Especialista destaca o poder transformador do Mindfulness na Educação

O Diretor do Mindful Life Project, JG Larochette, compartilhou sua experiência com a prática da meditação mindfulness junto a crianças e adolescentes durante a live “Diálogos e Mindfulness na Educação”, promovida pela MindKids

A troca de experiências sobre como a prática da meditação mindfulness pode transformar o ambiente escolar e o dia a dia de alunos e educadores foi destaque entre os temas debatidos durante o evento on-line “Diálogos em Mindfulness na Educação”, promovido pela MindKids, iniciativa que ensina Mindfulness para crianças, adolescentes, educadores e famílias.

A live contou com a participação especial do Diretor do Mindful Life Project, JG Larochette. O convidado iniciou sua participação contando como a prática do mindfulness começou a fazer parte de sua vida e o ajudou a superar desafios estruturais na área da Educação também observados em seu país, os Estados Unidos. “Fui professor em áreas muito carentes e ali pude perceber como as deficiências do sistema educacional eram fonte de estresse, tanto para os alunos quanto para os educadores”, relatou durante a conversa, mediada pela fundadora da Mindkids, Daniela Degani, que também é instrutora certificada pela Mindful Schools, dos EUA, e pelo Mindfulness Training Institute, da Inglaterra.

O Diretor do Mindful Life Project, JG Larochette,

Nesse contexto, JG conheceu a meditação mindfulness e buscou aprofundamento na prática, introduzindo-a também, aos poucos, junto a seus alunos. “A melhoria de quadros causados por situações como estresse, ansiedade e depressão foi visível”, contou o educador, que decidiu trabalhar pela disseminação da prática e iniciou o projeto que, hoje, atende a cerca de 20 mil crianças, em 20 cidades da Califórnia.

Ainda de acordo com o especialista convidado pela MindKids, a prática contínua da meditação mindfulness gera resultados comportamentais, individuais e coletivos. “A principal mudança é ‘cultural’, ou seja, observamos que o estresse deixa de ser considerado algo que pertence a um quadro de ‘normalidade’ e dá lugar ao equilíbrio, maior conexão consigo mesmo e o próximo e uma relação mais saudável com as próprias emoções”, destacou JG Larochette.

Durante a live, mais de 200 educadores do Brasil todo puderam fazer perguntas e foram abordados ainda temas diversos, como os desafios de atrair a atenção e manter a concentração de estudantes nas aulas on-line. O evento “Diálogos em Mindfulness na Educação” pode ser assistido, na íntegra, no canal da Mindkids no Youtube, pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=Zc2D_Npy1Rk