O dia 31 de março é o Dia Nacional da Saúde e da Nutrição e tem como objetivo incentivar a conscientização de hábitos alimentares. A pandemia fez com que muitos repensassem as refeições já que a alimentação interfere na maneira como o corpo reage a possíveis infecções. Sendo assim, comer de maneira saudável é um fator de extrema importância, mas também um desafio cotidiano. Pensando nisso, a nutricionista Bárbara Ramires, que atende pelo GetNinjas, plataforma de contratação de serviços, selecionou dicas que podem auxiliar nessa consciência.
Confira abaixo quais são elas:
Prefira alimentos orgânicos
Evite o consumo em fast foods, comidas congeladas ou alimentos pré-prontos. “Essas comidas são altamente calóricas e gordurosas e não contém nenhum nutriente, nem vitaminas e tampouco minerais”, explica Bárbara. “É importante sempre optar por alimentos orgânicos ou frescos e conhecer as feiras da sua região, o que além de econômico é mais saudável”.
Consumo consciente
Tudo que é demais não faz bem à saúde. “Exercite a redução no consumo de sal, açúcar e alimentos processados e embutidos”. A profissional indica também a “Segunda sem carne”.
Opte pela gordura do bem
Nem toda gordura é ruim. Produtos como azeite de oliva, óleo de coco e gordura de porco, por exemplo, são opções de “gordura do bem”: “São ótimas para manter um bom funcionamento dos hormônios e das vitaminas lipossolúveis que são solúveis em gorduras”, agrega.
Troque as dietas por reeducação
Não faça dietas sem acompanhamento médico ou nutricional. “Não existe dieta milagrosa, mas um cronograma alimentar que melhor atenda à realidade do seu organismo e o que se busca com essa reeducação”, orienta a nutricionista. Para não prejudicar a saúde, procure sempre a ajuda de um profissional.
Fruta não é bom, é ótimo!
Inclua frutas, legumes, verduras, sementes e grãos na sua alimentação diária. “Além destes alimentos serem bem mais em conta do que comida industrializada ou de fast food, eles agregam os nutrientes necessários para ajudar a manter uma alimentação mais saudável e equilibrada”, finaliza.