Chef  lança em São Paulo serviço inédito focado na gastronomia de MS

Além deste serviço, similar ao “chef em casa”, o restaurante Sim Sobá vai funcionar pelo Delivery dois dias por mês, no almoço e no jantar. Em março, será nesta sexta-feira, dia 5, e depois no dia 19. Há apenas dois restaurantes especializados em Sobá à Moda de Campo Grande em São Paulo. O Sim Sobá é um deles.

Que tal montar um pequeno evento exclusivo, onde você quiser, somente com gostosuras típicas da gastronomia de Mato Grosso do Sul (MS)? Essa é mais uma novidade que chega à já rica gastronomia paulistana, graças à chef Vanessa Carvalho. A chef campo-grandense é apaixonada pela culinária do seu estado, da qual se tornou grande especialista e entusiasta. Em 2018, ela abriu na capital paulista seu próprio restaurante, o Sim Sobá, no bairro do Campo Belo, mas apenas com o serviço Delivery. Um desafio e tanto: apresentar o paulistano para o Sobá, um prato diferente e pouquíssimo conhecido por aqui, embora muito popular em Campo Grande e demais cidades de MS.

Até o início da pandemia, em março de 2020, ela tocava seu restaurante Delivery, com dificuldade, mas funcionava. Os pedidos chegavam, não aos montes, mas diariamente. A pandemia mudou esse mercado. E ela resolveu mudar sua estratégia de trabalho. Agora, só atende pequenos grupos, de 4 a 10 pessoas, por conta das medidas sanitárias contra a covid-19, montando um cardápio à moda de Campo Grande de acordo com o desejo do cliente.

Seu destaque é o Sobá. De origem japonesa, o Sobá ganhou fama no Brasil no MS. A combinação de macarrão, omelete, carne de porco (na versão mais tradicional), cebolinha e um caldo com temperos típicos foi trazida para o Mato Grosso do Sul na década de 50, por Eiho Tomoyohe e, já em 2006, virou patrimônio histórico e cultural de Campo Grande. A história do Sobá caminhou com a “Feirona” de Campo Grande, fundada em 1925. No começo, eram barracas, montadas na calçada. Hoje, a Feira Central, denominada oficialmente Feira Central e Turística, ocupa a Esplanada Ferroviária, um amplo espaço coberto que reúne 200 lojas de artesanato regional e produtos hortifrutigranjeiros, onde o carro-chefe são os dezenas de restaurantes de Sobá.

O Festival do Sobá, que é realizado na Feira Central todos os anos, chega a movimentar 200 mil pessoas, e é animado com espetáculos de danças folclóricas e shows de música sertaneja. Os restaurantes instalados na feira são capazes de servir 6.000 unidades de Sobá por noite. O Sobá à Moda Sul-Mato-Grossense possui um teor nutritivo superior ao do arroz e ao do próprio trigo, pois não sofre o processo de purificação. Rico em proteína, aminoácidos e vitaminas B1 e B2, ele contém também um nutriente conhecido como rutina, que promove o fortalecimento das veias capilares, evitando a ocorrência de hemorragias internas, além de combater a pressão alta e diminuir a taxa de açúcar no sangue, ativando as funções do pâncreas. O prato está disponível em seis versões: Carne Suína, Carne Bovina, Frango, Shimeji, Vegano e Vegetariano, com preços a partir de R$ 34,00.

Junto com o Sobá, o cardápio do Sim Sobá para estes eventos exclusivos pode incluir outras delícias tradicionais do MS, como “Arroz Carreteiro Pantaneiro” e “Linguiça Sertaneja”, e sobremesas (como um doce de abóbora divino elaborado pela chef). Entre as bebidas, o destaque vai para a exclusiva linha “Varandas”, criada pela própria Vanessa, com três opções: o refrescante Varanda´s (chá de capim-santo, xarope de gengibre e xarope de limão), o exótico Varanda´s Tereré (chá de erva de tereré, xarope de gengibre e xarope de limão) e o delicioso Flor de Varanda (chá de canela, xarope de hibisco e toque de limão). Todos podem ser servidos com ou sem álcool.

Sobre a Chef Vanessa Carvalho

Nascida em Campo Grande (MS), Vanessa tem 46 anos. Ela nasceu numa família com cinco mulheres que adoram cozinhar – a mãe e quatro tias. “Em todas as reuniões e festas familiares são elas que preparam tudo”, conta Vanessa. Ela nasceu nesse ambiente gastronômico cheio de sabores e temperos e combinações intensos, uma marca da comida de Campo Grande. A mãe foi sua grande professora na cozinha. Com 5 anos ganhou de presente um jogo de panelas de verdade, e começou a aprender a cozinhar numa mini cozinha que montou no quintal.

Aos 8 anos já sabia, e bem, fazer o tradicional Arroz de Carreteiro Pantaneiro, típico do Mato Grosso do Sul, e virou a responsável pela sua preparação nos encontros familiares. Mesmo assim, não trabalhou com comida em Campo Grande (embora tenha feito um curso de Gastronomia no Senac) e, em 1996, veio morar em São Paulo. Aqui, trabalhou como modelo, foi empresária do ramo de iluminação para shows e atuou como corretora de imóveis no Campo Belo durante cerca de 13 anos. Em 2006 morou na Suíça, perto da fronteira com a Itália. Trabalhava numa empresa durante o dia e nos finais de semana fazia bicos num restaurante na cidade italiana de Lugano. Preparava pratos típicos do Brasil.

Em 2018, voltou a Campo Grande e a vontade de trabalhar com gastronomia já era forte – sobretudo depois de ver que uma amiga havia aberto um restaurante. Decidiu voltar a São Paulo e abrir um restaurante especializado em Sobá. Seus amigos, surpresos, logo perguntavam: “Sobá? Ninguém sabe o que é Sobá em São Paulo!”. A resposta dela sempre foi rápida: “Sim, Sobá”. Aliás, foi daí que surgiu o nome do restaurante Sim Sobá.

Serviço

Restaurante SIM SOBÁ
Culinária Sul-Mato-Grossense
Rua Zacarias de Góes, 1770
Campo Belo – São Paulo/SP
Fone: 2892-0527
Fone/whatsapp: 98696-5212
www.simsoba.com.br