Em setembro é comemorado o mês de cuidados com o coração. A campanha Setembro Vermelho visa conscientizar as pessoas a respeito dos problemas cardiovasculares. No Brasil, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) divulgados em 2020, há 14 milhões de pessoas com cardiopatias doenças responsáveis por mais de 30% das mortes no país. Na prática, a cada 40 segundos uma pessoa morre no Brasil devido às principais doenças do coração. O mais alarmante é que são óbitos decorrentes de enfermidades que podem ser prevenidas e tratadas.
Além de realizar exames de check-up frequentes, a prática de atividade física é importante para prevenir o surgimento dessas doenças. Alguns fatores de risco que levam ao desenvolvimento das doenças cardiovasculares se relacionam ao estilo de vida, sendo o sedentarismo e padrão alimentar inadequado dois fatores agravantes para os problemas com o coração.
O Ministério da Saúde publicou em 2021 o guia de atividade física para a população brasileira que explica que 150 minutos de atividades físicas moderadas ou 75 minutos de atividades físicas intensas por semana são suficientes para a manutenção da saúde e a prevenção de doenças. “A prática regular de exercícios melhora a capacidade cardiorrespiratória, assim como do perfil lipídico e da pressão arterial, além de auxiliar na redução dos níveis de glicose sérica e o risco de trombose. Começar a praticar exercícios físicos pode ser difícil, mas é um hábito importante e que trará inúmeros benefícios para a saúde física e emocional”, explica Eduardo Curaçá, personal trainer do Trainiac By Gympass.
Para quem está com dificuldade de incluir os exercícios como parte da rotina, Eduardo dá as seguintes dicas:
- Busque uma atividade que você gosta
Nada melhor para se sentir motivado do que fazer algo que você goste. E é por isso que é importante testar diferentes esportes e atividades para encontrar uma que sinta prazer em praticar. Com o app fica mais fácil praticar diferentes modalidades, o aplicativo conta com mais de 50.000 parceiros fitness. Se estiver com preguiça de sair, o aplicativo tem 1.300 aulas sob demanda para treinar em casa e centenas de personal trainers disponíveis para acompanhar o aluno ao vivo.
- Faça um treino em grupo
Quando estamos em um grupo que está focado em atingir metas parecidas, temos um estímulo a mais, vemos a troca de experiências, o apoio pra não desistir e isso é fantástico. Danças, lutas, crossfit, beach tennis e futevôlei são alguns exemplos de práticas em grupo que você pode praticar.
- Encaixe na sua rotina
Algumas pessoas preferem treinar de manhã, outras se sentem mais dispostas para praticar exercícios à noite, não existe regra e cada pessoa precisa identificar como é possível encaixar o exercício na rotina para que se torne uma atividade prazerosa e possível de conciliar com as demais demandas do dia a dia.