Para agradar os paizões no almoço do próximo domingo, 10 de agosto, a chef Rosilene Campolina, do portal Chef a chef, ensina como preparar o prato saboroso e simples de fazer
Ingredientes:
2 kilos de costelinha suína magra e inteira com bastante carne
1 cebola picada
2 colheres de sopa de gengibre ralado
4 dentes de alho amassados
1 xícara de goiabada picada e derretida em 3 xícaras de água
1/2 xícara de molho de soja (shoyu)
1/2 xícara de mel
1 lima da pérsia ou limão (suco e casca)
Papel Alumínio Útil Kiko
4 pimentas vermelhas picadas sem as sementes
Sal e pimenta caiena ou do reino a gosto
Cheiro verde para decorar (cebolinha, salsinha nirá, sálvia ou salsinha)
Modo de preparo:
Numa tigela grande misture todos os ingredientes colocando por último o suco e a casca da lima. Reserve. Limpe a costelinha retirando o excesso de gordura, mas mantenha a peça inteira. Pode amarrá-la com barbante para não desmanchar. Mergulhe-a na marinada reservada deixe por 24 horas (na geladeira). Vire a costelinha (osso para baixo) com a mistura em um refratário.
Cubra com papel alumínio Útil Kiko e leve ao forno médio (180 graus) por cerca de 1 hora ou até que esteja cozida. Retire o papel, vire o osso para cima e deixe corar, regando-a de vez em quando. Se o caldo secar, pingue mais água. Deixe reduzir por alguns minutos o molho que se formou e reserve.
Sirva a costelinha em pedaços cortados entre os ossos (três ou dois pedaços por pessoa) regue-a com o molho reservado e coado e decore com o cheiro verde de sua preferência.