Para quem não abre mão de um clássico peru como prato principal das festividades de fim de ano, dicas e truques gastronômicos nunca são demais. Pensando nisso, Lucas Fischer, culinarista de Receitas Nestlé, respondeu quais são os segredos essenciais para aprender a preparar o peru perfeito em casa. Confira abaixo!
1. Quais tipos de perus existem? Você recomenda algum em especial?
Existem espécies diferentes de perus e vale dizer que é a fêmea do animal que costuma ser utilizada no preparo do alimento. Há marcas que entregam perus para serem assados de diferentes tipos, mas o animal é o mesmo.
2. Quais temperos vão bem no peru?
Podemos usar os mesmos temperos que se usa em um frango. Recomenda-se que seja uma marinada composta de vinho branco, vinagre branco, alho, cebola, sal, ervas frescas, pimenta do reino, salsão, alho porró, tudo batido em liquidificador. Se possível, deixe o peru marinando por cerca de três a quatro horas para que os sabores se intensifiquem antes de levá-lo para assar.
3. Por quanto tempo devo aquecer? Qual a temperatura de aquecimento recomendada?
O ideal para assar um peru é que seja em forno pré-aquecido (dez minutos) a 180º C-200º C, dependendo do tipo de forno. Deixe o peru assando por cerca quatro horas (de acordo com o tamanho e peso do peru) para que fique macio, sendo pelos menos a primeira uma hora e meia coberto com papel alumínio e em seguida sem. Durante o tempo de forno, siga regando o peru a cada trinta minutos para que ele não resseque e, mais para perto do final do tempo, pincele com manteiga e algumas ervas para que fique ainda mais dourado e aromático para ser servido e aumente a temperatura do forno para cerca de 220º C.
4. Qual é o ponto ideal?
O recomendado é que ele fique dourado e macio por dentro, porém é sempre importante prestar atenção para que a carne não fique ressacada e seca. Alguns possuem um termômetro interno que costuma informar quando ele está na temperatura correta para ser retirado do forno e servido.
5. Qual é o item indispensável para o peru sair ideal?
Uma boa assadeira que sirva para acomodar o peru e ainda manter o caldo para que este seja utilizado na hora de regá-lo; papel alumínio; uma boa faca para realizar cortes que não “estraguem” a carne.
6. Quais acompanhamentos e molhos combinam com o peru?
Purês, farofas e saladas são excelentes opções. Além disso o peru é uma ave que aceita muito bem molhos agridoces, portanto teste uma combinação com frutas vermelhas ou alguma fruta mais ácida.
7. Há alguma dica especial para cortar o peru?
A faca deve estar bem afiada e deve ser preferencialmente grande para que você não precise ficar repetindo os cortes nas mesmas partes. Também é válido esperar um pouco após tirar o peru do forno, cerca de dez minutos, antes de cortá-lo e faça isso diretamente na mesa, no momento em que for servi-lo, assim a carne não resseca enquanto fica parada.
8. Há alguma dica extra para deixar este prato ainda mais gostoso?
– Substitua a tradicional farofa de acompanhamento por um cuscuz marroquino ou então lembre-se sempre de deixar sua farofa um pouco mais úmida;
– A marinada é extremamente importante, pois o peru já tem um sabor bem intenso e caso não seja bem temperado, ficará apenas com seu sabor característico;
– O tamanho do peru deve ser considerado de acordo com o número de pessoas: para uma ceia de 10 a 15 pessoas, 4kg de peru serão suficientes considerando que há outros pratos sendo servidos também;
– Descongele o peru de um dia para o outro na geladeira, assim ele ficará descongelado por igual para ser assado também por igual;
– Amarre as coxas e asas do peru para manter a ave inteira durante o cozimento. Faça isso utilizando linha própria para ir ao forno;
– Aproveite que seu peru estará assando e já adicione algumas batatas na assadeira, assim elas também ficarão assadas e com o sabor da marinada e do suco que sai da própria carne;
– Caso sobre muito peru, você pode congelar a carne cortada ou então utilizar os ossos para fazer um delicioso caldo para uma sopa.