Bvlgari compõe uma sinfonia única para peças de Alta Relojoaria

Um duo, um trio e um quarteto a Bvlgari compõe uma sinfonia relojoeira, acrescentando complexidade harmônica à sua abrangente gama de relógios com carrilhão. Quer toquem dois, três ou quatro gongos, repitam os minutos ou toquem automaticamente as horas, os novos relógios Octo Roma soam intervalos de trítonos, criados pela Bvlgari em colaboração com o maestro ítalo-suíço Lorenzo Viotti.

O Octo Roma Grande Sonnerie Tourbillon e o Octo Roma Carillon Tourbillon reinventam as paisagens sonoras da Bvlgari. A musicalidade destes relógios sonoros baseia-se num novo intervalo musical que desafia o padrão: o intervalo harmônico trítono. A aplicação desta dissonância inédita em relógios acústicos resulta em uma característica tonal única. Como marca enraizada na cultura romana, na antiguidade, mas também no período barroco, a Bvlgari aventura-se em um segmento que embora não esteja vinculado às convenções da harmonia musical é parte integral da música clássica.

Lorenzo Viotti para Bvlgari Foto: Divulgação

A maestria polifônica da Bvlgari tem destaque nos conjuntos mecânicos dignos de recitais, alojados na icônica caixa do Octo Roma, referência para as grandes complicações da Bvlgari. Complementando os dois relógios com carrilhão, mencionados acima, a Bvlgari reintroduz o Octo Finissimo Minute Repeater inteiramente em carbono, um instrumento musical de alta tecnologia, que detém o recorde de relógio com carrilhão mais fino já criado.

Repertoire

A experiência da Bvlgari em acústica relojoeira é incomparável. A marca é a única a produzir consistentemente todos os três tipos de relógios sonoros de pulso em série, e seu repertório abrangente é construído com base nas habilidades excepcionais de relojoeiros especializados neste domínio profundamente refinado. Esta forma incrível de demostrar a criatividade excepcional no domínio do som, de fato, atesta o alto nível de experiência das equipes técnicas da Bvlgari. Desenvolveram um conhecimento extraordinário em acústica relojoeira, uma expertise que enche a Maison de imenso orgulho.

Com um repetidor de minutos em dois tons, um carrilhão em três tons e complicações grande e petit sonnerie em quatro tons, a Manufatura Bvlgari, em Le Sentier, domina a gama de instrumentos relojoeiros com carrilhão. No modo grande sonnerie, o calibre BVV 800 do Octo Roma Grande Sonnerie Tourbillon emite automaticamente o som das horas e dos quartos, à medida em que passam, e repete o tom das horas a cada hora. Também possibilita a programação para repetição das horas, quartos e minutos sob demanda. Como característica da complicação grande sonnerie, toca os quartos de hora com seus quatro gongos e martelos.

Octo Roma Grande Sonnerie Tourbillon

O Octo Roma Carillon Tourbillon soa as horas, quartos e minutos, marcando os quartos de hora em três notas graças ao carrilhão modificado do calibre BVL428. Em 2016, a Bvlgari introduziu o repetidor de minutos mais fino do mundo, que toca duas notas com uma espessura de movimento recorde de apenas 3,12 mm. No final de 2024, a Bvlgari irá relançar estes três mecanismos impressionantes, verdadeiros instrumentos de relojoaria musical.

Timbre

O tema desta nova obra é o trítono, intervalo com papel notório na história da música, também conhecido como quarta aumentada ou quinta diminuta. Esta abordagem criativa e disruptiva da escala tonal é o resultado da colaboração entre a Bvlgari e o maestro Lorenzo Viotti. Com apenas 34 anos, este nativo de Lausanne dirige atualmente a Orquestra Filarmônica dos Países Baixos, a Orquestra de Câmara dos Países Baixos e a Ópera Nacional Holandesa. “O trítono, muitas vezes chamado ‘Som do Diabo’, abrange seis semitons ou três tons inteiros”, explica Lorenzo Viotti. “Isso divide a oitava ao meio e traz dissonância e tensão.”

Octo Roma Carillon Tourbillon

Embora tudo no design do Octo Roma Grande Sonnerie Tourbillon e do Octo Roma Carillon Tourbillon seja harmonioso e composto com uma simetria precisa, sua variedade sonora distinta cria um contraste auditivo intrigante. “O objetivo desta combinação de notas é principalmente a dissonância, a tensão criada pelo trítono”, explica Lorenzo Viotti. “Isso contrasta significantemente com a preferência moderna por intervalos harmônicos consonantais. No simbolismo medieval, certos acordes estavam ligados a conceitos espirituais. O trítono era considerado perturbador e, devido à sua assimetria, contrário ao cânone religioso de refletir a harmonia divina daí vem o apelido que o associa à figura do diabo.”

Harmonia Disruptiva

O trítono introduz uma ruptura na frase musical, uma tensão dramática incorporada por inúmeros compositores, de Gesualdo a John Coltrane, de Stravinsky ao Metallica. Fabrizio Buonamassa Stigliani, Diretor Executivo de Criação de Produto da Bvlgari, reflete: “Rompendo com o consenso clássico da musicalidade relojoeira, a Bvlgari inventa um novo registro em colaboração técnica e artística com um prodígio musical. Mesmo as quatro notas de sua Grande Sonnerie, previamente definidas para o carrilhão do Big Ben, evitam os tons sacrossantos de Westminster”. Seus gongos de um quarto de hora soam em quatro notas desconhecidas, intrigantes e únicas. Como forma de estimular o usuário a prestar atenção e contar os toques, o som dissonante do trítono cria um estado de alerta que se alinha perfeitamente com a natureza de um relógio que indica as horas de forma sonora.

Octo Finissimo Minute Repeater Carbon

Bem como os violinos e pianos há muito tempo transcenderam suas origens de madeira para incorporar materiais mais técnicos e inovadores, a Bvlgari levou os seus relógios com carrilhão para novos âmbitos materiais. O Octo Roma Grande Sonnerie Tourbillon é fabricado em titânio, o Octo Roma Carillon Tourbillon em ouro rose e o Octo Finissimo Minute Repeater em CTP (Carbon Thin Ply) multicamadas finas de carbono, que é ao mesmo tempo ultraleve e rígido. Como disse Fabrizio Buonamassa, “a capacidade de ressoar e extrair as ricas nuances tonais dos acordes maiores e menores destes três materiais é apenas um aspecto da versatilidade que foi alcançada”. Assim como Lorenzo Viotti rege artisticamente Brahms, Wagner ou Dvořák, a Bvlgari domina a interação de materiais, técnicas e expressões em um som que é agora se torna sua assinatura.