Algumas pessoas não sabem, porém, a assimetria do rosto pode ser harmonizada com a interferência da odontologia estética, ramo que ganha novos pacientes e admiradores na área em que atua.
Até algum tempo atrás, esse serviço relacionado às clínicas odontológicas se tratava apenas de implementação de aparelhos que corrigiam o alinhamento dos dentes, promovendo melhor mordedura para quem tinha problemas assim.
A partir do desenvolvimento de novas tecnologias, a área da odontologia ganhou novos horizontes, com técnicas que podem ser aplicadas em diferentes pacientes. Todos buscam uma harmonização na estética, mesmo que pensando na saúde bucal, mas indo além.
Dessa forma, as manchas sobre a superfície dos dentes e as imperfeições encontradas em um sorriso passaram a ser detalhes a serem corrigidos, em conjunto com outros serviços que podem ser aplicados na saúde bucal, como: Aparência harmoniosa; Assimetria do rosto; Correção da gengiva; Dentes mais brilhantes.
Os tratamentos variam conforme as condições apresentadas pelos dentes, os cuidados que são tomados no dia a dia e as mudanças que podem ocorrer após a interferência profissional de um dentista.
Restauração de dentes pode ser imediata
A área da odontologia está em constante evolução, buscando formas de atender o público que está sempre querendo manter o sorriso bonito e brilhante.
Não poderia ser diferente, pois esse é um reflexo natural de que tudo está bem, sendo demonstrado de modo involuntário.
Para ter certeza que o sorriso está bonito, muitas pessoas estão recorrendo à lente de contato dental, uma restauração em que é aplicada uma lâmina ultrafina sobre a superfície dos dentes.
Produzido a partir de um material de resina ou porcelana, essa lente pode ter uma espessura que varia entre 0,02 mm e 0,06 mm, ou seja, é mesmo muito fina e delicada. Ela é colada sobre os dentes e pode ter duração que se estende entre 5 e 10 anos.
Dependendo do modelo escolhido, a colocação pode ser realizada de maneira imediata, sem a necessidade de moldes ou acertos que envolvam muito trabalho.
Ainda assim, alguns pacientes podem precisar passar por um determinado número de sessões sobre a cadeira do dentista.
Essa necessidade está relacionada ao molde dos dentes e da gengiva, além de ser feito um desgaste controlado na arcada dentária.
O resultado deve estar relacionado à satisfação do paciente e a continuidade em relação à saúde bucal obrigatória.
Substituição de dentes revitaliza sorriso
A limpeza e higienização é uma constante no dia a dia de uma pessoa, pois escovar os dentes está dentro da rotina ao menos logo após acordar, depois das refeições e antes de dormir.
Sem esse cuidado apurado, pode ocorrer uma inflamação da gengiva ou uma cárie se aproveitar e acabar perdendo o dente. Caso isso aconteça, tem que recorrer ao implante dentário, tratamento adequado para aqueles que não querem ficar sem os 32 dentes.
A falta de, mesmo que, um dente, pode provocar uma alteração na arcada dentária, levando a outros procedimentos que podem ser mais caros e dolorosos. Por isso é importante ter sempre uma escova de dentes à mão após uma refeição.
Limpeza profunda deixa dentes mais claros
Com todos os produtos que são oferecidos pelo mercado, nem sempre a melhor pasta de dentes vai resolver todos os problemas dentários.
A atuação da saliva e o acúmulo de alimentos dentro da boca pode provocar o tártaro sob a base dos dentes.
Para remoção da placa bacteriana responsável, é necessário apostar em um clareamento dental e também fazer uma limpeza profunda, que só é alcançada na cadeira do dentista.
O profissional vai utilizar ferramentas apropriadas, assim como produtos que vão clarear os dentes e remover as manchas que podem aparecer ao longo do tempo.
Acessórios da infância exigem correção de arcada.
É importante destacar que todos os procedimentos estéticos devem ser realizados dentro de um ambiente controlado, como uma clínica odontológica, por profissionais capacitados e especializados no assunto.
Pessoas que utilizam aparelho ortodôntico reconhecem a importância da manutenção da saúde bucal e não abrem mão da visita ao dentista regularmente. Lembre-se: tomando os devidos cuidados, a qualidade de vida não fica comprometida.
Por fim, a visita ao dentista deve ser realizada regularmente, assim como a escovação dos dentes, a passagem de fio dental e o uso de um enxaguante bucal apropriado, indicado por especialistas.
Mesmo quem usa aparelho transparente móvel deve se cuidar preventivamente. Com isso, o sorriso fica bonito, o hálito fresco e os dentes fortes e reluzentes, além de toda a saúde do corpo ficar protegida.
*Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do Blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.