reúne todos os aspectos da nossa organização”, afirma Massimo Frascella, diretor de criação da Audi. “Isso torna o projeto de Fórmula 1 pioneiro para a nova identidade da marca, que será lançada no futuro tanto para a equipe de F1 quanto para a Audi como um todo.”
O R26 Concept é uma das primeiras expressões da nova identidade visual da marca. Superfícies gráficas minimalistas, definidas por cortes geométricos precisos, integram-se perfeitamente à geometria do carro de corrida. A paleta de cores apresenta titânio, preto de carbono e o recém-lançado vermelho Audi. Como parte dessa identidade, a Audi também exibirá argolas vermelhas, usadas seletivamente para destacar sua presença na Fórmula 1.
Audi R26 Concept
A F1 como palco global para demonstrar o “Vorsprung durch Technik”
O projeto da Fórmula 1 é um carro-chefe estratégico para a Audi, refletindo a reinvenção tecnológica, cultural e empresarial da marca. O objetivo é inspirar clientes e colaboradores. O desenvolvimento e as corridas ocorrem dentro de uma estrutura economicamente atraente: um limite de custos aplicável a todas as equipes garante um orçamento e condições definidas de forma clara, enquanto o alcance global da Fórmula 1 oferece forte exposição da marca e oportunidades de patrocínio.
A Fórmula 1 é uma plataforma esportiva estabelecida globalmente há décadas e, com mais de 820 milhões de fãs, é a competição esportiva mais popular do mundo. Em 2024, cerca de 1,6 bilhão de telespectadores assistiram às corridas. As avaliações financeiras das equipes de Fórmula 1 chegam a bilhões. A futura equipe Audi F1 já tem três empresas globais como parceiras – adidas, bp e a futura parceira Revolut.
Para entrar na Fórmula 1, a Audi adquiriu o Grupo Sauber na Suíça em sua totalidade no início deste ano, criando assim as condições para trazer o fundo soberano do Catar a bordo como investidor. À frente do Projeto Audi F1 estão dois experientes gerentes de Fórmula 1, o ex-diretor da equipe Ferrari, Mattia Binotto, e Jonathan Wheatley (ex-RedBull), que se reportam diretamente ao CEO da Audi, Gernot Döllner. Em termos de pilotos, a empresa está contando com uma combinação de experiência e energia jovem, com o experiente piloto Nico Hülkenberg (Alemanha) e o jovem talento Gabriel Bortoleto (Brasil).
“A Fórmula 1 é mais do que apenas automobilismo”, afirma Jürgen Rittersberger, diretor financeiro da AUDI AG. “É entretenimento, emoção, tecnologia – e é também um desafio. Mas é precisamente essa combinação que nos leva onde queremos chegar: inspirar novos grupos de clientes para a Audi. Com o enorme alcance da Fórmula 1, temos a oportunidade de atrair novos clientes para a nossa marca especialmente no grupo-alvo mais jovem, onde a Fórmula 1 está a experimentar um rápido crescimento. Graças ao limite de custos, a Fórmula 1 também está mais sustentável financeiramente do que nunca. Quando analisamos o desenvolvimento das oportunidades de patrocínio, as avaliações das equipes e o potencial geral de receita da Fórmula 1, uma coisa fica clara: esse caminho faz todo o sentido para a Audi – também economicamente.”
Da tradição no automobilismo à estreia na Fórmula 1
O automobilismo faz parte do DNA da Audi e sempre foi uma força motriz para o progresso tecnológico e a inovação. Desde o primeiro carro de Grand Prix com motor central até a tração integral quattro no rally, passando pelos motores a diesel, híbridos e elétricos em Le Mans, na Fórmula E e no Rally Dakar, a Audi conduziu todos os projetos de automobilismo ao sucesso com determinação, coragem, perseverança e espírito de equipe, sempre abrindo novos caminhos. O envolvimento da Audi na Fórmula 1 pretende dar continuidade a isso.
O auge do automobilismo é considerado o laboratório de testes mais exigente do mundo. Os curtos ciclos de desenvolvimento, a cadeia de comando mínima e as decisões rápidas têm como objetivo servir de modelo para toda a empresa. Ao mesmo tempo, a Audi está próxima dos mais recentes desenvolvimentos tecnológicos e materiais. Graças à concorrência aberta, a Fórmula 1 serve como impulsionadora de tecnologia tanto para a mobilidade elétrica quanto para os combustíveis sintéticos – dois temas que também são altamente relevantes para os modelos de produção. Nessas duas áreas, os regulamentos oferecem grande liberdade e espaço para inovação.
Mudanças de longo alcance nos regulamentos técnicos da Fórmula 1 a partir de 2026 representam uma oportunidade ideal para a Audi, como recém-chegada, entrar no auge do automobilismo. Todos os concorrentes terão que se familiarizar com os novos regulamentos e tecnologias ao mesmo tempo, tanto em termos de chassi quanto de transmissão.
Conquistas marcantes e a jornada rumo à Fórmula 1
Desde a primavera de 2022, a Audi vem desenvolvendo a unidade de potência para a Fórmula 1 em Neuburg an der Donau – o único local operacional de uma equipe de F1 na Alemanha. Ela consiste em um motor V6 de combustão interna (ICE) com cilindrada de 1,6 litros e turboalimentação, um sistema de recuperação de energia (ERS) incluindo armazenamento de energia (ES) e uma unidade geradora de motor elétrico (MGU-K), bem como uma unidade de controle eletrônico (CU-K). Além da unidade de potência, a caixa de câmbio também está sendo desenvolvida em Neuburg. Juntamente com a unidade de potência, elas formam o que é conhecido como powertrain. Os novos regulamentos técnicos para powertrains de F1 se concentram em uma maior relevância para carros de estrada com um novo conceito híbrido. A potência do motor elétrico foi triplicada e, no futuro, estará em um nível comparável ao do motor de combustão, que será alimentado por combustíveis sintéticos a partir de 2026. A Audi vem trabalhando exclusivamente com a empresa britânica bp neste projeto desde 2022.
O desenvolvimento do conceito para o trem de força da F1 “fabricado na Alemanha” começou em 2022. Apenas dois anos depois, o trem de força completo funcionou dinamicamente como uma unidade pela primeira vez em uma simulação de corrida na bancada de testes. Simulações virtuais e ferramentas de desenvolvimento digital são particularmente importantes aqui, pois os regulamentos significam que não será possível testar os novos trens de força em uma pista de corrida até o início de 2026. Assim como no desenvolvimento de produtos da Audi, simuladores de direção dinâmicos, ferramentas digitais e métodos desempenham um papel significativo no processo de desenvolvimento. As primeiras unidades de potência para uso na pista de corrida já foram concluídas e serão enviadas de Neuburg an der Donau para seus respectivos locais a partir de dezembro.
A equipe desenvolve e constrói os carros de corrida na Fábrica de F1 em Hinwil. A localização suíça também é responsável pelo planejamento e execução das operações de corrida. Além disso, um escritório de tecnologia está em operação em Bicester, no Reino Unido, desde o verão de 2025. A presença no chamado “Motorsport Valley” dá à equipe acesso a conhecimentos adicionais sobre F1. Há uma intensa cooperação técnica entre os locais para explorar plenamente as vantagens e oportunidades de uma equipe de fábrica através da integração perfeita da unidade de potência e do chassi.
Primeira corrida na Fórmula 1
A futura equipe Audi F1 fará sua estreia pública completa no lançamento oficial da equipe em janeiro de 2026. Pouco depois, os primeiros testes oficiais com os carros de Fórmula 1 de nova geração serão realizados no final de janeiro em Barcelona, Espanha – ainda a portas fechadas. Durante outros testes no Bahrein (11 a 13 de fevereiro e 18 a 20 de fevereiro), a equipe de fábrica da Audi testará a Fórmula 1 diante do público pela primeira vez, antes da tão esperada estreia da marca no auge do automobilismo, que acontecerá em Melbourne (Austrália) de 6 a 8 de março.
Mais informações sobre o Audi R26 Concept e a entrada da Audi na Fórmula 1 estão disponíveis no Audi MediaCenter.