Problemas de pele causados pelo estresse

10-graves-consequencias-do-estresse-para-nossa-saude-2

Você sabia que a caspa, as manchas de pele e a queda de cabelo podem ser causadas pelo estresse? Segundo a Chefe da Equipe de Medicina Estética, Gabriella Vasconcellos da Clínica Goa Health Club, o diagnóstico é feito de acordo com a história do paciente, para avaliar o perfil psicológico e fatores genéticos. “Somente assim consegue-se saber se esses problemas dermatológicos têm a ver com o estresse”. A especialista listou os 4 problemas mais comuns e os possíveis tratamentos:

Acne

Pior na adolescência, mas é muito comum nas mulheres adultas, devido ao estresse e uso de cosméticos. “São 5 graus e de acordo com cada um é indicado uma terapia. Basicamente é feita com antibióticos orais ou associados em formulas tópicas, esfoliantes, anticoncepcional, laser fracionado, principalmente nos casos de cicatrizes de acne, luz azul e peelings químicos, sozinhos ou combinados à luz pulsada no consultório“. A isotretinoina oral (Roacutan) é indicada nos casos mais graves do tratamento prescrito e acompanhado pelo médico em consultas e exames mensais pelo período de 6 meses a um ano.

Alopecia (queda capilar)0queda-de-cabelo

É mais frequente em mulheres a partir dos 30 anos. Trata-se com corticóides, shampoos, loções e radiação UV. Em casos graves, a alternativa é o implante.

Dermatite seborréia (caspa)

Atinge qualquer faixa etária. São indicados shampoos à base de enxofre, piritionato de zinco e cetoconazol e loções à base de cetoconazol, corticóides, antifúngicos orais e em alguns casos antiinflamatórios.

Vitiligoimages (2)

Atinge qualquer pessoa, sendo mais comum dos 10 aos 30 anos. Cremes e laser para estimular a pigmentação da pele e radiação ultravioleta.