Divulgada a nova lista dos melhores restaurantes da América Latina

Ranking internacional destaca chefs e casas que estão transformando a experiência gastronômica na região.

O Latin America’s 50 Best Restaurants anunciou hoje a lista estendida de estabelecimentos ranqueados nas posições No.51 a No.100,em celebração ao panorama vibrante e diversificado da gastronomia de toda a região. A lista expandida demonstra o empenho da organização em reconhecer um espectro mais amplo de talentos gastronômicos e prepara o palco para a grande revelação da premiação do Latin America’s 50 Best Restaurants 2025, patrocinada por S.Pellegrino & Acqua Panna, que acontecerá em Antígua (Guatemala) no próximo dia 2 de dezembro.

Prato do Origem, o brasileiro mais bem ranqueado na lista estendida. Foto: Divulgação

Lista 51-100: fatos rápidos

  • A lista 51-100 inclui restaurantes de 26 cidades de toda a região
  • Entre os restaurantes ranqueados, 13 aparecem na lista pela primeira vez. Eles estão situados em 11 cidades da América Latina. Um deles é o Shizen, em Lima, que faz sua estreia na posição No.62
Time do estreante Shizen Renato Kanashiro, Mayra Flores e Coco Tomita
  • Este ano, El Papagayo (em Córdoba) retorna à lista na posição No.78
  • São Paulo é a cidade com o maior número de estabelecimentos na lista estendida, com seis representantes. Buenos Aires, Cidade do México e Santiago contam com quatro representantes cada

Para ver a lista 51-100 completa, confira o gráfico.

A lista 51-100 de 2025 destaca uma variedade de restaurantes excelentes em toda a América Latina. Este ano, a compilação apresenta uma visão geral abrangente da rica e variada malha gastronômica da região, meticulosamente avaliada por 300 especialistas do setor que compõem a Latin America’s 50 Best Restaurants Academy.

São Paulo consolidou seu status como uma cidade gastronômica de primeira linha este ano, com seis restaurantes incluídos na lista 51-100 e um aumento notável de três restaurantes em comparação com 2024. Cinco restaurantes da cidade mantêm sua presença pelo segundo ano consecutivo: Kotori (No.55), Metzi (No.56), Maní (No.67), D.O.M. (No.74) e Notiê (No.93). A sexta casa faz sua estreia no ranking: Cepa (No.73).

Prato do Cepa, que estreou na lista este ano

Demonstrando consistência com anos anteriores, Buenos Aires volta a ressaltar seu papel proeminente de hub gastronômico, com quatro estabelecimentos na lista. Um deles faz sua estreia no ranking: o Ness (No.64) veio se juntar ao Mishiguene (No.69), Gran Dabbang (No.70) e ao Alo’s (No.77). Cidade do México, Cidade do Panamá e Santiago também emplacaram quatro restaurantes cada.

D.O.M. Dish Pirarubu Peixe Credito: Sergio Coimbra

Pelo segundo ano consecutivo, a Cidade do México manteve para si a posição 51, agora ocupada pelo Pujol. Isto é seguido de cerca por Origem na Cidade Salvador, no Brasil, no No.52. O estreante mais bem-colocado na lista estendida é o Shizen, em Lima, na posição No.62. A capital peruana conta ainda com outro estreante: o Clon, na posição No.66.

D.O.M Interior Credito: André Lessa

A Cidade do Panamá conta com duas casas estreantes: Umi (No.72) e Caleta (No.91). Outras adições notáveis à lista deste ano são o Oseille (No.65), no Rio de Janeiro; o Em (No.71), na Cidade do México; o La Casa Bistró (No.89), em Caracas; o Selma (No.96), em Bogotá; e o Fukasawa (No.100), em Santiago, que fecha a lista. O Ana (No.94), na Cidade da Guatemala, não só faz sua estreia no ranking como também levou para casa o American Express One To Watch Award 2025. Além disso, o Aguají (No.88), em Sosúa, figura na lista sob a liderança da chef Inés Páez Nin (mais conhecida como Chef Tita), vencedora da primeira edição do Champions of Change Award, agora parte da premiação Latin America’s 50 Best Restaurants.

Chef do restaurante D.O.M Alex Atala Credito: Jairo Goldflus

William Drew, diretor de conteúdo do Latin America’s 50 Best Restaurants, comenta: “É com imenso prazer que revelamos a lista dos restaurantes ranqueados nas posições No.51 a No.100 na América Latina em 2025. Essa lista estendida é fundamental para o compromisso do 50 Best de celebrar a diversidade de talentos e contribuições notáveis que enriquece o panorama culinário da região. Ela é uma plataforma fantástica para mais destinos incríveis em toda a América Latina, em um momento em que as viagens com foco em gastronomia continuam demonstrando um crescimento impressionante”.

Aguaji Dish

Os estabelecimentos ranqueados na lista 51-100 serão homenageados na cerimônia oficial do Latin America’s 50 Best Restaurants 2025, a ser celebrada pela primeira vez em Antígua (Guatemala), na América Central, no próximo dia 2 de dezembro. Além desses reconhecimentos, outros prêmios especiais serão distribuídos, entre eles: Latin America’s Best Female Chef Award; Latin America’s Best Pastry Chef Award, patrocinado por República del Cacao; e Latin America’s Best Sommelier Award, patrocinado por Vik.

Astridy Gaston Interior Crédito: Alessandra Villaverde

A programação do evento em Antígua contará ainda com as #50BestTalks, que acontecerão em 1º de dezembro. Nela, figuras proeminentes da culinária conversarão sobre as principais questões que mobilizam a comunidade gastronômica atualmente.

Para agregar ainda mais à celebração, haverá sessões da série 50 Best Signature Sessions ao longo de toda a semana na Guatemala. Nesses eventos, chefs renomados que já figuraram anteriormente nas listas Latin America’s 50 Best Restaurants criarão experiências gastronômicas exclusivas em parceria com os principais restaurantes locais.

FondaLo Que Hay Dish Bollo Preñao

A revelação da lista do Latin America’s 50 Best Restaurants 2025, patrocinada por S.Pellegrino & Acqua Panna, será transmitida ao vivo no canal do 50 Best no YouTube, via este link, às 23h (horário de Brasília) no próximo dia 2 de dezembro.

O processo de votação

O grupo 50 Best tem um papel crucial na promoção de restaurantes e na divulgação do brilhantismo culinário, apoiando continuamente o setor de hospitalidade ao encorajar as pessoas a explorarem aventuras gastronômicas. Para garantir um processo justo e confiável de votação e elaboração da lista do Latin America’s 50 Best Restaurants 2025, o 50 Best contratou a empresa de consultoria Deloitte como parceira oficial e independente de arbitragem.

A Latin America’s 50 Best Restaurants Academy é composta por 300 exigentes membros votantes da região, todos selecionados cuidadosamente em razão de sua opinião especializada sobre o panorama gastronômico na América Latina. Seus votos coletivos formam a lista definitiva do Latin America’s 50 Best Restaurants. A Academy é dividida em cinco regiões: México, América Central, América do Sul (norte), América do Sul (sul) e Brasil.

La Calma By Fredes Exterior

Em cada região, o painel de eleitores inclui importantes jornalistas, críticos gastronômicos influentes, chefs celebrados, restauranteurs bem-sucedidos e gourmets experientes. Cada membro deposita 10 votos, refletindo as experiências mais excepcionais vividas nos últimos 18 meses ao menos quatro deles precisam ser dados a restaurantes fora do país natal do votante. Para conferir todos os detalhes da metodologia usada na votação do Latin America’s 50 Best Restaurants, clique aqui.

… Bom dia! “Transforme suas feridas em sabedoria.”

… Um abraço aos aniversariantes de hoje: Eduardo Youssef Ibrahim, Maria Eugenia Anzoategui, Sophia Ella Bellman, Maria Claudia Braga, Julia Ines Zanchi Ramos, Geisa Lisa Arzamendia,  Celia Alencar, Osmar Martins, Luzia de Freitas Leite, Elizabete do Romario e Etienne Palhano Filho. Happy birthday!

A aniversariante de hoje, a querida Maria Eugênia Anzoategui clicada ao lado do maridão, o advogado Mansour Karmouche.

… Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, iniciou nesta terça-feira (18), sua agenda oficial em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, para ampliar a cooperação com a região e apresentar portfólio de oportunidades de investimentos nos setores portuário e aeroviário brasileiros.

Já no primeiro dia, Costa Filho e o presidente da empresa brasileira, Embraer, Francisco Gomes Neto, anunciaram a venda de até 20 novos jatos comerciais e parcerias na área de Defesa. Um dos destaques foi o acordo firmado com a Air Côte d’Ivoire, companhia aérea nacional da Costa do Marfim, que assinou um pedido para quatro aeronaves E175, com direito de compra para oito unidades adicionais. O início das entregas está previsto para o primeiro semestre de 2027.

Agendas visam ampliar a cooperação com a região e apresentar portfólio de oportunidades de investimentos

… Outro acordo celebrado foi com a Helvetic Airways, da Suíça, que realizou um novo pedido firme para três jatos E195-E2, com direitos de compra adicionais para cinco aeronaves. A primeira entrega está estimada para o final de 2026.