*Por Juliano Dias
Nos últimos dias, o novo filme da Disney, Divertida Mente 2, está em alta nas redes sociais, com memes envolvendo os personagens principais do filme: as emoções. Entrando na brincadeira, se eu pudesse caracterizar o pior sentimento quando se trata do trabalho de vendas, eu destacaria a ansiedade. Permitir que ela entre no controle de nossa cabeça no momento da prospecção pode ser o pior caminho para si e para seu possível cliente.
Esse é o “mal do século”, como nomeado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e vem atingindo cada vez mais pessoas ao redor do mundo. Só no Brasil, 26,8% da população tem o diagnóstico médico de transtorno de ansiedade, segundo relatório divulgado no ano passado pelo Covitel 2023 (Inquérito Telefônico de Fatores de Risco para Doenças Crônicas Não Transmissíveis em Tempos de Pandemia).
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Quando pensamos na rotina de uma área comercial, sabemos que existe um cenário propício para o desenvolvimento desse tipo de transtorno mental. Todas as etapas do trabalho demandam tempo de espera. O processo entre o convencimento, a análise do cliente e a finalização da contratação de um serviço pode ser mais longo, e tem a possibilidade de desencadear um sentimento de angústia e ansiedade nos vendedores.
Pensando nisso, enxergo algumas atitudes alarmantes que podem desencadear sentimentos ansiosos. O primeiro deles é a insistência desagradável, sem um plano estratégico para convencer o cliente. Toda nova prospecção precisa de um tempo para ser analisada e, se manter à disposição, mas compartilhar informações estratégicas sempre que possível é o melhor a fazer nesse momento.
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O segundo ponto importante é ter a confiança de que está realizando um bom trabalho. A troca com outros colegas e o feedback de clientes pode ser o caminho para a construção da confiança em seu instinto profissional. A área de vendas é um ambiente muito imprevisível e as jornadas dos clientes até o fim do negócio não serão todas iguais.
Por fim, eu diria que a revisão constante de atividades e atitudes em seu dia a dia de vendas é o melhor caminho para identificar se está havendo algum problema e se há indícios de ansiedade. Caso a análise seja positiva, não hesite em buscar ajuda de um profissional para um tratamento adequado, que além de curar o problema, garante a normalidade para o dia a dia do trabalho.
Sobre Juliano Dias: Formado em marketing, Juliano possui mais de 20 anos de experiência na área comercial, desenvolvendo processos para a geração de leads B2B.