Entra ano, sai ano, e estabelecemos diversas metas para alcançar nos próximos 365 dias. Incluímos objetivos voltados à saúde, à profissão, aos relacionamentos, entre outros. Mas há uma meta tão importante quanto as outras e que nem sempre está na lista: cuidar do mundo. Aprendemos muitas lições em 2020 e ficou fácil entender que o meio ambiente – e o futuro – dependem de nós.
Meio ambiente
Você já parou para pensar para onde vão as coisas que jogamos fora? Elas continuam com a gente no planeta e se não forem destinadas corretamente trazem muito prejuízo. Vamos começar? A palavra-chave é reutilizar. Os cientistas já nos avisaram que haverá mais plástico do que peixes nos oceanos se não mudarmos rapidamente. Isso assusta, não é? Então comece dizendo não para os objetos feitos desse material, que causam um enorme impacto negativo no meio ambiente.
Os descartáveis
Os descartáveis, principalmente os de uso único, não são fundamentais para ninguém. Alguns deles já foram até proibidos em restaurantes e bares de determinados estados brasileiros, mas podemos fazer mais e excluí-los do nosso dia a dia completamente. Tenha opções reutilizáveis, mesmo que precise levá-las com você: canudos de inox, sacolas de tecido, talheres de metal podem fazer uma diferença e tanto, viu? Não use plástico filme para tampar suas comidas, potes com tampa são mais interessantes. E diminua o uso de energia e água na sua casa.
Separar o lixo
Mesmo assim, ainda precisaremos lidar com aqueles descartáveis que não dependem exclusivamente de nós, como a sacola de papel, a embalagem do delivery, os pacotes de produtos e muitos outros. Também podemos adotar hábitos simples para que eles não sejam prejudiciais à natureza, basta separar o lixo reciclável (papel, plástico, vidro e metal) do orgânico (restos de comida, lixo do banheiro e guardanapos sujos). Se você puder passar uma água no resíduo que será reciclado para ajudar o trabalho das cooperativas, faça isso.
Consumo consciente
Você também pode ser mais sustentável quando for às compras, sabia? Veja se você está consumindo coisas das quais realmente precisa e se optou por uma marca preocupada com o meio ambiente. Não precisa parar o que estiver fazendo e pesquisar, ou puxar na memória para lembrar. É só ficar esperto com a embalagem, que traz informações preciosas sobre o produto que você escolheu e a empresa que o produziu.
Selo eureciclo
Além daqueles dados comuns, como ingredientes e modo de usar, procure pelo selo eureciclo, que certifica a logística reversa de embalagens pós-consumo. Isso quer dizer que o selo informa para você que a marca investe na cadeia de reciclagem e compensa ambientalmente uma quantidade de embalagens de acordo com a que coloca no mercado.
Se não encontrar, a melhor forma de contornar o problema é pressionar as marcas, afinal somos seus consumidores. Podemos mencionar nas redes sociais, por exemplo, que gostaríamos de saber o destino das embalagens e que desejamos opções sustentáveis. As empresas comprometidas com o público certamente estarão atentas.
… Bom dia! “Dizem as más Línguas. As boas preferem o silêncio.”
… Trocam de idade hoje: Ruy Celso Barbosa Florence, Tereza Maria Rezende, Carlos Henrique dos Santos Pereira, José Ricardo de Moura, Deuza Ottoni, José Carlos de Oliveira, Marcelo Perdomo, Nilze Terezinha Benitez, Cícero Alves, Eduardo Munhoz,, Renato Arakaki, Tiago Braga dos Anjos e Keila Artigas Deiss. Happy birthday!
…O lançamento da campanha do deputado federal Baleia para Presidência da Câmara dos Deputados , ocorreu na tarde de ontem(6) no Salão Negro do Congresso Nacional. Ao lado de partidos aliados , Baleia Rossi foi enfático ao afirmar que o Poder Legislativo brasileiro é independente e assim continuará sendo sob seu comando caso seja o vencedor das eleições . Baleia Rossi ( MDB ) concorre contra Artur Lira ( PP ).
... Após três reduções seguidas, o número de brasileiros com dívidas voltou a subir no último mês de 2020, ontem (6) a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
… A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) de dezembro apontou que 66,3% dos consumidores estão endividados, uma alta de 0,3 ponto percentual com relação a novembro. No comparativo anual, o indicador registrou aumento de 0,7 ponto percentual.
… Apesar da alta do endividamento, os consumidores continuam conseguindo quitar débitos e compromissos financeiros. O total de famílias com dívidas ou contas em atraso apresentou a quarta redução consecutiva, caindo de 25,7%, em novembro, para 25,2%, em dezembro. Em comparação com igual mês de 2019, a proporção cresceu 0,7 ponto percentual.
… Segundo a CNC, a parcela das famílias que declararam não ter condições de pagar suas contas ou dívidas em atraso e que, portanto, permanecerão inadimplentes teve nova retração, passando de 11,5% para 11,2%. Em dezembro de 2019, o indicador havia alcançado 10%.