Doçura e sabor: Aprenda aqui a fazer a Ginja caseira

Algumas bebidas e sobremesas nasceram uma para a outra, e quando unidas trazem uma explosão de delícias, umas realçando os sabores das outras. Quem aí não fica em êxtase, por exemplo, ao provar um cálice de Vin Santo com os biscoitos Cantucci italianos, apenas citando algumas das combinações que dão certo?

Do dia 8 a 15 de março, em homenagem ao dia internacional da Mulher, uma dessas harmonizações perfeitas será concedida em cortesia a todas às mulheres que estiverem almoçando ou jantando no Bacalhau Vinho&Cia (Unidades na Barra Funda e Itaim, em São Paulo),  um cálice de Ginja, o famoso destilado português à base de cereja da espécie “amarena”, acompanhado de um pastel de nata.

E mais, mulheres que pedirem pelo delivery qualquer prato de bacalhau durante esse período, também serão contempladas com um pastel de nata. Vale lembrar que os restaurantes na Barra Funda e Itaim respeitam rigorosamente os protocolos e higiene e distanciamento, para segurança dos clientes e de sua equipe.

História da Ginja

Segundo estudos, o surgimento dos licores feitos com frutas data de tempos e origens ancestrais, e eram usados no tratamento de doenças, como itens medicinais. No oeste de Portugal, precisamente em Óbidos, graças a seu privilegiado microclima, esta variedade de cerejeiras que dá origem ao famoso licor de Ginja floresceu em abundância. De sabor forte, perfume intenso e cor vermelho escuro, o licor de Ginja pode ser bebido puro, ou com frutos no seu interior aromatizados com baunilha ou canela em pau. Acredita-se que por lá, o licor de Ginja tenha surgido em meados do século XVII.

A receita

A receita original é guardada a sete chaves, mas há meios de preparar uma boa ginja caseira, seguindo este passo a passo:

Ingredientes:

1 kg de cerejas ( maduras e perfeitas, sem ranhuras na casca)
1 litro de aguardente de uva
750 gramas de açúcar

Preparação:

– Lave as cerejas para lhes retirar o pó, e tire-lhes os ramos.

– Depois de lavadas seque-as com papel absorvente.

– Coloque-as num frasco ou garrafa de boca larga.

– À parte , misture a aguardente e o açúcar e verta o preparado sobre as cerejas.

Há quem tape bem e conserve num local escuro durante três a seis meses, mas também há quem ponha as garrafas ao Sol.

Sobre o Bacalhau, Vinho e Cia

O Restaurante Bacalhau & Vinho conta com mais de vinte pratos no cardápio, incluindo saborosas alheiras, também feitas na casa, pratos com camarões, polvo marroquino e uma completa seleção de doces portugueses para gajo nenhum botar defeito. Conforme o nome da casa sugere, o vinho é outra estrela de igual grandeza por lá. Com uma extensa carta portuguesa, que contempla as principais vinícolas de cada região do país, a casa procura trabalhar com preços justos, de forma que o cliente escolha o vinho por suas características e não pelo preço. Uma prova de respeito pela enocultura e pelos prazeres da boa mesa.

Como toda boa casa portuguesa as portas estão sempre abertas. Diariamente no almoço e jantar, porções fartas e bem servidas são especialidade, que podem ser contempladas em uma vitrine que recepciona o público com os pratos carros-chefe. Entre, sinta-se em casa e desfrute o bacalhau e o vinho em boa companhia.

Serviço

Bacalhau Vinho&Cia Barra Funda (011-3666.0381) – Rua Barra Funda, 1067 – Barra Funda

Unidade Itaim (011-3071.4077) – Rua Joaquim Floriano, 541 – Itaim Bibi