Sucesso o desfile da Valentino na Semana de Moda de Paris

Gravata preta. Aqui, uma descrição literal, uma codificação, não um código
Uma instrução pode se tornar um convite, um código de vestimenta pode liberar, a limitação pode liberar.

Igualmente, universal o simbolismo pode estar aberto a reinterpretações, redefinições. Os arquétipos podem ser reimaginados e um poder no familiar pode vir de sua redescoberta em um novo contexto.

Para o outono/inverno 2023, Pierpaolo Piccioli leva o black tie pelo valor de face, uma figura de linguagem para uma coleção que se constrói em torno de peças desenhadas a cada dia. Conjetura e capital cultural estão invertidos um símbolo do poder masculino, um emblema de ortodoxia e restrição, nossos preconceitos sobre a gravata tornam-se teóricos arquitetura para uma coleção que brinca com regras, emancipando significados.

Sua presunção ideológica é desafiada, em última análise, contradito e redefinido inteiramente. Os significantes são reapropriados, transformando-se em diferentes vestimentas: a gravata é desamarrada, deslizando entre a linguagem formal das roupas, entre o dia e a noite. A camisa e a gravata podem se fundir, transformando-se em diversas permutações de vestidos e vestidos, enquanto essas roupas são usadas com saias longas ou curtas, por homens e mulheres.

O foco na alfaiataria, o pragmatismo da roupa de dia e uma paleta discreta enfatizam dinamismo, atividade e modernidade. Estes coexistem com a herança da Maison Valentino, sua própria marca distinta vocabulário gestos de alta costura, padrão gráfico, artesanato superlativo e valores fundamentais. Ao lado, uma herança futura: o Rockstud, apresentado pela primeira vez em 2010, torna-se uma pontuação ao longo do show nos sapatos e acessórios Valentino Garavani. Uma dupla fala estética, da história e do contemporâneo, renascentista e punk, é uma demarcação da identidade multifacetada de Valentino hoje.

Uma ferramenta social de conformidade, a uniformidade torna-se uma lente para aprimorar a humanidade, para acentuar a personalidade. A homogeneidade, ao invés de despojar a individualidade, pode formar uma moldura para cada ser humano, semelhanças realçando as diferenças, amplificando as nuances. Da mesma forma que o significado de black tie é quebrado e remontado com nova definição, nossa percepção de uniforme é reconsiderada, as convenções destruídas.