De um total de 195 países, o Brasil tem o nono maior mercado de roupas e acessórios no mundo. Considerando somente os países emergentes, o Brasil fica em quarta posição, só atrás da Rússia, Índia e China. É o que releva um estudo divulgado pela plataforma de descontos CupomValido.com.br que reuniu dados da Statista, sobre o consumo de vestuário no Brasil.
São Paulo
Segundo a pesquisa, o estado de São Paulo é o que mais gasta com roupas e acessórios, com um gasto quase três vezes maior que o segundo colocado. Um dos principais motivos que explica esta diferença, é que o estado de São Paulo é o estado mais populoso, com cerca de 22% do total de habitantes do Brasil. O estado de Minas Gerais e Rio de Janeiro ficam na segunda e terceira posição, com 10% e 7% respectivamente.
Preferência de compra
A Lojas Renner é a maior loja de vestuários do Brasil, com R$9 bilhões em volume de vendas. Além de atuar no segmento de vestuário adulto, a Lojas Renner também atua com a marca Youcom para público mais jovem, e a marca Ashua no segmento de plus size. C&A fica na segunda posição, com R$5 bilhões em vendas. E Alpargatas, dona da Havaianas, Osklen e Dupé, fica na terceira posição com R$3 bilhões em vendas. Seguido pela Lojas Marisa e Beira Rio, ambas com R$2 bilhões em volume de vendas.
Venda direta
Apesar do recente crescimento e da adoção da compra online, grande parte dos brasileiros ainda tem preferência de comprar vestuários em lojas físicas. Segundo a pesquisa, 79% dos brasileiros preferem comprar nas lojas físicas, contra 17% pela internet e 3% através da venda direta.
Compra online
Um dos principais problemas enfrentado na compra online ainda é a falta da padronização dos tamanhos e numeração. Uma alternativa encontrada pelos e-commerce, é a adoção de políticas de troca grátis, a fim de minimizar este problema.
Escolha de uma loja
O que chama a atenção é que os brasileiros são muito sensíveis aos preços. Possuir preços baixos é o fator número um para a escolha do consumidor de uma determinada loja, com 38% da preferência. A variedade e a qualidade dos produtos, são o segundo e terceiro fatores mais importantes. Por fim, o serviço pós-venda e possuir bons descontos, também são levados em consideração para a escolha.
Distribuição socioeconômica
De acordo com a distribuição socioeconômica, as classes B e C (classes com renda entre R$3.085 e R$5.642) são as que mais gastam com roupas, com 31% e 21% respectivamente. A classe D (com renda acima de R$720), fica em terceira posição, com 16% do consumo total. Fonte: Statista, Cupom Válido.
… Bom dia! “A vida não consiste em ter boas cartas na mão e sim em jogar bem as que se tem”. (Josh Billings)
… Abraço aos aniversariantes de hoje: Palmira Figueiredo, Flávio Bonfim, Larissa Gali, Jucimara Pereira, Janete Taveira, Karla Estrela, Muriel Machado, Claudio Sobreira, Isabela Travain, Elizia Freitas, João Ricardo Guedes, Vanuza Martins e Bonnie Salles. Happy birthday!
… Inspirada nos relógios militares dos anos 1930 e 1940 da célebre Manufatura Minerva, a coleção Montblanc 1858, possui modelos automáticos a cronógrafos com 1 ou 2 botões até a exclusiva complicação Geosphere, representada pelos Hemisférios Norte e Sul em globos giratórios em cúpula, às 6h e ás 12h, a coleção está disponível nas joalherias credenciadas de todo o país.
… Como em toda a linha 1858, os novos modelos têm caixas com acabamento acetinado com alças polidas e bordas chanfradas, realçando a sua forma. Outros detalhes incluem coroas caneladas, que lembram as dos relógios de época, e cristal de safira em cúpula, aumentando a robustez e a aparência de cada relógio.
… Além disso, os relógios 1858 Montblanc revelam uma imagem única da montanha Mont Blanc gravada no verso da caixa, juntamente com uma bússola e duas picaretas de gelo cruzados, que reforçam ainda mais o espírito da exploração das montanhas e o pico icônico que inspirou os fundadores da Maison.
… A Oscar Freire, em São Paulo, um dos endereços comerciais mais requintados do Brasil, a partir de setembro ficará ainda mais charmosa. No dia 2 será inaugurada, na Galeria Jardins, o primeiro endereço físico da Crochet com a Paty, e-commerce voltado à venda de peças exclusivas feitas em crochê.
… Apontado em 2020 como uma das maiores tendências, em 2021 o estilo continua em alta. Presente em coleções de grandes marcas como Kate Spade, Valentino, Chloé e Stella McCartney, é oficial – já se foram os dias em que o crochê era rotulado de antiquado ou injustamente associado a pessoas mais tradicionais e/ ou idosas.