Jornalista Claudia Gaigher lança ‘Diário de Uma Repórter no Pantanal

Com sensibilidade poética e excelência no fazer jornalístico, Cláudia Gaigher revela em Diário de Uma Repórter no Pantanal bastidores de 24 anos de comprometimento na defesa e preservação de um dos mais ricos biomas do Brasil.

Lançamento

A jornalista Cláudia Gaigher lança, nos próximos dias 4 e 7 de outubro, no Rio de Janeiro e em São Paulo, respectivamente, o livro ‘Diário de Uma Repórter no Pantanal’, que conta parte de sua trajetória profissional e sua relação de profundo afeto para com o bioma. Claudia foi repórter de rede nacional baseada na região entre 1998 e 2022.

Novela Pantanal

Nos últimos meses, milhões de brasileiros diariamente fazem do remake global de Pantanal, novela de Benedito Ruy Barbosa primeiramente exibida em 1990, e adaptada pelo seu neto, Bruno Luperi, para os dias atuais, um fenômeno de audiência. Desde 1998, os encantos, mistérios e desafios para a conservação da maior planície alagável do planeta fazem parte do dia a dia da jornalista capixaba Cláudia Gaigher. Trabalhando como repórter de rede nacional e baseada na TV Morena, afiliada da Rede Globo em Mato Grosso do Sul, Cláudia adotou o Pantanal como a sua casa, local de trabalho e fonte de inspiração e causa.

Pantanal profundo

Por meio de suas matérias, exibidas em edições do Fantástico, do Jornal Nacional, do Globo Repórter, nos telejornais de rede nacional da Rede Globo, e na Globonews, Cláudia apresenta ao Brasil um Pantanal profundo, de uma exuberante fauna e flora, mas também cenário de violentos conflitos e constantes ameaças ambientais.

Hoje será o dia da minha mãe, Aparecida de Almeida comemora mais um aniversário. Happy birthday!

Diário

Em Diário de Uma Repórter no Pantanal, livro editado pela organização Documenta Pantanal, Cláudia reúne 30 histórias de bastidores de suas urgentes e necessárias reportagens, produzidas ao longo dos últimos 24 anos, período de grandes transformações. Quem não se lembra, por exemplo, da cobertura dos grandes incêndios em 2020? Cláudia atuou incansavelmente, mostrando ao Brasil e ao mundo a maior catástrofe das últimas décadas, onde quase 30% do bioma viraram cinzas.

Denúncia

Partiu também de uma reportagem dela a denúncia de crianças sem escolas e que catavam iscas pra sobreviver nos alagados do interior do Pantanal, mostrando a dificuldade dos ribeirinhos. A reportagem gerou comoção e ação resultando na construção e reabertura de dezenas de escolas às margens do rio Paraguai.

Querida que só, Simone Bonatto comemorando aniversariando hoje. Happy birthday!

Pesquisa

A jornalista também deu voz e visibilidade a iniciativas essenciais, acompanhando e mostrando ao longo das décadas os avanços das pesquisas de conservação de espécies emblemáticas como a arara azul, a onça pintada, a ariranha, entre outras. Em textos embasados nas pesquisas científicas e no conhecimento tradicional, a jornalista faz um mergulho na história da colonização do Brasil Central.

Depoimento

“Tivemos aqui, no início dos anos 2000, uma disputa fundiária que permanece até hoje, com vários assassinatos de lideranças indígenas, e a questão da demora do poder judiciário e do Executivo em definir quais são as áreas tradicionais e ancestrais. Mais do que isso, existe aqui uma prática que também se replica em outras regiões do Brasil, em que a união e o poder público chancelam a ocupação de áreas indígenas por conta do agronegócio. Essa cultura de impunidade faz com que a nossa flora e a nossa fauna também estejam constantemente pressionadas”, explica.

O aniversariante de hoje, empresário Milton Insuela Jr ao lado da sua esposa Iza Insuela. Happy birthday!

Reportagens

Viajando pelo Brasil para fazer reportagens para os telejornais da TV Globo, Cláudia também se aprofundou nos temas relacionados aos biomas Cerrado e Amazônico. Revelando lendas locais, como as do Velho do Rio e do Mãozão, versão pantaneira do lobisomem, ou dando voz a dezenas de personagens anônimos e figuras consagradas, como o violeiro Almir Sater e o poeta Manoel de Barros, com o poder de observação dos melhores cronistas e a sensibilidade poética aguçada pela beleza mística do Pantanal, Cláudia produz uma narrativa que muito revela sobre a excelência do fazer jornalístico, e que também desperta o fascínio de qualquer leitor.

Documenta Pantanal

A publicação de Diário de Uma Repórter no Pantanal foi integralmente financiada pela Documenta Pantanal, uma iniciativa que reúne profissionais de áreas diversas comprometidos com a urgência de tornar as fragilidades e as riquezas do Pantanal mato-grossense conhecidas do grande público.

 

… Bom dia! “Acredite, existem pessoas que não procuram beleza, mas sim coração”.

… Abraço aos aniversariantes de hoje: Aparecida de Almeida, Milton Insuela Jr, Simone Bonatto,Whelton Borges, Joice Rodrigues, Tatiana Dourado, Rodrigo Thiago Giraldelli, Elzi Garcia, Ruth Dantas, Thyago Chaves, Adriano Chiarapa, Luciana Soares Campos, Ralf Rodrigues, Marcelo Bacchi Corrêa da Costa, Sandra Mara Leite, Luiz Schettini, Surama Fuad, Fernanda Charbel, Paulo Ranieri e Ana Carolina Liber. Happy birthday!

… A Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo realizou no último domingo (25), a tradicional Corrida e Caminhada Contra o Câncer de Mama, no PAMA (Campo de Marte), na capital paulista. A 59ª edição do evento foi retomada após dois anos suspensa em decorrência da pandemia de Covid-19.

… A edição reuniu cerca de 7 mil pessoas, entre aqueles que participaram ou estiveram presentes para prestigiar o evento. Organizada pela Life Marketing Esportivo, com o apoio da Prefeitura de São Paulo, a corrida tem como objetivo promover a conscientização da população sobre o câncer de mama, o tipo de câncer que mais mata mulheres no país, bem como destacar a importância da prevenção e detecção precoce da doença.

Só sorrisos: o jornalista Whelton Borges, festando hoje mais um aniversário. Happy birthday!

… Conforme dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer), apenas em 2021, foram registrados mais de 66 mil novos casos de câncer de mama no Brasil, uma doença que pode ser curada em mais de 90% dos casos, quando diagnosticada em fase inicial.

…  A Coca-Cola FEMSA Brasil, lança a chamada para o Edital Acelerando Ideias para um Mundo Melhor. Formulado para atender aos temas relacionados à Agenda 2030 e de ESG da companhia, a iniciativa abre as portas para empresas, startups, negócios ou Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que tenham projetos com potencial para promover resultados positivos e escaláveis nas comunidades em que a empresa opera, nos estados de SP, MG, PR, SC, MS e RS. Para se inscrever, acesse o Link.