Petit Gateau

Bistrot de Paris

O chef Alain Poletto do Bistrot de Paris que fica na Villa San Pietro em São Paulo, ensina um petit gateau, o pequeno bolo que apesar do nome francês ninguém sabe ao certo onde nasceu. A receita é perfeita para os amantes de doce e já virou um clássico nos restaurantes brasileiros.

Petit Gateau do Bistrot de Paris

Petit Gateau

Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 15 minutos

Ingredientes:

250g – Chocolate meio amargo

150g – Manteiga

120g – Açúcar

80g – Farinha de trigo

3 unidades – Ovos

3 unidades – Gemas

50g – Açúcar de confeiteiro

20g – Pistaches

Sorvete de baunilha – A quantidade que desejar

Modo de preparo: Unte 4 forminhas redondas com manteiga derretida. Em seguida, derreta o chocolate juntamente com a manteiga, em banho-maria e reserve. Bata os ovos e as gemas com os dois tipos de açúcar até “esbranquiçar”. Incorpore a farinha de trigo peneirada com cuidado para não formar grumos. Depois adicione o chocolate derretido e misture com delicadeza até homogeneizar. Adicione a metade dos pistaches nas forminhas untadas com manteiga. No momento de servir, asse por 6 minutos em forno pré-aquecido a 180°C.

Montagem: Desenforme cada forminha num prato e polvilhe com açúcar de confeiteiro e sirva imediatamente com sorvete de baunilha e decore com pistaches.

Sobre o chef

Alain Poletto cresceu no hotel-restaurante de sua família na cidade de Thonon-les–Bains. Foi professor titular de gastronomia na Escola Hoteleira da cidade, uma das mais conceituadas da França, durante 21 anos. Em 1989 lançou a tese “La cuisson sous vide”, tornando-se referência mundial nesse tipo de cocção. Em São Paulo desde 2002, foi sócio de restaurantes como Paola di Verona (2002 a 2007) e é sócio do Dalva e Dito. De 2009 a 2013 foi o chef consultor especialista do grupo Pão de Açúcar.

Sobre o Bistrot de Paris

Na Villa San Pietro, escondida no meio da agitação dos Jardins, o Bistrot de Paris foi repensado em todos os detalhes para se tornar um autêntico bistrot francês. O sócio-chef Alain Poletto, assina o cardápio de clássicos incontornáveis da cozinha francesa. Pratos como entrecôte au poivre, magret de pato aux fruits rouges, cassoulet, steak tartare e crevettes à la provençale, entre outros. A filosofia do restaurante é de muito rigor nos bastidores: a origem e a sazonalidade dos produtos, a seleção das receitas seguindo as técnicas clássicas, o serviço atencioso e a completa carta de vinhos (com mais de cem rótulos, forte representatividade francesa e excelentes opções em taça).