Sete tradições natalinas na ilha de Curaçao

Na véspera do Natal e ano novo, moradores e turistas evidenciam alguns ritmos musicais locais (tambú e aguinaldo), preparam pratos típicos e de origem holandesa, além de encontros em praças.

Apesar de ser uma ilha pequena, Curaçao tem algumas particularidades inseridas em sua cultura e costumes e alguns deles são mais perceptíveis e preparados na época do Natal. Aqui são listadas sete tradições natalinas para compreensão desta época na ilha caribenha:

Festa Pagara no distrito de Pietermaai  Berber Van Beek

Festas Pagara

Uma das tradições organizadas na ilha mais famosas durante as férias. Entre 26 e 31 de dezembro, há muitas festas ‘Pagara’, ou seja, shows com fogos de artifício. Muitas ruas são fechadas para que as pessoas assistam o show e o céu iluminado pelos diversos fogos artificiais. Uma ‘pagara’ é uma longa sequência de fogos de artifício unidos que faz um barulho. Frequentemente, são empresas, incluindo bares e restaurantes, que organizam essas festas. A mais famosa é a montada em 31 de dezembro no histórico bairro de Pietermaai, onde locais e turistas reúnem-se para apreciar os fogos.

Purificação de casas com incenso

Curaçao tem uma estreita ligação com a natureza, que é fonte de alimento e ferramentas para sobrevivência. Na época das festas de ano novo, os locais limpam suas casas e a purificam com incenso. Pouco antes da meia noite de 31 de dezembro, existe a tradição de que as pessoas devem passar um incenso aceso em seus lares. Uma atividade liderada pela fitoterapeuta Dinah Veeris durante a celebração do Ano Novo na praça Brionplein. Os locais acreditam que certas ervas têm uma maneira de trazer sorte, amor e prosperidade. Muitos dizem adeus ao antigo e olá ao novo, que deve ser repetido em casa.

Nochebuena

“ Nochebuena” significa “boa noite” em espanhol e refere-se à noite da véspera de Natal, celebrada anualmente em 24 de dezembro (nascimento de Jesus). Muitas famílias curaçolenhas organizam reuniões e encontros para apreciam as decorações das casas, jantar e trocar presentes. Além disso, muitas também pessoas celebram a véspera de Natal participando de uma festa que começa às 23h59 (quase meia-noite, já dia 25/12) e vai até o nascer do sol! Uma tradição muito comum na ilha.

Akaya é um prato tradicional natalino na ilha

Preparo da Ayaka

“Hallaca” é um prato latinoamericano e que tem vários nomes do México à Argentina. Muitas pessoas acreditam que a hallaca viajou da Venezuela para as Antilhas holandesas e ganhou o nome “Ayaka”. Em Curaçao surgiu com os escravos que a preparavam com as sobras das refeições dos proprietários de terras e na véspera de Natal. O recheio da ayaka é feito à base de carne de porco/frango, alcaparras, passas, castanhas de caju, pimentão, cebolas em conserva, ameixas e azeitonas. A massa é preparada com farinha de fubá amarelo. Tudo pronto e empacotado, é embrulhado em folhas de bananeira, amarrado com cordas e fervido para ser degustado na ceia natalina.

“Oliebollen”, iguaria tradicional holandesa

Oliebollen com tradução para o português seriam “bolas de óleo” e, também, conhecidas como donuts holandeses. São uma espécie de pão fofo frito recheado ou não com passas em forma de bolinhas. Estas bolinhas fritas são feitas de ingredientes simples de farinha, ovos, maçã, leite e fermento. Normalmente são apreciadas quente com um pouco de açúcar de confeiteiro por cima e consumidas no inverno. Apesar de ser calor o ano inteiro em Curaçao, o morador local tem o costume de preparar a oliebollen nas ceias de fim de ano.

Destaque da Praça Brion no centro de Willemstad

Encontro na Praça Brion

Por muitos anos, muitos moradores reuniram-se na famosa praça Brion, em Otrobanda, para aguardar a véspera de Ano Novo. Isso virou tradição e hoje existe uma atmosfera muito calorosa em que os locais se encontram para dar boas-vindas ao Ano Novo. As bandas típicas costumam tocar, as pessoas trazem lanches e bebidas e arrumam suas mesas e cadeiras para apreciar a vista da ponte flutuante até a virada de ano à meia noite com suas garrafas de champanhe e desejo de votos coletivos de Bon Aña / Felis Ara Nobo / Feliz Ano Novo.

Decoração natalina em Curaçao

Tambú & Aguinaldo

A ilha tem dois ritmos musicais muito particulares e ambos são muito tocados e apresentados durante a temporada de férias (por volta do Natal e Ano Novo) e, às vezes, em ocasião folclórica. O tambú, de origem africana e da época da escravidão, é tocado com o uso de um tambor (tambú) e uma enxada (chapi) enquanto se canta a letra em papiamentu. Sempre é acompanhado por uma dança  sensual entre um homem e uma mulher. Já o “aguinaldo”, outro gênero musical natalino, surgiu com a cultura latinoamericana, ganhando uma vertente curaçolenha. É tocado por um grupo, os “parranderos”, que utiliza violão, maracas, pandeiro etc. Atualmente, complementa o aguinaldo uma apresentação dançante com um grupo de meninas. Os grupos de ‘parranderos’ e ‘tambú’ tornaram-se bem organizados e apresentam-se em diferentes atividades e bares para levar às pessoas o espírito natalino.

Vista de habitação do Dreams Curaçao

Sobre Curaçao

Ao escolher um destino no Caribe, é fácil pensar que uma ilha é igual a outra. Mas com mais de 35 praias, um patrimônio diversificado com 55 culturas diferentes, uma atitude de “viva e deixe viver” e uma arquitetura tradicional europeia incomparável, Curaçao, no Sul do Caribe, se diferencia do resto como uma ilha a ser explorada.

Praia da Janthiel onde está o Papagayo Beach Hotel

Seus ambientes a tornam o lugar perfeito para relaxar. Um destino onde os todos podem recarregar o fôlego desses tempos agitados. Ideal para curiosidades insaciáveis, é o cenário perfeito para todos os tipos de viajantes: aventureiros, forasteiros de praia, mergulhadores, aficcionados por história, epicuristas ou exploradores modernos da cidade. Willemstad,Patrimônio Mundial da UNESCO é uma joia rara no Caribe, tem mais do que merecer o título. De todas as coisas interessantes para fazer, a capital em si pode oferecer a experiência mais única em todo o Caribe.

Linda vista da praia de Cas Abao  Foto: Eduardo Gatto

A ancestralidade colonial holandesa da cidade é evidente a cada passo e que não é encontrada em nenhum outro lugar fora da Holanda. Os visitantes podem continuar mergulhar e fazer snorkel em mais de 80 locais de mergulho ao redor da ilha ou degustar uma ampla variedade de cafés nas calçadas, restaurantes gourmet, lanchonetes e mercados locais. Um Caribe perfeito para quem procura o calor de férias tropicais com um toque europeu, cultura, culinária deliciosa e história, Curaçao é uma ilha caribenha onde você pode realmente se sentir livre, com todo o espaço de que precisa agora. Sinta Você Mesmo! Como posso me manter atualizado com as opções de viagem mais recentes? Regularmente as informações de viagem são atualizadas em curacao.com.  Para saber mais sobre Curaçao, visite www.curacao.com, ou através das redes sociais nos seguintes canais: Facebook: CuracaoBrasil, Instagram: @VisiteCuracao, e TikTok: @curacaotb

O grafite já é um atrativo no centro de Willemstad.  Foto: Eduardo Gatto

… Bom dia!”Se você tem o sonho de fazer algo, lute por ele, pois ninguém lutará pra você”.

… Abraço aos aniversariantes de hoje: Marcia Serrou Do Amaral, Fabiana Dias Oliveira, Jucimeire Ximenes, Adriano Pires, Mary Pereira, Ariadne Gonçalves, Israel Espíndola, Marco Antonio Paulino Maia, Natalia Oliveira, Luis Wagner Teodoro, Thalis Maciel, Emanuel Júlio Silva Graça, Shirley Gross, Heleninha de Oliveira, Gregorio Rojas, Rose Paulo Liston, Luciano Mendes e Leila Machado. Happy birthday!

… O Índice Nacional de Custo da Construção – Mercado (INCC-M) subiu 0,30% em dezembro, desacelerando em relação a novembro, quando o indicador aumentou 0,71%. Os dados foram divulgados ontem (23) pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV).

… Com isso, o acumulado do ano e de 12 meses ficou em 14,03%, bem acima do verificado em 2020, quando o indicador fechou o ano com alta de 8,66%.

… No mês, a taxa dos materiais, equipamentos e serviços ficou em 0,49%, depois de subir 1,11% em novembro. A elevação da parte de materiais e equipamentos foi de 0,48% em dezembro, com decréscimo em três dos quatro subgrupos componentes. O destaque foram os materiais para estrutura, cuja taxa passou de 0,73% para -0,45%.

… A variação dos serviços passou de 0,49% em novembro para 0,57%, com destaque para o aumento da refeição pronta no local de trabalho, que passou de 0,49% para 1,97% em dezembro. No mês, a mão de obra variou 0,10%, depois de subir 0,28% em novembro.

… Entre as capitais pesquisadas, seis tiveram redução na variação de suas taxas, na passagem de novembro para dezembro: Salvador (de 0,44% para 0,11%), Brasília (2,27% para 1,01%), Belo Horizonte (0,30% para -0,13%), Recife (0,71% para 0,29%), Rio de Janeiro (0,58% para 0,31%) e São Paulo (0,66% para 0,25%).

… Apenas Porto Alegre apresentou acréscimo em sua taxa de variação, onde o INCC-M passou de 0,27% em novembro para 0,43% em dezembro. ( Fonte: Agência Brasil)