Você acha que massa sem glúten é uma invenção revolucionária ou um atentado à tradição? Pois uma vasculhada rápida na história da gastronomia mostra que ela não é nem uma coisa nem outra. Há séculos os asiáticos usam matéria-prima “gluten free” para fazer macarrão.
Feijão-mungo, batata-doce, soja e trigo-sarraceno são exemplos de ingredientes usados em massas orientais, frequentemente classificadas com o nome genérico de noodles. Por volta de 200 a.C., os chineses já faziam macarrão de arroz. Já a massa de trigo ideal para lámen surgiu na China por volta do século 17. De lá, conquistou o mundo e se popularizou para valer quando o japonês Momofuku Ando revolucionou o mercado ao criar os noodles instantâneos, o macarrão ramen, em 1958. Noodles orientais tendem a ser mais elásticos e macios por serem produzidos com farinhas com teor moderado de proteína.
O chef Victor Wong, que comanda o restaurante Panda Ya de São Paulo, ensina como preparar noodles com pasta de amendoim.
Ingredientes Molho:
– 4 colheres de (sopa) pasta de amendoim integral sem açúcar e sem sal
– 2 colheres de (sopa) shoyu
– 1 colher de (chá) Nampla (caldo de peixe asiático)
– Suco e raspas de 1 limão
– 1 dente de alho picado
– 1 cm de gengibre fresco ralado
– 1 colher de (chá) Sriracha
– 1 colher de (sobremesa) açúcar
– 3/4 xicara de água quente
– Sal a gosto
Guarnição
1 maço de cebolinha verde picada
Massa
200 gr de spaghetti cru
Modo de preparo molho:
Misture todos os ingredientes com um fouet, até ficar liso e homogêneo, se preferir bata no liquidificador.
Modo de preparo massa:
Em uma panela ferva 1 l de água e adicione uma pitada de sal. Adicione o spaghetti na água fervente e siga o tempo de preparo da embalagem.
Montagem:
Em uma panela funda esquente o molho até começar a borbulhar levemente, adicione a massa cozida, mexa para incorporar e sirva em um bowl. Finalize com bastante cebolinha verde por cima.
Rendimento: 2 porções Tempo de preparo: 45 minutos