Conheça três queijos ideais para o inverno

Queijos Azul, Parmesão e Brie Foto: Divulgação/ Tirolez

Em 2024, o início do inverno no dia 21 de junho. A temporada é marcada por temperaturas mais amenas, principalmente, durante a noite. Para aquecer durante o período, é comum a busca por opções mais indulgentes e encorpadas, como massas e sopas. Além disso, os vinhos marcam presença nas mesas e encontros, sendo, muitas vezes, acompanhados de queijos.

A Tirolez, indica os Queijos Especiais para o inverno. Com sabores e texturas mais encorpados, são ideais para compor as tábuas das noites mais frias. Os Queijos Azul, Brie e Parmesão são as sugestões para trazer mais sabor para a temporada de inverno.

Queijo Azul

Feito a partir do mofo azul, Penicillium roqueforti, a cor das suas veias possui um tom azul esverdeado. O fungo é injetado no queijo com auxílio de agulhas especiais, fazendo com que o fungo cresça de maneira com que surjam pequenos vasos de mofo azul, que são responsáveis pelos traços marcantes presentes nesses tipos de queijo.

O Queijo Azul traz uma textura bem cremosa, com sabor intenso e picante. Combina com vinhos mais encorpados, além de licores e pratos como massas, molhos e sopas. Por isso, é um ótimo aliado para a temporada mais fria, que se torna ainda mais especial com opções indulgentes.

O portfólio é composto pelo Queijo Azul, que pode ser encontrado em embalagens de 3kg ou fracionado, com 200g.

O Queijo Azul traz uma textura bem cremosa, com sabor intenso e picante.

Queijo Brie

Caracterizado como um queijo de mofo branco, o Queijo Brie também é produzido a partir de fungos da família dos Penicillium: Penicillium candidum, no caso do tipo Brie. Seu processo de produção confere uma textura macia, além de uma inconfundível casca aveludada. A cremosidade torna-se um de seus principais aspectos.

Esse tipo de queijo harmoniza muito bem com vinhos de sabor suave e com geleias, nozes e castanhas, além de receitas doces e salgadas. Para o inverno, torna-se uma opção para compor tábuas com acompanhamentos deliciosos.

Caracterizado como um queijo de mofo branco, o Queijo Brie também é produzido a partir de fungos da família dos Penicillium.

Para quem aprecia uma textura mais cremosa e sabor intenso, o ideal é consumir este queijo próximo da validade. No portfólio, há a opção do Brie Cremíssimo, de 220g, que já chega no ponto de venda com uma extra cremosidade característica deste queijo. O produto garante uma experiência de consumo exclusiva e é ideal para momentos especiais. Além desse, você pode encontrar também outras versões do Queijo Brie, o portfólio contempla embalagens de 1kg, 3kg e fracionada de 125g.

Queijo Parmesão

Com sabor levemente salgado, picante e textura quebradiça, o Queijo Parmesão é considerado um queijo do tipo maturado. O que significa que, após o processo de produção, ele permanece em repouso em ambientes com temperatura e umidade controlados. Este período pode demorar semanas e o mínimo de maturação deste queijo é de 6 meses. No portfólio, além desta opção, tem a de 12 meses, que fica com o sabor mais pronunciado e textura granulada devido à formação de cristais de “tirosina”.

Com sabor levemente salgado, picante e textura quebradiça, o Queijo Parmesão é considerado um queijo do tipo maturado.

O Parmesão é um queijo clássico da culinária. Pode ser consumido como aperitivo e faz toda a diferença nas mais variadas receitas. Os pratos finalizados com este queijo, como risotos, sopas e gratinados, ganham um toque especial. Harmoniza bem com vinhos brancos frescos e jovens, e tintos robustos.

O portfólio da marca é composto pelo Parmesão Fracionado, 245g; pelo Queijo Parmesão em peça, 7kg; e pelo Queijo Parmesão Reserva Especial, com maturação de 12 meses, com 7kg. Além disso, também apresenta o Queijo Parmesão Ralado com 50g e 100g.

Prepare a sua tábua com os Queijos e aproveite dos diferentes sabores e texturas para se aquecer neste inverno.