Pão de queijo: receitas que não vão ao forno

Personal Chef Ana Regina Bonifácio cadastrada no GetNinjas ensina duas “versões de frigideira” do prato mineiro

Em agosto, comemora-se a criação de um dos quitutes mais mineiros que existem: o pão de queijo. O prato é consumido amplamente hoje em dia, mas a sua história é antiga e relembra as cozinhas mineiras do século XVIII. Com o passar do tempo, o salgado conquistou o país e ganhou e até mesmo novas versões, tais como receitas que não precisam ir ao forno. Para ajudar aqueles que gostariam de experimentar essa adaptação que é um “trem” pra lá de “bão”, Ana Regina Bonifácio, Personal Chef em São Paulo, criadora do “Tempeiro de Mãe” que atende pelo GetNinjas, maior aplicativo de serviços que conecta profissionais e clientes em todo o Brasil, compartilhou duas receitas (uma tradicional e uma vegana), para a família se deliciar na hora do lanche. Confira a seguir:

Pão de queijo de frigideira recheado

1 ovo
1 colher de sopa bem cheia de polvilho doce
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado grosso
1 colher de sopa de requeijão cremoso
Uma pitada de sal

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes do pão de queijo em uma tigela. Unte uma frigideira antiaderente com óleo ou azeite e despeje toda a mistura. Deixe por volta de 5 minutos no fogo baixo e observe a coloração. Vire todo conteúdo e deixe mais 5 minutos. Coloque o recheio de sua preferência e dobre como uma “tapioca”.

Dica: É possível colocar recheios salgados (frango, frios, requeijão e calabresa) ou doces (doce de leite, por exemplo) ou até mesmo comer puro.

Pão de queijo de frigideira com especiarias

2 colheres de sopa de polvilho doce
2 colheres de sopa de polvilho azedo
2 colheres de sopa de farinha de trigo
½ colher de sopa rasa de fermento químico
½ colher de sopa de óleo vegetal
75ml de água
Uma pitada de orégano
1 pitada de páprica picante

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes secos em uma tigela. Adicione o óleo e a água aos poucos, mexendo sem parar com auxílio de um batedor até chegar na consistência de panqueca. Despeje o conteúdo em uma frigideira antiaderente untada com um fio de azeite. Deixe dourar de um lado e quando estiver assado, vire a mistura para dourar o outro lado. O polvilho dará referência ao sabor de pão de queijo no preparo e as especiarias potencializam o sabor!

Dica 2: Ambas receitas podem ser apreciadas com geleias, mel ou patês. Use toda sua criatividade!