O show exclusivo Top Marques em Mônaco (MC) foi o palco perfeito para apresentar o novo projeto de customização da BMW R 18 por Radikal Chopper.
A R 18 Magnifica foi apresentada em 8 de junho durante a estreia do show de Mônaco: uma reinterpretação extrema do maxi cruiser alemão, onde luxo, artesanato e nobreza dos materiais utilizados se encontram nesta motocicleta única e fascinante. O desenvolvimento deste projeto encomendado pela Officine Riunite Milanesi foi confiado ao gênio e à arte de Andrea Radaelli da Radikal Chopper: uma feliz união que com este primeiro projeto conjunto deu origem à Radikal Design.
BMW R 18 Magnifica.
Feito à mão, utilizando materiais nobres como latão, alumínio e madeira, com um design diferente de qualquer outro custom: este é o identikit da BMW R 18 Magnifica. A ideia de construir uma moto customizada baseada na BMW R 18 se deve a Raffaello Polchi, proprietário da Officine Riunite Milanesi e um entusiasta de motos de longa data, mas o projeto e a mão são de Andrea Radaelli da Radikal Chopper, um nome bem conhecido em o setor e já vencedor do Prêmio MBE 2020 com seu Ad Maiora: uma edição especial construída com cuidado maníaco a partir de uma BMW R 1100 S.
A abordagem seguida na fabricação das motos Radikal Chopper é realmente radical, e o design da R 18 Magnifica não é diferente. Segundo Andrea, “a moto tem que ser minha própria criação, não sinto vontade de dragar ou modificar um conceito já montado e muito bem feito por outros.” A inspiração para o design da BMW R 18 Magnifica pisca para as motos vintage das décadas de 1920, 30 e 40 e, em particular, a BMW R 37, objetos que “têm um charme incrível que até hoje muitas motos modernas não conseguem replicar”.
A utilização de um determinado material como a madeira é uma forte lembrança das motos do passado, que a utilizavam para certos detalhes como os punhos; uma ideia que também me veio à mente ao pensar nos antigos carros BMW dos anos 40 com volantes de madeira. A utilização deste material responde também ao desejo de colocar algo ‘vivo’ na moto. Além disso, a madeira enquadra-se de forma coerente com o design da R 18 Magnifica, conferindo a este costume um ar chique, retro,
Forjado à mão a partir de materiais nobres.
Sem CAD ou render como ponto de partida, mas no máximo um esboço da moto: o resto é tudo fruto da imaginação criativa de Andrea Radaelli. A R 18 foi inicialmente considerada sem todos os elementos necessários para a produção em série e depois repensada respeitando as proporções entre a dianteira e a traseira da moto, para alcançar uma lógica visual harmoniosa. Nada na R 18 Magnifica é comprado, tudo (ou quase tudo) foi pensado e construído à mão. A exceção são os aros, usinados a partir de tarugos e usinados com máquinas controladas numericamente, mas sempre com projeto da Radikal Chopper.
Até os inovadores discos de freio e pinças foram especialmente criados. Cauda e assento são suspensão de uma peça e dão a ideia de flutuar no ar. A extremidade traseira é de mogno com uma seção central de aço inoxidável polido, dando à motocicleta uma aparência de joia. Os garfos têm a mesma inclinação dos originais, mas um visual que lembra os das motos antigas, por dentro, porém, são completamente modernos, construídos a partir de peças de tarugo. O sistema elétrico não foi modificado; tudo está totalmente funcional. As dimensões, aros e pneus permaneceram fiéis ao original: a moto é perfeitamente reparável.
Por baixo da estética retro encontra-se uma moto tecnologicamente moderna, aliviada em cerca de 100 kg: o peso da BMW R 18 Magnifica é de facto cerca de 250-260 kg, em comparação com os 345 kg do modelo original. Os garfos têm a mesma inclinação dos originais, mas um visual que lembra os das motos antigas, por dentro, porém, são completamente modernos, construídos a partir de peças de tarugo. O sistema elétrico não foi modificado; tudo está totalmente funcional. As dimensões, aros e pneus permaneceram fiéis ao original: a moto é perfeitamente reparável. Por baixo da estética retro encontra-se uma moto tecnologicamente moderna, aliviada em cerca de 100 kg: o peso da BMW R 18 Magnifica é de facto cerca de 250-260 kg, em comparação com os 345 kg do modelo original.
Os garfos têm a mesma inclinação dos originais, mas um visual que lembra os das motos antigas, por dentro, porém, são completamente modernos, construídos a partir de peças de tarugo. O sistema elétrico não foi modificado; tudo está totalmente funcional.
As dimensões, aros e pneus permaneceram fiéis ao original: a moto é perfeitamente reparável. Por baixo da estética retro encontra-se uma moto tecnologicamente moderna, aliviada em cerca de 100 kg: o peso da BMW R 18 Magnifica é de facto cerca de 250-260 kg, em comparação com os 345 kg do modelo original.