Como economizar energia elétrica em dias de muito calor

A estação mais quente do ano se aproxima e, como alternativa para refrescar ambientes, muitos brasileiros usam o ar condicionado para proporcionar bem-estar para pessoas e animais de estimação. A desvantagem, porém, é o alto custo nas contas de energia elétrica causado pelo uso contínuo do aparelho. Além disso, com uma parcela da população trabalhando no modelo home office por conta da pandemia, o uso de energia elétrica em casa também aumentou.

Com o ar condicionado presente em 25% dos lares e em quase todos os estabelecimentos comerciais do país, a sugestão é utilizar um sistema fotovoltaico. De acordo com Vitor Voni, especialista técnico comercial da fabricante de inversores solares Fronius do Brasil, a energia solar oferece uma economia significativa nas contas. “O quilowatt-hora originado do sistema fotovoltaico custa uma fração do preço da eletricidade convencional”, exemplifica.

Ainda de acordo com Vitor Voni, os sistemas fotovoltaicos e os aparelhos de ar condicionado são excelentes aliados no combate ao calor. “A aplicação com geração de energia solar produz a eletricidade quando ela é mais necessária”, explica. Como solução, o GEN24 Plus, inversor híbrido, possui design leve e compacto e classes de potência de 3.0 a 6.0 kW. “Além de ser um inversor já pronto para o autoconsumo, com uso de baterias, o equipamento tem muitos recursos, como a gestão de energia, controle de cargas e conexão WLAN”, detalha o especialista.

Ainda entre as vantagens, Voni destaca que os inversores de energia solar têm ventilação interna ativa e, por isso, funcionam perfeitamente bem em regiões muito quentes, como o Nordeste brasileiro, por exemplo.
A vida útil dos equipamentos da marca são outro diferencial. “Baixíssima manutenção e longevidade de pelo menos 20 anos, o que resulta em um payback excelente, além de assistência técnica local e especializada, com mais de 20 parceiros comerciais espalhados pelo país”, finaliza.