Julho chegou e traz com ele o tradicional período de férias. Reunir a família e os amigos e preparar as comidinhas preferidas da galera são indispensáveis para quem não abre mão de aproveitar o mês ao máximo. E a Marfrig e o chef Bruno Salomão, especialista no tema e influenciador digital da linha Montana Steakhouse, prepararam cinco dicas essenciais para fazer o churrasco em casa, que vão desde o planejamento até o momento de servir os convidados. Preferida do chef para usar na grelha, churrasco e fogão, a linha Montana Steakhouse foi desenvolvida para oferecer uma carne macia e suculenta em ocasiões como esta.
Confira abaixo as dicas e aprecie o churrasco especial de férias:
1- Faça as contas
De acordo com o chef, o primeiro passo é fazer um levantamento de quantas pessoas irão ao churrasco para que tenha carne suficiente para todos, sem desperdícios. “Normalmente fazemos a conta com 350 gramas de proteína por pessoa, mas caso você seja da minha turma, esse número muda para 450 gramas”, diz Salomão.
2- Descongele a carne com antecedência
Em seguida, é preciso ter certeza de que todas as carnes estão bem acondicionadas, para evitar a perda de qualidade das peças “Caso a carne esteja congelada, recomendo tirar do freezer no dia anterior e deixar descongelando na geladeira. Nada de colocar na água ou na janela!”
3- Use carvão de boa qualidade
Salomão recomenda ainda a compra de carvão de qualidade. É importante se certificar de que ele esteja seco e em pedaços médios a grandes. “Carvões unidos, muito quebrados ou moídos são ruins e não oferecem a calorimetria necessária para um churrascão de respeito.”
4- Atenção com o fogo
“Nunca coloque a carne enquanto houver labaredas ou carvão ainda sem estar encandecido. Você pode perder o controle das chamas e acabar queimando sua carne por fora, deixando-a fria por dentro e ainda com gosto de carbonização”, alerta o chef. Coloque a carne apenas quando o braseiro estiver formado e controlado.
5- Transforme o seu churrasquinho em um churrascão
Escolha a carne correta – como a maminha ou fralda – corte no sentido contra a fibra e asse-a a um palmo e meio de distância do braseiro até que comecem a aparecer gotinhas de ‘caldo’ (mioglobina) do lado que não está virado para o calor.” Bruno Salomão reforça que este momento é o ideal para virar a peça. “Por fim, basta salgar, servir o churrascão para seus amigos e família e só receber chuva de likes.”