Famosa pelas águas esverdeadas como as do Caribe, a capital alagoana tem uma das orlas mais bonitas do Brasil. Conhecer as praias da capital e fazer passeios para visitar praias do litoral sul e norte são os programas favoritos dos turistas, indispensáveis em qualquer viagem. Antes de sair de casa, confira a Tábua de Maré e confirme os dados da maré baixa, momento em que as praias ficam ainda melhores de serem aproveitadas.
Na área urbana, três praias fazem sucesso: Pajuçara, dona de piscinas naturais ótimas para relaxar e ver peixes, e de águas com poucas ondas; Ponta Verde, com coqueiros lindos e que fazem boas sombras, além do mar mansinho; e Jatiúca, com ondas mais fortes, mas sem perder o colorido que deixa os visitantes hipnotizados. Nessas praias você encontrará estrutura para curtir o mar e boas barracas de praia; sempre haverá um lugar para tomar uma água de coco gelada.
No litoral norte, muitas praias são visitadas pelos turistas. Paripueira tem piscinas naturais lindas e que não ficam lotadas, enquanto a praia de Tatuba é indicada para crianças. Carro Quebrado é linda pelas falésias coloridas, mas fica melhor ainda se for conhecida em um buggy o nome da praia já explica o motivo. Maragogi, cidade de muitas praias belas, pede pelo menos um ou dois dias para ser conhecida como merece.
Dica: Ainda que a beleza do mar seja incontestável, é importante ficar atento à qualidade da água dessas praias. No site do Instituto do Meio Ambiente é possível conferir a qualidade das praias de Maceió e outras cidades do Estado.
Praias bonitas não faltam em Alagoas; é preciso escolher apenas quais delas se adequam melhor ao seu gosto pessoal e ao seu roteiro. Confira abaixo algumas opções!
Praia de Pajuçara
Pajuçara, com suas águas calmas, é uma das praias mais conhecidas de Maceió. O lugar tem movimento nas areias durante o dia e no calçadão durante a noite. Com muitos coqueiros e estrutura para quem deseja curtir o mar com tranquilidade, essa praia é uma boa opção para quem está hospedado em Maceió e não quer ir longe para mergulhar na praia. É de Pajuçara que partem as jangadas rumo às piscinas naturais, onde se pode relaxar e ver vários peixes.
Apesar da beleza, é preciso ficar atento à qualidade da água, pois pode ser que o mar não esteja bom para mergulho. Confira os relatórios de balneabilidade; caso a praia esteja indicada como “imprópria” para banho, opte por curti-lo apenas da areia.
Praia de Carro Quebrado
Carro Quebrado é mais uma das praias surpreendentes de Alagoas. O lugar fica a cerca de 45 km de Maceió e, diferentemente de muitas outras praias do estado, ainda guarda um pouco de sua essência e preservação. A praia é longa, com muitas falésias coloridas e quase nenhuma estrutura para o turista que a visita. Ficar nessa praia é sinônimo de sossego, pois o movimento de pessoas nela é pequeno, principalmente em dias úteis.
O nome “Carro Quebrado” não foi dado por acaso. Essa praia não tem acesso tão simples, pois para chegar até ela é preciso dirigir pela areia. Caso deseje visitar o local, vá com um buggy; se for para passar todo o dia ou uma tarde, leve tudo aquilo de que for precisar, como água e lanches.
Praia de Tabuba
Visitando o litoral norte de Alagoas, uma das praias que merecem uma parada é Tabuba. No lugar acontece o encontro de um rio com o mar, mas o mais impressionante é que nos períodos de maré baixa a praia se parece muito com uma lagoa, tamanha a tranquilidade de suas águas.
O local é ideal para famílias com crianças e para pais que querem que seus filhos brinquem com tranquilidade. A praia tem um visual lindo e conta com toda a estrutura de que um turista precisa para passar o dia com tranquilidade.
A dica é visitar Tabuba em dias úteis, pois nos finais de semana a praia fica cheia e pode não ser tão bacana para quem busca sossego.
Praia de Jatiúca
Das três principais praias da área urbana de Maceió que os turistas mais visitam, a Jatiúca é a que tem ondas mais fortes. Com barracas de praia ao longo da orla, quiosques que proporcionam a estrutura de que o turista precisa e tapiocarias ótimas para um lanche de final de tarde, essa praia é indicada para quem quer sossego, pois fica mais vazia do que suas vizinhas.
Surfistas gostam de pegar ondas no local, mas turistas devem ficar atentos ao fato de que a manhã é o melhor período do dia para pegar sol, pois durante a tarde pode haver muita sombra na areia.
Como em outras praias de Alagoas, não deixe de checar os relatórios de balneabilidade do mar para conferir se as águas estão próprias para banho.
Pontos turísticos de Maceió
Os mais visitados pontos turísticos de Maceió são as praias. O mar e suas belezas naturais são os principais locais que os turistas visitam e não é pra menos; como Alagoas tem um litoral privilegiado, os visitantes não se limitam apenas à área central e fazem passeios para conhecer praias próximas, localizadas em outras cidades. Leia sobre praias aqui.
Ainda que o mar seja o principal foco dos viajantes, quem não perde um programa cultural o encontrará também em Maceió. Para conhecer mais a fundo a história alagoana, obras de artistas locais, costumes e detalhes sobre eventos que acontecem na capital, visite o Museu Théo Brandão, que, além de ter uma visita guiada muito interessante, está em um casarão belíssimo. O bairro de Jaraguá, próximo de onde está esse museu, é ideal para ver construções antigas e históricas.
Museu Théo Brandão
Localizado entre o centro e Jaraguá, o Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore conta um pouco da história de Alagoas e do povo alagoano. O nome do museu deve-se ao fato de o local ter sido criado para abrigar a coleção de Théo Brandão, professor e folclorista.
Atualmente o museu está instalado no Palacete dos Machados e reúne em seus três andares diversos artigos relacionados à cultura alagoana. No passeio guiado pelo lugar pode-se conhecer as obras de artistas locais, objetos utilizados em comemorações populares, artesanatos postos à venda, objetos utilizados para manuseio de alimentos, imagens religiosas etc.
O passeio é interessante para pessoas de todas as idades e fica ainda melhor se for feito com a visita guiada (gratuita), que permite conhecer fatos desconhecidos por boa parte dos turistas – e até pelos nativos.
No centro, a dica é visitar a Catedral Metropolitana de Maceió e o Palácio Floriano Peixoto antiga moradia e área de trabalho de diversos governantes alagoanos. No Palácio pode-se fazer um tour superlegal, com direito a entrada em salões com quadros e móveis antigos, e exposições que contemplam os feitos de personalidades alagoanas. Para admirar Maceió do alto, nossa sugestão é ir ao Mirante de São Gonçalo, que tem uma vista bonita e garante boas fotos.
Catedral Metropolitana de Maceió
A Catedral Metropolitana de Maceió é o principal templo católico da capital alagoana. Sua pedra fundamental foi lançada em 1840 e inaugurada apenas em 1849. O edifício mistura estilos, entre eles o neoclássico e o coríntio, e é um bom passeio a ser feito no centro da cidade.
Muitos turistas não visitam o local, mas, para os católicos, em especial, o simbolismo do lugar é muito grande. Vale a pena visitar a Catedral e conhecer seu interior.
Não dá para viajar para o Nordeste do Brasil e voltar para casa sem uma lembrancinha, né? Maceió é um ótimo lugar para comprar artesanato; se você faz parte do time dos que adoram encher a sacolinha de compras, encontrará na cidade boas opções.
Um dos locais mais conhecidos na capital alagoana é a Feira de Artesanato da Pajuçara, onde encontra-se um pouquinho de tudo castanhas, rendas, objetos esculpidos em madeira, azulejos, panos de cozinha etc. Pertinho da Feira de Artesanato, você encontrará o Pavilhão do Artesanato, que tem uma proposta igual à da feira, vendendo produtos do mesmo tipo e com boa variedade de produtos. A vantagem desses lugares é a localização central, perto de muitos hotéis e das praias mais famosas da cidade.
Feira de Artesanato da Pajuçara
É difícil visitar Maceió e não fazer ao menos um pit stop na Feira de Artesanato da Pajuçara. Quando se fala em artesanato alagoano, esse é o primeiro lugar que vem à cabeça de muitos turistas. No meio da praia da Pajuçara, um galpão reúne uma grande quantidade de barraquinhas que vendem os mais variados produtos. Redes de descanso, castanhas, camisas, panos de prato, roupas produzidas em renda, pequenas lembrancinhas – tem um pouco de tudo nesse lugar.
Os preços são camaradas; se você tiver o dom da negociação, melhor ainda.Vale a pena passar na feira para comprar algumas lembranças para os amigos e garantir bons preços.
Ainda para comprar artesanato, o Mercado Central é outra boa pedida. Por ficar no centro da cidade, muitas pessoas não visitam o lugar e isso é um erro, porque nesse mercado é possível encontrar vários artigos de decoração, indicados para usar em casa, por preços muito atrativos.
Mercado Central
Cerâmicas, lustres de palha, sapatos e bolsas em couro, chapéus, renda esses são alguns dos produtos que você poderá encontrar no Mercado Central de Maceió. O lugar não é grande, mas reúne uma boa variedade de objetos e é uma ótima opção para quem quer fazer compras e, especialmente, adquirir itens de decoração para a casa ou o jardim. Nesse mercado você encontrará produtos de maior porte, que não são vendidos em mercados e feiras tradicionais.
Como o local fica no centro da cidade e não é tão visitado pelos turistas, é possível que você encontre preços mais atrativos que na Feira da Pajuçara ou no Pavilhão do Artesanato.
Por último, mas não menos importante, visite o Pontal da Barra para fazer algumas compras. Esse é o bairro onde muitas rendeiras vivem e vendem seus produtos, em especial a renda filé, típica de Alagoas. Visitando o bairro você poderá ver muitas mulheres tecendo suas obras e conhecer mais a fundo o processo de produção, que pode durar várias semanas para ser finalizado.
Pontal da Barra
Fãs de artesanato e de trabalhos benfeitos precisam dar uma passadinha no Pontal da Barra, em especial na apelidada “Rua das Rendeiras”. O Pontal é um bairro que reúne boas lojas para comprar artesanato, mas é, principalmente, onde muitas mulheres vivem da renda, expõem seus trabalhos e os vendem. A especialidade no lugar é o filé, uma renda típica de Alagoas, que pode ser identificada pelos tecidos coloridos e vazados.
Quem passa pela Rua das Rendeiras poderá ver algumas das artesãs trabalhando e acompanhar o processo de produção da renda, que em alguns casos leva várias semanas para ser finalizado.
Peixe fresco, camarão, lagosta, tapiocas, carne de sol com nata, queijo coalho, baião de dois, cuscuz de milho, paçoca sertaneja, galinha à cabidela… ficou com água na boca só de ler? Então Maceió não irá lhe decepcionar. A cidade tem restaurantes de diversos tipos, com preços razoáveis e pratos deliciosos!
Para começar seu roteiro gastronômico, recomendamos comer algo regional. Nesse quesito enquadram-se bem os restaurantes Bodega do Sertão, que funciona como self-service e tem muitas opções de pratos e o Picuí, com uma carne de sol muito bem servida! Outra alternativa de self-service é o Casa de Mainha, com bom custo-benefício.
Bodega do Sertão
Para experimentar diversos pratos da cozinha regional, o Bodega do Sertão é uma das melhores opções em Maceió. O restaurante funciona no modelo self-service e expõe sobre um fogão a lenha os autênticos pratos da cozinha do Nordeste brasileiro (inclusive da alagoana). No local você poderá comer cuscuz, galinha à cabidela, cartola, tapioca, arroz com queijo coalho e a carne de sol com nata, famosa por lá. Ah, guarde um espaço para as sobremesas, porque elas também valem a pena!
É uma excelente opção para quem sente falta da comida nordestina e quer encontrar um grande leque de opções em um único estabelecimento. A decoração interna rústica (lembrando os ares nordestinos), as músicas regionais e os funcionários vestidos a caráter dão um toque especial ao restaurante, que ainda conta com uma lojinha que vende comes e bebes. Uma experiência completa!
Restaurante Picuí
Se você pensa em comer carne de sol ao visitar Maceió, a grande referência da cidade é o Picuí. O restaurante está localizado no bairro histórico do Jaraguá e tem como carro-chefe a carne de sol, servida de diversas formas. Com pratos bem servidos e acompanhamentos deliciosos, o Picuí é um restaurante sem muito requinte e ótima comida regional.
A carne de sol pode ser de filé mignon, picanha ou cordeiro, por exemplo, e sempre é servida com vários acompanhamentos. Na sobremesa, para fugir do tradicional, peça o sorvete de rapadura.
O serviço dos garçons e da cozinha foi super-rápido durante nossa visita; o que atrapalhou um pouco foi a chateação com as moscas, já que durante a visita o ambiente era aberto.
No menu há opções como pão com pasta de alho, carne de sol paraibana, picanha de sol com queijo coalho, filé de surubim com tomates secos, picanha assada na brasa e fatiada, etc.
Imperador dos Camarões
O Imperador dos Camarões, como sugere o nome, é o local em Maceió para comer um bom camarão. São diversas opções no cardápio e, provavelmente, ao ver outros clientes recebendo os pedidos em suas mesas, você já estará convencido de que escolheu um bom lugar para fazer sua refeição.
O prato mais pedido é o chamado “chiclete de camarão”, cujo nome pode ser estranho de entender inicialmente, mas fica bastante compreensível depois de ver o prato ao vivo – preparado com cinco tipos de queijos, a mistura forma um verdadeiro chiclete – que, aliás, é uma delícia! Se não quiser o prato inteiro, vale a pena pedir o chicletinho, em tamanho menor, como porção de entrada.
O Imperador dos Camarões fica na Pajuçara, em dois endereços distintos: um deles em uma barraca de praia, no meio do calçadão mesmo, e outro em um quarteirão próximo, na avenida beira-mar. Enquanto o restaurante da praia tem uma atmosfera despretensiosa e o visual para o mar, o outro é mais formal e parece ter preços um pouco mais altos.
O serviço dos garçons é bom (principalmente porque os atendentes são chamados por meio de dispositivos eletrônicos) e a comida, de excelente qualidade.
No menu você encontra diversos pratos com camarões, alguns que podem ser compartilhados. Para quem não come camarão, há outras opções de pratos.
E para finalizar, O Janga é o novo restaurante de frutos do mar de Maceió que rapidamente ganhou o gosto de seus clientes. Com ambiente requintado e cardápio extenso, o restaurante tem pratos bem servidos, para uma, duas ou três pessoas. O ambiente é agradável, com bom atendimento, preços compatíveis e pratos gostosos.
O menu tem opções como lagostas, camarões, saladas e carnes, para quem não está querendo frutos do mar. Certamente uma boa alternativa para quem quer comer bem, em um ambiente agradável!