A cerca de 2 mil quilômetros de distância da costa africana, As Ilhas Maurício oferecem um cenário que irá tornar sua hospedagem inesquecível. Com piscinas naturais com águas azul turquesa, rica flora ou as montanhas de origem vulcânica, praias de areias brancas e mar espetacular, as ilhas atraíram árabes, ingleses, holandeses e franceses na época de sua colonização o que a tornou multicultural, tem os idiomas francês e inglês como oficiais, além de línguas crioulas, resultado da proximidade com a África.
O arquipélago tem clima agradável e os melhores meses para visita-lo são entre setembro e abril, pois a temperaturas são mais altas e não há probabilidade de ventos fortes e ciclones que impeçam os passeios.
A rota mais comum, fácil e rápida para os brasileiros chegarem a Maurício é um voo de aproximadamente 8 horas e meia de voo de São Paulo até Johanesburgo. No segundo trecho da são em cerca de 4 horas de voo jornada até as ilhas.
Comecemos pela cidade de Port Louis, capital da República que fica ao norte da Ilha, lá você pode conhecer o Mercado Central de Port Louis, a Place d’Armes e suas palmeiras, a Government House juntamente com a Estátua de Mahé de Labourdonnais e ainda a Chinatown da cidade. Do Fort Adelaide se tem uma vista quase completa da cidade. O principal centro comercial é o Caudan Waterfront.
Entre seus principais pontos turísticos está o hipódromo mais antigo do Hemisfério Sul, Champ de Mars, o Teatro Municipal, o Forte Adelaide, usado como ponto de observação no século 17 e hoje funciona como um dos principais mirantes da cidade; além de diversos museus, o centro de ciências Rajiv Gandhi, monumentos, shoppings e a orla, que reúne lojas e restaurantes com culinária típica e internacional.
Na parte central da ilha as principais atracões são Phoenix, Rose Hill, Curepipe, Quatre Bornes, Pailles e Moka. As praias mais visitadas são: La Cuvette, em Grand Bay, Blue Bay e Le Morne (ideais para a prática de esportes náuticos), Belle Mare com sua extensa faixa de areia branca e fina, coqueiros e aquele mar azul turquesa, Flic-en-Flac e Pereybère, que ja sao praias públicas, além de Tamarin e Tombeau. As praias da Ile Aux Cerfs também devem ser visitadas, pois este pedaço de ilha é considerado um dos mais bonitos, seu acesso é através de barco. Maurício é cercada por arrecifes de corais, excelentes para uma atividade de mergulho. Aproveite para fazer um passeio de barco e nadar com os golfinhos.
Grand Bay fica ao norte e é conhecida por sua infraestrutura que conta com restaurantes, baladas, boutiques, hotéis e duas praias. De lá partem barcos para a charmosa vila de pescadores Cap Malheureux. Em Triolet, as maiores atrações são o templo hindu Maheswarnath Mandir e o Jardim Botânico.
Ile Aux Cerfs reúne diversas modalidades de esportes aquáticos. O acesso é feito de barco, lancha ou catamarã. Belle Mare proporciona uma intensa troca cultural por reunir música, sorvete e bastante gente durante os feriados e fins de semana.
É possível sobrevoar a famosa Cachoeira Submersa. Praticar surf nas melhores ondas de Le Morne, relaxar em Flic em Flac, passear pelas trilhas dos Parques Nacionais, observar golfinhos e baleias.
Tire um tempo para fazer um passeio pelo Parque Nacional Black River Gorges, pois possui belas vistas para o mar e cachoeiras. No Jardim Botânico existe a oportunidade de conhecer alguns animais nativos da região como também as tartarugas gigantes trazidas de Madagascar.
Já na costa oeste da ilha, encontra-se a cachoeira de Chamarel, uma das principais do país, já que possui 100m de queda d’água. Nesta mesma região está localizada a famosa Terres de Couleurs de Chamarel em português A Terra das Sete Cores, uma terra de coloração única devido a origem vulcânica. Ainda nas proximidades, uma atracão bastante procurada é o Parque Nacional Casela, que oferta um contato com a natureza e atividades de safari.
As Ilhas Maurício contam com luxuosos resorts e hotéis que proporcionam uma hospedagem ainda mais incrível. O St Regis Mauritius Resort, em Le Morne, oferece hospedagem cinco estrelas à beira-mar, com suítes e villas elegantes, além de seis restaurantes. O resort The Residence Mauritius fica em meio a 25 hectares de jardins tropicais em frente ao mar, oferecendo vistas deslumbrantes sobre uma das mais belas praias de Maurício e do Oceano Índico. Na vila de Belle Mare, na costa leste de Maurício, o LUX Belle Mare tem estilo colonial e atmosfera acolhedora para os que preferem um local tranquilo, além de ter praias com areia branca e lagoa deslumbrante.
Visto e documentos necessários
Brasileiros e portugueses não precisam de autorização prévia para ingressar no país, o direto a entrada é concedido no momento de sua chegada, pelas autoridades de imigração. No momento da solicitação de entrada você deve apresentar um passaporte com data de validade não inferior a 06 meses da data de seu retorno e com pelo menos 2 páginas em branco para o carimbo, seu comprovante de retorno, carteira internacional de vacinação contra a febre amarela e reservas dos hotéis. Para informações sobre planejamento de viagens ligue para Jefferson de Almeida Turismo e Eventos: 67 98425-6330.
… Bom dia!”Imagine uma nova história para a sua vida e acredite nela”.
… Trocam de idade hoje: Sandra Regina Lopes Ferreira, Orlando Silvestre Filho, Wilson Jallad, Antônio Braga, Thom Coofer, Fabricio Colacino Silva, Lybia da Costa Migioli, Guilherme Rosa e Eduardo Reigota. Happy birthday!
… A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) e a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês) debateram na sexta-feira (14), em Audiência Pública na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 1.158/2021, de autoria do deputado federal Geninho Zuliani (DEM-SP), que propõe a criação do passaporte sanitário de Covid-19.
… O evento foi promovido por meio de videoconferência pela Comissão de Turismo (CTUR) e contou com a participação de parlamentares, representantes dos Ministérios do Turismo, da Saúde, da Justiça e entidades do setor turístico como o Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (FORNATUR) e Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape).
… O diretor regional de Aeroportos (Américas) da IATA, Filipe Reis, ressaltou que a iniciativa do PL é realmente necessária para que haja uma retomada do Turismo, atividade que gera empregos e distribui renda.
… Segundo ele, é preciso que haja uma harmonização de acordo com os padrões internacionais, pois cada país vai tentar criar sua própria regra. “Não podemos criar jabuticabas, temos que nos inserir no mercado internacional tendo a OMS (Organização Mundial da saúde) como guia”, acrescentou Reis.
...“Gostaria de somar ao que já foi colocado pela IATA, pois apoiamos esse projeto. Entendemos que é fundamental que o certificado digital de vacinação tenha foco no mercado internacional.
… Não conseguimos ver sentido no mercado domésticos pelos argumentos do Filipe, de que situação da crise é notadamente idêntica em todo o território nacional. Não há nenhum tipo de experiência semelhante no mundo.
… Toda a vez que o Brasil se afasta dos padrões internacionais cria-se uma barreira para a nossa reinserção no mercado global”, afirmou o presidente da ABEAR, Eduardo Sanovicz, recomendando como mais adequado o uso da nomenclatura certificado digital, pois o uso do no nome passaporte poderia gerar riscos de aceitação internacional.
… O último dia da Semana do MEI, ocorrido no dia (14), foi marcado pela presença do empreendedor, influenciador digital e escritor Rick Chesther. Na palestra “Pega a Visão”, ele compartilhou sua trajetória e aprendizados que o tornaram conhecido no país como “o empreendedor que transformou água em sucesso”.
… Com uma história de vida marcada por muitas dificuldades e superação, ele transmitiu uma mensagem de coragem e perseverança para mais de 500 pessoas que acompanharam a live. A transmissão do evento ficou sob o comando do Sebrae em Santa Catarina.