Receitas quentinhas para se deliciar neste frio

Sopa coringa de abóbora

Rendimento: 04 porções

300 gramas de abóbora japonesa (também conhecida como cabotiá) em cubos, sem casca e sem sementes

300 gramas de abóbora moranga em cubos, sem casca e sem sementes

01 colher (sopa) de azeite de oliva

1/2 cebola picada

1/2 colher (sopa) de gengibre ralado (opcional)

02 xícaras (chá) de caldo de legumes

1 xícara (chá) de leite

1/2 xícara de castanhas da sua preferência picadas

01 colher (sopa) de azeite de oliva

Pimenta-do-reino a gosto

Sal a gosto

DICA: Comece preparando o caldo de legumes. É bem simples e você pode usar os vegetais que tiver em casa, inclusive cascas de legumes e talos de verduras, que iriam para o lixo. Lembre-se de lavá-los bem antes.

01 cebola cortada em pedaços grandes

01 cenoura média cortada em rodelas

01 folha de louro

01 dente de alho amassado

Talos de salsinha

Modo de preparo do caldo:

Junte os vegetais com 05 xícaras de água e cozinhe em fogo baixo por 30 minutos. Coe e, caso não use tudo na hora, congele em potes ou forminhas de gelo para ter sempre à mão. Você pode usar esse caldo no lugar de água para preparar arroz, risotos, carnes e sopas. Fica muito saboroso e é mais saudável que os caldos prontos.

Modo de preparo da sopa:

Em uma panela, refogue a abóbora e a cebola no azeite até começar a dourar. Junte o gengibre e frite por 01 minuto. Adicione o caldo de legumes e deixe ferver. Cozinhe, com a tampa semiaberta, mexendo de vez em quando, por 20 minutos ou até que a abóbora fique bem macia. Bata a abóbora no liquidificador, juntando o caldo aos poucos, até obter um creme homogêneo. Volte tudo à panela, acrescente o leite e leve ao fogo até aquecer. Se preferir uma sopa mais espessa, deixe um pouco mais. Tempere com sal e pimenta. Enquanto a sopa finaliza, frite levemente as castanhas e o azeite numa frigideira, só para dourar. Sirva a sopa em cumbucas e polvilhe as castanhas. As castanhas são opcionais e trazem crocância à sopa. Pode substituir por cubinhos de pão de forno (04 fatias) também fritos no azeite.

Essa sopa é um coringa porque a abóbora pode ser substituída por couve-flor, milho ou brócolis.

Tortinha de maçã

Rendimento: 04 porções

04 discos de massa pronta para pastel de aproximadamente 10cm

02 maçãs

Suco de meio limão

Raspinhas de limão

1/2 colher (sopa) de açúcar

1/2 colher (sopa) de amido de milho

Canela a gosto

02 colheres (sopa) de margarina

02 colheres (sopa) de farinha de trigo

Em uma tigela, misture o suco e as raspas do limão, o açúcar, a canela e o amido de milho. Descasque as maçãs, corte-as em fatias e as fatias em cubos. Envolva nessa mistura. Cozinhe as maçãs e todo esse líquido por cinco minutos após começar a ferver, mexendo de vez em quando. Deixe esfriar. Pré aqueça o forno (temperatura média). Arrume os discos de massa em forminhas para torta ou empada e divida o recheio entre eles. Misture com a ponta dos dedos a farinha e a margarina até formar uma farofinha. Faça pequenos montinhos e coloque sobre o recheio. Asse por dez minutos ou até essa farofinha ficar dourada. Sirva quentinha.