8 de janeiro, a Bvlgari, a alta joalheria romana, deu as boas-vindas ao Ano da Serpente, com o lançamento da primeira exposição Serpenti Infinito em Xangai, uma experiência imersiva nos universos de arte, artesanato e do legado das infinitas transformações por trás do símbolo mais emblemático da Bvlgari. A exposição foi apresentada em 8 de janeiro, uma data simbólica, pois o próprio número evoca o símbolo do infinito, em alusão às infinitas transformações da poderosa serpente.´Serpenti Infinito abriu ao público na quinta-feira (09/01) e vai até 16 de fevereiro de 2025.
Um símbolo universal que transcende diferentes culturas, o espaço e o tempo, desde 1948, a Serpenti Bvlgari encapsula a rica estratificação de significados e atribuições conectadas ao seu animal de inspiração. Sua natureza metamórfica ofereceu um território infinito para a produção criativa, tornando-o o tema de um diálogo perpétuo com o mundo da arte. Um terreno fértil explorado ainda mais pela exposição Serpenti Infinito, onde 28 obras de 19 artistas chineses e internacionais, dos quais 11 criados exclusivamente para a ocasião, convidam a explorar os muitos significados e interpretações da imagem da cobra por meio da arte, história e transformações contemporâneas. Nesta ocasião, a “Infinito: AI Data Sculpture” de Refik Anadol, uma escultura tridimensional situada no centro de uma sala espelhada em 360 graus, foi revelada como uma prévia absoluta.
Apresentado pelo CEO da Bvlgari, Jean-Christophe Babin, o coquetel de abertura ocorreu em Zhangyuan, local da exposição, um complexo público histórico que foi revitalizado em um marco cultural e comercial único, incorporando a fusão de elementos chineses e ocidentais, bem como a constante transformação da cidade. Entre o grupo de convidados especiais, artistas e amigos da marca, como a atriz e cantora indonésia Cinta Laura Kiehl e o cantor vietnamita Ho Ngoc Ha, os embaixadores globais da Bvlgari Anne Hathaway e Liu Yifei estiveram presentes usando magníficas criações Serpenti. Os atores e atrizes chineses Meng Ziyi, Li Yunrui, Chen Xingxu, He Ruixian, Xia Zhiguang e Zuo Ye também agraciaram o evento.
A cerimônia inaugural em Zhangyuan contou com a presença de cerca de 350 convidados internacionais: Andrew Wu, presidente da LVMH Greater China, Tiziana D’Angelo, cônsul geral da Itália em Xangai, bem como o curador da exposição Cao Dan, o designer do espaço de exposição Zhang Shuojiong, os artistas locais e internacionais que participaram da exposição Serpenti Infinito entre eles o artista de mídia, diretor e pioneiro na estética de dados e inteligência artificial, Refik Anadol, o artista Daniel Rozin, a artista Hong Seung-Hye, a artista e designer de produto, Azza Al Qubaisi, a artista Cate M Mercier, Victor Nouman Garcia, representante da Utopic Arabia, um coletivo de arte, o artista Qiu Anxiong, o músico Li Daiguo e a artista visual Li Shurui, o artista de instalação Luo Ming, o artista digital Fei Jun, a jovem escultora Mo Lijuan, o ceramista Wu Haoyu, a jovem artista Xie Wendi, o artista Xue Feng, a jovem artista Qi Le, o jovem artista digital Zhou Chao.
Depois de desfrutar de um tour privado pela exposição, os convidados se divertiram com a apresentação de uma banda ao vivo, que trouxe uma vibração hipnotizante à noite.
Como uma jornada para explorar a identidade multifacetada e em constante evolução da serpente, a exposição se desdobra em três capítulos: Criação de Serpentes na história, serpentes nas artes e TRANSFORMAÇÕES CONTEMPORÂNEAS, nos quais os visitantes tem a oportunidade de admirar uma seleção magnífica de peças de arquivo Bvlgari Heritage, como relógios e coleções de joias finas, incluindo algumas criações únicas e inéditas de alta joalheria, em exibição nos três capítulos da exposição.
Fortalecendo o vínculo intercultural entre Serpenti e a tradição chinesa, o evento sediou um Bazar de Ano Novo Chinês dedicado, onde foi possível vivenciar os rituais, o fascínio e a atmosfera calorosa desta celebração alegre. Da criação de um cartão da sorte personalizado à confecção de fantoches de sombra Serpenti, os convidados se envolveram em atividades tradicionais e divertidas, e se deliciaram com provas de pratos chineses icônicos.
Durante esta exposição extraordinária, mestres artesãos da Bvlgari estiveram e seguirão presentes para mostrar o artesanato excepcional da Maison por meio de um workshop interativo. Futuros visitantes também terão a oportunidade de descobrir a experiência do cartão postal Serpenti, onde poderão enviar cartões postais criados especialmente para a exposição com 20 ilustrações notáveis inspiradas na Serpenti metade criadas por alunos de escolas de arte de elite e a outra por crianças talentosas com autismo. Esta iniciativa destaca lindamente a fusão entre arte e humanidade.