O Censo QuintoAndar de Moradia, pesquisa inédita realizada em parceria com o Instituto Datafolha, revela que áreas verdes, segurança e zeladoria são quesitos com alta importância para os moradores da região Centro-Oeste. No entanto, ao analisar o bairro onde vivem atualmente, os moradores atribuem uma má avaliação à infraestrutura disponível. Em uma escala de 0 a 10, a nota média de satisfação para os serviços oferecidos pelo bairro é 6,3.
O levantamento revela que mudar de bairro é uma opção para 34% dos entrevistados. O desejo se deve, especialmente, à qualidade dos serviços ofertados. Os itens com avaliações mais baixas foram: atividades de cultura e lazer (3,9), shoppings center (4,0), áreas para prática de esportes e opções de transporte coletivo (ambos com 5,6), calçadas conservadas (5,9), ruas asfaltadas (6,0), coleta de lixo reciclável (6,2), áreas verdes (6,3), opções de lazer (6.5) e segurança (6,8)
Em contraponto, a nota média de satisfação com o bairro foi 7,7 e os serviços mais bem avaliados foram: comércio (8,0), coleta de lixo domiciliar (7,7), escolas (7,6), ruas iluminadas (7,4) e silenciosas (7,3) e hospitais/postos de saúde (6,8).
O estudo mostra, ainda, que um em cada três dos moradores da região considera alta a chance de mudar de residência nos próximos dois anos. Os principais motivos para realizarem essa movimentação estão relacionados à insatisfação com o bairro atual (21%), a projetos pessoais (20%) e à mudança de bairro/cidade (20%).
“O setor imobiliário da região tem grande potencial de expansão. Os dados mostram que, apesar do tempo médio de moradia no bairro ser de 15 anos, 36% dos entrevistados consideram alta a chance de mudarem de casa em um curto prazo. As outras informações contidas no Censo nos permitem acompanhar as tendências e desejos dos consumidores e oferecer opções cada vez mais assertivas e atraentes”, comenta Thiago Reis, gerente de Dados do QuintoAndar.
Metodologia da pesquisa
O Censo QuintoAndar de Moradia traz informações sobre o mercado residencial no Brasil, a caracterização do domicílio, além de hábitos, anseios e desejos dos brasileiros. Ao todo, foram realizadas 3.186 entrevistas com a população brasileira, com idade a partir de 21 anos, em todas as cinco regiões do país (Sudeste, Sul, Norte, Nordeste e Centro-Oeste).
Há, ainda, uma amostra representativa das regiões metropolitanas de Rio, São Paulo e Belo Horizonte e dos macropolos da Baixada Santista e de Ribeirão Preto. A pesquisa foi feita por meio de entrevistas pessoais em pontos de fluxo populacional entre os dias 11 e 21 de outubro de 2021 e tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos para o total da amostra.
Para conferir o Infográfico completo: clique aqui