Renata Vanzetto, uma das chefs mais influentes do Brasil e estrela do lançamento de O.U.i Paris, Madeleine 862 La Pistacherie, construiu seu império gastronômico superando desafios que começaram ainda na infância. Desde cedo, aprendeu que o sucesso não vem fácil e que, no mundo dos negócios, as mulheres ainda precisam provar o dobro para serem reconhecidas.
“Passei por muitas crises financeiras quando era criança e cresci inventando formas de ganhar dinheiro. Sempre tive o desejo de mudar essa realidade”, conta a chef. Sua jornada começou de forma inusitada: aos 17 anos, partiu para a Europa com o sonho de estagiar em restaurantes renomados, mas acabou distribuindo panfletos de loja de roupas antes de finalmente conseguir uma oportunidade na cozinha. “Esse estágio foi minha verdadeira faculdade”, relembra.

Mas os desafios não pararam por aí. Mesmo com todo o sucesso de muitos empreendimentos, Renata já foi subestimada e questionada por ser mulher no meio gastronômico, um ambiente majoritariamente masculino. “A melhor forma de responder a isso é com trabalho. Dedicação não tem gênero”, afirma. Para ela, as mulheres ainda enfrentam barreiras no empreendedorismo, mas a competência e a persistência são as chaves para abrir portas para as próximas gerações.
E mesmo após conquistar espaço, ainda existe uma pressão, principalmente para mulheres, de cuidado com a casa, filhos e os negócios. A chef revela que o equilíbrio entre liderar negócios e ser uma referência para outras mulheres não é simples. “Não me vejo como uma grande referência, mas como alguém que tenta fazer a diferença. Mostrar que também sou uma mulher em constante evolução é fundamental”, diz. E se engana quem pensa que a trajetória foi sem tropeços: “Cometi milhões de erros, mas o importante é sempre reconhecer e melhorar!”

Estrela da campanha da marca de alta perfumaria O.U.i Paris, Renata celebra suas conquistas à frente de 12 empreendimentos, incluindo seu mais recente restaurante, Motel, e sua estreia como mentora no novo reality show de gastronomia da Globo, Chef de Alto Nível. E se há alguém que a inspirou em cada etapa dessa jornada, é sua mãe. “Ela sempre me mostrou que somos capazes de tudo. Esse é o legado que quero deixar para outras mulheres: persistência e confiança no próprio potencial”.
Sobre O.U.i Paris:
O.U.i Paris, abreviação de “Original. Unique. Individuel”, é uma marca de alta perfumaria criada na França com atelier em Paris. Desenvolvida pelo Grupo Boticário em parceria com perfumistas renomados e sob a direção olfativa do premiado Pierre Aulas, O.U.i combina tradição e inovação para traduzir a excelência do savoir-faire francês (saber fazer). Suas fragrâncias, 100% veganas e cruelty-free, são enriquecidas com o exclusivo L’Essence de Grasse, um óleo precioso obtido das Cinco Colheitas Excepcionais de Grasse. Disponíveis em versões sofisticadas, os aromas convidam a uma imersão na cultura francesa, celebrando o savoir-vivre (saber viver) com sofisticação e autenticidade. Ideal para quem valoriza fragrâncias de alta qualidade, com ingredientes excepcionais e deseja fazer parte de um universo exclusivo.
Serviços:
Onde encontrar:
E-commerce O.U.i – Link – Link
Beleza na Web – Link
Instagram: @o.u.i.paris
SAC: 0800 721 4022 | [email protected]
… Bom dia! “O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus próprios sonhos”.
… Abraço aos aniversariantes de hoje: Eudiley Proença, Luciana Scuteri Santana, Eliane de Oliveira, Luiz Gomes Dias, Francys Benites, Ana Cortez, Edson Rego, Juliana Negri, Maria Clarice Miyamoto Pessoa, Wilson Nascimento, Karen Recalde, Flávia Serson, Américo Costa Cardoso Neto, Helton Teixeira, Edinho Neves, Inara Corrêa. Happy birthday!