Na esteira de conquistas semelhantes nos dois últimos anos, a Ram obteve o segundo lugar entre marcas de volume no estudo de Performance, Execução e Layout Automotivos (APEAL, na sigla inglesa) de 2022, realizado pela J.D. Power nos Estados Unidos. O ótimo desempenho foi ancorado pela terceira vitória consecutiva da Ram 1500 como melhor picape grande de uso leve.
Por sua vez, a Dodge repetiu o resultado de 2021 e 2020 também se torna a primeira marca norte-americana a conquistar o número 1 do ranking por três anos seguidos.
Incluindo o primeiro lugar da Ram à frente da Dodge em 2019, esses últimos resultados marcam o quarto ano consecutivo em que as marcas ocupam os dois primeiros lugares nos rankings de mercado de massa do Estudo APEAL.
“Nós não apenas desenhamos, projetamos, construímos e vendemos funcionalidades”, diz Jeff Kommor, diretor de Vendas da Stellantis nos EUA. “Colocamos em nossos veículos um caráter que enriquece a vida dos clientes todos os dias. Então, é imensamente satisfatório ver nossos produtos ressoarem com tanta consistência.”
O levantamento APEAL avalia o vínculo emocional dos clientes. Isso é determinado a partir do feedback do cliente sobre uma série de atributos do veículo, desde a entrada e saída da cabine até o conforto de condução, durante os primeiros três meses de propriedade.
As respostas são então agregadas em um índice geral APEAL, que pode chegar a 1.000 pontos. A marca e a picape foram classificadas com 882 e 863 pontos, respectivamente.