BR-163/MS: Leilão pioneiro inaugura nova era nas concessões rodoviárias federais

Ontem (22/5), o Brasil deu um passo decisivo rumo à modernização da infraestrutura de transportes com a realização do primeiro leilão de otimização de contrato de concessão rodoviária federal. Conduzido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e pelo Ministério dos Transportes, o leilão ocorreu na sede da B3, em São Paulo, e teve como objeto a BR-163/MS rodovia estratégica para o escoamento da produção agroindustrial brasileira. A atual concessionária, Motiva (antiga CCR MSVia), seguirá à frente da operação do trecho de 847,2 quilômetros, com um contrato otimizado e vigência de 29 anos, após vencer o certame sem concorrência. Estiveram presentes na sessão pública, entre outras autoridades, o ministro dos Transportes, Renan Filho, o diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio e o vice-governador do estado de Mato Grosso do Sul, José Carlos Barbosa.

Mesmo sem lances rivais, o leilão representa uma vitória institucional, por consolidar um modelo mais eficiente, transparente e alinhado às necessidades reais dos usuários. A nova modelagem permite reequilibrar contratos vigentes com base em critérios técnicos, metas claras, indicadores de desempenho e maior controle social sem a necessidade de aguardar o término da concessão atual. O modelo foi validado por órgãos de controle como o Tribunal de Contas da União (TCU), o que garante segurança jurídica e reforça a credibilidade do processo perante o mercado.

Para o diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, a importância desse leilão vai além dos aspectos técnicos e inaugura uma transformação estrutural no setor de concessões rodoviárias no país.

Foto: Divulgação / Comunicação ANTT

“Pode parecer clichê, mas de fato hoje é um dia histórico. Porque nenhum local do mundo fez ou tem feito algo que nós aqui estamos fazendo. E quando chegamos na ANTT, em 2021, tínhamos o pensamento, além de fazer grandes leilões, de solucionar o que denominávamos de ativos estressados, mas na verdade não era o ativo que estava estressado, era o regulador, o concessionário. Sobretudo, era o usuário que estava estressado, porque não havia investimento, atendimento esperado e não adiantava explicar. Faltava um grande ingrediente para enfrentarmos isso: coragem e institucionalização de uma questão que era premente”, disse o diretor.

Em sua fala, ele reforçou que, o que há algum tempo muitos criticavam, hoje todos estão aplaudindo. “O que há de mais sofisticado em regulação, modelo econômico e governança está presente nesses contratos aqui. A negociação foi dura, mas foram 120 dias de negociações para entregar o que há de melhor para o usuário, para o interesse público. E isso só feito por essa integração com Ministério dos Transportes, ANTT, concessionária e validação do TCU. Por que vai ser diferente? O contrato é diferente, a estruturação é diferente e além das obras imediatas, haverá acompanhamento e fiscalização trimestral”, completou Guilherme Theo Sampaio.

Trecho da BR-163, em Mato Grosso do Sul. Foto: CCR MSVia – Rachid Waqued/Reprodução

O contrato original, assinado em 2014, enfrentou obstáculos que impediram a execução integral das obras previstas. Agora, a concessão reestruturada inicia um novo ciclo com todos os compromissos de investimentos e serviços previamente definidos, abrangendo duplicações, contornos urbanos, faixas adicionais, passarelas, vias marginais, pontos de parada e descanso, iluminação, acessos e dispositivos de segurança. O investimento previsto soma R$ 16,5 bilhões sendo R$ 9,3 bilhões em CAPEX e R$ 7,2 bilhões em OPEX com potencial estimado de geração de 134 mil empregos diretos, indiretos e por efeito-renda.

O que vimos hoje não é apenas um leilão. É o início de uma política pública moderna, que honra contratos, otimiza compromissos e entrega resultados concretos para a população e para os usuários”, diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio

Foto: Governo do Mato Grosso do Sul

As futuras ampliações serão realizadas de acordo com o volume de tráfego, garantindo que as obras atendam às reais necessidades da rodovia. Nos trechos com maior movimento, haverá duplicações obrigatórias; em trechos de tráfego médio, serão implantadas faixas adicionais; e nas regiões de menor fluxo, será feito o monitoramento contínuo. Essa lógica de “crescimento conforme a demanda” é o grande diferencial do novo modelo, que alia responsabilidade fiscal, planejamento e inteligência contratual.

Impacto regional e modernização da experiência do usuário

A BR-163/MS conecta 16 municípios de norte a sul do estado, como Mundo Novo, Eldorado, Itaquiraí, Naviraí, Juti, Caarapó, Dourados, Rio Brilhante, Nova Alvorada do Sul, Campo Grande, Jaraguari, São Gabriel do Oeste, Coxim, Pedro Gomes e Sonora. Com a modernização da concessão, toda a região será beneficiada por melhorias na segurança viária, na fluidez do tráfego e na qualidade de vida da população local.

Além disso, o novo contrato prevê medidas voltadas à experiência do usuário, como o Desconto para Usuários Frequentes (DUF) e a possibilidade de pagamento automático por meio de tags de identificação veicular. Esses recursos garantem mais comodidade e justiça tarifária para motoristas que utilizam trechos da rodovia rotineiramente.

Foto: Divulgação / Comunicação ANTT

Obras previstas e abrangência do projeto

A concessão abrange o trecho da BR-163/MS que vai do km 0,00, no entroncamento com a MS-386 (divisa PR/MS, fim da Ponte sobre o Rio Paraná – Porto Cel Renato), até o km 845,90, na divisa MS/MT (fim da ponte sobre o Rio Correntes), totalizando 845,9 km de extensão. O projeto contempla:

  • 203,02 km de duplicações
  • 147,77 km de faixas adicionais
  • 28,82 km de contornos urbanos
  • 22,99 km de vias marginais
  • 6 interseções tipo diamante (implantação e melhorias)
  • 7 interseções tipo trombeta
  • 6 correções de traçados
  • 1 trevo completo
  • 67 rotatórias alongadas (implantação e melhorias)
  • 22 retornos em X
  • 22 passarelas
  • 40 retornos em U
  • 49 trechos com iluminação em curvas
  • 379 acessos
  • 56 passagens de fauna
  • 144 pontos de ônibus
  • 55 obras de arte especiais (implantação e melhorias)
  • 3 pontos de parada e descanso
  • 17 bases de serviços operacionais e de atendimento ao usuário (BSOs e SAUs)

Governança, estruturação e legalidade

O projeto foi estruturado pela Infra S.A. e pela ANTT, com ampla participação social e consulta aos órgãos de controle. Os estudos técnicos foram discutidos com a sociedade e o TCU, assegurando um modelo robusto e alinhado aos princípios da administração pública.

A concessão corresponde à alienação de 100% das ações da Concessionária de Rodovias Sul-Mato-Grossense S.A. e possui prazo contratual de 29 anos, sem prorrogação. O edital foi publicado em 10 de março de 2025 e o critério de seleção foi o de menor tarifa com deságio sobre a tarifa-teto, fixada em R$ 0,0752 por km para pista simples. Em caso de deságio superior a 18%, foram previstas exigências de aportes proporcionais. A modelagem segue os princípios da 5ª etapa do Programa de Concessões, com a adoção da Nova Matriz de Alocação de Riscos, conferindo ainda mais equilíbrio e previsibilidade às obrigações contratuais.

Depoimento – BR 163/MS Foto: Divulgação / Comunicação ANTT

Para o diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, o leilão da BR-163/MS inaugura uma nova fase nas concessões federais, mostrando que é possível corrigir rumos com responsabilidade e entregar infraestrutura moderna sem romper contratos.

“O que vimos hoje não é apenas um leilão. É o início de uma política pública moderna, que honra contratos, otimiza compromissos e entrega resultados concretos para a população e para os usuários”, concluiu o diretor-geral.

Infográfico Foto: Divulgação / Comunicação ANTT

… Bom dia! “Não deixe que as pessoas te façam desistir daquilo que você mais quer na vida. Acredite. Lute. Conquiste. E acima de tudo, seja feliz”.

… Abraço aos aniversariantes de hoje: Celyta Botton de Souza, João Antonio Freire, Will Freitas, Annia Barbosa, Mirian Morais, Adriano Fonseca, Aleixo Alves, Luiz Paulo Lovatelli, Nivea Maria Chemin, Cid Tannous Mothé, Silvio Lenner, Wesley Martins, Ida Garcia, Dora Adorno e Lucas Bedoia. Happy birthday!

… Maria Braz brilha no Baile da amfAR 2025 em Cannes. A comunicadora vestiu full look Valentino no baile em prol da cura da Aids.

… Ontem (22) Maria Braz marcou presença no tradicional Baile da amfAR, realizado no Hôtel du Cap-Eden-Roc, em Cap d’Antibes, na França. O evento contou também com grandes nomes internacionais como Pedro Almodóvar, Tom Cruise, Heidi Klum, Spike Lee e Demi Moore e tem como missão apoiar pesquisas inovadoras na busca pela cura da AIDS.

Maria Braz brilha no Baile da amfAR 2025 Foto: Only Lusca

… Para a ocasião, Maria apostou em um look bohemian, com styling assinado por Pedro Sales: um full look Valentino pre fall 2025, de Alessandro Michele. A beleza ficou por conta de Arthur Lordelo, que criou uma make com sardinhas aparentes, pele fresh e destacou a franja da comunicadora, recém cortada. Fotos: Only Lusca

Já a atriz Juliana Paes marcou presença no Gala amfAR, com um vestido exclusivo assinado pela PatBO. Levando o estilo e a personalidade brasileira para um dos palcos mais influentes da moda e da filantropia global, a marca apresentou uma peça que traduz força, sensualidade e sofisticação.

…O vestido é fruto do olhar minucioso de Patrícia Bonaldi e de um time de bordadeiras que transformam tempo, técnica e afeto em histórias bordadas. Com essa participação em Cannes, a PatBO reforça sua atuação no circuito internacional da moda, apresentando criações que unem emoção, craft e identidade brasileira

A base do vestido foi construída a partir de um corset estruturado, com modelagem escultural nas ancas que redesenha a silhueta com presença e atitude. Sobre essa estrutura, a peça foi inteiramente bordada à mão com franjas e cristais prateados, conferindo brilho e movimento a cada passo. Fotos: Anna Muradas