Ponte Aérea by Jefferson de Almeida 16/11

1

 

Natal Luz de Gramado

Decoração-Palacio-Avenida1

Gramado é um município do estado do Rio Grande do Sul, no Brasil. Localiza-se na Serra Gaúcha, mais precisamente na Região das Hortênsias.O terceiro destino mais desejado do Brasil, Gramado encanta com suas ruas floridas, com os detalhes da arquitetura e hospitalidade. Lá as quatro estações do ano proporcionam verdadeiros espetáculos da natureza. O romantismo do outono, o aconchego da lareira e do vinho no inverno, a alegria e o colorido das flores na primavera e a energia do verão fazem de Gramado uma cidade simplesmente surpreendente!  Além disso, conta com a maior infra-estrutura turística do estado, com dois grandes centros de feiras e eventos, uma ampla rede hoteleira e uma rede gastronômica que garante um atendimento simultâneo de 15.000 pessoas.

Compras? Gramado é um shopping a céu aberto. É impossível não levar os produtos com a cara da cidade, como chocolates caseiros, malhas, móveis, artesanato, couro e produtos coloniais.

É inesquecível por que oferece verdadeiros espetáculos, que fazem brilhar os olhos.
O Natal Luz, um dos maiores eventos natalinos no mundo, encanta com shows de fogos, som e luzes, além dos emocionantes desfiles.

O Festival de Gramado – Cinema Brasileiro e  Latino, é o maior evento cinematográfico do país, reunindo artistas, produtores, diretores e jornalistas numa semana de muito glamour.

Uma excelente oportunidade de ver de perto a cultura típica alemã e italiana é participar das festividades da Festa da Colônia. São dias de muita música, danças, jogos e culinária típica, e possui um interior riquíssimo em paisagens ainda inexploradas, compostas por vales, rios e cachoeiras e cada recanto conta um pouco da história da cidade, preservada pelos descendentes dos colonizadores alemães e italianos.

 

Origem do Natal Luz de Gramado

 

Em 1986 surgiu a necessidade de revitalizar a Festa das Hortênsias, uma festa tradicional em Gramado que deu origem a Fearte e Festival do Cinema. Precisava existir algum atrativo além das flores e de escolha e coroação de rainha. Dezembro era uma temporada de pouca visitação turística em Gramado e necessitava encontrar uma forma de fazer com que as pessoas fosse para lá não só no inverno. Por que não utilizar o natal? Seria difícil, já que a comunidade é de tradição ítalo-germânica, com o costume de passar o Natal com a família e na igreja. A administração pública estudou diversas formas de aprimorar o turismo em Gramado nesta época do ano. E então surge a pergunta: enfeitamos o pinheirinho de natal todos os anos. Então, porque não enfeitar a cidade? Uma das principais inspirações foi a Disney, então pensaram fazer isso em Gramado, criando um embelezamento para a cidade no Natal e assim, atraindo turistas. Só com as luzes não teriam a conotação de evento, então também surgiu à idéia de sonorizar a avenida e fazer algum espetáculo. Começaram a desenhar o Natal Luz de Gramado com músicas na cidade através de alto-falantes vendidos para as lojas, lâmpadas decorando as fachadas da Av. Borges de Medeiros, postes enfeitados como pirulitos e pinheirinhos naturais dispostos na avenida com topinhos vermelhos. O Maestro Eleazar de Carvalho, titular da Ospa , surgiu como uma pessoa iluminada e montou um grande concerto. Um espetáculo digno do Natal Luz, com um grande coral, poesias e fogos de artifícios. Ali foi dando o primeiro passo da reversão do quadro de ocupação e visitação a Gramado no mês de dezembro.

O que é o Natal Luz de Gramado?

Considerado o maior evento natalino do Brasil e um dos maiores do mundo, o Natal Luz transforma Gramado em um grande “parque temático do natal”. A cidade expõe uma decoração inovadora de adornos natalinos criados por habilidosos artesãos a partir de garrafas Pet; um projeto de iluminação e som ambiente que toma conta das principais ruas e praças; e uma seleção de diversas atrações – shows piromusicais, desfiles, corais, musicais, concertos, exposições, teatro, entre outros – que ocorrem por toda a cidade e são apresentadas por mais de 500 vezes. Tudo é preparado com a missão de encantar um público aproximado de 1,5 milhão de pessoas em uma temporada de mais de 70 dias, que inicia em novembro e termina na metade de janeiro.

 

Atrações: 

02

 

Uma ópera a céu aberto

Belíssima apresentação, única e sofisticada, às margens do Lago Joaquina Rita Bier apresenta de maneira emocionante o nascimento de Jesus Cristo. Ao longo do tradicional espetáculo, um magnífico show de luzes, sons, fogos de artifício e muita emoção. Elementos cênicos, pirotécnicos e hidráulicos totalmente inovadores são conduzidos por um magnífico coral de 100 vozes, cantores líricos e uma seleção musical que inclui Magnificat de Bach, Messiah de Handel, entre outros, transformando esta atração em uma linda viagem temporal pela história do Natal. Corais, atores e orquestra em plena harmonia transformam o Nativitaten em uma surpreendente ópera a céu aberto.

Desfile cênico musical

O Grande Desfile de Natal, composto por um show de som, luz, alegorias, bailarinos, patinadores, atores e acrobatas é um espetáculo laico, divertido e ancorado em cenas múltiplas medievais. O grande cortejo é composto de 400 integrantes e dividido em três partes e se organiza da seguinte maneira: Prólogo, que apresentada o nascimento de Jesus; Desenvolvimento, onde acontece um passeio por diversas culturas e apresenta as mais diversas formas de festas de Natal. E Epílogo, que é quando acontece a chegada do Papai Noel em seu trenó, conduzido por suas renas protagonizando um momento de fraternidade e alegria.

Espetáculo Cênico – Musical estilo Brodway

Uma superprodução entre o sonho e a incredulidade (realidade). O espetáculo conta a história de duas crianças que pegam no sono e passam a conhecer o incrível mundo da imaginação, onde no local são fabricados todos os brinquedos que o Papai Noel distribui. Neste mundo, tudo passa o sonho vira realidade e tudo passa a ter vida: brinquedos, bonecos de madeira, bengalas, a bailarina da caixinha de música, o soldadinho de chumbo e muitos outros personagens. Um espetáculo mágico de dança-teatro, que encantam adultos e crianças.

 

 

decoracao-de-natal-em-gramado

Natalis

Um show inédito no Brasil que conta história da celebração do nascimento de Jesus Cristo, através da voz cativante de Cid Moreira e gigantescas telas de água com dimensões de até 200mts² de área de projeção, reunindo extraordinários efeitos sonoros, luminosos, com águas dançantes e fogos sincronizados. Natalis leva você a uma viagem emocionante pela visão mitológica da criação do mundo, a anunciação ao Nascimento de Jesus, seus maiores feitos que transformaram a história da humanidade, e a magia do Natal que percorre todo o mundo.

 

As aventuras de Noel em 4d!

É um espetáculo de imersão incomparável! Por meio de uma tela de 4 metros de altura por 8 metros de comprimento, aonde será exibido um filme em 3D com as aventuras do Papai Noel, junto com bonecos animatrônicos que interagem com o bom velhinho.Nessa história, Noel está com problemas, em duas máquinas da sua fábrica de presentes de Natal que precisam de conserto. Para resolver essa questão ele precisa da ajuda de seus dois assistentes, o Ozzi e o Zuzu – (Bonecos Animatrônicos) Por causa dessa manutenção, o bom velhinho se mete em várias enrascadas pelo mundo inteiro. No final uma surpresa sensacional e emocionante.

 

Árvore cantante

Um dos espetáculos mais tradicionais da programação, que em 2014 ganha nova roupagem. A atração conta com um coro de 40 vozes, formado por alunos do Programa de Artes das Artes, que se apresenta com o acompanhamento de bailarinas de sapateado e jazz.

 

Concertos de natal

As mais lindas canções de Natal em concertos especiais preparados para celebrar esta data tão especial. Os concertos serão realizados pela Orquestra Gramado que faz sua estreia no evento e vai encantar o público.

natal-luz-7

Gastronomia

Prepare-se para comer muito, da manhã à noite: o excesso e a mistura de pratos salgados e doces são tradições na Serra Gaúcha. O café colonial, por exemplo, funciona como almoço ou jantar, tamanha a quantidade de quitutes. Depois das bebidas (vinho ou café, chocolate quente ou chá), a mesa começa a ser preenchida com pães, geléias, mel, nata, manteiga, e logo surgem os salames, presuntos, queijos, morcela branca, preta ou vermelha, pepino e chucrute. Entre os doces, bolos de chocolate, limão ou cerveja, cucas, trouxinhas de maçã, meia dúzia de tortas, mais pudim, ambrosia, mousses, quindim, sagu com creme. Não falta churrasco na Serra Gaúcha, sendo que as carnes mais pedidas são costela de boi e cordeiro (ou ovelha), acompanhadas de farinha de mandioca, moranga caramelada, quibebe, feijão mexido, arroz carreteiro. Salada é para enfeite.  Em Gramado, a cozinha alemã também se destaca, com chucrute, panqueca e torta de maçã, bolo de carne alemão, pato com laranja e repolho roxo, kassler (bisteca de porco defumada), eisbein (joelho de porco) e spätzle (um tipo de massa de trigo e ovos com farinha de rosca). O fondue ganhou fama em Gramado há cerca de 40 anos, em restaurantes sofisticados, quando apelos turísticos como o frio, a neblina e a arquitetura enxaimel associavam a cidade sulista à Europa. Terra de comilança, a Serra Gaúcha popularizou a sequência de três fondues: de queijo, carne e frutas ao chocolate.

 

Pacotes: 

A Operadora de viagens CVC Turismo oferece pacote de 8 dias para a cidade de Gramado no Rio Grande do Sul, com saídas de Caqmpo Grande – MS dia 19/12/2014, com hospedagem no Hotel Laghetto, com café da manhã. O pacote, por pessoa, sai por R$ 4.0 16,76 (pagamento em até 10X sem juros). Cortesia: 01 (uma)criança grátis para CHD (0-5). Preços, datas de saída e condições de pagamento estão sujeitos a alterações sem aviso prévio e taxas de embarque não inclusas. Mais informações na Jefferson de Almeida Turismo e Eventos pelos telefones: (67) 3327-0134 e 3326-2909.

 

3