São Paulo ganha lanchonete lúdica inspirada em HQ de sucesso

Vitor Bourguignon na frente da loja Sandubinhas

Malagueto, Mãeduba, Abakátia, Azeitony, Sambuda, Sachêila, Ioguto… Quem acompanha com apetite as redes sociais provavelmente já se deparou com esses nomes por aí. Eles são personagens do Sandubinha do Bem, HQ que é um sucesso no Instagram com 118 mil seguidores e que ganhou vida em março de 2022 pelas mãos do ilustrador baiano Wesley Mercês Silva, criador das também bem sucedidas Crônicas de Wesley.

Idealizado pelo curitibano Sidnei Ziekovski, co-fundador da renomada escola de negócios Conquer, o Sandubinha do Bem cativou crianças e adultos por todo Brasil com diálogos divertidos e inusitados envolvendo sanduíches, coxinhas e pimentas. E tem mais: agora você pode literalmente adentrar nesse universo com a recém-inaugurada lanchonete da empresa em São Paulo, a Sandubinhas, que fica em Pinheiros.

“Decidimos romper a 4ª parede e abrir uma lanchonete dos nossos queridos personagens. Para isso, escolhemos uma das regiões que mais gostamos em São Paulo: Pinheiros”, conta Sidnei. Com um conceito inovador, a casa tem 26 lugares e divide-se em dois espaços de ambientações distintas, cada um dedicado a um dos personagens principais da saga. No lado do Sandubinha do Bem, predominam cores claras e plantas, enquanto no do Sandubinha do Mal, seu antagonista, a pegada é mais industrial, com paredes escuras e luzes vermelhas. “São duas lojas em uma. Fizemos um projeto inovador com o intuito de inspirar nossos clientes e divertir a criançada.”

Sanduba de Abobrinha, Crédito: Rodolfo Regini

Mas não é apenas na arquitetura que a lanchonete surpreende. Outro ponto de destaque é o cardápio assinado pelo chef Vitor Bourguignon, vencedor do reality culinário MasterChef – A Revanche. Apresentado em forma de gibi, também traz essa ‘dualidade’ do bem contra o mal e lista opções saborosas, diferentes do convencional. É o caso do Carne Maluca, inspirado na receita do tradicional barreado paranaense e que leva vinagrete de banana e maionese artesanal. Opção vegetariana, o de Abobrinha vem com homus de beterraba e tabule de coentro. Tem ainda o Sanduba Frango Caesar, de frango, molho caesar, tomate e alfaces americana e romana.

Para os mais tradicionais, há burguers como o X-Dupão, cujo nome brinca com o termo “dupe”, popular nas redes sociais para designar versões baseadas em produtos de grife – neste caso, o famoso quarteirão de uma rede de hamburguerias. Além de dois smash burgers, ele vem com molho especial da casa, queijo cheddar, cebola picada e picles de pepino. Tem ainda porções para compartilhar, caso dos nachos e das batatinhas da casa, além de bebidas e combos.

Hot Dog Italiano. Crédito Rodolfo Regini

“Com o personagem e, agora, com a lanchonete, uni duas das minhas paixões: comunicação e gastronomia”, diz o empresário. Os números refletem o sucesso dessa empreitada entre o real e o virtual. “Em um momento que todas as marcas sofrem com a perda de engajamento, o Sandubinha obtém incríveis 20%, com vários fãs dizendo que amam o personagem”, comemora Wesley. E não para por aí. Numa inovadora pré-venda de lanches, antes mesmo da abertura da loja, foram vendidos mais de 500 combos. “O sucesso do personagem e da lanchonete refletem o poder que o storytelling possui, aliado a um produto de muita qualidade. Sim, nossos sandubas são espetaculares”, conclui Sidnei.