Há 30 anos no mercado de protetores solares, a Australian Gold, do Grupo Boticário, apresenta, a partir de setembro, uma nova linha de protetores solares: corporais e faciais . A marca que já era consolidada no mercado como referência em produtos que garantem um bronzeado protegido, agora se torna a primeira linha brasileira de protetores solares que não agridem corais marinhos.
Há 12 anos, os produtos Australian Gold chegaram ao Brasil e, em 2017, o Grupo Boticário adquiriu a licença para produção e distribuição da marca no país. O cuidado com a vida marinha vai ao encontro do trabalho desenvolvido pela Fundação Grupo Boticário, que há 30 anos atua a favor da conservação da natureza.
Estima-se que, a cada ano, até 14 mil toneladas de filtro solar sejam levadas para os recifes de coral em todo o mundo. O impacto de alguns dos ingredientes na composição desses cosméticos está sob controvérsia científica porque podem gerar o branqueamento de corais – uma condição que os deixa vulneráveis e impede que obtenham os nutrientes necessários para sobreviver.
“Esta é a primeira vez que uma marca nacional lança uma linha com selo Seguro para Corais. Além da linha Gel Creme, a Australian Gold Brasil já conta com portfólio 100% livre de oxibenzona e octinoxato em suas composições. Esses componentes estão ligados diretamente ao embranquecimento dos corais, e são apontados como a principal causa da morte dos corais pelo mundo”, explica Cristiane Irigon, diretora de marketing da Multi B, unidade de varejo multimarcas do Grupo Boticário.
Com a nova linha de produtos, Australian Gold amplia o portfólio para estar presente em outros momentos da vida do consumidor, levando proteção e cuidado com a pele do corpo e do rosto, não somente na praia ou piscina, mas também para o dia a dia.
Com textura ultraleve, toque seco e rápida absorção, a linha de proteção solar para o corpo traz produtos de FPS 30, 50 e 70. O gel creme da sua fórmula é enriquecido com extrato de chá-verde e ameixa kakadu, poderosos antioxidantes. Já para o rosto, com textura leve, toque seco e acabamento matte, o gel creme traz produtos de FPS 30 e 50. Além disso, os protetores faciais são oil free, criando uma barreira protetora contra os efeitos diários da poluição e contribuindo para o antienvelhecimento. Dando continuidade aos princípios sustentáveis da marca, já presentes em sua linha atual, os lançamentos são veganos, não testados em animais e com embalagens feitas em plástico vegetal.
Para ajudar a população a entender como ações simples incorporadas ao dia a dia podem ter um enorme impacto na vida de bilhões de animais que servem de base para produtos alimentícios, a Proteção Animal Mundial, organização não-governamental que atua em prol do bem-estar animal, lançou um Guia de Consumo Consciente. O material traz informações sobre como privilegiar produtores, supermercados e restaurantes comprometidos com o bem-estar animal.
Guia de Consumo Consciente
Estima-se que 70 bilhões de animais de fazenda sejam criados e abatidos todos os anos no mundo – dois terços em sistemas industriais intensivos que favorecem a alta produtividade e o alto lucro em detrimento do bem-estar. Como resultado, bovinos, aves, suínos e outros animais são submetidos a práticas consideradas cruéis e desenvolvem comportamentos anormais que lhes causam danos físicos e psicológicos.Mas os animais não são os únicos impactados: a saúde humana e o meio ambiente também perdem, tanto com a ameaça de bactérias multirresistentes quanto com a degradação da natureza e a perda da biodiversidade.
Saber escolher
Por isso, o Guia de Consumo Consciente traz dados que ajudarão nas escolhas do consumidor no momento de comprar produtos de origem animal, seja em supermercados, restaurantes ou até mesmo marcas de produtos. “Saber os compromissos públicos das empresas é fundamental no momento da escolha de compra, afinal o negócio se move pela exigência do consumidor.
Ranking de empresas no Brasil
Responsáveis pelo início da cadeia de produção, tudo começa com os produtores, pois é deles que vem a carne que é comercializada em supermercados e restaurantes. São os produtores que podem aplicar práticas com altos níveis de bem-estar em suas fazendas e granjas ao implementar políticas de procedimentos e oferecer treinamentos especializados recomendados por organizações de saúde e bem-estar animal, como a Proteção Mundial Animal. No Brasil, classificadas nas posições mais baixas do ranking estão as empresas Aurora Alimentos e a Minerva Foods no nível 5; Marfrig aparece no nível 4, enquanto as gigantes BRF e JBS estão no nível 3.
Redes de supermercados
As redes de supermercados comercializam carnes de diversos produtores, podendo exercer influência nos métodos praticados pelas empresas fornecedoras ao criar políticas de compra e venda relacionadas ao bem-estar animal. É na gôndola do mercado que os consumidores usam seu poder de compra e podem optar por produtos com altos níveis de bem-estar. Entre as atuantes no Brasil, o Grupo Pão de Açúcar está no nível 3, Carrefour e Walmart no 4 e Cencosud no 6. Cabe ressaltar que o ranking avalia os compromissos das empresas em âmbito global. No Brasil, a rede Carrefour liderou esse movimento por parte dos varejistas e foi a primeira empresa a firmar um compromisso público em prol do bem-estar dos suínos.
Redes de restaurantes
Por fim, as redes de restaurantes comercializam toneladas de carne anualmente, mas pouco informam sobre a procedência e de quais produtores compram. Essas informações são essenciais para que os consumidores façam escolhas conscientes. No nível 3 estão Domino’s, KFC e McDonald’s; no nível intermediário 4 seguem Burger King e Subway; Starbuck’s no nível 5 e Habib’s no nível 6, o último do ranking. Entre os restaurantes e supermercados, as posições das empresas referem-se à pontuação global e não apenas no Brasil. Para saber mais, baixe o “Guia de Consumo Consciente” da Proteção Animal Mundial e descubra como o seu consumo pode contribuir para uma vida melhor dos animais. Acesse: www.protecaoanimalmundial.org.br.
Jovens em idade universitária
Cresce no Brasil o número de jovens em idade universitária que estudam e trabalham ao mesmo tempo, particularmente entre aqueles que frequentam instituições de ensino privado. Entre os jovens de 19 a 24 anos que estudam, o percentual daqueles que também trabalham subiu de 45,4% em 2016 para 48,3% em 2019, somando 2,6 milhões de estudantes que enfrentavam no ano passado uma dupla jornada, ou 144 mil a mais.
Instituições privadas
No caso dos jovens que estudam em instituições privadas, o percentual daqueles que também trabalham passou de 54,4% a 58,3% no mesmo intervalo de três anos, para um total de 1,7 milhão.
Ensino público
Já no ensino público, a quantidade de jovens de 19 a 24 anos que estudam e trabalham é menor do que no ensino privado, tanto em termos percentuais, quanto em números absolutos. Eles eram 35,5% do total de estudantes em 2016, passando a 36,7% em 2019, num total de 924 mil no dado mais recente, segundo levantamento da consultoria IDados. Com base em números da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, o estudo compara os terceiros trimestres de cada ano – período que tem o microdado mais recente disponível.
Conteúdo digital
O mercado editorial aumentou em 115% seu faturamento com conteúdo digital de 2016 a 2019, mostra uma pesquisa da Nielsen feita em parceria com a Câmara Brasileira do Livro e o Sindicato Nacional dos Editores de Livros e divulgada nesta terça-feira (25). O número, que já desconta a inflação, abarca as vendas de ebooks -que somam 99% do faturamento e 96% das unidades comercializadas-, audiolivros e outras plataformas de distribuição digital.
Guia de Consumo Consciente
Para ajudar a população a entender como ações simples incorporadas ao dia a dia podem ter um enorme impacto na vida de bilhões de animais que servem de base para produtos alimentícios, a Proteção Animal Mundial, organização não-governamental que atua em prol do bem-estar animal, lançou um Guia de Consumo Consciente. O material traz informações sobre como privilegiar produtores, supermercados e restaurantes comprometidos com o bem-estar animal.
Querida que só, a jornalista, cerimonialista e apresentadora, Marisa Machado Koim, festeja hoje mais um aniversário
…. Bom dia! A nossa vida é aquilo que os nossos pensamentos fizeram dela.
… Trocam de idade hoje: Marisa Machado Koim, Maria Elisa Naglis, Hérica Saldanha, Maurício Kus, Diego Torres Caniza, Maria Luísa Ramires, Laura Oliveira e Júlio Valcanaia. Happy birthday!
… The Batman ganhou seu primeiro trailer durante o DC FanDome, evento online com novidades da empresa realizado neste sábado (22).
… No vídeo de tons sombrios, Robert Pattinson aparece tanto como o Homem-Morcego, quanto como Bruce Wayne, ao som de “Something in the Way”, no Nirvana.
… Noticia boa: o Projeto de Lei 317/2019, de autoria dos deputados Renato Câmara (MDB) e Paulo Corrêa (PSDB), que dispõe sobre medida de conscientização acerca do direito da pessoa idosa ao Passe Livre em viagens rodoviárias intermunicipais e interestaduais.
… Na prática, o projeto obriga as concessionárias de transporte rodoviário de passageiros do Estado a afixarem adesivo contendo texto informativo sobre o direito da pessoa idosa ao passe livre nos locais de vendas de passagens.
O foco é sanar as principais dúvidas dos brasileiros em relação a eletrificação, desempenho, design e emissão de poluentes
Hoje (27), a Jaguar lançará a campanha digital “Seu mundo é elétrico. Você sabe.” do Jaguar I-PACE, o primeiro SUV 100% elétrico da marca e pioneiro na eletrificação no País, com o objetivo de desmistificar mitos e verdades sobre o veículo sustentável. Com duração de um mês e meio, o conteúdo das redes sociais, em formato de pílulas, apresentará as principais dúvidas dos brasileiros quanto a eletrificação, performance, design e emissão de poluentes.
Em 2019, a Jaguar anunciou a chegada do I-PACE ao Brasil, um momento histórico para a marca e para o mercado, tornando-o referência em elétricos no País. E, identificando a necessidade dos seus clientes e a demanda cada vez mais alta por eletrificação e sustentabilidade, a marca desenvolveu a campanha para proporcionar ainda mais confiabilidade no momento de realizar a compra.
Ao todo, serão 24 vídeos e 5 formatos de Canvas (formato de anúncio em tela cheia no Facebook para dispositivos móveis), além de um plano de mídia digital abrangente e interação com o público por meio de perguntas e respostas, na plataforma Instagram da Jaguar Brasil. “É uma forma de sanarmos as questões mais comuns que os clientes têm, seja em relação ao carregamento e vida útil da bateria, seja uma simples lavagem e a capacidade de rodagem com a carga”, comenta Paulo Manzano, Diretor de Marketing e Produto da Jaguar Land Rover.
Absolutamente consagrado ao redor do mundo, com mais de 60 prêmios conquistados em diferentes países desde o seu lançamento, o I-PACE foi o único veículo na história a conquistar as três categorias do mais importante prêmio da indústria automobilística global, o World Car Awards.
“No mundo que estamos vivendo, optar por um I-PACE é demonstrar o quanto você se preocupa com o futuro. Além de oferecer uma experiência de condução extremamente esportiva, o veículo não emite poluentes, contribuindo para a atmosfera do planeta”, explica Divanildo Albuquerque, Diretor Geral da Jaguar Land Rover.
Com o lançamento do I-PACE em 2019, a Jaguar firmou uma parceria inédita com a ZEG para tornar realidade a redução de emissões de CO2. A ZEG oferece insumo 100% renovável suficiente para o consumo dos 250 carros por oito anos. Para atender à demanda, a ZEG vai gerar, por ano, 1,25 GWh de energia limpa a partir das fontes solar, hídrica, biogás e resíduos sólidos.
Jaguar I-PACE
O design, inspirado no superesportivo C-X75, traz linha de cintura fluida, entregando uma sensação de movimento ao exterior do modelo. Os faróis e lanternas em matrix LED adaptativos, a entrada de ar frontal, as maçanetas retráteis e o difusor traseiro completam a essência do exterior e a fluidez aerodinâmica.
No interior, a ampla praticidade e o luxo se unem à tecnologia. O novo sistema de entretenimento Touch Pro Duo, extremamente fluido e funcional, integram o painel revestido com elementos em laca preta (black piano) e alumínio.
O modelo chegou ao País em versão única equipada com dois motores elétricos, que desenvolvem 400 cv de potência, e tração nas quatro rodas, além da bateria de 90 kW, que oferece autonomia de até 470 quilômetros com uma única carga, de acordo com o ciclo WLTP. Extremamente ágil, o modelo elétrico traz torque instantâneo de 69,6 kgfm, força suficiente para levá-lo da imobilidade aos 100 km/h em apenas 4,8 segundos, desempenho digno de um superesportivo.
Do check-in ao desembarque, descubra como a companhia aérea está trabalhando para assegurar o bem-estar de passageiros durante toda a viagem.
A Lufthansa está disponibilizando em suas redes sociais um vídeo em português que detalha quais são os novos protocolos adotados pela companhia aérea para evitar a propagação do Covid-19 durante toda a jornada do passageiro, desde o aeroporto até o desembarque.
Ao chegar aos hubs da companhia em Frankfurt ou Munique, passageiros encontram sinalização adequada para garantir o distanciamento físico e contam com opções de check-in automático que evitam o contato com terceiros. Entretanto, caso haja necessidade de atendimento presencial, placas de acrílico foram devidamente instaladas nos balcões, assegurando um atendimento de qualidade sem abrir mão da segurança, tanto de funcionários quanto de passageiros.
Já os Quick Boarding Gates permitem que o embarque seja feito dispensando qualquer tipo de interação física. Além disso, o acesso à aeronave tem sido realizado diretamente no portão de embarque, sempre em pequenos grupos de pessoas, para evitar aglomerações. Adicionalmente, durante este período, a Lufthansa permite o despacho gratuito da bagagem de mão para todos os clientes a fim de evitar manuseios adicionais das mesmas no controle de segurança.
A companhia aérea ainda aprimorou os já elevados protocolos de limpeza e higienização de suas aeronaves a fim de se adequar à nova realidade imposta pela pandemia. Todas as superfícies são minuciosamente desinfetadas e o serviço de bordo foi adaptado visando diminuir o número de interações entre tripulação e passageiros. Ademais, com o objetivo de proteger a saúde de todos a bordo, desde maio é obrigatório o uso de máscara por passageiros e tripulantes durante toda a viagem, sendo inclusive recomendada a utilização das mesmas no aeroporto antes e após o voo.
É importante enfatizar que toda a frota da Lufthansa está equipada com filtros de alta qualidade (HEPA) que removem 99,9% das impurezas como poeira, bactérias e vírus, igualando assim, a qualidade do ar das aeronaves à das salas de cirurgia. Além disso, por conta dos modernos sistemas de circulação, o fluxo de ar dentro da aeronave ocorre sempre na direção vertical, impedindo que o mesmo se dissipe horizontalmente ao longo da cabine.
Ao desembarcar, os passageiros são orientados pela tripulação a deixar a aeronave em pequenos grupos, buscando garantir o distanciamento e reduzir riscos de contaminação. Vale destacar também que a infecção por Covid-19 dentro de uma aeronave é muito pouco provável e que, desde o início da pandemia, não houve casos concretos de transmissão em voos da Lufthansa. Confira no vídeo as principais medidas de segurança adotadas pela Lufthansa para garantir a segurança dos passageiros durante o período de pandemia.
Por fim, é importante destacar que ao longo de todo o período de pandemia o Lufthansa Group, que atua no Brasil com as companhias aéreas Lufthansa e SWISS, seguiu operando no mercado brasileiro. Atualmente, o grupo oferece oito frequências semanais partindo do Aeroporto Internacional de São Paulo, cinco de Lufthansa e três de SWISS, com destino à Frankfurt e Zurique, respectivamente.
PPara enriquecer ainda mais a cápsula Lacoste Motion a segunda entrada vem repleta de novas peças que convidam todos a se jogarem no turbilhão urbano. Desenvolvidas a partir da associação de tecidos leves, avançadas tecnologias e design ergonômicos, os materiais são fluidos, funcionais e abusam do color blocking para valorizar ainda mais os seus cortes.
A coleção combina ativamente a elegância, com liberdade de movimentos, versatilidade e praticidade para acompanhar todas as circunstâncias do dia a dia, desde o ritmo acelerado da vida urbana a viagens de trabalho ou fins de semana.
Com uma seleção diversa composta por camisas polo, casacos, acessórios e um tênis que promete se destacar, todas as peças foram desenvolvidas com uma tecnologia a partir de poliéster reciclado que produz um algodão premium e ultraleve.
A Lacoste Motion Polo, vem um corte slim fit e que devido às propriedades tecnológicas do poliéster reciclado facilitam o cuidado da peça e permitem que seque rapidamente. Sua gola é canelada e possui um detalhe em L junto com um zíper trazendo mais dinamismo a camisa clássica, acompanhada de um crocodilo em silicone – assinatura do movimento Lacoste, em mini piqué reproduzido em todas as peças.
Com um apelo tão urbano, os tênis não poderiam ficar de fora e modelo da vez é o T – Clip, o novo tênis híbrido da Lacoste, que funde dois modelos inspirados no tênis para criar uma silhueta moderna.
Influenciado pelos anos 80, o T Clip possui um visual urbano atraente com raízes em um estilo de tênis vintage, uma sutil assinatura de crocodilo é gravada no quadrante superior, enquanto uma marca registrada com letras bordadas se destaca no topo.
Os acessórios também vem repletos de versatilidade e praticidade, como é o caso da Mochila Embalável, desenvolvida em um nylon muito leve e a prova d’água e com um novo acabamento moderno nas fivelas além disso, a clássica Shopping Bag da Lacoste, desta vez irá contar com bordas sem costura e uma combinação de cores atraentes combinando com a paleta de cores Lacoste Motion.
Mergulhar nas águas mornas do mar, caminhar na areia da praia, ver um pôr do sol deslumbrante, observar as crianças brincarem livremente e desfrutar de uma deliciosa culinária típica, tudo isso, será possível a partir do dia 1° de setembro, quando o Tivoli Ecoresort Praia do Forte, membro da Coleção L.V.X. da Preferred Hotels & Resorts, um verdadeiro paraíso ecológico em pleno litoral norte da Bahia, retoma suas atividades priorizando a proteção, segurança e bem-estar dos seus hóspedes e colaboradores.
O Tivoli Ecoresort Praia do Forte Bahia, onde a arquitetura natural está em perfeita sintonia com o ambiente e a biodiversidade envolvente, reúne 30.000 hectares de floresta tropical, dispersos por 12 km de praias de areia dourada.
Com boas energias, vibrações e acolhimento, será possivel vivenciar a viagem em família com toda segurança e tranquilidade, sendo que para isso, o hotel redefiniu a experiência do cliente com base no programa Feel Safe at Tivoli. Este plano vem complementar as medidas já executadas no âmbito do selo do Ministério do Turismo do Brasil, “Turismo Responsável, Limpo e Seguro” atribuído aos hotéis da marca, e também ao Selo Protek POSI-Check da Intertek Cristal.
As medidas Feel Safe at Tivoli está organizada em torno de 10 linhas de ação, que respondem às necessidades dos clientes na nova realidade social. Com a adaptação dos serviços desde a chegada, passando pelos quartos, restaurantes e atividades de lazer; com o reforço dos processos de limpeza e higienização, de comunicação e serviços digitais; com a reorganização de layout’s para garantir o distanciamento social até o controle da purificação do ar e da água, o plano de medidas abrange todos os aspectos que permitirá ao hotel reabrir com garantia máxima de segurança.
Para João Eça Pinheiro, Diretor Geral do Tivoli Ecoresort Praia do Forte, as medidas garantem proteção e acolhimento para o hóspede. “A saúde e segurança dos nossos hóspedes e colaboradores são de extrema importância. Queremos que as pessoas desfrutem de toda experiência única que o Tivoli Ecoresort Praia do Forte sempre proporcionou. A arquitetura e o espaço do Ecoresort sempre estiveram adequados às necessidades atuais, já que os ambientes sociais são abertos e com ampla ventilação, sendo que agora retomamos as atividades de uma forma ainda mais segura, seguindo todas as normas recomendadas, com a adoção de uma série de ações para garantir a melhor experiência possível” comenta.
O Tivoli Ecoresort Praia do Forte Bahia conta com 292 espaçosos quartos que cativam pela sua simplicidade: com decoração natural, de cores serenas acentuando a beleza da madeira brasileira no mobiliário e requintada ao toque. Os hospedes podem escolher entre um dos 3 restaurantes e vários bares, com deliciosas opções ou curtir as jornadas do Anantara Spa que exploram os benefícios dos ingredientes botânicos locais como a argila verde, enriquecida com antioxidantes. Diárias a partir de R$ 1.683,00 com café da manhã e jantar inclusos em apartamento double superior.Para informações sobre planejamento de viagens ligue para
Jefferson de Almeida Turismo e Eventos: 67 98425-6330.
As meias divertidas chegaram para ficar. Elas estão dominando a street quando o assunto é aliar conforto e estilo aos pés em diferentes produções.
Seja no verão, outono ou inverno, as meias divertidas com estampas dos mais variados temas podem ser usadas com looks mais casuais com tênis, mas também em ocasiões mais formais com sapatos sociais, dando um toque mais descolado nas produções, sem se apegar a gêneros.
Prova disso, é o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeo, que ganhou o posto de “político mais estiloso do mundo”, ao aparecer de meias coloridas usando ternos. Desde então, o mundo da moda, especialmente os homens, passou a ter outro olhar para as meias que antes eram limitadas a cinza e preto.
Mas como usar as meias divertidas sem infantilizar o look mais casual?
“O objetivo quando se usa meias diferenciadas é chamar atenção para os pés. Por isso, você pode escolher tênis, oxfords, sandálias e outros sapatos que podem exibir bem as meias. Se usar com calças, dobre a barra transversal ou use um modelo curto”, sugere a consultora de moda e influencer, Deisi Remus.
Para aqueles quem não se sentem totalmente seguros ao investir nas meias divertidas para compor um look casual, a consultora pontua: “Lembre-se: as roupas precisam ser mais simples e clean, para deixar em destaque as meias. Se quiser investir no look e colocar um ponto de cor nos pés, priorize meias monocromáticas como uma cor de rosa, laranja ou azul. Mas, se preferir apostar em estampa, use aquelas de padrões menores”, explica Deisi.
Engana-se quem pensa que as meias ficam bem só com jeans ou com roupas mais básicas. É possível compor looks chiquérrimos com blazers, calças sociais, saia midi e vestidos. Para harmonizar uma produção com essas meias, basta estar confiante e abusar das cores e estampas possíveis de serem encontradas na Hold UP.
Homens e Mulheres, independente do estilo, podem usar meias coloridas?
Como usar as meias divertidas masculinas? Meias coloridas são só para mulheres? Homens combinam usando meias diferenciadas? Essas e muitas outras dúvidas surgem quando há uma nova moda ou quando há cores e estampas envolvendo tendências. A verdade é que as meias, das mais comuns às mais coloridas e diferenciadas, não foram confeccionadas pensando em único gênero, elas foram desenvolvidas para pessoas que gostam de inovar e estão atentas às tendências, sempre adaptando-as ao seu estilo.
“Os homens de todos os estilos podem usar essas meias que compõe muito bem do look casual ao look social. As meias podem ser simplesmente coloridas, fugindo dos tons mais sóbrios e discretos, como o branco, o preto e o marrom, mas indo para o verde, vermelho, laranja e até amarelo. Ah, vale lembrar que as estampas geométricas, poá e listras combinam com quase todos os looks, mas se preferir pode usar meias com desenhos também que fica super fashion”, conclui Deisi.
Ablação por radiofrequência em nódulos de tireoide é uma tecnologia minimamente invasiva que não deixa cicatriz e segue uma tendência da medicina internacional em diminuir cada vez mais o número e o trauma de intervenções cirúrgicas.
O Brasil está entre as quatro maiores referências mundiais em Ablação por Radiofrequência em nódulos de tireoide segundo a Universidade de Columbia, em Nova York (EUA). A citação faz parte de um estudo da professora de cirurgia endocrinológica Jennifer Kuo, que analisa a experiência brasileira e busca saber mais sobre os resultados do procedimento na população norte-americana para avaliar a qualidade de vida dos pacientes submetidos ao método, em comparação às operações tradicionais com corte.
Dr. Leonardo Rangel é um exemplo de pioneirismo brasileiro na técnica. O cirurgião de cabeça e pescoço, especialista em tireoide, médico e pesquisador da UERJ, é um dos três convidados do país a participar de um webinar gratuito sobre o tema com grandes profissionais da Universidade de Stanford (Estados Unidos), no dia 30 de agosto. Será um evento em conjunto com outros experientes no método, destinado a públicos de todas as disciplinas, para esclarecer o assunto que ainda é novidade para muitos médicos.
O Hospital Universitário Pedro Ernesto (UERJ), no Rio de Janeiro, foi o primeiro hospital público do país a oferecer a nova técnica à população e hoje tem fila zerada para o tratamento. Essa tecnologia minimamente invasiva segue uma tendência da medicina internacional em diminuir cada vez mais o número e o trauma de intervenções cirúrgicas. A doença atinge 300 milhões de pessoas no mundo e no Brasil mais de 60% da população irão desenvolver o problema em algum momento da vida, segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia (SBEM). Em todas as faixas de idade as mulheres são até quatro vezes mais afetadas que homens.
Nódulos na tireoide
Apesar do conhecimento dos fatores de risco, as causas dos nódulos não são bem determinadas. Quando a tireoide não está funcionando bem os sintomas podem incluir, além do hipotireoidismo (baixa produção de hormônios), dificuldades para engolir, falar e aumento da glândula (bócio); o que incomoda principalmente a estética. De todos os casos diagnosticados anualmente quase 90% dos nódulos são benignos. Esse importante problema de saúde pública leva dezenas de milhares de pacientes às salas de cirurgia para a remoção total ou parcial da glândula a cada ano. A tireoidectomia tradicional, apesar de ser bem estabelecida e com taxas de complicações baixas, causa hipotireoidismo quando se realiza a remoção total da glândula. A deficiência do hormônio tireoidiano tem grande repercussão clínica, uma vez que está envolvido com diversas reações metabólicas. O cérebro, o coração e o tecido adiposo são alguns dos órgãos mais afetados pelo hipotireoidismo, que se caracteriza pelo ganho de peso, edema difuso, pensamento mais lento, depressão, diminuição da capacidade de atividade física e aceleração de ateroesclerose. Quando o diagnóstico é câncer, a cirurgia é sempre o tratamento indicado.
Ablação por Radiofrequência sem cicatriz
A grande inovação dessa técnica é a aplicação da radiofrequência para destruir nódulos tireoidianos benignos, reduzindo seu volume e assim, eliminando os sintomas compressivos e alterações estéticas. O método é realizado guiado por ultrassom, com a introdução de uma agulha fina no nódulo sob anestesia local mais sedação leve por via oral e os pacientes são liberados no mesmo dia. Nos estudos mais recentes, a incidência de complicações é menor do que os procedimentos cirúrgicos convencionais.
Contudo, o maior benefício da Ablação através da radiofrequência é a destruição de tecido nodular com a preservação do tecido normal, o que confere ao método uma característica única que é tratar, mesmo nódulos grandes, sem alterar a função hormonal. Outras vantagens são menor risco de problemas na voz, não é preciso fazer reposição hormonal o resto da vida, além de não deixar cicatriz no pescoço.
“A redução do volume dos nódulos tratados com a ablação por radiofrequência ocorre ao longo de seis meses, pois não retiramos tecido nodular e contamos com o processo de fagocitose (absorção por glóbulos brancos) para remoção dos tecidos tratados pela radiofrequência. Essa reabsorção gradual do nódulo alcança uma média de 80% até o sexto mês e pode continuar até o primeiro ano após o procedimento”, explica Dr. Leonardo. Apesar da pandemia, até o fim de 2020 quase cem pacientes da fila do SUS no HUPE terão sido beneficiados pela nova técnica. 00=> Vídeo com o relato da Dra. Jennifer Kuo, professora da Universidade de Columbia, em Nova York: https://youtu.be/tPJmwbso07Q
Localizados em três belíssimas regiões chilenas, os hotéis da rede Tierra oferecem uma série de passeios na natureza.
Mesmo com os seus três empreendimentos fechados devido à pandemia, a rede Tierra Hotels já começou a preparar experiências imperdíveis para voltar em breve a receber os hóspedes na Patagônia, no Deserto do Atacama e no arquipélago de Chiloé, três dos destinos mais belos e icônicos do Chile.
No extremo sul do país, bem na entrada do Parque Nacional Torres del Paine, fica o Tierra Patagonia Hotel & Spa. Lá, entre uma série de passeios que fazem parte do sistema all inclusive da rede, está uma caminhada de oito horas até a base das famosas Torres del Paine. Uma experiência inesquecível em um dos destinos de natureza mais procurados por viajantes do mundo todo, a trilha, que passa por subidas e descidas de terra e pedras e um bosque nativo, requer ótimo preparo físico e esforço, mas todo o sacrifício é recompensado com a privilegiada vista das montanhas e de um belíssimo lago.
Já na região norte chilena, o Deserto do Atacama, famoso pelo céu mais límpido do mundo e pela grande quantidade de observatórios astronômicos, é outro local sensacional. Nele, os hóspedes do Tierra Atacama Hotel & Spa podem fazer um tour que consiste em observar as estrelas com apoio de um telescópio e guias especialistas. É uma chance única de aprender muito sobre planetas, galáxias e constelações e também sobre a cultura dos povos andinos.
Por fim, no centro-sul fica o arquipélago de Chiloé, notório por seus fiordes e composto por mais de 40 ilhas, rodeadas pelo Oceano Pacífico. Quem fica no Tierra Chiloé & Spa pode percorrer esse lugar a bordo da embarcação de madeira “Williche“, construída à semelhança das utilização pela população nativa. Além de paisagens espetaculares, encontros com golfinhos e aves marinhas são praticamente garantidos. Além dos passeios, o sistema all inclusive da rede Tierra Hotels também contempla traslados entre os hotéis e os respectivos aeroportos mais próximos, todas as refeições e acesso às infraestruturas dos Uma Spas, que contam com piscinas e banheiras de hidromassagens, entre outras comodidades. Para informações sobre planejamento de viagens ligue para Jefferson de Almeida Turismo e Eventos: 67 98425-6330