Conheça os benefícios e o passo a passo do banho humanizado em recém-nascidos

O momento do nascimento marca o inicio de uma nova etapa para o bebê, que se vê fora do útero da mãe, e também para os pais. Por isso, para minimizar o estresse causado ao recém–nascido e aumentar o vínculo entre pais e filho, a Doka Bath Works, em parceria com a Casa Angela – Casa de Parto da Associação Comunitária Monte Azul, em São Paulo, ensina o passo a passo e os benefícios do banho humanizado.

Desenvolvido no Japão, o método acalma o bebê porque faz com que ele se sinta como se estivesse de volta ao útero da mãe. O banho cria um ambiente quente, confortável e seguro, fazendo com que a criança fique mais tranquila e se acostume com a higienização. É uma prática simples, que pode ser feita em casa porém é preciso ter alguns cuidados, como manter os olhos, boca e nariz da criança fora da água durante todo o banho.

Abaixo segue um passo a passo de como realizar o banho em casa.

Passo a Passo

Passo 1 – Observe o estado do bebê

imagem_release_374212_medium

A criança não pode estar em sono profundo, com fome ou estressado.  Antes do banho, o recém-nascido precisa ser alimentado, já que alguns deles podem dormir por algumas horas depois do banho;

Passo 2 – Preparação do bebê2

É preciso retirar toda a roupinha do recém-nascido com tranquilidade e com o auxilio de uma fralda de pano, enrolar o bebê em formato de envelope até a altura do pescoço.

As perninhas devem ficar flexionadas e os braços dobrados na altura da cintura. A sensação de limite dada pela fralda remete ao espaço do útero, deixando assim o bebê mais seguro e tranquilo.

 

Passo 03 – Preparação da banheira e da água

imagem_release_374217_medium

A banheira deve estar devidamente higienizada e precisa ser própria para o banho humanizado. A temperatura da água deve ser em torno de 36,5° a 37°, é um pouco mais quente que o natural do corpo.

Algumas dicas:

– Encostar o punho ou as costas das mãos na água é uma excelente técnica já que estas regiões do corpo são bastante sensíveis e dão uma ideia da sensação que o bebê terá na água;

– Para auxiliar as mamães na escolha correta da banheira, a dica aqui é a Banheira para Bebês Vitoriana Slipper  da Doka Bath Work – um produto fabricado em rocha vulcânica que mantém a temperatura ideal da água por muito mais tempo, além de um amplo espaço interno para facilitar o banho do bebê;

– Lembre-se que o ar condicionado deve ser desligado, bem como todas as entradas de ar direcionadas ao local do banho.

 

Passo 4 – O banhoimagem_release_374239_medium

O bebê deve ser colocado na banheira de modo que o corpo dele fique submerso até o pescoço, evitando a perda de calor. O banho humanizado é iniciado pela higienização do rosto. A sequência ideal é iniciar pelos olhos, depois bochechas, nariz e orelhas. Todo o procedimento é feito sem sabão.

É preciso ficar muito atento com a imersão do corpo do bebê. Às vezes, o corpo da criança não afunda por completo, deixando algumas partes para fora da água. Neste caso é necessário que as mesmas sejam molhadas constantemente para não esfriar a temperatura e deixar o recém – nascido agitado.

Dica: Coloque camomila na água para um banho com benefícios de acalmar ou aveia para hidratar a pele do bebê.

 

Passo 5 – Hora de lavar o corpo do bebêimagem_release_374246_medium

Seguindo a ordem de pescoço, membros superiores, tórax, costas e membros inferiores, é necessário desenrolar aos poucos a fralda para não assustar o bebê e nem causar a sensação de muito espaço. Ao termino da higienização de cada parte do corpo do bebê, volte a fechá-la.

É recomendado que o  banho humanizado seja dado logo após o nascimento.  Além disso, mesmo sendo algo tranquilizador, não pode ser muito demorado, pois a temperatura da água vai se alterando com o passar do tempo.

 

Passo 6 – Finalizando o banhoimagem_release_374261_medium

Ao final do procedimento, a mãe ou o pai deve retirar o recém-nascido rapidamente da água e envolvê-lo em uma toalha. Enxugue-o suavemente certificando de que todas as dobrinhas estejam secas.