Sustentabilidade e tecnologia guiam pauta entre Aprosoja/MS e embaixador dos EUA

O presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS), André Dobashi, reuniu-se nesta quarta-feira (19) com o embaixador dos Estados Unidos, Todd Chapman. Entre as pautas mais discutidas estiveram presentes a sustentabilidade da produção sul-mato-grossense e a necessidade de um intercâmbio tecnológico no cultivo de grãos.

Jantar

Com tom informal, o jantar, que contou com a presença de outras entidades ligadas à agropecuária sul-mato-grossense, serviu para estreitar o relacionamento entre agentes do setor e o representante americano. “Tivemos a oportunidade de apresentar nosso modelo de produção, algumas lacunas e oportunidades. A agricultura local, por intermédio da ciência, cresce de forma exponencial, de forma sustentável, mas sempre há oportunidades”, aponta Dobashi.

intercâmbio de informações

“Os Estados Unidos têm por característica a eficiência em produtividade, muitas vezes ligada ao uso de tecnologias não tão comuns nas propriedades rurais brasileiras, é o caso de ferramentas que fazem uso da conectividade, fertilizantes líquidos e outros instrumentos ligados à agricultura irrigada, que poderiam influenciar em avanços por aqui. Esse intercâmbio de informações aconteceu de forma muito rica e nos disponibilizamos a estreitar ainda mais essa relação”, completou o presidente da Aprosoja/MS,André Dobashi.

Outro encontro

Mais cedo, ainda na quarta-feira (19), o embaixador foi recebido pelo titular da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Jaime Verruck, que apresentou ao embaixador o projeto do “Estado do carbono neutro”, que visa reduzir e neutralizar a emissão de gases de efeito estufa, com meta até 2030. Ele destacou que vários programas foram realizados desde 2015, com esta finalidade de desenvolvimento sustentável.

Querido que só, o médico Rafael de Cristo, comemorando hoje mais um aniversário. Happy birthday!

Relações comerciais

O encontro também debateu sobre as relações comerciais entre os dois países e as possibilidades e estreitar a atuação. “Apresentamos nosso processo de industrialização, os principais produtos exportados (celulose, carne bovina e tilápia) e as alternativas logísticas para tornar estes itens mais competitivos para os americanos”, disse o secretário.

A consolidação da rota bioceânica, investimentos nas ferrovias, além da política de atração de investimento, parceria público-privada e sustentabilidade junto aos EUA, completaram os temas abordados durante nas reuniões com o embaixador.

Banho de São João

O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, órgão colegiado do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), reconheceu, por unanimidade, o Banho de São João de Corumbá e Ladário (MS) como Patrimônio Cultural do Brasil, sendo inscrito no Livro de Registro das Celebrações. A festividade congrega o culto a São João Batista e ao orixá Xangô e reúne a população com fé e alegria. Com o reconhecimento, o Banho de São João passa a ser acautelado pelo Iphan, que atuará na salvaguarda da festa, coordenando a execução de políticas públicas para a reprodução e sustentabilidade da manifestação.

Foto: Renê Carneiro/Prefeitura de Corumbá

Em Corumbá (MS)

Conhecido como festa junina no Pantanal, o Banho de São João tem um roteiro que inclui a decoração de altares e andores, queima de fogueiras e realização de oferendas, além de rezas e terços, giras em terreiros e levantamento de mastros. Na passagem do dia 23 para 24 de junho, a população se dirige às margens do Rio Paraguai para realizar, assistir e participar do ritual do banho. Em Corumbá, o banho acontece no Porto Geral e, em Ladário, no Porto Ladário. Esse é o ápice da celebração pública, para onde convergem as festas das casas e dos terreiros.

Processo
Quando, em 2010, houve o reconhecimento da Celebração Banho de São João de Corumbá como Bem Cultural de Natureza Imaterial do estado do Mato Grosso do Sul, foi solicitado ao Iphan reconhecimento em esfera federal. Estudos realizados a partir de 2014 apontaram a necessidade de se ampliar o recorte espacial, incluindo o município de Ladário, onde a tradição também é realizada, informou o Iphan, por meio de sua assessoria de imprensa. ( (Fonte: Agência Brasil)

… Bom dia! “Teu corpo escuta o que sua mente diz. Cuide de seus pensamentos”.

Trocam de idade hoje: Toni Feitosa, Rafael de Cristo, Silvia Martines, Hélio Martins, Ana Regina Bicudo, Hyran Freitas, Hélio Martins, Itionara Fraga Leandro Vieira, Eduardo dos  Anjos dos Santos e Minei Reis. Happy birthday!

… Mais uma entrega do Troco Solidário, desta vez para a AAPC (Associação de Apoio de Pacientes com Câncer Amigos do Chitão), que atende mensalmente cerca de mil pessoas. A instituição recebeu R$ 32.919,61, valor referente ao troco arrecadado nas 11 lojas da rede de supermercados Comper de Campo Grande entre os meses de março e abril, e vai investir a verba na construção de banheiro adaptado e compra de geladeira.

O governo federal lançou um edital de acordo de transação tributária voltado para negociar dívidas com a Receita Federal que estão em litígio, seja administrativo ou judicial. Pela proposta, os contribuintes, tanto pessoa física quanto jurídica, poderão, caso aceitem, quitar os débitos e obter descontos que variam de 30% a 50% dos valores devidos. As adesões começam em 1° de junho e vão até o dia 31 de agosto de 2021