Ela cria um vínculo de credibilidade e confiança com os consumidores, que se identificam com a marca. Com isso, a empresa atrai e conquista o seu público, além de aumentar as chances de fidelizá-lo.
Uma identidade visual profissional não deve ser exclusividade de grandes negócios, pequenas e médias empresas também devem buscar se diferenciar dentro do seu segmento. É o que afirma Dênis Costa, que dirige por mais de 13 anos a Sollide Logo é especialista na criação de logotipo para PME com foco na diferenciação e no posicionamento. Para o especialista, um dos primeiros passos – se não for primeiro – de qualquer pequena empresa é investir na identidade visual.
Para tanto, é preciso elaborar um logotipo junto dos itens de papelaria que reflitam a essência do negócio, uma marca que demonstre seu posicionamento e que se diferencie da concorrência.
A identidade visual consiste na forma como o nome da empresa aparece nos mais diversos tipos de materiais, inclusive, nas mídias online. É importante que siga um padrão, pois quando a marca for vista, independentemente do local, será memorizada com facilidade. Esse cuidado oferece muitos benefícios. Veja a seguir os principais tópicos selecionados por Dênis a respeito da importância da identidade visual para pequenas e médias empresas:
A empresa se posiciona no mercado
Consumidores se identificam com a marca
A marca começa a ganhar notoriedade
Maior lucratividade para a empresa
Facilidade da marca se adaptar às mudanças
Seu negócio se posiciona no mercado
A identidade visual é importante porque ajuda a empresa a se posicionar no mercado. Ou seja, sua marca não é uma no meio de tantas outras, mas é uma empresa posicionada em seu nicho de mercado que deixa claro qual seu diferencial competitivo e busca satisfazer os anseios de um público específico. Isso permite que pequenas e médias empresas consolidem o seu posicionamento, ao mostrar um alto nível de profissionalismo como qualquer grande negócio.
Consumidores se identificam com a marca
Quando uma identidade visual é elaborada com profissionalismo, ela consegue estreitar o relacionamento com o seu público-alvo. Em outras palavras, ela cria um vínculo de credibilidade e confiança com os consumidores, que se identificam com a marca. Com isso, a empresa atrai e conquista o seu público, além de aumentar as chances de fidelizá-lo. O resultado é uma maior conversão de vendas e o aumento da propaganda boca a boca.
A marca começa a ganhar notoriedade
Quando sua marca começa a ser reconhecida com facilidade, seu negócio entra em um espiral de sucesso, que traz para si uma notoriedade inigualável. Afinal, quando se cria um logotipo e os demais elementos que formam a identidade visual, o principal objetivo é que esta marca seja facilmente identificada pelo público-alvo da empresa.
Isso deve acontecer em qualquer meio online ou offline onde a marca aparecer. Quando a identidade visual é bem elaborada, cada vez mais, ela se fixa na mente do consumidor. Assim, quando ele precisar de um produto ou serviço, é da sua marca que ele vai lembrar.
Dessa forma, a identidade visual é essencial para fortalecer a marca e possibilitar que a empresa se fixe no seu segmento de mercado. Mesmo tendo grandes empresas como concorrentes, com a identidade visual certa, pequenos e médios negócios possuem chances concretas de se destacar.
Maior lucratividade para a empresa
A identidade visual da empresa contribui com a lucratividade do negócio. Isso acontece, porque o reconhecimento e a aproximação que a marca traz garante um maior volume de vendas. É importante lembrar que um ótimo produto, sem uma marca forte, não é nada. Como Al Ries & Jack Trout disseram em seu livro sobre Posicionamento “Não existe uma segunda chance de se causar uma boa primeira impressão”.
Facilidade da marca se adaptar às mudanças
Quando uma marca é forte e bem posicionada, ela pode mudar sem medo de perder sua clientela. No entanto, essa mudança deve ser assertiva, de modo que contribua com a inovação da marca e mostre que a empresa está acompanhando novas tendências. E claro, as mudanças devem ser feitas sem prejudicar a credibilidade até então conquistada do seu público.