Referência de luta no combate à violência doméstica contra a mulher, o Instituto Maria da Penha, em parceria com uma rede internacional de cientistas liderada pela Universidade Federal do Ceará (UFC), foi selecionado em uma competição científica mundial para entender os impactos da Covid-19 na violência doméstica no Brasil e propor um plano de retomada pós-covid, incluindo medidas de saúde pública e a transferência de renda condicional de emergência.
Propostas mundiais
Entre 330 propostas mundiais, o projeto “Entendendo os Impactos da Covid-19 sobre a Violência Doméstica no Brasil” foi aprovado pela Sexual Violence Research Initiative (SVRI), maior rede mundial de pesquisa sobre violência contra mulheres e crianças, e ficou entre os oito selecionados.
Equipe do projeto
A instituição-líder da pesquisa é a Universidade Federal do Ceará – UFC, e o investigador principal é o professor José Raimundo Carvalho (CAEN/UFC e Diretor do CEA/EIDEIA/UFC), que se conectou ao Instituto Maria da Penha (IMP), Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE), Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade de Essex (Inglaterra) e Universidade de Gotemburgo (Suécia), formando uma rede interinstitucional que trabalhará em conjunto. A equipe do projeto é internacional e interdisciplinar, com conhecimentos científicos nas áreas de economia, econometria de avaliação de programas, criminometria, saúde pública, gênero, pesquisa de survey domiciliar, ética, políticas públicas e violência doméstica e familiar contra mulheres e crianças.
Orçamento
O orçamento que financia o projeto foi conduzido pela SVRI no ano de 2020 com o apoio da Agência Sueca de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento e um doador anônimo, com o propósito de apoiar pesquisas sobre violência em países de baixa e média renda.
Por meio da metodologia longitudinal baseada em experimentos “quase-naturais” para atingir seus objetivos, o projeto está previsto para iniciar no dia 1º de junho de 2021, através da pesquisa Computer Assisted Telephone Interview (CATI) com 6.000 mulheres que já foram entrevistadas pouco antes do início da pandemia.
Instituto Maria da Penha 1
Fundado em 2009, com sede em Fortaleza e representação em Recife, o Instituto Maria da Penha (IMP) é uma organização não governamental sem fins lucrativos. O seu surgimento está diretamente ligado à história de vida de Maria da Penha, que se tornou um símbolo de luta no combate à violência doméstica contra a mulher. Diante desse contexto, o papel do IMP é estimular e contribuir para a aplicação integral da lei, bem como monitorar a implementação e o desenvolvimento das melhores práticas e políticas públicas para o seu cumprimento.
Instituto Maria da Penha 2
Além disso, o Instituto busca promover e apoiar ações sociais que elevem o nível de qualidade da vida física, emocional e intelectual das mulheres; desenvolver um trabalho estratégico de conscientização sobre os conceitos ligados à cultura de gênero e violência sexista; e incentivar o debate para promoção de investimento social capaz de garantir os direitos de cidadania, justiça, trabalho, emprego e geração de renda da mulher e da família.
Carbonara Day 2021
A Barilla, líder mundial na produção de massas, acredita que cozinhar é um dos maiores gestos de carinho que se pode fazer por alguém. Por isso, para o Carbonara Day 2021, celebrado em 6 de abril, a marca aposta na história de origem do prato e cria o CAREbonara. O conceito ainda será materializado na doação de 1 milhão de pratos de massa ao longo do ano, alimentando pessoas socialmente vulneráveis, em parceria com a Food For Soul – ONG cujo o nome em tradução literal é “comida para a alma”, em projetos Refettorio na Europa, Américas e Ásia.
Campanha
O insight da campanha foi desenvolvido com base em uma das histórias da origem do prato, durante a Segunda Guerra Mundial. Com a missão de preparar uma refeição para as tropas aliadas (americana), o chef italiano criou uma receita com os ingredientes disponíveis nos acampamentos dos soldados: ovos em pó e bacon, que, misturados com queijo parmesão e massa, dão origem a um dos pratos mais amados do mundo.
… Bom dia!”A simplicidade é a tônica de toda a verdadeira elegância”
… Trocam de idade hoje: Carlos Augusto Borges, Arlindo Namour, Maria Aparecida Arroyo, Ana Paula Nunes, Mercia Antonelli, Cristiane Escobar, João Bosco de Souza e Silva, Deborah Campos, Mauren Rúbio, Fábio Mazziotti e Isaias Campos. Happy birthday!
… Desde o dia 30 de março, o Bob´s, primeira rede de fast food do Brasil, vem pedindo em suas redes sociais que seus consumidores não comprem seu icônico Milk Shake. O que vem deixando todos os seus seguidores intrigados e curiosos.
… Nas redes sociais, a rede fast-food deu uma pista importante ao dizer que “se você adora o Bob’s, vai amar o que vem por aí: um dia mais que especial feito especialmente pra você”. Nos próximos dias o Bob´s lançará a campanha que revelará o mistério e uma promoção aos amantes do Milk Shake.
… A marca possui Milk Shakes da linha favoritos nos sabores: crocante, chocolate, nuts, paçoca e morango e edições especiais, atualmente representada pelo sabor Galak com doce de leite Moça®, desenvolvido em parceria com a Nestlé.
… Após um ano de isolamento social, os hábitos de consumo dos brasileiros mudaram. Quem não estava acostumado a comprar online, passou a experimentar a comodidade e praticidade do serviço. Com o início da fase emergencial e o fechamento do comércio, o e-commerce ganhou ainda mais protagonismo.
… Com o objetivo de apresentar a plataforma para novos clientes e proporcionar um benefício a mais para os antigos, o Iguatemi 365 criou a campanha promocional Especial 15. A ação acontece até o dia 15 de abril.
… Durante o período, o cliente pode ganhar 15% de desconto nas compras de duas ou mais unidades no site. Basta aplicar o cupom ESPECIAL15 e garantir aquele item tão desejado. O desconto não é cumulativo com outras promoções, limitado apenas a uma compra por CPF.