Olivardo Saqui, da Quinta do Olivardo, compartilha dicas para garantir uma deliciosa e econômica refeição com a receita do Bacalhau Espiritual
A Páscoa está chegando e como de costume, o Bacalhau é o prato principal do almoço de domingo. Pensando nisso, o chef Olivardo Saqui, da Quinta do Olivardo, traz a receita do Bacalhau Espiritual, tradicional prato português que faz sucesso no outro continente.
Feito com lascas de bacalhau, a doçura da cenoura e tudo isso atrelado a uma cremosidade sem igual, a típica receita nascida nos anos 40, causa uma explosão de sabores na boca.
“O Bacalhau Espiritual desfaz-se na boca de forma etérea e a textura aveludada configura-lhe o caráter. Isto para não falar do sabor, que nos leva aos céus. Por isso é chamado de “Bacalhau Espiritual” – afirma o chefe.
Ingredientes
400 Gr de bacalhau dessalgado
½ pacote de pão de fôrma sem casca
2 cebolas
5 dentes de alho
1 cenoura ralada
1lt de leite
2 folhas de louro
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de farinha
150 Gr de parmesão
Quanto Basta (QB) azeitona preta
QB tomate cereja
QB Azeite extra virgem
QB de noz moscada ralada
QB salsa
QB pimenta do reino
Modo de preparo
Coloque em uma panela, a manteiga e a farinha, deixe cozinhar e acrescente o leite aos poucos sempre mexendo. Reserve 200 ml de leite para hidratar o pão. Deixe cozinhar até espessar, tempere com sal e noz moscada. Reserve o molho branco.
Coloque para aquecer os 200 ml restantes do leite e em seguida em um recipiente deixe o pão no leite para hidratar.
Em outra panela coloque azeite, alho, cebola, cenoura somente a metade, bacalhau, louro e refogue bem. Acrescente o pão, misture bem, coloque o molho branco e salsa e pimenta, sal se necessário. Monte em refratário, cubra com o restante da cenoura, parmesão, decore com tomate cereja, azeitona. Leve para o forno a 180ºC até gratinar.
Rendimento para 4 pessoas.
… Bom dia! “Que a gente saiba agradecer o pouco para merecer o muito de Deus”!
… Trocam de idade hoje: Luiz Epelbaum Cátia Hugueney Cruz, Cláudia Simões,, Ana Paula Gonçalves, Vera Lúcia Fernandes e Francys Rodryguez. Happy birthday!
… A baguete, pão emblemático da gastronomia francesa, será candidata ao patrimônio cultural imaterial da Unesco, informou nesta sexta-feira (26) o Ministério da Cultura francês.
… Se este reconhecimento for alcançado, a inscrição da baguete “permitiria sensibilizar uma prática alimentar que faz parte da vida cotidiana, partilhada por todos e tida como certa, constitui um patrimônio em si”, afirma um comunicado. A Unesco anunciará sua decisão no final de 2022.
… O ministério lembrou que o número de padarias na França “continua diminuindo, especialmente nas comunidades rurais”. “Em 1970, havia 55 mil padarias artesanais (uma para cada 790 habitantes) em comparação com 35 mil hoje (uma para cada 2 mil), muitas vezes se beneficiando da venda de baguetes produzidas industrialmente”.
… O termo “baguete” para designar o pão longo e estreito, tão associado à cultura francesa, surgiu no início do século 20.
… Todos os anos, a Unesco inscreve quase uma centena de bens no patrimônio imaterial mundial. Uma das condições de aceitação é que o objeto candidato diga respeito a toda uma comunidade, como é o caso dos padeiros para a baguete. (Fonte: AFP)