Casa Vogue mostra o refúgio de Rodrigo Ohtake

Para montar em apenas 30 dias uma casa de 180 m2 em Ibiúna, interior de São Paulo, o arquiteto empregou o sistema de construção industrializada, evitando desperdício de material e produção de resíduos

A edição de julho de Casa Vogue traz, na seção Universo Casa Vogue, o belo refúgio de campo que Rodrigo Ohtake criou para a família, em Ibiúna, interior de São Paulo. Para esse projeto sustentável, o arquiteto empregou o sistema de construção industrializada, em que todos os módulos que compõem a casa são produzidos na fábrica para, depois, serem montados no terreno, evitando desperdício de material e produção de resíduos. Outra vantagem é que esse método permite que uma residência seja construída em tempo muito menor se comparado ao das construções tradicionais: essa casa de 180 m2 dos Ohtake foi montada em apenas 30 dias.. Fotos: Lippo-Bamberghi

Na reportagem, que é destaque da capa de Casa Vogue, Rodrigo ressalta que, apesar do sistema ser industrial, foi possível imprimir seu estilo arquitetônico, marcado pela racionalidade, pelas curvas e pelas cores. “Fui procurado pelo pessoal da SysHaus, que já havia feito contato com meu pai”, conta Rodrigo. “A construtora, especializada em sistemas industrializados, veio com uma proposta, quase uma provocação: nos chamaram para projetar a minha casa e, a partir dela, uma linha de residências modulares com o DNA do Ohtake Arquitetura e Design.”

A proposta foi aceita sem hesitação. “Aprendi com meu pai [Ruy Ohtake] a gostar dos desafios, a ter uma relação mutuamente instigante com os fornecedores, com a indústria. Só assim a arquitetura e os sistemas construtivos evoluem e, quem sabe, com o tempo, teremos moradia de qualidade e acessível, nada a ver com os antigos pré-fabricados”, conta Rodrigo, a respeito das motivações que o levaram a se lançar na empreitada.

A forma básica da casa, um volume metálico medindo 3,20 x 6 m, é suficiente para compor suítes confortáveis – e compatível com o transporte em caminhões comuns. Telhas autoportantes (que dispensam pilares e vigas em intervalos curtos) também foram pinçadas do portfólio da SysHaus, por viabilizarem ambientes grandes, livres de apoios. Caixilhos de alumínio generosos, com vidro fixo ou de correr, somaram-se aos planos de Rodrigo, que imaginava espaços amplos e integrados, assim como chapas de aço perfuradas, ideais para dosar privacidade e transparência nos interiores, desenhando uma releitura contemporânea do muxarabi.

Rodrigo ressalta ainda a importância da criação coletiva, processo de trabalho que deu voz a todos da sede paulistana do escritório, chamados a participar e opinar – do estagiário à secretária, assistente dos Ohtake há décadas. “Implantar esse método foi um exercício de desprendimento para mim, pois tira o arquiteto da posição de pretensa superioridade. Não à toa, tudo que fazemos aqui leva a assinatura do escritório, e não a minha”, continua ele, enfatizando o valor do resultado obtido a muitas mãos.

O projeto ainda teve a participação de vários outros envolvidos. A começar pela mulher de Rodrigo, a jornalista e curadora de arte Ana Carolina Ralston, responsável pela escolha das obras que adornam a nova residência da família. Manter várias paredes – em vez de vidro por todo lado, por exemplo – foi demanda dela, que pretendia posicionar suas peças favoritas à frente de um fundo neutro. Acabamentos e detalhes também passaram pelo crivo de Ana Carolina, até a construção alcançar o equilíbrio almejado entre indústria, arte, natureza e arquitetura.

Após seis meses de desenvolvimento, estava pronta a linha de casas com bom desempenho termoacústico e grande durabilidade – além da marca Ohtake, claro. São várias opções para customização, com até cinco suítes, e a ideia é prescindir de arquiteto e engenheiro no processo.

Em paralelo, o refúgio da família ganhou forma, cores, mesclou-se à vegetação do entorno e se encheu de vida com a presença das crianças e dos cachorros. De um lado, a arquitetura e a construção cumpriram sua missão; de outro, a arte e a natureza tornaram a existência mais suave e menos penosa, como preconiza Rodrigo.

… Bom dia! “O único limite das nossas realizações amanhã são as dúvidas de hoje.” Franklin D. Roosevelt

…Um abraço aos aniversariantes de hoje: Rosely Nascimento, Alaor de Azambuja, Carlos Andre Lemos, Luciana Souza Gonçalves, Marcos Henrique Derzi Wasilewski, Marlise Monteiro Gasparetto, Arnaldo Echeverria Molina, Marlise Monteiro Gasparetto, Claudia Domingos, Bruno Baleiro e Sheila Abreu. Happy birthday!

… A LATAM Brasil anuncia a chegada de sua nova Gerente de Marketing, Mariana Karrer. Com reporte direto à Aline Mafra, Diretora de Vendas e Marketing da LATAM Brasil, Mariana assume a gestão da marca em todo o país, liderando as estratégias de Branding e Trade Marketing.

Mariana Karrer é a nova gerente de Marketing da LATAM Brasil (foto: divulgação)

Mariana possui graduação em Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e pós-graduação em Marketing pelo Ibmec. Sua carreira acumula funções de liderança em empresas como Dasa, Nextel, L’Oreal e TIM, além de experiências na Telefônica, Coca-Cola Company e Infoglobo, sempre na área de Marketing e Publicidade. Atuando há 16 anos no mercado, foi convidada a ser jurada do Effie Awards Latam 2023, uma das mais importantes premiações do setor.