Dia Mundial da Conscientização sobre a Acessibilidade

Ilustração mostra duas pessoas sentadas ao redor de uma mesa com dois copos nas mãos, uma está sentada em uma cadeira e a outra em uma cadeira de rodas

O Google Maps quer ajudar todas as pessoas a circular, conhecer e fazer coisas por aí. Esse trabalho inclui pessoas com deficiência. Uma forma de garantir que nossos mapas tragam informações atualizadas e detalhadas – como, por exemplo, se um restaurante tem mesas acessíveis para cadeirantes – é contar com nossa comunidade de Guias Locais. Para comemorar o Dia Mundial de Conscientização sobre a Acessibilidade, vamos compartilhar dicas oferecidas pelos guias para qualquer pessoa que queira contribuir para um mundo mais acessível – dentro e fora dos nossos mapas.

Na hora de escrever comentários e críticas sobre estabelecimentos, inclua itens de acessibilidade

Quando você escreve um comentário ou crítica no Google Maps, é possível criar seu próprio modelo e incluir itens de acessibilidade. Ter uma lista prévia de itens importantes ajuda a não deixar de fora nenhuma informação.
O Guia Local Tushar Suradkar, da Índia, criou um sistema para garantir que todas as críticas publicadas por ele incluam informações importantes sobre acessibilidade: piso tátil para pessoas com deficiência visual, acesso por rampas, entrada, banheiros, estacionamento e elevadores para cadeirantes. Toda vez que Tushar escreve um comentário, ele preenche um modelo que ele mesmo criou, mostrando essas informações de forma clara e visível, para que os usuários encontrem imediatamente.

Além disso, o guia indiano tem um selo de Aprovado/Recusado para acessibilidade, que coloca quando sobe fotos no Google Maps. Isso facilita a vida de outros usuários que estejam em busca desse tipo de informação. “Tenho baixo índice de visão desde a infância”, conta ele. “Por isso, sei que lugares que frequentamos no dia a dia, como hospitais, pontos de ônibus, bancos e edifícios comerciais, precisam ser mais acessíveis para pessoas com problemas de visão”.