Um dos períodos mais doces do ano já está batendo na porta: a Páscoa! Para ensinar seus consumidores a fazer um delicioso e prático ovo de chocolate caseiro, os culinaristas Luke Fischer e Miriam Chagas, de Receitas Nestlé, dão dicas e respondem dúvidas para que você faça o preparo perfeito. Confira:
1) Qual chocolate devo usar para fazer o ovo? Preciso usar um chocolate profissional?
É possível usar qualquer chocolate, isso vai depender do valor disponível para investir na produção. No entanto, o chocolate nobre – aquele que contém no mínimo 50% de cacau em sua composição – é melhor e tem um resultado superior em aparência e sabor.
O ideal, se for usar para grandes quantidades, são as barras de uso profissional, a partir de 500g, 1kg ou mais. Não é recomendado utilizar os tabletes convencionais, pois para fazer a temperagem o modelo tradicional sofre alterações devido à sua composição.
Outro ponto: cada tipo de chocolate (ao leite, amargo, meio amargo e branco) tem suas próprias características e isso deverá ser levado em consideração ao escolher um deles para trabalhar com modelagem de cascas. Na dúvida, a Nestlé oferece os chocolates das linhas Dois Frade e Garoto e nos mais diversos tamanhos para facilitar a produção.
2) Qual é o passo a passo para fazer um ovo caseiro?
A temperagem consiste em um controle de temperatura ideal para o aquecimento e resfriamento do chocolate. Esse processo visa dar um aspecto brilhante, boa textura e deixar o chocolate mais fácil para ser moldado.
As características de um chocolate que teve a sua temperagem perfeita consistem em: brilho, resistência à temperatura ambiente, estrutura rígida que estala ao ser quebrado (o famoso snap!) e ao esfriar ele contrai, facilitando o desmolde.
Basicamente, a temperagem para derreter é feita da seguinte forma: em um recipiente, coloque chocolate e leve ao micro-ondas, em potência média, por cerca de 3 minutos, mexendo de minuto em minuto, até que o chocolate derretido fique com a temperatura entre 40ºC e 45ºC (isso para todos os tipos).
Além disso, há diferentes tipos de temperagem dependendo da quantidade de chocolate que for ser temperada. Por exemplo, banho-maria frio é indicado para até 500g de chocolate. Se você ainda tem dúvidas sobre temperagem, relaxa! O passo a passo com dicas preciosas você confere no nosso vídeo Como Temperar Chocolate – Receitas Nestlé: https://www.receitasnestle.com.br/programa/basico-do-basico/como-temperar-chocolate
3) Quais formas e equipamentos devo utilizar?
Existem vários tipos de formas no mercado desde as mais simples até as mais elaboradas ou decoradas. Se você vai fazer grandes quantidades precisa avaliar o custo benefício, mas qualquer uma delas funciona bem. A mais indicada é a de 3 camadas, pois facilita a produção.
Além de formas, é necessário ter também tigelas próprias para derretimento de chocolate, espátulas e termômetro culinário. No caso de produções maiores, um item indispensável é a balança de uso caseiro, pois é importante pesar com precisão os ingredientes das receitas para que o resultado fique perfeito. E com o ovo de Páscoa mais ainda!
4) Quais são os recheios mais comuns?
Uma das tendências já consolidadas é a dos ovos de colher que faz sucesso entre as pessoas de paladar mais açucarado. O grande protagonista do ovo de colher é o recheio, que é servido apenas em uma metade da casca. São vários sabores deliciosos, que são devorados a colheradas. Além disso, geralmente são decorados caprichosamente. Brigadeiro, mousse, trufado, beijinho, brigadeiro rosa, creme liso estão entre os queridinhos quando o assunto é recheio de ovos de colher. Além disso, utilizar bolos, brownies, cookies e outros preparos também são bem-vindos na composição dos ovos de colher.
5) Dicas Extras
Tome sempre muito cuidado com a água, pois chocolate e água são inimigos!
Se organizar antes para deixar a geladeira livre para armazenar suas cascas é fundamental, assim o chocolate não absorve os odores de outros alimentos e ficam perfeitos.
Manuseie o menos possível suas cascas prontas para não deixar marcas de dedos nelas.
O ideal é utilizar o papel chumbo, com um lado prateado e brilhante do outro. É parecido com papel alumínio, só que mais fino. Além da função de proteger e conservar o chocolate, serve para decorar, pois tem opções coloridas.
Fique atento ao peso dos ovos: é importante considerar que o peso total significa a soma do peso da casca, do recheio e da decoração.
Escolha as embalagens corretas para cada tipo de ovo, utilizando sua criatividade para decorá-las e deixar os preparos ainda mais bonitos!