Montblanc celebra o artesanato em couro na Milan Fashion Week

A Montblanc revelou suas mais recentes coleções de couro na Milan Fashion Week, oferecendo uma prévia para jornalistas, influenciadores e convidados VIP no Salone dei Tessuti. O espaço neogótico recebeu convidados como Xavier Dolan, Poppy Delevingne, Bianca Balti, Johannes Huebl e Simone Susinna em uma jornada imersiva de design concebida pelo diretor artístico da Montblanc, Marco Tomasetta, em celebração ao artesanato italiano em couro.

Ao entrar no showroom, os convidados foram recebidos com as coleções de couro Primavera/Verão 2025 da Montblanc, artisticamente dispostas em uma seleção de peças de mobiliário de meados do século, com curadoria em parceria com a galeria italiana Volumnia.

A escrivaninha Montblanc, projetada por Marco Tomasetta, esteve presente em todo o espaço do showroom, destacando as raízes da Montblanc na cultura da escrita e apresentando a primeira incursão da Maison no design de móveis. Os convidados puderam experimentar o elevado artesanato da marca ao receber um marcador de couro, criado pessoalmente por um artesão Montblanc. Este poderia então ser inserido em um livro de segunda mão da sua preferência, selecionado a partir de uma coleção literária fornecida pelo Pettirosso Coolture Club, um movimento cultural que promove o pensamento crítico na educação através da leitura e da troca de ideias.

A escrivaninha Montblanc, projetada por Marco Tomasetta, esteve presente em todo o espaço do showroom, destacando as raízes da Montblanc. Crédito: Daniele Venturelli / Getty Images

A elegância do design italiano também foi celebrada através de um espaço especial dedicado à parceria contínua da Montblanc com a Ferrari, que apresentava um carro Ferrari 275 GTB/4 amarelo e uma prévia do próximo capítulo da colaboração, que será lançada em 2025.

“Milão é uma cidade que vive e respira design, tornando-a o cenário natural para o mais recente showroom da Montblanc, onde colocamos firmemente o foco na arte do artesanato um conceito no coração da nossa Maison que pode ser sentido em todas as categorias de produtos, desde instrumentos de escrita criados em Hamburgo até artigos de couro fabricados em Florença. Imaginei o showroom como um espaço onde os visitantes poderiam encontrar inspiração no mundo do design e mergulhar nas muitas formas de artesanato expressas na Montblanc”, explica Marco Tomasetta, Diretor Artístico da Montblanc.

Imaginei o showroom como um espaço onde os visitantes poderiam encontrar inspiração no mundo do design e mergulhar nas muitas formas de artesanato Foto: Daniele Venturelli/Getty Images for Montblanc)

As coleções de couro Montblanc Primavera/Verão 2025 apresentadas no Salone dei Tessuti equilibram a rica herança da Maison com os novos códigos de design, formas e cores originais distintamente ousados ​​criados sob a direção de Marco Tomasetta. As novidades em couro expostas incluíram a coleção Meisterstück com seu novo fecho de montanha reinventado em vários tamanhos; a coleção Soft com sua delicada paleta de cores e formas redimensionadas; a coleção Sartorial com sua atraente cápsula colorida multilimão, e a coleção Extreme 3.0 com seu projeto de personalização de fivela M LOCK 4810 e uma cápsula de viagem em tecido jacquard leve.

O artesanato tem sido um foco especial para a Montblanc este ano, quando a Maison celebra o 100º aniversário do seu ícone de design, o instrumento de escrita Meisterstück. Com seu design reconhecível em forma de charuto, três anéis de ouro e pena de ouro feita à mão, a caneta-tinteiro toda preta foi chamada de Meisterstück ou “obra-prima” em alemão, para descrever seu status como um trabalho do mais alto nível de artesanato realizado através das habilidades dos artesãos da Montblanc. Desde a sua criação em 1924, a Meisterstück tornou-se sinônimo de Montblanc e um símbolo da cultura da escrita.